Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
terça-feira, 26 de abril de 2022
ANTÓNIO A CAMINHO DE MOSCOU
***
Em Moscou, secretário-geral da ONU pede cessar-fogo e investigação independente sobre crimes de guerra
Antonio Guterres faz visita à Rússia em meio a tensões após o chanceler russo apontar risco de uma Terceira Guerra Mundial. Guterres se reunirá com Vladimir Putin ainda nesta terça-feira.
Por g1
26/04/2022 07h03 Atualizado há uma hora
Em visita inédita a Moscou, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres, pediu nesta terça-feira (26) um cessar-fogo imediato na Ucrânia e uma investigação independente para apurar indícios de crimes de guerra cometidos por tropas russas.
Esta é a primeira vez que o secretário-geral da ONU vai à Rússia desde o início da guerra da Ucrânia, que já dura mais de dois meses. A visita acontece em meio à escalada de tensões após o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, ter afirmado na segunda-feira (25) ver um risco real de uma Terceira Guerra Mundial.
A agenda de Guterres em Moscou começou justamente com uma reunião com Lavrov, a quem pediu um cessar-fogo o quanto antes. Após o encontro, Guterres disse que propôs um corredor humanitário e se mostrou preocupado com indícios de crimes de guerra cometidos por tropas russas na Ucrânia. O secretário-geral afirmou que sua prioridade é "salvar vidas e minimizar o sofrimento humano".
""O quanto antes pudermos fazer isso, melhor, para a Ucrânia, para a Rússia e para o mundo. Até agora, isso não pode ser possível", declarou o secretário-geral após o encontro. "Estamos extremamente interessados em encontrar caminhos para criar condições para o diálogo efetivo, para um cessar-fogo o quanto antes, para uma solução pacífica".
Após o encontro, Lavrov afirmou que a Ucrânia tinha um projeto de ideologia nazista para banir todas as referências culturais e linguísticas da Rússia.
Ele se disse interessado em cooperar com a ONU. Afirmou que ambos têm "interpretações diferentes" sobre a Ucrânia, mas que isso não impede que os dois dialoguem. O ministro afirmou ainda que debateu o multilateralismo e o papel da ONU com o secretário-geral.
"Estamos interessados em cooperar com nossos colegas da ONU para abrandar o sofrimento da população civil", declarou Lavrov.
Guterres chamou a atenção ainda para as consequências já visíveis da guerra para o mundo inteiro, como o aumento do preço de alimentos.
"A aceleração dramática do aumento de preços de alimentos já está causando enorme sofrimento a populações em todo o mundo. Necessitamos um mundo multipolar e com instituições multinível
Leia também:
Rússia alerta para risco 'real' de uma Terceira Guerra Mundial pela Ucrânia
Reunião do secretário-geral da ONU com Putin: entenda a finalidade e quais as expectativas
Rússia suspensa do Conselho de Direitos Humanos da ONU: entenda os motivos e as consequências
Pela tarde, Guterres se reunirá com Vladimir Putin, com quem deve debater os pontos centrais para colocar um fim na guerra da Ucrânia.
Após a visita à Rússia, o secretário-geral irá a Kiev, onde encontrará o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Mariupol na pauta
Grupo de extrema direita ucraniano divulga vídeo de abrigo em Mariupol
Grupo de extrema direita ucraniano divulga vídeo de abrigo em Mariupol
Um dos principais temas que estarão em debate entre Guterres e Putin será a situação de Mariupol, a cidade no sul da Ucrânia que a Rússia afirma ter conquistado. As tropas russas seguem cercando o complexo de Azovstal, uma das maiores metalúrgicas da Europa onde milhares de soldados e civis ainda resistem à ocupação.
Desde a semana passada, Kiev e Moscou tentam sem sucesso um acordo para a retirada pacífica dos soldados e civis.
MOSCOU
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/04/26/secretario-geral-da-onu-moscou.ghtml
**********************************************************************************
***
IMAGENS BÍBLICAS
IMAGENS BÍBLICAS: SAULO DE TARSO A CAMINHO DE DAMASCO
http://biblicasimagens.blogspot.com/2012/06/saulo-de-tarso-caminho-de-damasco.html
****************************************
De acordo com as escrituras, Saulo segui a caminho da cidade e, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. A ponto de fazê-lo cair com o rosto em terra e ouvir uma voz que vinha do alto dizendo “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 9:4).
A conversão de Saulo - Bíblia - InfoEscolahttps://www.infoescola.com › biblia › a-conversao-de-saulo
******************************
***
TERÇA, 26/04/2022, 06:35
Internacional
Secretário-geral da ONU se reúne hoje com Putin para negociar fim da guerra na Ucrânia
O secretário Geral da ONU, Antonio Guterres, se reúne hoje com o presidente russo Vladimir Putin para discutir uma saída diplomática para a guerra na Ucrânia. O principal tema da conversa deve ser a situação na cidade sitiada de Mariupol. A reunião de hoje ocorre após o ministro das relações exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, alertar para o risco de uma Terceira Guerra Mundial.
DURAÇÃO: 00:01:47
Copie o código abaixo para usar no seu site:
Código copiado!
Secretário-geral da ONU António Guterres. Foto: CRISTINA QUICLER / AFP (Crédito: )
https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/373684/secretario-geral-da-onu-se-reune-hoje-com-putin-pa.htm
*********************************
Secretário-geral da ONU está a caminho de Moscou, diz porta-voz
António Guterres deve ter reuniões com presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Volodymyr Zelensky
Secretário-geral da ONU, António Guterres
***
***
Secretário-geral da ONU, António Guterres
Mohamed Azakir/Reuters (21.dez.2021)
Da CNN
25/04/2022 às 16:13
Compartilhe:
Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp
flipboard
Ouvir notícia
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, está atualmente em um avião a caminho de Moscou, disse o porta-voz adjunto do secretário-geral, Farhan Haq, nesta segunda-feira (25).
Guterres será “recebido” pelo presidente russo, Vladimir Putin, na terça-feira e terá uma reunião de trabalho e almoço com o chanceler russo, Sergey Lavrov.
Leia Mais
Alemanha promete decisão rápida sobre envio de armas pesadas para a Ucrânia
Alemanha promete decisão rápida sobre envio de armas pesadas para a Ucrânia
Reino Unido anuncia envio de veículos blindados Stormer para Ucrânia
Reino Unido anuncia envio de veículos blindados Stormer para Ucrânia
Kiev removerá escultura que celebra amizade entre ucranianos e russos, diz prefeito
Kiev removerá escultura que celebra amizade entre ucranianos e russos, diz prefeito
Ele também também deve viajar para Kiev e se encontrar com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, na quinta-feira.
“É importante que ele [o secretário-geral] seja capaz de falar claramente com a liderança de ambos os lados e ver o progresso que podemos fazer. Em última análise, o objetivo final é interromper os combates e ter maneiras de melhorar a situação do povo na Ucrânia, diminuir a ameaça sob a qual eles estão e fornecer ajuda humanitária a eles”, disse Haq a repórteres durante uma coletiva de imprensa.
Haq também disse que, embora Guterres não tenha falado com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, antes de sua próxima viagem a Moscou e Kiev, ele conversou com outros altos funcionários dos EUA.
“Ele tem falado com altos funcionários dos EUA e, de fato, muitos outros altos funcionários por telefone nos últimos dias”, disse Haq.
“Ele fala com vários líderes diferentes. Eu não caracterizaria quais são suas discussões em nenhum detalhe particular, mas certamente ele está informado sobre os pontos de vista da maioria dos principais governos em termos do que precisa ser alcançado.”
Haq se recusou a entrar em detalhes na segunda-feira sobre o tipo de propostas que Guterres está trazendo para suas reuniões, mas observou que autoridades da Ucrânia e da Rússia aceitaram o itinerário.
Ele acrescentou que não há importância para o secretário-geral visitar a Rússia antes de visitar a Ucrânia. Os planos de viagem continuam em andamento e é possível que Guterres pare em um terceiro país entre suas reuniões em Moscou e Kiev, disse Haq.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
inglês
versão original
Tópicos
Guerra na Ucrânia
ONU (Organização das Nações Unidas)
Rússia
Ucrânia
Vladimir Putin
Volodymyr Zelensky
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/secretario-geral-da-onu-esta-a-caminho-de-moscou-diz-porta-voz/
********************************
***
Secretário-geral da ONU António Guterres. Foto: CRISTINA QUICLER / AFP
https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/373684/secretario-geral-da-onu-se-reune-hoje-com-putin-pa.htm
************************************
Reunião do secretário-geral da ONU com Putin: entenda a finalidade e quais as expectativas
António Guterres vai a Moscou se encontrar com Vladimir Putin. O secretário-geral da ONU tenta negociar uma trégua na guerra na Ucrânia. A organização aprovou duas resoluções condenando a Rússia e suspendeu o país do Conselho de Direitos Humanos.
Por g1
26/04/2022 00h01 Atualizado há 9 horas
Secretário-geral da ONU vai a Moscou negociar com Putin pessoalmente
Secretário-geral da ONU vai a Moscou negociar com Putin pessoalmente
O secretário-geral da ONU, António Guterres, vai se encontrar nesta terça-feira (26) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e na quinta-feira (28) com o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
O propósito dos encontros é tentar dar um fim à guerra que começou com a invasão do território ucraniano por tropas russas, em 24 de fevereiro.
Ao pedir os encontros por escrito, a ONU descreveu ao momento como um de grande risco e consequências, e disse que quer discutir passos urgente para a paz na Ucrânia e para o futuro do multilateralismo.
Leia também
Assembleia Geral da ONU aprova resolução contra invasão da Ucrânia pela Rússia; Brasil vota a favor, junto a ampla maioria de países
O que é o Conselho de Direitos Humanos da ONU, do qual a Rússia foi suspensa
Rússia suspensa do Conselho de Direitos Humanos da ONU: entenda os motivos e as consequências
Secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, durante discurso para o Conselho de
***
***
Segurança da ONU — Foto: Andrew Kelly/Reuters
Secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, durante discurso para o Conselho de Segurança da ONU — Foto: Andrew Kelly/Reuters
***
Guterres condenou e criticou a invasão da Ucrânia desde o início. Ele afirmou que se trata de uma violação de lei internacional e determinou que haja investigações de denúncias de crime de guerra cometidos pelos russos.
Segundo o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, Guterres chegou a tentar falar com Putin pelo telefone, mas não conseguiu.
ONU recebeu crítica dos dois lados
Tanto a Rússia como a Ucrânia criticaram a ONU. A Ucrânia pede uma atuação mais incisiva da organização, e a Rússia considera que a ONU não deve participar.
O presidente ucraniano chegou a dizer ao Conselho de Segurança da ONU que como o órgão não conseguiu evitar a guerra, deveria pensar em uma dissolução.
Rússia foi suspensa de Conselho de Direitos Humanos
No começo do abril, a Assembleia Geral das Nações Unidas suspendeu a Rússia do Conselho de Direitos Humanos por “violações e abusos brutais e sistemáticos de direitos humanos” cometidos por soldados russos na invasão na Ucrânia.
A Rússia estava em seu segundo ano de um mandato de três anos no conselho com sede em Genebra, que não pode tomar decisões juridicamente vinculantes. Suas decisões enviam mensagens políticas importantes, no entanto, e podem autorizar investigações. O país é um dos membros mais expressivos do conselho e sua suspensão o impede de falar e votar, dizem as autoridades, embora seus diplomatas ainda possam participar dos debates.
Assembleia Geral da ONU suspende Rússia do Conselho de Direitos Humanos
Assembleia Geral da ONU suspende Rússia do Conselho de Direitos Humanos
No mês passado, o conselho abriu uma investigação sobre alegações de violações de direitos, incluindo possíveis crimes de guerra na Ucrânia.
Desde que a invasão russa começou, em 24 de fevereiro, a Assembleia Geral adotou duas resoluções denunciando a Rússia.
O que a Rússia quer discutir
A Rússia pretende discutir questões relacionadas à cidade portuária ucraniana de Mariupol e sua usina de Azovstal em conversas com Guterres, segundo a agência de notícias RIA.
O que a Ucrânia quer discutir
A Ucrânia apelou à ONU para que a organização seja "iniciadora e garantidora do corredor humanitário de Azovstal para civis", disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, no aplicativo de mensagens Telegram.
Aozvstal é uma usina siderúrgica perto de Mariupol, e é o último reduto ucraniano que ainda não foi tomado pelos russos na cidade.
A vice-primeira ministra afirmou que autoridades das ONU e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha deveriam estar presentes quando qualquer corredor for estabelecido.
Veja vídeos para entender o conflito entre Rússia e Ucrânia
14 vídeos
Entenda por que a Rússia invadiu a Ucrânia
Como presidente da Ucrânia foi de celebridade da TV a Chefe de Estado
Putin: de ex-agente da KGB a líder máximo da Rússia
***
***
O Assunto
Desglobalização: causas e implicações
00:00 / 26:48
***
ANTÓNIO GUTERRES
ONU
RÚSSIA
UCRÂNIA
https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/04/26/reuniao-do-secretario-geral-da-onu-com-putin-entenda-a-finalidade-e-quais-as-expectativas.ghtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário