Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
sexta-feira, 27 de maio de 2022
CORTINAS DE FUMAÇA
***
"Quando você não pode controlar as pessoas pela força, você tem que controlar o que as pessoas pensam, e a maneira mais fácil de fazer isso é através da propaganda, marginalizando o público em geral, ou reduzindo-a a alguma forma de apatia."
NOAM CHOMSKY
**************************
***
Panaceia – Clube de Livros
O vasto Noam Chomsky – Panaceia – Clube de Livros
http://www.panaceiablog.com.br/o-vasto-noam-chomsky-repost/
******************************************************************
sexta-feira, 27 de maio de 2022
Vinicius Torres Freire: Qual vai ser o golpe de Bolsonaro para evitar derrota no primeiro turno?
Folha de S. Paulo
Ano eleitoral e eleitoreiro ainda está longe de acabar, mas o arsenal de mágicas ficou menor
Jair Bolsonaro (PL) não perdeu os votos que juntou no início deste ano, mostra o Datafolha. Lula da Silva (PT) ganhou, bastantes até para vencer a eleição no primeiro turno. O problema do candidato que ora ocupa o Planalto volta a ser como não perder na primeira rodada. O que vai ou pode inventar, por exemplo, em termos de favores econômicos? O ano eleitoral e eleitoreiro ainda está longe de acabar, mas o arsenal de mágicas ficou menor.
Até as pesquisas de março ou abril, Bolsonaro deve ter se beneficiado de Sergio Moro (União Brasil) ter sido tirado da disputa, da discreta e inesperada despiora da economia no início desde 2022 e de alguns favores econômicos.
A julgar pelo Datafolha, a colheita magra de intenções de votos acabou, por ora. Vai ser mais difícil colher safra melhor na segunda metade do ano.
Segundo as melhores estimativas disponíveis, que ainda assim muita vez estão erradas, a economia teria crescido bem no primeiro trimestre, menos no segundo e começaria a encolher a partir de julho, fechando a segunda metade do ano no vermelho.
Por "cresce bem" entenda-se essa despiora na miséria que estamos vendo: um número considerável de mais pessoas empregadas, mas recebendo os piores salários da década, entre outros problemas da situação do emprego. No segundo semestre, esse alívio minúsculo também minguaria, segundo economistas. Fica a inflação, ora em mais de 12% ao ano e de não menos de 10% ao ano até pelo menos a eleição.
Bolsonaro e o governismo não conseguiram até agora dar um jeito nem no preço dos combustíveis, apenas um dos que explodiram, mas praticamente o único que mereceu empenho eleitoreiro. Ainda que passem no Congresso ou pela Justiça todas as medidas de contenção de reajustes de energia e corte de impostos, a redução de preço seria limitada e ainda demoraria a aparecer para o consumidor final.
Mesmo que Bolsonaro consiga meter a mão de vez na Petrobras, poderia fazê-lo apenas a partir de julho. Ainda que tenha sucesso, pode acabar causando um desastroso desabastecimento de diesel. O governo ainda tenta inventar um bolsa-caminhoneiro (e taxista e motoristas e motociclistas de aplicativo), mas nem esse caraminguá vai sair tão cedo.
Bolsonaro cismou de dar reajuste para policiais federais. Os policiais acharam mixaria, o reajuste ainda não saiu e boa parte dos servidores ficou revoltada por ter sido discriminada, sem promessa de aumento, ou entrou em greve.
Houve sucessos, que podem ter evitado uma queda de Bolsonaro na pesquisa. O saque parcial do FGTS e renegociações de dívidas várias, por exemplo, foram um alívio para o brasileiro esfolado. Descontos de impostos não redundaram em queda de preços, mas podem ter evitado aumentos maiores. Mais empregos, o Auxílio Brasil (Bolsa Família mais gordo) e favores por meio de aumentos de dívida seguraram algum voto e compensaram a amargura da inflação, para uns poucos. Mas, ao que parece, não conquistaram quase mais nada.
A comida continua a encarecer mais do que a média de preços, do que Bolsonaro não se ocupou. A não ser em caso de decreto legislativo louco do Congresso, a conta de luz subirá em boa parte do país. Os planos de saúde, que afetam a população mais remediada, vêm tendo reajustes ruins. Etc.
É possível que o comportamento cruel, desumano e degradante de Bolsonaro, seu golpismo, seu elogio da morte e das matanças e a fieira de atrocidades tenham enojado de vez parte do eleitorado. A dúvida é saber a que tipo de barbaridade ou golpe econômico ele vai recorrer a fim de evitar o risco de eliminação ainda no primeiro turno.
https://gilvanmelo.blogspot.com/2022/05/vinicius-torres-freire-qual-vai-ser-o.html
***
Cortina de Fumaça (part. Rodrigo Cartier e Nissin)
Froid
https://www.letras.mus.br/froid/cortina-de-fumaca/
****************************************************
***
Pinterest
Memorabilia Fumageira - Lote contendo 03 embalagens dos cigarros Filigrana. | Cigarros, Embalagens, Iniciais
**************************************************************************************
Pesquisa Datafolha para presidente: Branco ou Nulo representa 7%; os Indecisos somam 4%.
Levantamento ouviu 2.556 pessoas e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos
Foram ouvidas 2.556 pessoas face a face entre quarta-feira (25) e esta quinta (26). A pesquisa, encomendada e divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-05166/2022. O nível de confiança da pesquisa é 95%.
***
***
Da CNN
26/05/2022 às 18:21 | Atualizado 26/05/2022 às 20:04
Ouvir notícia
Publicado por Marcelo Tuvuca e Wellington Ramalhoso
Tópicos
Eleições 2022
Eleições Presidenciais
Instituto Datafolha
Pesquisas eleitorais
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/pesquisa-datafolha-para-presidente-lula-tem-48-bolsonaro-27-ciro-7/
*********************************************************************************************************
Pesquisa CNN/RealTime Big Data: Branco/Nulo – 9%; Não sabe/Não respondeu – 5%
Margem de erro do levantamento feito por telefone é de dois pontos percentuais; na pesquisa espontânea, Bolsonaro aparece com 28%, e Lula com 26%
***
***
Da CNN
São Paulo
25/05/2022 às 06:58 | Atualizado 25/05/2022 às 17:33
Os que dizem votar em branco ou nulo somam 9%. Os indecisos e os que não responderam correspondem a 5%.
Foram ouvidas por telefone 3 mil pessoas entre segunda-feira (23) e terça (24). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07451/2022.
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/pesquisa-cnn-realtime-big-data-lula-tem-40-bolsonaro-32-e-ciro-9/
*********************************************************************************************************
***
Os militares querem poder | Ponto de Partida
18.115 visualizações Estreou há 17 horas Os militares, agora, têm um plano para o país: um documento chamado ‘Projeto de Nação’, panfleto de noventa e três páginas que os escreveram. Militares não têm projeto de país em democracia liberal nenhuma. Mesmo depois de Bolsonaro passar teremos uma bomba relógio nas mãos. Eles acham que têm de participar da política e isso não vai embora. Mais de um século depois, é hora de trazer de volta a campanha civilista de Ruy Barbosa.
___
PONTO DE PARTIDA
Segundas e quintas-feiras, às 18h15, no YouTube
https://www.youtube.com/MeioEmVideo
https://www.youtube.com/watch?v=L9LQRpGJPN4
*****************************************************
***
Dora Kramer: “Problema do PSDB não é a não candidatura própria, mas a derrocada do partido”
16.882 visualizações 26 de mai. de 2022
https://www.youtube.com/watch?v=cfY3D9D7LW4
****************************************************
***
Despreparo e selvageria
Claudio Dantas
26.05.22 18:09
Contaminada pelo bolsonarismo, PRF protagonizou em poucos meses episódios recorrentes de violência e falta de treinamento; num deles, ela foi a vítima
Despreparo e selvageria
Foto: PRF
A Polícia Rodoviária Federal protagonizou em poucos meses episódios recorrentes de selvageria e despreparo. O mais recente ocorreu ontem, em Sergipe, onde três agentes espancaram um morador e o sufocaram até a morte no porta-malas da viatura, usando uma bomba de gás lacrimogêneo.
Genivaldo Santos, 38 anos, tinha problemas mentais e teria reagido a uma abordagem dos policiais. Em nota, a PRF disse ter usado “técnicas de menor potencial ofensivo”. Difícil saber o que pode ser mais ofensivo, moralmente falando, que assistir a uma execução a sangue frio de um homem inocente, desarmado e imobilizado.
Ontem, também foi a missa de 7º dia de dois agentes da PRF, mortos por um homem drogado durante blitz na BR-116, no Ceará. Após entrarem em luta corporal, o sujeito conseguiu pegar a pistola de um deles e os executou em via pública.
Na terça-feira, a PRF apoiou a operação do Bope na Vila Cruzeiro, no Rio, que terminou com 26 mortos — até o momento. O objetivo oficial era prender criminosos de outros estados que cruzaram a fronteira fluminense. Não houve prisões, apenas execuções. No mesmo complexo de favelas da Penha, em fevereiro, outra ação conjunta entre Bope e a PRF terminou com 8 mortos.
Ontem, Jair Bolsonaro parabenizou os policiais e lamentou as mortes de inocentes. Efeito colateral. O chefe da PRF, Silvinei Vasques (foto), que era superintendente no Rio até assumir o comando-geral, conta com a bênção presidencial e uma portaria que garante 100 anos de sigilo sobre os processos disciplinares dos quais é alvo. Quase uma dezena.
No governo Jair Bolsonaro, a PRF ganhou prestígio e poder de fogo. Na capital fluminense, conta com uma poderosa central de inteligência, com capacidade de monitoramento telefônico e verba para operações sigilosas. O grupo de operações especiais tem acesso a armamento pesado. Sem comando e controle, torna-se um perigo para si mesma e para a sociedade.
Notícias relacionadas:
https://oantagonista.uol.com.br/brasil/despreparo-e-selvageria/
**********************************************************************
***
PRF DESGOVERNADA - Papo Antagonista com Claudio Dantas
21.529 visualizações Transmissão ao vivo realizada há 17 horas Agentes da PRF espancam e sufocam até a morte morador de Sergipe, MPF e parlamentares querem investigação do episódio, que se soma à chacina no Rio e outros casos de recentes de despreparo e violência policial; PF abre inquérito; TCU banca TV por assinatura de ministros e funcionários; Guedes aciona Aras para não depor e mensagem vaza; Lula sela aliança com Kalil em Minas e avança sobre PSD; Bolsonaro confirma ida à Cúpula das Américas nos EUA.
https://www.youtube.com/watch?v=Yj1wRgLJtcE
************************************************
***
cortina de fumaça
Significado de Cortina de fumaça
expressão
Nuvem espessa de fumaça produzida pelas chaminés dos navios de guerra, ou feita artificialmente com produtos químicos, cujo propósito é encobrir a visão dos oponentes para os despistar, enganar.
[Por Extensão] Qualquer atitude que iluda, engane, amenize e/ou despiste as reais intenções ou motivos de: há uma tentativa da oposição de jogar uma cortina de fumaça sobre o resultado da perícia.
Sinônimos de Cortina de fumaça
Cortina de fumaça é sinônimo de: ilusão, disfarce
Definição de Cortina de fumaça
Classe gramatical: expressão
Separação silábica: cor-ti-na de fu-ma-ça
Plural: cortinas de fumaça
Exemplos com a palavra cortina de fumaça
Segundo a acusação, o dinheiro privado representou uma cortina de fumaça para encobrir o desvio de recursos públicos para o esquema.
Folha de S.Paulo, 06/09/2012
Mas os oposicionistas veem uma estratégia firme do hoje cada vez mais pio e poderoso AK em envolver numa cortina de fumaça religiosa os principais problemas do país, sobretudo os econômicos.
Folha de S.Paulo, 12/10/2009
O armamento, que cria uma especie de "cortina de fumaça", é altamente perigoso quando atinge pessoas pois gera queimaduras profundas.
Folha de S.Paulo, 01/02/2010
***
***
cortina de fumaça
***
Outras informações sobre a palavra
Possui 17 letras
Possui as vogais: a e i o u
Possui as consoantes: c d f m n r t
A palavra escrita ao contrário: açamuf ed anitroc
Rimas com cortina de fumaça
fumaçamaçamaria-fumaçacorrimaçafomaçacortinas de fumaçagrimaçaesgrimaçaestremaçaporta-maçamimaçaachumaçapaus-fumaçagavião-fumaçamarias-fumaçaescorrimaçaencamaçapolmaçahomaçacolmaçagaviões-fumaçacalhamaçaplumaçaacarás-fumaça
Encontrou as informações que procurava?SimNão
https://www.dicio.com.br/cortina-de-fumaca/
Mais Curiosidades
Palavras que rimam
Palavras que rimam
Substantivos: listas com exemplos
Substantivos: listas com exemplos
Palavras que rimam com coração
Palavras que rimam com coração
Veja também:
https://www.dicio.com.br/cortina-de-fumaca/
**************************************************
***
LISTA - 291 Embalagens Clássicas de Cigarro
9.931 visualizações 18 de jun. de 2021 LISTA - EMBALAGENS DE CIGARROS
#lista #embalagensclássicas
***
Relembre as mais famosas marcas e embalagens de cigarro do século 20
Apresentador: Enzo Santoro
http://www.instagram.com/enzocsantoro
Confira nossa série de vídeos que mostra como diversas personalidades da música, cinema, TV, esportes e política estão hoje em dia, comparados com o momento em que surgiram na mídia.
NESTE VÍDEO:
Hudson, Caruso Dourado, Hudson Extra, Oxford, Pullman, Clássicos, Saratoga, Eldorado, Istambul, Kent, Mistura Fina, Beduino, Continental, Dakota, Astoria, SG, Lincoln, Craque, Kingston, Beverly, Tropical, Columbia, Olé, Finesse, Mackenzie, Oriental, Fulgor, Everest, Lord Extra, Capri, Fina, Pall Mall, Arizona, Bond Street, Dallas, Lucky Strike, H.Upmann 1844, Consul, Viceroy, Lord Extra, Camel Lights, Merit, Moritz, L&M, Dunhill, Filigrana, Presidente, Chesterfield, Cabinet, Parkway, Menthol, Belmont , Menthol, Eight, Lark, Mild Seven One, Vila Rica, Alfa, Ritz, Alhamraa, Bastos , De Luxe, 6 Filter, Salem, Carlton, Galaxy, Nacional, Bond Street, 555, Que Tal, Aspasia, Pink, Panther, Ringo, Marabá, Hawai, Belair, Majestic, Lancaster, Marlboro, Philip Morris, Commander, Africaine, Piccadilly, Palermo, Dames, Chacal, Eve, Nevada, Minister, Philip Morris, Galaxy, Pall Mall, John Player , Special, Rothmans, Belmont, Fio de Ouro, Tokyo 64, Ducados, Bastos, Romance, Champion, Finesse, Kool Menthol, Misbella, Negritos, Marusca, Coimbra, Monarca, Bond Street, LS, Charm, St Moritz, Ella, Capri, EF, Colbak, Petit Londrinos, Nilo, Vila Rica, Luxor, Montreal, Macedonia, Minister, Pall Mall, Kent Milds, Kirby, Albany, Elmo, Mustang, Cow-Boy, Pariament, Minister, Sampoerna, Mustang 90, Hollywood, CH, Palermo, California 90, Panther, Consul, Kirb, Beduino, Arizona, Luiz XV, Winfield 25, Kent, Shelton, Chanceller, Hilton, Winston, Kent, Chanceller, Hilton, Benson & Hedges, Shelton, Gitanes, Austin (Lights), Winston, West, Winston, Windsor, Viceroy, Viscount, Shelton, Salem, Richmond, Palace, Parisienne, Philip Morris, Pierre , Cardin, Plaza, Nefertiti, Master, Melbourne, Memphis, Monte Carlo, More, L&M, Lark, Legend, London, Lord Extra, Lux, Luxor, Kent, Kingston, King's, Kingston, Kool, John Player Special, Half And Half, Hilton, Hollywood, Galaxy, Gitanes, Golden Eagle, Gunsmoke, Gallant, Fame, Falcon, F&M, Fortuna, Forum, Free, Freeport, Austin, Dunhill, Dallas, Derby, Doral, Cambridge, Chesterfield, Commander, Continental, Coronas, Cosmos, Camel, Capri, Broadway, Arizona
https://www.youtube.com/watch?v=oR5hUVQWB7k
****************************************************
***
423 - VARIEDADES - Nossa antiga coleção de embalagens de cigarro
26.202 visualizações 26 de abr. de 2017 Vagas lembranças afloram à mente, transportando-me para os idos dos anos de 1960 e 1970, época de descobertas, de aprendizado, de colecionar figurinhas de chiclete Ping-Pong, chaveiros, bolinhas de gude, flâmulas, selos e maços vazios de cigarro.
E foram tais pedaços de papel colorido, guardados por mais de 50 anos, que me induziram a preparar essa mostra, cujo conteúdo certamente jamais foi visto por muitas pessoas.
É claro que, por ser papel tão antigo, muitos exemplares sofreram sérios danos, apesar de ainda servirem para nos indicar como eram feitos os tais maços de cigarro, a fim de atrair compradores, também chamados de fumantes.
Em nenhum momento nos acometeu a ideia de querer incentivar as pessoas a usarem esse vídeo como pretexto para justificarem o vício de fumar, ou então que alguém tenha a infelicidade de querer provar esse agente causador de sérias doenças; o cigarro.
Salientamos claramente que FUMAR FAZ MAL À SAÚDE.
No entanto, como curiosidade, entendemos ser válido mostrar nossa “coleção”
https://www.youtube.com/watch?v=m825o3PioYE
****************************************************
Cortina de Fumaça
Khorium
Ouça Cortina de Fumaça
A indústria do ódio
Vai tentar te cegar
Propagando notícias
Pregando ideologias
Cortina de fumaça
Cortina de fumaça
Cortina de fumaça
Um povo desunido
É fácil manipular
Um país dividido
Pronto pra governar
Vão te tirar o foco
Vão te alienar
Querem te distrair
E subjulgar
Cortina de fumaça
Cortina de fumaça
Cortina de fumaça
https://www.letras.mus.br/khorium/cortina-de-fumaca/
*************************************************************
***
Cortina de Fumaça
Gabriel Bruce
As manchetes vêm e vão assim como um bumerangue
as cortinas de fumaça vêm pra encobrir o sangue
Todo dia vão mostrar um enorme absurdo
que vai deixar todos cegos
e todos já estão surdos
Notícias estão no ar na hora de acordar
me fazendo esquecer do que tenho que lembrar
Delírios nos jornais e quimeras virtuais
criam alucinações que se passam por normais
E toda a gente quer simplesmente acreditar
tomar a decisão sem ter como voltar
e sem ter como se revoltar
Notícias estão no ar na hora de acordar
me fazendo esquecer do que tenho que lembrar
Compositor: Autores: Gabriel Bruce/Frederico Heliodoro/Matéria Prima
https://www.vagalume.com.br/gabriel-bruce/cortina-de-fumaca.html
****************************************************************************
***
Ricardo Cappra
@cappra
·
1 de fev
O conceito de democracia só se sustenta quando as pessoas tem acesso aos mesmos dados/informações ao escolherem o indivíduo que ocupará o poder.
Se isso não ocorrer, é manipulação.
Com informações segmentadas, deturpadas e inconsistentes, a democracia torna-se uma ilusão.
Ricardo Cappra
@cappra
“quando você não pode controlar as pessoas pela força, precisa controlar o que elas pensam, e a maneira típica de fazer isso é através da propaganda (fabricação de consentimento, criação de ilusões), marginalizando o público ou reduzindo-a a alguma forma de apatia” (Chomsky, N.)
11:42 AM · 1 de fev de 2022·Twitter for iPhone
https://twitter.com/cappra/status/1488523076564398082
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário