Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
quarta-feira, 3 de novembro de 2021
Ruy Castro ganha o Prêmio Machado de Assis
pelo conjunto da obra
***
***
Para Aras ler na cama - 27/10/2021 - Ruy Castro - Folha
Folha - UOL
***
Para Aras ler na cama
Folha de S. Paulo
Teme-se que a leitura do relatório da CPI o faça dormir. Mas, desta vez, Aras pode perder o sono
Sim, nós sabemos que Augusto Aras, procurador-geral da República, passa o dia ocupado ignorando ou indeferindo pedidos de investigação dos crimes do governo, inclusive os praticados por apoiadores como políticos, médicos e advogados de aluguel, pistoleiros condecorados e incansáveis newsfakers ou, em faria-limês, influencers. Donde será demais exigir que se debruce durante o expediente sobre as 1.287 páginas do relatório do CPI da Covid, que pede o indiciamento de seu chefe Jair Bolsonaro por mais crimes que uma única vida seria capaz de pagar.
Mas nada impede que Aras, dedicado cumpridor das funções que lhe garantem o salário, leve a papelada para ler na cama. Muita gente lê antes de dormir, e Aras poderá pedir a um membro de sua equipe para organizar o material em blocos que lhe facilitem a leitura. Uma ideia seria separá-lo por tópicos, cada qual tratando de um dos nove crimes atribuídos a Bolsonaro: contra a saúde pública, incitação à morte, prevaricação, charlatanismo etc.
Depois de vestir o pijama de alamares e tomar sua gemada noturna, Aras afofará os travesseiros e, certificando-se de que está com os óculos na ponta do nariz, mergulhará na documentação. Muito do que lerá certamente lhe será novidade —as aglomerações que Bolsonaro provocou para induzir ao contágio do vírus, a pregação contra o distanciamento, a aversão à mascara e a compra maciça de cloroquina em vez de vacina, ajudando a matar, até agora, 606 mil brasileiros.
De nada disso Aras tomou conhecimento quando estava acontecendo. Até mesmo a fabulosa afirmação recente de Bolsonaro, de que a vacina provoca Aids, deverá surpreendê-lo. É normal —um procurador-geral não é obrigado a saber tudo o que acontece, bolas.
Teme-se que Aras durma no segundo parágrafo, vire para o canto e ronque. Eu não. Para mim, desta vez ele lerá algo que o fará perder o sono, e será bem feito.
quinta-feira, 28 de outubro de 2021
***
***
Ruy Castro ganha o prêmio Machado de Assis, da ABL, pelo conjunto da obra -
há 6 horas
Jornal Correio
O QUE A BAHIA QUER SABER
***
Ruy Castro ganha o prêmio Machado de Assis, da ABL, pelo conjunto da obra
OCTOBER 28, 2021
O escritor carioca Ruy Castro, colunista da Folha, é o vencedor deste ano do prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras ao conjunto da obra de um autor.
Castro, de 73 anos, se notabilizou como um dos principais biógrafos do país, tendo se dedicado a escrever sobre a vida do dramaturgo Nelson Rodrigues, da cantora Carmen Miranda e do jogador Garrincha, por exemplo.
***
***
O prêmio literário é escolhido pelos imortais da Academia desde 1941, mas estava suspenso desde 2017 devido à crise econômica. Foi retomado agora com patrocínio da Light, que garante sua existência por mais dez anos.
Já foram agraciados com o troféu autores como Cecília Meireles, João Guimarães Rosa, Rubem Fonseca e Antonio Candido. O mais recente foi o historiador baiano João José Reis.
Ruy Castro ganha o Prêmio Machado de Assis, da ABL, pelo conjunto da obra
O jornalista e escritor Ruy Castro ganhou o Prêmio Machado de Assis 2021 pelo conjunto da obra, ele foi escolhido pelos imortais da Academia Brasileira de Letras
FONTE: FOLHA DE S.PAULO
***
***
(crédito: Companhia das Letras/Divulgacao)
(crédito: Companhia das Letras/Divulgacao)
***
O jornalista e escritor Ruy Castro ganhou o Prêmio Machado de Assis 2021 pelo conjunto da obra. Ele foi escolhido pelos imortais da Academia Brasileira de Letras nesta quinta-feira, 28, e vai ganhar R$ 300 mil.
Biógrafo premiado e profundo conhecedor da história da música brasileira, Ruy Castro é autor de livros como Chega de Saudade: A História e as Histórias da Bossa Nova, O Anjo Pornográfico: A Vida de Nelson Rodrigues, A Onda que se Ergueu no Mar, Estrela Solitária - Um Brasileiro Chamado Garrincha, Carmen - Uma Biografia, A Noite do Meu Bem - A História e as Histórias do Samba-Canção, e Metrópole à Beira-Mar - O Rio Moderno dos Anos 2, entre outras obras.
"Ruy Castro é um escritor de alta qualidade literária, biógrafo consolidado que permitiu o redesenho de grandes figuras de nossa história e de nossa literatura. Um escritor de múltiplas facetas, forte sensibilidade, marcado por um sentimento lírico que não abandona jamais a dimensão crítica", disse o presidente da ABL Marco Lucchesi em comunicado.
Ruy Castro nasceu em Caratinga (MG), em 1948. Começou como repórter em 1967, no Correio da Manhã, do Rio, e passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana - ele é, hoje, colunista da Folha de S.Paulo.
Criado pela ABL em 1941, o Prêmio Machado de Assis é entregue a autores que se destacam pelo conjunto de sua obra. Suspenso desde 2017 por questões econômicas, ele foi retomado este ano com o patrocínio da Light. Entre os vencedores mais recentes do maior prêmio da Academia Brasileira de Letras estão o escritor e cronista do Estadão Ignácio de Loyola Brandão (2016), o historiador João José Reis (2017) e o escritor Rubem Fonseca (2015).
Tags
Academia Brasileira de Letras escritor premio machado de assis Ruy Castro
AE
FONTE: Agência Estado
postado em 29/10/2021 15:37
*** *** https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2021/10/4959150-ruy-castro-ganha-o-premio-machado-de-assis-da-abl-pelo-conjunto-da-obra.html *** ***
***
***
há 5 dias
www.academia.org.br
Academia Brasileira de Letras |
***
Academia Brasileira de Letras retoma Prêmio Machado de Assis e premia o escritor Ruy Castro
A Academia Brasileira de Letras conferiu o Prêmio Machado de Assis de 2021 ao escritor Ruy Castro, pelo conjunto de sua obra. A decisão foi adotada pelos Acadêmicos na reunião ordinária da ABL, nesta quinta-feira, dia 28 de outubro.
Ruy Castro nasceu em 1948. Começou como repórter em 1967, no Correio da Manhã, do Rio, e passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana. A partir de 1990, concentrou-se nos livros. É autor de biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, e de livros de reconstituição histórica, sobre o samba-canção, a Bossa Nova, Ipanema e o Flamengo. É cidadão benemérito do Rio de Janeiro.
Nas palavras do Presidente Marco Lucchesi, "Ruy Castro é um escritor de alta qualidade literária, biógrafo consolidado que permitiu o redesenho de grandes figuras de nossa história e de nossa literatura. Um escritor de múltiplas facetas, forte sensibilidade, marcado por um sentimento lírico que não abandona jamais a dimensão crítica."
O Prêmio Machado de Assis
Criado pela ABL em 1941, o Prêmio Machado de Assis é entregue a autores que se destacam pelo conjunto de sua obra. Os vencedores são escolhidos pelos membros da Academia, conhecidos como imortais. A nova edição do prêmio conta com patrocínio da Light.
Mais informações sobre a história das premiações da Academia podem ser encontradas na página sobre prêmios do portal.
28/10/2021
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Academia Brasileira de Letras estreia novo ciclo de podcasts intitulado "Escola e Inclusão"
Academia Brasileira de Letras finaliza ciclo de podcasts "Poesia numa hora dessas?"
Atividades acadêmicas presenciais são retomadas pela Academia Brasileira de Letras
Academia Brasileira de Letras lança terceiro episódio do ciclo de podcasts "Poesia numa hora dessas?"
Obra do Acadêmico Moacyr Scliar é celebrada em evento virtual
*** *** https://www.academia.org.br/noticias/academia-brasileira-de-letras-retoma-premio-machado-de-assis-e-premia-o-escritor-ruy-castro *** ***
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário