Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
terça-feira, 15 de julho de 2025
CARTAS E RESPOSTAS APRONTADAS
“Faça o que mando. Não faça o que faço!”
O Legado e o Olhar da História em 'Hamilton'
History Has Its Eyes on You
Hamilton: An American Musical
My Shot
Hamilton: An American Musical
🥩📉 Post 1 – “Picanha Diplomática”
Trump sobe tarifa, mas garante: em 2027, vai descer picanha no Planalto.
Café aos litros, bananas aos cachos e omeletes por dúzia.
O cardápio da nova geopolítica é brunch bolsonarista.
Amizade gourmet entre trópicos e reality show. 🍳🌎
Bolsonaro foi líder de organização criminosa, diz Gonet; PGR pede condenação por mais 4 crimes
UOL
#UOLNewsManhã #corte
A PGR enviou as alegações finais ao STF e pediu a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. Josias de Souza e Leonardo Sakamoto analisam.
PGR: Bolsonaro nunca atuou para desmobilizar atos antidemocráticos
O Antagonista
Os pedidos de condenação| Papo Antagonista com Felipe Moura Brasil - 15/07/2025
O Antagonista
Transmissão iniciada há 26 minutos Papo Antagonista - PODCAST 🎧 com Felipe Moura Brasil | 2025
🎙️ Papo Antagonista é o programa que explica e debate os principais acontecimentos do dia com análises críticas e aprofundadas sobre a política brasileira e seus bastidores.
Apresentado por Felipe Moura Brasil, o programa traz contexto e opinião sobre os temas mais quentes da atualidade. Com foco em jornalismo, eleições e debate, é um espaço essencial para quem busca informação de qualidade.
Ou: “Quem num sabe joga, mas joga sabêno — no truco, na política e nas banda do mundão.”
Xote dos Milagres
Falamansa
COMO JOGAR TRUCO MINEIRO
Tradição Caipira
Ôôô moçada, ceis tá bão? Gente, no vídeo de hoje vamos falar sobre um jogo que é muito popular aqui em Minas Gerais. Hoje vamos falar sobre o jogo do truco. Neste vídeo, vou mostrar alguns detalhes que vão ajudar vocês a entenderem como jogar o truco mineiro. Um jogo cheio de raciocínio e diversão, o truco mineiro tem seu lugar garantido na história do Estado de Minas Gerais.
3 de mar. de 2021 #vidanaroca #truco #trucomineiro
- TRUCO!
- SEIS, PANGARÉ!
TACO
"Trump Always Chicken Out"
Trumpes, trampas,
Trombas e prontas
Quem deu a primeira cartada?
Quem deu a primeira resposta?
Quem são os ghost writers de ambas?
Em 2005, o capitão de Lula enquadrou sua extrema-esquerda, aliando-se ao velho PMDB, de volta ao governo na base, no lugar do chamado Centrão do mensalão.
Em 2025, o capitão de Bolsonaro delegou ao cabeleira laranja a tarefa de espanar sua extrema-direita internamente à oposição, nas portas dos presídios, no lugar do chamado Extremão do Tarifão.
Pentagulemos essas parcerias,
inteligando nossos homens em:
Brasília, São Paulo, Washington, Havana, Moscou.
Do Paranoá ao Mar-a-Lago,
com algumas baldeações...
Forneçamos a leitura da rota correta desta viagem de Golias e David pós-moderna.
Elis Regina feat. Renato Teixeira - "Romaria" (Coleção MPB Vol.2 - 2024)
Gravadora Galeão
Leia a carta de Barroso na íntegra:
EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO, DA DEMOCRACIA E DA JUSTIÇA
Luís Roberto Barroso
Em 9 de julho último, foram anunciadas sanções que seriam aplicadas ao Brasil, por um tradicional parceiro comercial, fundadas em compreensão imprecisa dos fatos ocorridos no país nos últimos anos. Cabia ao Executivo e, particularmente, à Diplomacia – não ao Judiciário – conduzir as respostas políticas imediatas, ainda no calor dos acontecimentos.
Passada a reação inicial, considero de meu dever, como chefe do Poder Judiciário, proceder à reconstituição serena dos fatos relevantes da história recente do Brasil e, sobretudo, da atuação do Supremo Tribunal Federal.
As diferentes visões de mundo nas sociedades abertas e democráticas fazem parte da vida e é bom que seja assim. Mas não dão a ninguém o direito de torcer a verdade ou negar fatos concretos que todos viram e viveram.
A democracia tem lugar para conservadores, liberais e progressistas. A oposição e a alternância no poder são da essência do regime. Porém, a vida ética deve ser vivida com valores, boa-fé e a busca sincera pela verdade. Para que cada um forme a sua própria opinião sobre o que é certo, justo e legítimo, segue uma descrição factual e objetiva da realidade.
Começando em 1985, temos 40 anos de estabilidade institucional, com sucessivas eleições livres e limpas e plenitude das liberdades individuais. Só o que constitui crime tem sido reprimido. Não se deve desconsiderar a importância dessa conquista, num país que viveu, ao longo da história, sucessivas quebras da legalidade constitucional, em épocas diversas.
Essas rupturas ou tentativas de ruptura institucional incluem, apenas nos últimos 90 anos: a Intentona Comunista de 1935, o golpe do Estado Novo de 1937, a destituição de Getúlio Vargas em 1945, o contragolpe preventivo do Marechal Lott em 1955, a destituição de João Goulart em 1964, o Ato Institucional nº 5 em1968, o impedimento à posse de Pedro Aleixo e a outorga de uma nova Constituição em 1969, os anos de chumbo até 1973 e o fechamento do Congresso, por Geisel, em 1977. Levamos muito tempo para superar os ciclos do atraso.
A preservação do Estado democrático de direito tornou-se um dos bens mais preciosos da nossa geração. Mas não foram poucas as ameaças.
Nos últimos anos, a partir de 2019, vivemos episódios que incluíram: tentativa de atentado terrorista a bomba no aeroporto de Brasília; tentativa de invasão da sede da Polícia Federal; tentativa de explosão de bomba no Supremo Tribunal Federal (STF); acusações falsas de fraude eleitoral na eleição presidencial; mudança de relatório das Forças Armadas que havia concluído pela ausência de qualquer tipo de fraude nas urnas eletrônicas; ameaças à vida e à integridade física de Ministros do STF, inclusive com pedido de impeachment; acampamentos de milhares de pessoas em portas de quartéis pedindo a deposição do presidente eleito.
E, de acordo com denúncia do Procurador-Geral da República, uma tentativa de golpe que incluía plano para assassinar o Presidente da República, o Vice e um Ministro do Supremo. Foi necessário um tribunal independente e atuante para evitar o colapso das instituições, como ocorreu em vários países do mundo, do Leste Europeu à América Latina.
As ações penais em curso, por crimes diversos contra o Estado democrático de direito, observam estritamente o devido processo legal, com absoluta transparência em todas as fases do julgamento. Sessões públicas, transmitidas pela televisão, acompanhadas por advogados, pela imprensa e pela sociedade.
O julgamento ainda está em curso. A denúncia da Procuradoria da República foi aceita, como de praxe em processos penais em qualquer instância, com base em indícios sérios de crime. Advogados experientes e qualificados ofereceram o contraditório. Há nos autos confissões, áudios, vídeos, textos e outros elementos que visam documentar os fatos. O STF vai julgar com independência e com base nas evidências. Se houver provas, os culpados serão responsabilizados. Se não houver, serão absolvidos. Assim funciona o Estado democrático de direito.
Para quem não viveu uma ditadura ou não a tem na memória, vale relembrar: ali, sim, havia falta de liberdade, tortura, desaparecimentos forçados, fechamento do Congresso e perseguição a juízes. No Brasil de hoje, não se persegue ninguém. Realiza-se a justiça, com base nas provas e respeitado o contraditório.
Como todos os Poderes, numa sociedade aberta e democrática, o Judiciário está sujeito a divergências e críticas. Que se manifestam todo o tempo, sem qualquer grau de repressão. Ao lado das outras instituições, como o Congresso Nacional e o Poder Executivo, o Supremo Tribunal Federal tem desempenhado com sucesso os três grandes papeis que lhe cabem: assegurar o governo da maioria, preservar o Estado democrático de direito e proteger os direitos fundamentais.
Por fim, cabe registrar que todos os meios de comunicação, físicos e virtuais, circulam livremente, sem qualquer forma de censura. O STF tem protegido firmemente o direito à livre expressão: entre outras decisões, declarou inconstitucionais a antiga Lei de Imprensa, editada no regime militar (ADPF 130), as normas eleitorais que restringem o humor e as críticas a agentes políticos durante as eleições (ADI 4.1451), bem como as que proibiam a divulgação de biografias não autorizadas (ADI 4815). Mais recentemente, assegurou proteção especial a jornalistas contra tentativas de assédio pela via judicial (ADI 6792).
Chamado a decidir casos concretos envolvendo as plataformas digitais, o STF produziu solução moderada, menos rigorosa que a regulação europeia, preservando a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, a liberdade de empresa e os valores constitucionais. Escapando dos extremos, demos um dos tratamentos mais avançados do mundo ao tema: conteúdos veiculando crimes em geral devem ser removidos por notificação privada; certos conteúdos envolvendo crimes graves, como pornografia infantil e terrorismo devem ser evitados pelos próprios algoritmos; e tudo o mais dependerá de ordem judicial, inclusive no caso de crimes contra honra.
É nos momentos difíceis que devemos nos apegar aos valores e princípios que nos unem: soberania, democracia, liberdade e justiça. Como as demais instituições do país, o Judiciário está ao lado dos que trabalham a favor do Brasil e está aqui para defendê-lo.
Tópicos
Donald Trump
Estados Unidos
Jair Bolsonaro
Luís Roberto Barroso
Poder Judiciário
tarifaço Trump
Política
Veja a íntegra da carta de Barroso em resposta a Trump
Para presidente do STF, era de responsabilidade do Poder Executivo as manifestações iniciais no caso
Douglas Porto, da CNN, São Paulo
Leia íntegra da carta de Donald Trump que anuncia taxa de 50% para o Brasil
Documento endereçado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi postado na rede Truth Social
Da CNN
09/07/25 às 17:44 | Atualizado 09/07/25 às 19:47
ouvir notícia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (9) que será imposta uma tarifa de 50% para todos os produtos do Brasil.
O anúncio aconteceu em uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que foi postada na Truth Social.
No documento, ele alerta que, se o Brasil impor tarifas em retaliação, o mesmo valor será adicionado aos 50% de taxa que ele anunciou nesta quarta.
Tarifas de Trump: entenda a crise entre Brasil e EUA | Fora da Ordem #8
CNN Brasil
Play Video
Leia Mais:
Trump anuncia tarifa de 50% para Brasil
Trump anuncia tarifa de 50% para Brasil
Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprova moção de louvor a Trump
Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprova moção de louvor a Trump
É injusta e não vejo razão alguma, diz Alckmin sobre tarifa de Trump
É injusta e não vejo razão alguma, diz Alckmin sobre tarifa de Trump
Leia a carta na íntegra:
"Conheci e lidei com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros Líderes de Países. A forma como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!
Devido em parte aos ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos (conforme recentemente ilustrado pela Suprema Corte brasileira, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS às plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com milhões de dólares em multas e despejo do mercado de mídia social brasileiro), a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todo e qualquer Produtos brasileiros enviados para os Estados Unidos, desvinculados de todas as Tarifas Setoriais. As mercadorias transbordadas para fugir desta Tarifa de 50% estarão sujeitas a essa Tarifa mais elevada.
Além disso, tivemos anos para discutir nossa relação comercial com o Brasil e concluímos que devemos nos afastar da relação comercial de longa data e muito injusta gerada pelas políticas tarifárias e não-tarifárias e pelas barreiras comerciais do Brasil. Nosso relacionamento tem estado, infelizmente, longe de ser recíproco.
Por favor, entenda que o número de 50% é muito menor do que o necessário para termos condições de concorrência equitativas que devemos ter com o seu país. E isso é necessário para retificar as graves injustiças do atual regime.
Como você sabe, não haverá tarifa se o Brasil, ou empresas de seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos todo o possível para obter aprovações de forma rápida, profissional e rotineira, em outras palavras, em questão de semanas.
Se por algum motivo você decidir aumentar suas tarifas, então, qualquer que seja o número que você escolher para aumentá-las, será adicionado aos 50% que cobramos. Por favor, entenda que essas tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de políticas tarifárias e não-tarifárias e barreiras comerciais do Brasil, causando esses déficits comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos.
Este défice é uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional! Além disso, devido aos contínuos ataques do Brasil às atividades de comércio digital de empresas americanas, bem como outras práticas comerciais injustas, estou instruindo o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma investigação da Seção 301.
Se você deseja abrir seus mercados comerciais até então fechados para os Estados Unidos e eliminar suas políticas e barreiras comerciais tarifárias e não-tarifárias, talvez consideraremos um ajuste nesta carta.
Estas Tarifas podem ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo da nossa relação com o seu País. Você nunca ficará desapontado com os Estados Unidos da América.
Obrigado pela sua atenção a este assunto!
Acompanhe Economia nas Redes Sociais
Tópicos
Donald Trump
Estados Unidos
Tarifa
Leia a carta de Trump na íntegra: EM DEFESA De Jair Bosonaro, DA de sua famíia E De seus amigos Donald Trump
CARTAS E RESPOSTAS APRONTADAS
– Truco!
– Seis, pangaré!
TACO
Trump Always Chicken Out
Trumpes e trampas,
Trombas e prontas.
Quem deu a primeira cartada?
Quem deu a primeira resposta?
Quem são os ghost writers de ambas?
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário