sábado, 22 de outubro de 2022

ESTADO E NAÇÃO

*** O propósito que o guiava não era impossível, ainda que sobrenatural [...]. Queria sonhá-lo com integridade minuciosa e impô-lo à realidade. Jorge Luis Borges, As ruínas circulares – Ficções "As ruínas circulares", em que o protagonista quer sonhar um homem "com integridade minuciosa e impô-lo à realidade e no final compreende que ele também era uma aparência, que outro o estava sonhando". ***
*** E DIFÍCIL, DEPOIS DISTO, É RUMINARMOS NOSSA VERDADE. *** Poesia | Carlos Drummond de Andrade - Um boi vê os homens ***
*** sábado, 22 de outubro de 2022 Oscar Vilhena Vieira* - Democratas contra a democracia? Folha de S. Paulo Nem todas as pessoas entendem a democracia de uma mesma forma O que leva uma parcela de eleitores que se manifestam favoráveis à democracia a escolherem governantes autoritários, que desprezam valores democráticos e atacam sistematicamente as suas instituições, como vem ocorrendo em países tão distintos como Estados Unidos, Hungria ou Brasil? Nada menos que 79% dos brasileiros, conforme o último levantamento realizado pelo Datafolha, apontam a democracia como a melhor forma de governo. Para apenas 5%, a ditadura é melhor regime. Como explicar, então, um apoio significativo a um candidato abertamente autoritário como Bolsonaro? Duas hipóteses podem ajudar a compreender esse aparente paradoxo. A primeira é de natureza conceitual. Nem todas as pessoas entendem a democracia de uma mesma forma. Para a tradição liberal e também social-democrata, embora as eleições sejam o elemento central do regime democrático, o exercício do poder político deve estar submetido a um sistema de freios e contrapesos, para que não se torne arbitrário, devendo ainda ser exercido em conformidade com os direitos fundamentais, para que todos sejam tratados com igual respeito e consideração. Para os populistas, no entanto, a democracia se resumiria à escolha de um líder que se identifique com os sentimentos da maioria. Mais do que isso, o sistema de freios e contrapesos e mesmo os direitos fundamentais devem e podem ser removidos ou subjugados, quando constituírem obstáculos à realização da vontade da maioria. Creio que uma fração significativa dos eleitores brasileiros, que antes não se importavam muito com o regime político ou que se frustraram com o modelo de democracia adotado em 1988, se deixaram seduzir por uma concepção insustentável de democracia populista. Por essa razão, esses eleitores não veem nenhuma contradição em se declararem democratas e ao mesmo tempo apoiarem um candidato que despreza os valores democráticos e detona suas instituições. Mas essa hipótese sozinha não explica por que parcela significativa dos eleitores, que além de democratas também se veem como pessoas de bem, aceitam votar em alguém destituído das virtudes mais básicas a um governante em um regime democrático, como a demonstração de empatia pelo sofrimento alheio; alguém que pratica o desrespeito às leis como método de governo; assim como alguém que despreza e discrimina a maioria da população, composta por pobres, mulheres e negros. Creio que a rompante polarização, que substitui a razão e o diálogo pela crença cega e o conflito, pode ajudar a explicar a segunda parte desse paradoxo. Não se trata de uma polarização meramente política ou ideológica. Mas sim de uma polarização visceral e assimétrica, forjada no contexto de grupos de identidade eletiva, que mobilizam o medo e a hostilidade em relação àqueles que não pertencem ou discordam das visões do grupo. Nesse tipo de polarização, alavancada pelo líder populista, a afiliação ao grupo passa a ser determinante das escolhas individuais, mesmo em assuntos que transcendem os interesses do grupo, subvertendo o senso comum, que nos ajuda a separar o certo do errado, o decente do indecente, a verdade da mentira. Que a responsabilidade e o bom senso de uma maioria plural, que abraça uma concepção mais liberal e generosa de democracia, prevaleça nas urnas no próximo dia 30. *Professor da FGV Direito SP, mestre em direito pela Universidade Columbia (EUA) e doutor em ciência política pela USP. ***************************** "um voto de repúdio a um governo que maltratou o Brasil e seu povo, desorganizou o Estado, desmontou políticas sociais que a duras penas cumpriam uma função positiva. Um governo que, se permanecer, comprometerá o futuro" ***
*** sábado, 22 de outubro de 2022 Marco Aurélio Nogueira* - Votar pelo futuro O Estado de S. Paulo "(...) é, no mínimo, uma medida cautelar, uma manifestação de cuidado e preocupação com o Brasil. É uma aposta na democracia, na civilidade, na liberdade, na busca de igualdade. No futuro. Não é correto nem digno, nesta hora dramática em que vivemos no Brasil, silenciar sobre o que está em jogo no segundo turno das eleições presidenciais.(...)" *Professor titular de teoria política da Unesp https://gilvanmelo.blogspot.com/2022/10/marco-aurelio-nogueira-votar-pelo-futuro.html#more ******************* “…Pelos resultados do 1º turno, o 2º turno seria apenas um detalhe…”Como diria Zélia, não a do Amado da Bahia… https://twitter.com/noahshuster/status/1583761283396284416?s=48&t=FI7Lna4qG7oI9Y7VLXxp6A *** *** Zélia Cardoso de Mello sobre aumento dos preços e inflação no Brasil | 1990 8.122 visualizações 23 de out. de 2021 O aumento dos preços, sentido no bolso da população, foi assunto do #RodaViva com Zélia Cardoso de Mello, então ministra da Economia de Fernando Collor de Mello. No ano de 1990, ela falou sobre a inflação enfrentada pelo país. https://www.youtube.com/watch?v=Hzzlb9LRPHI ***********************************************
*** 1. Num Estado qualquer, coexistem duas nações, com língua, religião predominante e cultura diferentes. Você acha possível que esse Estado seja estável, bem organizado e próspero? Examine várias hipóteses e procure explicitar condições negativas e positivas. https://funag.gov.br/loja/download/931-Teoria_das_Relacoes_Internacionais.pdf 2. Você acha que a guerra contra os invasores holandeses, no século XVII, foi uma guerra do Estado brasileiro contra o Estado holandês? Se não se lembrar de certos pormenores, consulte um livro qualquer de História do Brasil. https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia-do-brasil/exercicios-sobre-invasao-holandesa.htm *** *** INVASÃO HOLANDESA - BRASIL COLÔNIA | Resumo de História do Brasil para o Enem 172.619 visualizações 15 de fev. de 2019 📚 E-book gratuito com resumos do que mais cai em Ciências Humanas, Linguagens e Redação: http://bit.ly/2XkPac8 https://www.youtube.com/watch?v=Xwq4JEA_t40 ********************************************** 3. O famoso rei francês Luís XIV disse certa feita: "O Estado sou eu." Experimente explicar o que ele quis dizer com isto. https://beduka.com/blog/exercicios/historia-exercicios/questoes-sobre-absolutismo/ 4. Se as nações índias ficam no território do Estado brasileiro, pode-se alegar que os brasileiros estão invadindo algum país, quando ocupam terras dos índios? https://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=630133 5. No Brasil, os imigrantes devem ter direito à manutenção de sua língua, costumes, religião e cultura em geral, mesmo que isto possa resultar em nos tornarmos um Estado multinacional? https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/perguntas-e-respostas/ EXERCÍCIOSGEOGRAFIA OS 5 MELHORES EXERCÍCIOS SOBRE ESTADO, NAÇÃO, TERRITÓRIO E PAÍS COM GABARITO Redação Beduka29/12/20 ***
*** Capa Estado Nação, território e país.Os 5 Melhores Exercícios sobre Estado, Nação, Território e País com Gabarito Instagram do Beduka *** A Geografia utiliza-se de diferentes conceitos para categorizar politicamente um país. Muitas vezes, há uma confusão entre os conceitos de Estado, Nação, Território e País e eles acabam sendo tratados como se tivessem o mesmo significado. Eles não possuem e, neste artigo, estudaremos cada um deles e suas particularidades. Depois de ler o resumo, faça os exercícios sobre Estado, Nação, Território e País. Quando você terminar as Questões sobre Estado, Nação, Território e País, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil. Desde a revolução cognitiva, o ser humano desenvolveu a capacidade de criar linguagens. Assim, ele conseguiu criar grupos e clãs Agindo em grupo, ele tornou-se mais forte e começou a criar laços capazes de promover sentimentos de lealdade e parceria. Essas comunidades se desenvolveram formando grandes civilizações. Essas civilizações trocavam sinais entre si (linguagens), ocupavam um mesmo território e faziam de tudo para defender os próprios interesses contra outros grupos. Assim, com o passar dos anos, foram surgindo novas formas de organizar o espaço físico e as pessoas. Os conceitos de Estado, nação, território e país são criações abstratas para cumprir a nossa vontade de organizar a realidade. Elas possuem significados que podem variar de uma época para a outra. Vamos ver cada um deles especificamente? Antes disso, estude de maneira ainda mais profunda o que é o Estado-Nação. O que são conceitos? O conceito é um termo capaz de traduzir um fenômeno ou acontecimento da realidade de maneira mais profunda e ampla do que uma simples palavra descritiva. Imagine a palavra amor, perceba a quantidade de interpretações que ela pode gerar e observe como ela varia de acordo com o tempo e com quem a usa. Pois bem, isso é um conceito. Agora pense na palavra cadeira e perceba como ela é bastante descritiva e muito limitada em seu uso. É justamente isso que a diferencia de um conceito. Assim sendo, saiba que todos os conceitos que veremos a seguir, possuem um significado mais amplo e variações de uso de acordo com a época e com o agente histórico que o utiliza. Você é uma daquelas pessoas que tem fome de conhecimento? Então siga o Beduka no Instagram para conteúdos diários. O que é um Estado? O Estado é uma sociedade política que apresenta normas jurídicas e hierarquia entre governantes e governados, visando buscar aquilo que é determinado como bem comum. O termo estado refere-se a essa composição burocrática que estabelece as regras que limitam e determinam como a sociedade deve se comportar. Congresso Nacional (Brasília) ***
*** Congresso Nacional (Brasília) *** Ele vem sofrendo variações desde a antiguidade, a partir das Polis Gregas e das Civitas Romanas. Essa noção de Estado moderno, promovedor da ordem pública e capaz de ter um “monopólio no uso da força” começou a ser empregada a partir do século XVI. O que é uma Nação? A Nação é um agrupamento de pessoas ligadas e conectadas por características históricas em comum. Uma mesma língua, símbolos, religião, cultura e o compartilhamento de narrativas de formação ou mitos de origem. Reunião da ONU entre Nações ***
*** Reunião entre Nações na ONU *** Esse termo pode fundir-se com o termo Estado, formando o Estado-Nação. Uma estrutura jurídica que monopoliza a força para reger um agrupamento de pessoas ligadas por um laço histórico. O que é um Território? Um território é um espaço geográfico que possui fronteiras, sejam elas naturais ou artificiais. Nesses territórios, existem agrupamentos humanos dos mais variados tipos. O que é um País? Um país é uma região geográfica considerada o território físico de um Estado soberano. A palavra país deriva da palavra pátria que indica a terra natal ou adotiva de um ser humano. Alguns outros conceitos podem acabar sendo confundidos entre si, mesmo significando coisas diferentes. Observe: Qual a diferença entre Nação, Estado, País, Governo e Estado-membro? Nação: está ligada à identidade, à cultura e à história de uma sociedade. São agrupamentos ou organizações sociais que partilham os mesmos costumes, características, etnia, idioma e tradição. Estado: refere-se ao controle político e à administração de um território. Ele é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e regem aquela sociedade. Governo: é uma das instituições (ferramentas) que se usa no Estado. Ele é passageiro porque depende da (ou das) pessoa (as) que está (ão) no poder naquele momento. Cada tipo de governo possui uma função, objetivo e estilo. País: o país é um limite de área geográfica. É a terra de um determinado povo, o berço daquela comunidade. Estado-membro: a palavra “Estado” ( letra maiúscula) se refere às questões ligadas ao país. A palavra “estado” (letra minúscula) é o que chamamos de estado-membro. O Estado dividiu o país em áreas menores, para administrar mais de perto. Eles têm certa autonomia local, mas estão subordinados às leis do Estado maior. Exercícios sobre Estado-Nação, Território e País com Gabarito Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. Parabéns por ter lido até aqui! Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM. Questão 1 – (UERJ) A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) – assinada pelo Brasil em 1982 e ratificada em 1988 – introduz ou consagra os conceitos de mar territorial, zona econômica exclusiva e plataforma continental. Em 1993, o Governo brasileiro sancionou a lei que tornou os limites marítimos brasileiros coerentes com os limites preconizados pela CNUDM. O mar territorial brasileiro de 200 milhas marítimas – instituído em 1970 – passou a ser de 12 milhas marítimas, ao qual foram acrescidas 188 milhas referentes à zona econômica exclusiva. J. M. DE SOUZA Adaptado de www.scielo.br A alteração da legislação brasileira no que se refere aos limites marítimos reflete as mudanças na diplomacia externa do país dos anos 1970 para os anos 1980/1990. As duas diretrizes da política externa do Brasil, para cada um desses dois períodos, estão formuladas, respectivamente, em: a) gestão pública alicerçada nas principais demandas populares – adoção dos novos princípios mundiais de domínio compartilhado dos recursos naturais b) exercício da soberania baseado em decisões unilaterais de inspiração nacionalista – integração a sistemas multilaterais de decisão na esfera mundial c) ação do Estado fundamentada na lógica de alianças da Guerra Fria – submissão às resoluções dos organismos internacionais manipuladas pelas potências hegemônicas d) intervenção governamental em defesa dos interesses econômicos externos – implantação de uma estratégia de consenso internacional em detrimento dos capitais nacionais Questão 2 – (Faculdade Trevisan) Em síntese, o Brasil é um país inteiramente ocidental, predominantemente do Hemisfério Sul e da Zona Intertropical. Considere as afirmações: I) O Brasil situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich. II) O Brasil é cortado ao norte pela Linha do Equador. III) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Câncer. IV) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Capricórnio, apresentando 92% do seu território na Zona Intertropical, entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio. V) Os 8% restantes estão na Zona Temperada do Sul. a) Apenas I, II e IV são verdadeiras. Beduka Bolsas Direito b) Apenas I e II são verdadeiras. c) Apenas IV e V são verdadeiras. d) Apenas I, II, IV e V são verdadeiras. e) Apenas I, II, III e V são verdadeiras.] Questão 3 – (ADVISE 2009) “Tanto em Estados fortes e hegemônicos como em movimentos pela independência, afirmações como ‘nós sempre fomos um povo’ são, no fundo, apelos que se tornem povos – apelos sem base histórica que na verdade são tentativas de criar a história. O passado, como sempre foi dito, é um país estrangeiro, e nunca nos encontraremos por lá” (In: GEARY, Patrick J. O mito das nações: a invenção do nacionalismo. São Paulo: Conrad, 2005, p. 51). A partir dessa afirmação, marque a alternativa que melhor representa a formação dos Estados nacionais modernos. a) As nações sempre existiram, as coisas não mudam. Sendo assim, sempre existiram brasileiros, argentinos, bolivianos, paraguaios, entre outros b) As nações modernas são comunidades imaginadas, pois são, entre outros fatores, a homogeneização de uma série de “passados” que acabam sendo esquecidos em prol da uniformização. c) O passado é sempre o mesmo, não existe perspectiva de mudança. Por isso, as nações sempre existiram. d) Imaginar a nação no passado é juntar todas as memórias sobre um povo. e) A nação histórica nada mais é do que a representação da vontade divina. Ufa, estamos quase lá! Faça as 2 últimas Questões sobre Estado-nação, território e país. Questão 4 – (UFPR 2009) Sobre o processo de formação dos estados-nação na Europa e o papel atribuído à escola nesse processo, considere as afirmativas abaixo: O processo de estatização da escola desenvolveu-se de forma consensual entre os estados e as doutrinas religiosas que ofertavam instrução escolar. O grupo dos fisiocratas, que defendia o liberalismo econômico, foi contrário ao processo de estatização da escola. A instrução pública proposta visava principalmente a um processo de construção do sentimento de identidade nacional. A necessidade de um sistema de ensino estatal devia-se, em parte, a efeitos da Revolução Industrial sobre os estados-nação. Há um razoável consenso entre filósofos como Voltaire, Diderot, Condorcet e Rousseau de que cabe ao estado a função de formar cidadãos. Assinale a alternativa correta. Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras. a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. d) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras. Questão 5 – (ENEM 2012) Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações. CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado). No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão: a) política de apropriação efetiva do espaço. b) econômica de uso de recursos do espaço. c) privada de limitação sobre a utilização do espaço. d) natural de composição por elementos físicos do espaço. e) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço. Parabéns, você fez todos os Exercícios de Estado-nação, território e país. Confira agora o Gabarito: Gabarito dos Exercícios sobre Estado-nação, território e país Exercício resolvido da questão 1 – Alternativa correta: b) exercício da soberania baseado em decisões unilaterais de inspiração Exercício resolvido da questão 2 – Alternativa correta: d) Apenas I, II, IV e V são verdadeiras. Exercício resolvido da questão 3 – Alternativa correta: b) As nações modernas são comunidades imaginadas, pois são, entre outros fatores, a homogeneização de uma série de “passados” que acabam sendo esquecidos em prol da uniformização. Exercício resolvido da questão 4 – Alternativa correta: a) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras. Exercício resolvido da questão 5 – Alternativa correta: e) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço. Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito! Gostou das nossas Questões sobre Estado-nação, território e país? 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Os 14 Melhores Exercícios sobre a União Ibérica com Gabarito VEJA TAMBÉM https://beduka.com/blog/exercicios/exercicios-sobre-estado-nacao-territorio-e-pais/ ***********************************************************************************

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