quinta-feira, 7 de julho de 2022

ALIENAÇÃO ELEITORAL E SEUS DETERMINANTES

*** Malu Gaspar: É a eleição, estúpido! O Globo Muitas coisas em Brasília são insondáveis para o cidadão comum, aquele que pega ônibus, paga boletos, compara preços no supermercado e nunca entrou num prédio projetado por Oscar Niemeyer. As decisões tomadas pelo Congresso recentemente, por exemplo. Em menos de 48 horas os aliados de Jair Bolsonaro aprovaram, com a ajuda da oposição, a autorização para o governo gastar quase R$ 41 bilhões em um pacote extra de benefícios sociais a menos de três meses da eleição. A medida cria uma exceção à Lei Eleitoral que impede o governante de turno de usar a máquina pública para distribuir dinheiro ou comprar votos, levando vantagem sobre os concorrentes. É o "estado de emergência" que permite a Bolsonaro aumentar sem empecilhos o valor do Auxílio Brasil e do auxílio gás, além de distribuir vales para caminhoneiros autônomos e taxistas. A proposta foi bombardeada por técnicos do Senado, do Tribunal de Contas da União e de organizações sociais pelo temor de que destrua as contas públicas e gere mais inflação, aumentando o peso da crise sobre os bolsos dos brasileiros, em vez de aliviá-lo. Ninguém discute a necessidade de ampliar a rede de proteção social para a massa que está passando fome e é jogada na miséria pela carestia. Mas todo mundo sabe que o governo poderia cortar outras despesas para ampliar os benefícios sociais sem ter que quebrar as contas públicas. Poderia, também, ter implementado essas medidas de forma planejada, nos últimos meses, sem ferir a lei eleitoral. Afinal, a crise não começou na semana passada. Se o governo achou que seria tranquilo derrubar uma das leis mais importantes para nossa democracia, foi porque apostou que ninguém na oposição teria coragem de se opor a algo que "ajuda os mais pobres" às vésperas da eleição. Apostou e levou. Num dos casos mais esquisitos já registrados em Brasília nos últimos tempos, oposição e governo aprovaram juntos a proposta em quase unanimidade. Só o senador José Serra (PSDB -SP) foi contra. Na hora da votação, os únicos membros da oposição que ficaram no plenário foram os que não concorrem à reeleição em outubro. Os outros votaram de forma virtual – a favor, para não ser acusados publicamente de ser contra os pobres, mas de forma virtual, para não ser fotografados no plenário aprovando algo que, ao fim e ao cabo, favorece os planos eleitorais de Jair Bolsonaro. Só agora que a PEC chegou à Câmara é que os deputados de oposição começam a se articular para adiar a votação – não para rejeitá-la, mas para que não dê tempo ao governo de obter dividendos eleitorais com o aumento dos benefícios. Algo parecido ocorreu com a proposta de instalação de uma CPI para investigar o escândalo dos pastores que intermediaram a liberação de recursos no Ministério da Educação. O pedido, feito pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jean Paul Prates (PT-RN) e Jorge Kajuru (Podemos-GO), teve o apoio de 31 senadores, mais que o mínimo de 27 exigido para a criação da CPI. Mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, conseguiu negociar um adiamento com a "maciça maioria" dos líderes partidários, admitindo que o fez para evitar que o período eleitoral "contamine o processo de investigação". Mais uma vitória do governo com o apoio da oposição. Que, nos bastidores, admite que a CPI deve ficar para as calendas. Mas que, em público, continua prometendo recorrer ao Supremo para garantir a instalação da CPI. Tanto num caso quanto no outro, o que desempatou a parada foi a avalanche de emendas do orçamento secreto. Só nas últimas duas semanas, foram R$ 6 bilhões em emendas indicadas pelos presidentes da Câmara e do Senado, numa ação coordenada pelo governo. Ao pé do ouvido, a conversa era simples: só recebe uma parte dessa bolada quem ajudar o governo. Mais uma vez, se ilude quem acreditar que só os governistas entram nesse bonde. Na oposição também tem parlamentar que consegue destinar dinheiro a suas emendas no Orçamento - em volume bem menor, mas consegue. Da mesma forma que os marqueteiros costumam definir a economia como a principal razão para as decisões dos eleitores – "é a economia, estúpido!", diz o clássico bordão –, também dá para inverter a máxima para explicar o que está acontecendo em Brasília. Daqui até o final do ano, toda vez que vislumbrar algo esquisito na política, o cidadão comum pode encurtar o caminho para a explicação decretando que a culpa é da eleição. Até aí, chegamos facilmente. O que não vai ser fácil de explicar é o estado em que os eleitos, sejam eles da situação ou da oposição, encontrarão as contas públicas, as instituições e a própria economia em 2023. quinta-feira, 7 de julho de 2022 ******************************************
*** Sequência Ver novos Tweets Conversa Doctor Wood @madeiradez · 18 h Paro meus estudos agora a noite para registrar essa bela passagem da obra do @soutojc "Não obstante a inexistência de menção expressa, forçoso reconhecer que Hamilton, em mais de uma passagem em The Federalist,10 erige argumentos favoráveis ao controle jurisdicional Doctor Wood @madeiradez · 18 h da constitucionalidade das leis. No capítulo 78, Hamilton faz uma vigorosa defesa da possibilidade de o Judiciário declarar a inconstitucionalidade de leis contrárias ao Estatuto Fundamental. Diz ele que: Nenhum Ato legislativo contrário a Constituição pode ser válido. Doctor Wood @madeiradez · 18 h A interpretação das leis é atividade e função peculiar e própria das Cortes, e a Constituição é uma lei fundamental. Onde uma lei contrariar a Constituição é dever dos tribunais judiciários aderir a última e descartar a primeira [...] a vontade do povo à vontade dos seus agentes" Doctor Wood @madeiradez Souto, João Carlos. Suprema Corte dos Estados Unidos (pp. 301-302). Atlas. Edição do Kindle. 8:51 PM · 6 de jul de 2022·Twitter Web App https://twitter.com/madeiradez/status/1544831416315387907?s=24&t=2iUPw9fyAw0L9YxflaTrvA *********************************** *** Tweet Ver novos Tweets Conversa Metrópoles @Metropoles “Me recuso a debater esse assunto com o ministro da Defesa”. Deputada confronta General Paulo Sérgio Nogueira sobre discussão acerca de urnas eletrônicas. Ministro respondeu comparando sistema eleitoral com sistema bancário. “As Forças Armadas estavam quietinhas no seu canto”. 8:12 PM · 6 de jul de 2022·Twitter for iPhone 216 Retweets 63 Tweets com comentário 1.655 Curtidas https://twitter.com/metropoles/status/1544821503421734912?s=24&t=2iUPw9fyAw0L9YxflaTrvA https://www.youtube.com/watch?v=nbZymxcpmnw ************************************
*** Biblioteca Digital — Tribunal Superior Eleitoral Alienação eleitoral : uma visão multidimensional https://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/5265 ARTIGO Alienação eleitoral : uma visão multidimensional Fernandes, Ivan Filipe de Almeida Lopes | 2017 Resumo Analisa, a partir de dados agregados em nível municipal e estadual, a evolução da alienação eleitoral do Brasil e em especial dos municípios paulistas, entendida tanto a partir do não comparecimento (abstenção) eleitoral, quanto da decisão de votar em nulo ou branco (voto inválido), e seus principais determinantes. Em primeiro lugar, descrevemos a evolução da alienação por tipo de pleito, ano e unidade da federação e, em seguida, analisamos os determinantes da alienação eleitoral dos municípios paulistas por meio de análise com dados em painel. Os resultados indicam importantes contribuições para a literatura. A alienação não é maior nos grandes centros eleitorais; não existe mudança qualitativa no padrão de alienação nas últimas eleições; e as eleições mais próximas do eleitor são menos alienadas. Os padrões regionais, por sua vez, diferem na lógica de alienação. Nos estados do centro - Sul, sobretudo no Sudeste -, a taxa de abstenção é menor, mas a taxa de anulamento (votos inválidos) é maior; já nos estados do Norte a taxa de abstenção é maior. Finalmente, encontramos evidências consistentes que o analfabetismo aumenta tanto o não comparecimento quanto a opção por votos brancos ou nulos, enquanto os fatores geográficos e demográficos não são importantes determinantes da alienação. https://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/5265 ************************************************************* Viva Dona Ivone! Viva Doutora Nise! Viva Elton! *** *** Não é Assim 137 visualizações 9 de jun. de 2022 Provided to YouTube by WM Brazil Não é Assim · Paulinho da Viola https://www.youtube.com/watch?v=7-N9fIVpCtQ *************************************************
*** Nas entrelinhas: A insensatez e o efeito manada Publicado em 07/07/2022 - 06:52 Luiz Carlos AzedoCongresso, Economia, Eleições, Ética, Governo, Justiça, Memória, Partidos, Política, Política A insegurança jurídica provocada por emendas à Constituição casuísticas, aprovadas à toque de caixa, ampliam o cenário de incertezas em relação à estabilidade da própria moeda, o real. A Marcha da Insensatez, da historiadora Barbara Tuchman, que venceu o prêmio Pulitzer por duas vezes, trata de situações nas quais seus protagonistas contrariaram seus próprios interesses, nos casos da Guerra de Tróia, da Reforma Protestante, da Independência dos Estados Unidos e da Guerra do Vietnã. Nesses episódios, as lideranças políticas mais poderosas tomaram decisões catastróficas. Por isso, o livro é um clássico da política. Tuchman descreve a desastrosa atuação dos papas do fim do século XV e início do XVI, a arrogância da aristocracia inglesa frente às colônias americanas e, por fim, a cegueira da elite político-militar dos EUA na Guerra do Vietnã. O mundanismo — o enriquecimento do alto clero — dividiu a Igreja e embalou a Reforma de Lutero e Calvino. A inflexibilidade e a cobiça da aristocracia inglesa resultaram na perda de suas Colônias na América do Norte. A Guerra do Vietnã levou os Estados Unidos a uma de suas mais profundas e longas crises políticas. No Brasil, estamos vivendo um momento parecido. Estão em xeque nossa ordem democrática e a institucionalidade da economia. Ulysses Guimarães, o grande patrono da nossa Constituição Cidadã, quando alguém se queixava do Congresso, costumava dizer que a safra de parlamentares seguinte seria pior. Sua pilhéria virou uma maldição, porque o grau de deterioração das práticas políticas no Congresso só aumenta. Depois que os políticos do Centrão, aliados ao presidente Jair Bolsonaro, passaram a dar todas as cartas no nosso Parlamento, um câncer corrói as entranhas da política brasileira, o chamado orçamento secreto, que cedo ou tarde será mais um caso de polícia. Para completar, o bilionário fundo eleitoral destinado aos partidos nas eleições está se transformando num obstáculo à renovação dos costumes políticos. Criou-se uma situação de absurda desvantagem entre quem tem mandato, e usufrui de verbas do Orçamento da União, estruturas de gabinete e recursos abundantes de campanha, e aqueles que serão candidatos e não têm as mesmas possibilidades. Como se não bastasse, agora vem o pacote de bondades da PEC da Eleição, que será a bandeira eleitoral de quem pleiteia a reeleição. Seu objetivo seria mitigar os efeitos da inflação na vida da população de mais baixa renda, mas isso é apenas uma cortina de fumaça para o que realmente está acontecendo. São medidas de curto prazo, de caráter populista, que não vão resolver os problemas da população, porque o rombo fiscal que provocará será um fator acelerador da própria inflação, corroendo os seus benefícios. Mais graves são as consequências em termos institucionais, como o desrespeito ao calendário eleitoral e o abuso do poder econômico nas eleições, de um lado, e a ruptura na institucionalidade de nossa economia, devido à falta de responsabilidade fiscal, de outro. A insegurança jurídica provocada por emendas à Constituição casuísticas, aprovadas à toque de caixa, ampliam o cenário de incertezas em relação ao futuro da própria moeda, o real. A três meses das eleições, essas medidas que estão sendo aprovadas no Congresso desnudam um descolamento dos partidos políticos e seus representantes dos verdadeiros interesses da sociedade. São um fator de enfraquecimento da própria democracia. Já passamos por outras situações semelhantes, ao longo da história, que nos levaram a profundas crises. A hiperinflação da década de 1980, que coincidiu com a transição à democracia, ainda hoje nos cobra pedágios, pois nunca mais conseguimos ingressar num ciclo longo e sustentável de crescimento, mesmo depois de o Plano Real ter estabilizado a nossa moeda e as privatizações terem se realizado, para restabelecer o equilíbrio das contas públicas. A Lei de Responsabilidade Fiscal está sendo rasgada. Encenação O preço desse fracasso está anunciado: é a iniquidade social que explode nas ruas e não será superada na campanha eleitoral com esse pacote de medidas proposto pelo governo. O Senado aprovou a PEC das Eleições com apenas um voto contrário, o do senador José Serra (PSDB-SP), um economista experiente, que governou São Paulo, conhece as contas públicas e entende de política de desenvolvimento. Casa de ex-ministro e ex-governadores, muitos dos quais candidatos nestas eleições, o Senado protagonizou um acordão sem precedentes entre o presidente Bolsonaro, o Centrão e a oposição, num pacto do tipo “nos locupletemos todos”. Com toda a certeza, não será a Câmara que irá restaurar a moralidade. O misancene que está sendo feito pela oposição, cujos parlamentares estão docemente constrangidos, apenas disfarça o efeito manada. A palavra de origem francesa — “mise en scène” — significa encenação. É o que está acontecendo nas manobras de obstrução da votação na Câmara. É muito difícil para um parlamentar com mandato em risco votar isoladamente contra as benesses anunciadas no pacto. Não teria como explicar aos eleitores. O presidente Jair Bolsonaro aposta todas as fichas na PEC da Eleição para reverter a desvantagem em que se encontra em relação à preferência das parcelas mais pobres da população, principalmente no Nordeste. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que as medidas o beneficiarão, porque estão sendo adotadas de última hora, diante do risco de derrota eleitoral do governo. É a marcha da insensatez. Compartilhe: Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)Compartilhe no Google+(abre em nova janela)Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) #Bolsonaro, #Centrão, #congresso, #constituição, #inflação, #Real, Lula
*** TRE-MG Saiba quais são os requisitos para uma pessoa ser candidata — Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais *** Eleições 2022 Genial/Quaest: Haddad tem 35% para governo de SP; Tarcísio tem 14% O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), aparece logo em seguida no ranking, com 12% das intenções Rebeca Borges 07/07/2022 10:26,atualizado 07/07/2022 10:26 ***
*** haddad tarcísio garciaMontagem/Metrópoles/governo de SP Alienação Eleitoral lidera as intenções de voto para o governo do estado, com 36%. Os dados são da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (7/7), em cenário estimulado (quando são apresentadas alternativas aos entrevistados). Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), com 35% das intenções de voto. Em terceiro lugar, aparece o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (PSD), com 14% das intenções de voto. O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), vem logo em seguida no ranking, com 12% das intenções. Em comparação à pesquisa feita em maio, Haddad caiu de 37% para 35%; Freitas subiu de 12% para 14%;e Garcia foi de 8% para 12%. No cenário avaliado, os candidatos Felício Ramuth (PSD) e Vinícius Poit (Novo) têm, respectivamente, 2% das intenções de voto. Além disso, 24% dos entrevistados disseram que votariam branco, nuo ou não pretendem votar. Outros 12% estão indecisos. PUBLICIDADE Realizada entre os dias 1º e 4 de julho, a pesquisa ouviu 1.640 eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro é estimada em 2.4 pontos percentuais, e o nível de confiança do estudo é de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números SP-05318/2022 e BR-03964/2022. Há ainda um cenário, na versão estimulada, considerando a presença de Márcio França (PSB) — que não deve concorrer — como uma das opções ao cargo. Neste caso, Haddad lidera a pesquisa, com 29% das intenções de voto. França aparece em seguida, com 18%; e Tarcísio de Freitas fica com 12%. Neste cenário, Rodrigo Garcia tem 8% das intenções de voto. Felício Ramuth, Vinícius Poit, Gabriel Colombo (PCB), Abraham Weintraub (PMB) e Elvis Cezar (PDT) têm 1% das intenções de voto. Altino Junior (PSTU) não pontuou). Entre os entrevistados, 17% disseram que votariam branco, nulo ou que não pretendem votar. Além disso, 11% disseram estar indecisos. No cenário espontâneo (quando não são apresentados nomes aos entrevistados), Tarcísio Freitas vem com 7%; Haddad, com 5%; e Márcio França, com 2%. Outros candidatos juntos alcançaram o índice de 3%, enquanto os indecisos aparecem com 81%. fonte: METRÓPOLES https://www.metropoles.com/brasil/eleicoes-2022/genial-quaest-haddad-tem-35-para-governo-de-sp-tarcisio-tem-14 **************************************
*** PROPAGANDA Propaganda para mudar o mundo, que bobagem! A propaganda faz da linguagem um instrumento, uma alavanca, uma máquina. A propaganda fixa o modo de ser dos homens tais como’ eles se tornaram sob a injustiça social, na medida em que ela os coloca em movimento. Ela conta com o facto de que se pode contar com eles. No íntimo, cada um sabe que ele próprio será transformado pelo meio num outro meio, como na fábrica. A fúria que sentem quando se deixam levar por ela é a velha fúria dirigida contra o jugo, reforçada pelo pressentimento de que a saída indicada pela propaganda é uma falsa saída. A propaganda manipula os homens; onde ela grita liberdade, ela se contradiz a si mesma. A falsidade é inseparável dela. É na comunidade da mentira que os líderes (Führer) e seus liderados se reúnem graças à propaganda, mesmo quando os conteúdos enquanto tais são correctos. A própria verdade torna-se para ela um simples meio de conquistar adeptos para sua causa, ela já a falsifica quando a coloca em sua boca. Por isso, a verdadeira resistência não conhece nenhuma propaganda. A propaganda é inimiga dos homens. Ela pressupõe que o princípio segundo o qual a política deve resultar de um discernimento em comum não passa de uma façon de parler. 37 Numa sociedade que sabiamente impõe limites à superabundância que a ameaça, tudo o que é recomendado a todos por outras pessoas merece desconfiança. A advertência contra a publicidade comercial, que chama a atenção para o facto de que nenhuma firma dá nada de graça, vale em toda parte e, depois da moderna fusão do mundo dos negócios com a política, vale sobretudo para esta. Quanto maiores os elogios, menor a qualidade; diferentemente de um Rolls-Royce, o Volkswagen depende ,da publicidade. Os interesses da indústria e dos consumidores não se harmonizam nem mesmo quando aquela tem algo de sério a oferecer. Até mesmo a propaganda da liberdade pode engendrar confusão, na medida em que deve necessariamente nivelar a diferença entre a teoria e os interesses particulares daqueles a quem se destina. O fascismo defraudou os líderes trabalhistas assassinados na Alemanha da verdade de sua própria aço, porque desmentia a solidariedade através da selecção da vingança. Quando o intelectual é torturado até a morte no campo de concentração, nem por isso os trabalhadores do lado de fora precisam passar pior. O fascismo não foi o mesmo para Ossietzky e para o proletariado. A propaganda enganou a ambos. É bem verdade que o que é suspeito não é a representação da realidade como um inferno, mas a exortação rotineira a fugir dela. Se o discurso ainda pode se dirigir a alguém hoje, não é nem às massas, nem ao indivíduo, que é impotente, mas antes a uma testemunha imaginária, a quem o entregamos para que ele não desapareça totalmente connosco. 37 Maneira de falar. (N. do T.) DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO Fragmentos Filosóficos 1947 (Dialektik der Aufklärung – Philosophische Fragmente) Theodor W. Adorno & Max Horkheimer (Fonte: http://antivalor.vilabol.uol.com.br) https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/208/o/fil_dialetica_esclarec.pdf ***************************************************************************
*** quinta-feira, 7 de julho de 2022 Mercedes Bustamante*: Ciência ajuda a entender mundo em transformação O Globo Próximas décadas revelarão o desconhecido A partir do século XVI, o termo “terra incógnita” (terra desconhecida) passa a indicar nos mapas as regiões ainda não mapeadas ou documentadas. No século XIX, com os continentes explorados, o termo desaparece da cartografia. Hoje, reaparece quando cientistas querem abordar assuntos ou campos de pesquisa ainda inexplorados. Inúmeras pesquisas indicam que as próximas décadas serão marcadas pela entrada em novas terras desconhecidas, dada a convergência de profundas transformações sociais, econômicas, políticas e ambientais. Conduzir o Brasil por tais transformações, reduzindo impactos e aproveitando oportunidades, só será viável com a retomada de planejamento e investimentos consequentes em ciência e educação. A ciência nos auxilia a compreender o mundo e suas dinâmicas; nos fornece esclarecimentos sobre a natureza, a humanidade, a sociedade, nossas construções físicas e de pensamento. Os avanços científicos, no entanto, emergem de bases de conhecimento fundamental que resultam da contribuição de muitos ao longo de anos. Tais bases só podem ser construídas a partir de esforços continuados na preparação de profissionais capazes de se apoiar no conhecimento acumulado para ver mais longe. Sobre os ombros de gigantes, como na frase atribuída a Isaac Newton. Aqui, ciência e educação, dois setores tão fragilizados nos últimos anos, se mostram intrinsecamente ligados. Crianças e jovens costumam ver a ciência como inspiradora e interessante; ela fomenta fascinação e curiosidade, que devem ser estimuladas nas escolas. Compartilhar com os jovens conhecimentos, habilidades e ferramentas para pensar e avaliar criticamente o mundo é parte do desenvolvimento de competências para a vida, a cidadania responsável e o cuidado com nossos direitos. No Brasil, a ciência está fortemente ancorada na atuação das universidades públicas, que concentram boa parte de nossa produção científica e formam novos professores. As universidades são motores de transformação da sociedade e ajudam a moldar novos caminhos ao educar cidadãos e ao entregar conhecimento e inovação à sociedade. Permitir e estimular que elas sigam exercendo seu relevante papel social deve ser parte integrante da construção da soberania do país e das estratégias para navegar as “terras desconhecidas” que nos esperam. Ao construir esse futuro, devemos considerar o alerta do físico Carl Sagan: — A história está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância ou por cobiça de poder, destruíram conhecimentos de imensurável valor que, em verdade, pertenciam a todos nós. Não devemos deixar isso acontecer de novo. Não há mais espaço ou tempo para entregar ao amadorismo e à negligência as agendas prioritárias para ciência e educação. *Mercedes Bustamante é professora da UnB, membro da Coalizão Ciência e Sociedade e escreveu este texto como parte da iniciativa #ciêncianaseleições, do Instituto Serrapilheira ********************************************************************************* Qual a diferença entre propaganda e publicidade? Publicidade e Propaganda 2 de maio de 2011 ***
*** Man Isolated Vibrant Yellow Color Holding Megaphone *** Propaganda x Publicidade, afinal qual a diferença? – Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, de tornar público um fato, uma ideia. – O termo propaganda deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de mergulhia. Propagare deriva de pangere = enterrar, mergulhar, plantar. A origem do termo propaganda da forma que o entendemos atualmente vem da aplicação de doutrinas religiosas ou princípios políticos. O termo foi utilizado pela Igreja Católica quando da criação da Congregação da Propaganda, com a intenção de propagar a fé católica. Alguns pesquisadores, professores e cientistas diferem a publicidade da propaganda de uma forma mais prática: indicam que propaganda é o anúncio que tem veiculação paga como em revistas, televisão e links patrocinados na internet, por exemplo. Já a publicidade seria classificada como a comunicação não paga, que pode acontecer de forma espontânea. Como quando você falar bem do site da Conceito Ideal para um amigo, ou quando um jornal aceitar publicar um press release. Para o CENP – Conselho Executivo de Normas Padrão (um dos órgão regulamentadores da comunicação), publicidade e propaganda são sinônimos. qual-a-diferena-entre-propaganda-e-publicidadeTraduções: Negócios / Administração / Marketing: – Propaganda = Advertising – Publicidade = Publicity Comunicação Social – Propaganda = Publicity – Publicidade = Advertising Fundamentação teórica Diversos livros que tratam de publicidade e propaganda unificam os termos e não investem em conceitos para tentar diferenciar o assunto. Diversos autores brasileiros explicam os objetivos e processos de propaganda, mas não se concentram na diferenciação dos termos. Na Conceito Ideal a compreensão sempre foi o ponto de vista de que dentro do universo da administração de marketing. Nela existem os 4 pilares do Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Dentro do Mix de Promoção (ou “Comunicação de Marketing“) Kotler e Armstrong 2003 (9a Edição do Princípios de Marketing) definem: Propaganda, Venda Pessoal, Promoção de Vendas, Relações Públicas e Marketing Direto. Por eles a definição de Propaganda ficou assim: “Qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoal de ideias, bens ou serviços, por um patrocinador identificado”. Essa definição vem de uma tradução adaptada de D. Bennett – Dictionary of Marketing Terms, American Marketing Association, 1995. No livro Marketing: Criando valor para clientes, Churchill e Peter seguem a mesma definição. Para não dizer que seguimos apenas autores americanos em nossas fontes de pesquisa o livro que apresenta a diferenciação de forma mais “clara” entre a propaganda e a publicidade é o Gestão de Marketing, escrito pelos professores do Departamento de Mercadologia da FGV – EAESP e convidados, Editora Saraiva 2003. Neste livro as definições: Propaganda: “é a comunicação impessoal de uma mensagem dirigida ao público-alvo do produto paga por um patrocinador identificado, veiculada em meios de comunicação de massa ou dirigidos, como televisão e internet, que visa criar imagem e estimular a aquisição do produto. A propaganda integra o composto de comunicação de marketing e objetiva criar no público-alvo a imagem para a marca com base no posicionamento desta.” Indo um pouco mais além, os autores ainda apresentam os tipos de propaganda (algo que você dificilmente encontra em outras publicações direcionadas apenas a profissionais de publicidade e propaganda): – Propaganda de marca ou produto; – Propaganda de lançamento de produto; – Propaganda de sustentação de produto; – Propaganda institucional; – Propaganda comparativa; – Propaganda cooperada; – Propaganda promocional; – Propaganda de categoria; – Propaganda de proteção ou defesa; No mesmo capítulo a publicidade ficou assim definida: “publicidade é a divulgação de informações sobre as atividades da empresa e seus produtos por intermédio da imprensa, para o público-alvo, sem custo adicional.” E esta atividade seria muito mais ligada a assessoria de imprensa, normalmente executada por um relações públicas ou jornalista, do que por um profissional formado em publicidade e propaganda. A autora deste capítulo do livro é Tania Maria Vidigal Limeira. Do ponto de vista prático os conceitos se misturam e nós usamos várias técnicas que poderiam estar atreladas a uma ou outra definição para atingir o objetivo. Para o cliente propaganda ou publicidade? tanto faz. O que importa é o resultado. https://conceitoideal.com.br/blog/publicidade-e-propaganda/qual-a-diferenca-entre-propaganda-e-publicidade.html *********************************
*** Alacip [PDF] Geografia do voto branco e nulo: mapeando seus correlatos https://alacip.org/cong13/1149-dasilva-7c.pdf ***************************************************** ALIENAÇÃO ELEITORAL E SEUS DETERMINANTES nota de pesquisa Olavo Brasil de Lima Jr. Esta nota de pesquisa pretende reexaminar formas de comportamento eleitoral através das quais o eleitor opta por não votar em candidatos que disputam eleições. Refiro-me ao absenteísmo eleitoral e ao voto branco e nulo. Na primeira parte, o conceito de alienação eleitoral, que abrange tanto o absenteísmo quanto o voto branco e nulo, é revisado com o objetivo de melhor compreender os fatores que os determinam. O ponto central consiste em mostrar que os possíveis determinantes do absenteísmo, não são os mesmos fatores que levam o eleitor a optar pelo voto branco ou nulo. A segunda parte analisa dados de 1989, para as unidades da Federação, discutindo os determinantes de ambas as formas de comportamento eleitoral. Mostra.que o eleitor está sujeito a condições tais que dificultam a escolha eleitoral por esta ou aquela legenda, este ou aquele candidato. A alienação eleitoral e seus prováveis determinantes Em trabalho recente, Wanderley Guilherme dos Santos, após examinar as taxas de abstenção e de votos brancos e nulos, concluiu: a) "a mobilização ou, contrariamente, elevação na taxa de alienação eleitoral independem da orientação do governo e dos ciclos de progresso/retração econômica;" b) "a ondulação na taxa de alienação parece ser determinada pelo retorno esperado da participação eleitoral, que é entretanto um cálculo subordinado à maior ou menor incerteza quanto ao significado político efetivo do processo eleitoral;" c) "infere-se que, no Brasil; quanto maior a incerteza do significado político efetivo do processo eleitoral, menor o retorno esperado e maior a taxa de alienação:" (1) A leitura combinada das proposições citadas permite concluir que a taxa de alienação, ou seja, o somatório das três formas de comportamento eleitoral alienante, independem da ação do governo e de ciclos de progresso/retração econômica. A proposição é sustentada, no conjunto, com indicadores econômicos (inflação e PIB per capita) relacionados às taxas de alienação nas eleições proporcionais e majoritárias realizadas entre 1945 e 1985. O autor sugere uma hipótese alternativa, que é analisada de forma historicamente contextualizada: "quanto maior a credibilidade do processo político formal, menor será a taxa de alienação eleitoral... Quanto maior for a incerteza de que o desdobramento do processo político se fará de acordo com os resultados eleitorais, tanto maior o peso da dimensão ‘retorno esperado de voto’, e tanto maior o incentivo à alienação". (2) O argumento revela-se, no texto citado, bastante persuasivo. Pode-se objetar, no entanto, que a interpretação do comportamento eleitoral alienado, na medida em que agrega manifestações eleitorais diferentes, esteja equivocada do ponto de vista dos fatores determinantes da alienação. Ou, simplesmente: o que leva o eleitor a se abster não é exatamente o que leva o eleitor a votar em branco ou a anular o voto. A taxa de alienação é, evidentemente, importante atributo do sistema eleitoral, considerada tal como foi definida, além de ter conseqüências próprias para o funcionamento do sistema democrático. Deve, no entanto, ser decomposta: abstenção, por um lado, e brancos e nulos, por outro. Cabe verificar se o conjunto de fatores determinantes do absenteísmo eleitoral é igualmente significativo para a taxa de votos brancos e nulos. Há certas situações inteiramente plausíveis que nos permitem imaginar, a priori, que fatores outros - além do cálculo feito pelo eleitor, nos termos da hipótese alternativa de Wanderley Guilherme dos Santos - afetam a taxa de abstenção. Vejamos. De fato, o pressuposto central do autor resume-se ao cálculo feito com base no valor do voto, envolvendo, no fundo, uma relação de custo-benefício. Pois bem, no nosso entender este cálculo é analiticamente antecipado pelo eleitor, isto é: a decisão final a ser tomada pelo eleitor envolve como votar, porém, antes, cabe-lhe decidir se vai,, ou se pode, comparecer às urnas. De certa forma, a primeira decisão envolve a segunda, dentro da lógica do cálculo racional do eleitor. E é verdade; porém há fatores que estreitam o campo decisório do eleitor facilitando ou criando obstáculos para o livre e efetivo exercício do direito (obrigação) de votar. Refiro-me às condições de acesso às cabines eleitorais. Esse ponto não é trivial. A prevalência da mídia em eleições recentes como principal veículo de divulgação eleitoral tem, com freqüência e a título jornalístico, chamado a atenção para os custos de deslocamento do eleitor, das urnas, dos fiscais e da condução das urnas aos locais de apuração. Tem mostrado, inclusive, o atraso na apuração decorrente de longos e demorados percursos onde as distâncias são grandes e os meios de transporte rápido são deficientes ou inexistentes. O fato é que as circunscrições eleitorais no país coincidem com os limites das unidades federadas em eleições nacionais e estaduais e é enorme a heterogeneidade prevalecente entre estados brasileiros, a começar pela sua dimensão territorial, condições de infra-estrutura e grau de urbanização, para citar uns poucos fatores que afetam o custo de deslocamento do eleitor em potencial. Creio, assim, que esses fatores sejam responsáveis pela variação das taxas de abstenção entre as unidades federadas. Um exame superficial dos dados apresentados por Santos para o período 1945-1985,. agregados por região, indica que as diferenças inter-regionais no valor da taxa de abstenção não são nada desprezíveis, além de apontar para um padrão aparentemente recorrente. De fato, as regiões que apresentam taxas altas de abstenção possuem grande extensão territorial e incluem os estados mais extensos. Trata-se do Norte e do Centro-Oeste brasileiros: a)em 20 eleições (presidencial, para governador e para a Câmara dos Deputados), a Região Norte apresentou a mais alta taxa. em 14 eleições; b)à Região Centro-Oeste coube a segunda taxa mais alta em oito eleições, e a mais alta taxa em seis eleições; c)em apenas seis eleições, as Regiões Norte e Nordeste não ocuparam juntas a primeira e a segunda posições. Essa tendência meramente indicativa requer, é claro, que a análise seja desagregada buscando evidenciar o possível impacto dos custos físicos do deslocamento do eleitor dentro de sua circunscrição eleitoral, isto é, a unidade federada. A literatura tem sido pródiga ao interpretar a importância de atributos sócio-econômicos individuais como fatores que estariam de uma forma ou de outra associados ao voto, privilegiando, sobretudo, o aspecto educacional. A escolarização tem sido apontada como fator que predispõe favoravelmente o indivíduo para a participação política. Há, no entanto, que qualificar seu impacto, na perspectiva das manifestações do comportamento alienado ora revisadas. É natural que um mínimo de escolarização - até por conta da legislação eleitoral que vigorou durante décadas no que se refere ao voto do analfabeto - exerça, de imediato, efeito positivo, levando o eleitor a valorizar o ato de votar pois, inclusive, a participação o distinguiria socialmente dos não eleitores, em sua maioria analfabetos. Em decorrência, quanto maior a escolarização menor a taxa de abstenção eleitoral. Teria, no entanto, a escolarização um efeito uniforme e positivo sobre a taxa de alienação e votos brancos e nulos? O que dizer de níveis mais elevados de escolarização, por exemplo, que permitiriam um cálculo eleitoral mais complexo? Seu efeito, neste caso, se daria de forma diferente sobre a taxa de votos brancos e nulos, antes que diretamente sobre o comparecimento eleitoral, no seguinte sentido. Em se tratando de eleitores mais sofisticados, com maior informação política e que superaram o estigma do analfabetismo - lembrando que o ato de votar só é público no interior das cabines eleitorais - seu universo valorativo é mais amplo e lhe permite com mais facilidade recusar a oferta partidária que lhe é proposta, podendo optar por votar em branco ou anular seu voto. O acesso ao voto (direito/obrigação) e a escolarização: uma interpretação alternativa A discussão que segue trata de verificar a plausibilidade das seguintes hipóteses referentes ao absenteísmo eleitoral e incidência de votos brancos e nulos: a)Os determinantes primeiros do absenteísmo eleitoral, diferentes do voto em branco e nulo, são fatores de natureza ecológica que facilitam, dificultam ou, impedem o deslocamento do eleitor até às urnas. O pressuposto básico é o de que tais condições não estão homogeneamente distribuídas nas unidades federadas. b)Atributos sócio-econômicos de natureza individual condicionam o comportamento eleitoral. Baixos índices de escolarização se associam a elevadas taxas de absenteísmo e de votos brancos e nulos. Os dados utilizados a seguir referem-se aos seguintes indicadores: 1.porcentagem de votos brancos e nulos, e de abstenção eleitoral nas eleições presidenciais (1ºturno) de 1989; 2.porcentagem do pessoal que ganha até um piso nacional salarial; 3.porcentagem de pessoas com até um ano de escolarização; 4.porcentagem de pessoas não-brancas; 5.porcentagem de pessoas com até 44 anos de idade; 6.porcentagem do território nacional; 7.porcentagem da população urbana residente estimada; e 8.número de partidos. (3) O modelo inicialmente definido incluía quatro dimensões de situação sócio-econômica (renda, escolarização, cor e idade), um indicador de extensão territorial, um de urbanização e um indicador político (número de partidos). O método de regressão utilizado -mínimos quadrados - usou com critério de inclusão para o primeiro fator o mais alto coeficiente de correlação com a variável dependente. A partir dai recalculava o coeficiente de correlação parcial e incluía o mais alto coeficiente, afastando assim os efeitos lineares dos demais fatores (4). A primeira análise da taxa de abstenção como variável dependente incluiu todos os indicadores citados. Porém, só se revelaram significativos até 5% à extensão territorial e ao grau de urbanização; a renda e a escolarização se revelaram significativas, respectivamente, a 7% e a 6% A exclusão do modelo de certas varáveis é em si mesma importante, sobretudo no que se refere ao indicador político, o número de partidos existentes em cada unidade da Federação. O indicador foi utilizado com o objetivo de verificar se o número de partidos representaria maior ou menor dificuldade para o cálculo eleitoral, na suposição de que quanto maior o número de partidos/candidatos mais difícil seria o processo decisório o que, teoricamente, poderia levar o eleitor a se abster. A não aceitação deste fator revela que se o número de partidos é um complicados do processo decisório, o fato é que esta dificuldade não é responsável pela abstenção. Por outro lado, sua rejeição reforça a interpretação de Wanderley Guilherme dos Santos que atribui à estimativa de eficiência do voto a responsabilidade pela variação na taxa de abstenção. Uma segunda análise inclui apenas as quatro variáveis que se revelaram significativas até sete por cento, gerando a seguinte equação: Não resta dúvida, assim, que os fatores de natureza ecológica afetam as variáveis da taxa de abstenção. De fato, a extensão territorial é o principal determinante da abstenção (0,68516): quanto maior a extensão do estado, maior a taxa de abstenção eleitoral. Já o grau de urbanização, como era de se esperar, afeta negativamente a abstenção: quanto maior a população urbana, menor o absenteísmo (-0,31955). O único fator sócio-econômico que permaneceu foi a escolarização, medida como porcentagem de pessoas com até um ano de escolarização; quanto maior, portanto, o analfabetismo, maior a taxa de abstenção eleitoral (0,40570). Esses resultados são da maior importância. Por um lado, vêm confirmar toda uma tradição de análise social que atribui importância crucial ao fator educação associando-o à participação política, em geral, e eleitoral, em particular. Por outro lado, mostram que o direito ao voto - que no Brasil também é uma obrigação - não é apenas resultado do cálculo político do cidadão-eleitor que livremente exerce o seu direito de votar. Esse exercício é, em parte, condicionado paio acesso às cabines, obstaculizado pela extensão do território e pelo grau de urbanização que representam o custo de deslocamento do eleitor em potencial. De uma perspectiva não mais física, mas social, acrescente-se que a escolarização também afeta o absenteísmo eleitoral. A extensão do voto ao analfabeto não tornou iguais os brasileiros, uma vez que não são iguais as possibilidades de acesso às urnas e nem o acesso às escolas. O mesmo método utilizado para a taxa de votos brancos e nulos, incluindo todos os fatores inicialmente definidos como sendo teoricamente plausíveis, gerou a seguinte equação: A variação explicada é menor, neste caso, do que a obtida com a taxa de abstenção, porém os resultados são consistentes com os resultados anteriores e, simultaneamente, confirmam em parte a interpretação oferecida por Santos. Em primeiro lugar, a extensão do território tem efeito negativo sobre a taxa de votos brancos e nulos, ou seja: quanto maior. a extensão territorial menor a porcentagem de votos brancos e nulos. Assim, o eleitor que superou as barreiras ecológicas, o custo do deslocamento, tende a votar em legenda/candidato e a não votar em branco ou a anular o voto, o que indiretamente confirma a hipótese relativa à eficiência do voto. A escolarização possui efeito positivo, isto é: quanto maior o analfabetismo (escolarização ausente ou até apenas um ano), maior a probabilidade do voto branco e do voto nulo, resultado que confirma a importância da escolarização. Conclusão A análise precedente permitiu concluir que existem fatores de natureza ecológica e social que condicionam o comportamento eleitoral no Brasil, dificultando o processo decisório do eleitor e levando-o a optar por não comparecer às urnas ou a optar por votar em branco ou anular o voto: Esta conclusão se explicita através das seguintes proposições: 1. O acesso às urnas, que não está distribuído de forma homogênea pelas diversas unidades da Federação, é estímulo positivo para o absenteísmo eleitoral. 2. O absenteísmo eleitoral é determinado por fatores de natureza ecológica como a extensão do território das unidades da Federação e pelo grau de urbanização. 2.1 Quanto maior a extensão do estado, maior a taxa de abstenção eleitoral. 2.2 Quanto maior a população urbana residente, menor o absenteísmo eleitoral. 3. A porcentagem de votos brancos e nulos depende da extensão do território, porém, diversamente do que ocorre com o absenteísmo, a relação.neste caso é negativa: quanto maior a extensão territorial, menor a proporção de votos brancos e nulos. 4. O comportamento eleitoral é também afetado pelo grau de escolarização da população. 4.1 Quanto maior o analfabetismo, maior a taxa de abstenção eleitoral. 4.2 Quanto maior o analfabetismo, maior a taxa de votos brancos e nulos. As implicações destas conclusões são de natureza dupla. Em primeiro lugar, qualificam a mais importante interpretação corrente, de Wanderley Guilherme dos Santos, sobre o "significado político do processo eleitoral". A qualificação remete para custos, de origem física e social, a que está submetido o eleitor brasileiro. Em segundo lugar, nossas conclusões chamam a atenção para a desigualdade relativa ao acesso ao voto. Há barreiras de natureza física e social que, evidenciando a desigualdade reinante no País, devem ser eliminadas, sob pena de continuarmos a conviver com cidadãos de primeira e de segunda categoria. Levar o sufrágio universal às suas últimas conseqüências - como se fez com a permissão do voto do analfabeto - é apenas o primeiro passo. A eliminação dessa barreira é condição para o aperfeiçoamento das instituições democráticas. (Recebido para publicação em setembro de 1990) NOTAS 1 - Cf. Wanderley Guilherme dos Santos, Crise e Castigo. Partidos e Generais na Política Brasileira. São Paulo, Rio de Janeiro. Editora Vértice/IUPERJ, 1987. Ver Capítulo III; a citação é da p. 55. 2 - Idem, p. 45. RBCS nº 14 ano 5 out. de 1990 3 - Os dados relativos à extensão territorial e população urbana são do Anuário Estatístico 1987/1988, FIBGE. As variáveis sócio-econômicas têm por fonte também a FIBGE: Perfil dos Eleitores. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, 1988. Os dados de abstenção e votos brancos e nulos referem-se à eleição presidencial (1º turno) de novembro de 1989. Finalmente, o número de partidos tem como fonte as Listas de Presença da Câmara dos Deputados. 4 - Para o processamento da análise de regressão foi utilizado o SPSS (método dos mínimos quadrados, opção forward). http://www.anpocs.com/images/stories/RBCS/14/rbcs14_06.pdf **************************************************************** *** 0:001:15:03 1:41 / 1:15:03 Contexto Mudanças climáticas United Nations As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima, principalmente causadas por atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis. Inspira UnB - A Ciência e o Nosso Futuro Comum, com Mercedes Bustamante 1.059 visualizações Transmitido ao vivo em 21 de jan. de 2022 A ecologista Mercedes Maria da Cunha Bustamante é uma das principais referências no bioma Cerrado – trabalha com o tema há quase 30 anos. Nascida no Chile, formou-se em Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), concluiu o mestrado na Universidade Federal de Viçosa e o doutorado na Universidade de Trier (Alemanha). É professora do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília. A docente atua principalmente na área de ecologia de ecossistemas. Além do Cerrado, pesquisa temas relacionados a mudanças no uso da terra, biogeoquímica e mudanças ambientais globais. Desde 2018, integra a Academia Mundial de Ciências e em 2014 passou a fazer parte da Academia Brasileira de Ciências. Em 2020, foi eleita bolsista honorária da Association of Tropical Biology and Conservation (ATCB). Em 2021, foi eleita membra da Academia de Ciências dos Estados Unidos (NAS) e entrou para a Earth League. A influência acadêmica de Mercedes Bustamante é reforçada pela sua presença em rankings internacionais. Em 2021, ficou entre os cientistas de universidades mais citados da América Latina nos últimos cinco anos – repetindo o destaque obtido em 2020, em que esteve entre os pesquisadores mais citados do mundo. O reconhecimento das suas contribuições científicas também engloba prêmios, como o Verde das Américas e o Cláudia, na categoria Ciências, pelos seus estudos sobre o Cerrado. Em 2018, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Foi ainda co-coordenadora do Grupo de Trabalho Mitigação do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, responsável pela elaboração do relatório técnico sobre Mitigação de Mudanças Climáticas no Brasil, entre 2011 e 2014, e já trabalhou junto ao Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – na mesma área, estudando as possibilidades na redução de impactos. Acompanhe uma entrevista com ela em https://noticias.unb.br/67-ensino/545... -------------------------------------------------------------------------------------------------- Acompanhe a UnBTV no Facebook, no Twitter e no Instagram: https://www.facebook.com/UnBTV https://twitter.com/unb_tv https://www.instagram.com/unbtv UnBTV - Janeiro/2022 https://www.youtube.com/watch?v=8yy5eD48IZQ

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