Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022
Moïse, Gernika e a Peste
“- Vó, por que os passarinhos não caem do telhado das árvores?”👇🏿
Ricardo Ramos Filho*
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O Centenário de Heloísa Ramos
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*Ricardo Ramos Filho é escritor.
http://saopauloreview.com.br/o-centenario-de-heloisa-ramos/
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Paciência, Paciência e a Paciência
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Paciência
Lenine
Ouça Paciência
Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não para
Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso, faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara
Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência
O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência
Será que é tempo
Que lhe falta pra perceber?
Será que temos esse tempo
Pra perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara
Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para
A vida não para não
Será que é tempo
Que lhe falta pra perceber?
Será que temos esse tempo
Pra perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara
Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida é tão rara
A vida não para não
A vida é tão rara
Ouça Paciência
Composição: Dudu Falcão / Lenine.
https://www.letras.mus.br/lenine/47001/
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Em novembro de 2016, quatro meses antes da sua morte, David Rockfeller era recebido pelo então secretário-geral da ONU Ban Ki Moon e mulher, Yoo Soon-taek, junto da tapeçaria emprestada pelo milionário e filantropo às Nações Unidas© UN Photo/Eskinder Debebe
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Após desaparecimento de um ano, tapeçaria de Guernica volta à sede da ONU
Família Rockefeller devolveu a icónica tapeçaria ao hall de entrada do Conselho de Segurança
Um ano após o seu súbito desaparecimento, que causou grande comoção na ONU, a família Rockefeller, dona da obra, resolveu expor mais uma vez a vasta tapeçaria da Guernica de Picasso na entrada do Conselho de Segurança, segundo fontes da organização.
"A tapeçaria de Guernica e seu simbolismo questionador - a sua descrição dos aspetos atrozes da natureza humana - traz-nos crueldade, escuridão e também um raio de esperança na humanidade", disse Nelson Rockefeller Jr, citado num comunicado da ONU. "Estou feliz porque a tapeçaria poderá continuar a cheganr a uma parte mais ampla da população mundial e ampliar a sua capacidade para chegar às pessoas e educá-las", acrescentou.
"É ótimo", reagiu um diplomata, resumindo o alívio de muitos dos seus colegas e funcionários que trabalham na ONU em Nova Iorque. Em fevereiro de 2021, em plena crise da covid-19, e enquanto a sede da ONU estava deserta sem os seus milhares de funcionários, obrigados ao teletrabalho, a grande tapeçaria desapareceu da entrada do Conselho de Segurança sem que nenhuma explicação fosse dada pela família, que a havia emprestado à ONU há mais de três décadas.
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Encomendada em 1955 por Nelson Rockefeller, a tapeçaria retirada da obra de Pablo Picasso, retratando o bombardeamento da cidade de Guernica em 26 de abril de 1937 pela Alemanha nazi e pela Itália fascista, foi tecida pela francesa Jacqueline de La Baume-Dürrbach.
Em entrevista ao New York Times publicada neste sábado, Nelson Rockefeller Junior admitiu uma "falha de comunicação" sobre um canteiro de obras que aparentemente precisava de limpeza.
A tapeçaria foi agora devolvida à ONU com a possibilidade de a família a levar temporariamente para exibição nos Estados Unidos e no mundo.
A presença desta obra, pelo qual já passaram presidentes, ministros e embaixadores que frequentam regularmente o Conselho de Segurança, visa sensibilizar para a tragédia da guerra.
Numa carta datada de 15 de dezembro e destinada a Nelson Rockfeller Jr, o secretário-geral da ONU, António Guterres, elogiou a devolução da obra à sede das Nações Unidas. "Esta é uma boa notícia num ano de dificuldades e conflitos globais", disse, explicando que a tapeçaria "expressa ao mundo a necessidade urgente de promover a paz e a segurança internacionais".
"Estamos honrados de servir como guardiões conscientes desta obra única e icónica, inspirando-nos na sua mensagem", acrescentou Guterres.
Guernica, uma das obras-primas de Pablo Picasso, é considerada uma das obras de arte, senão a obra de arte, com a mensagem antibélica mais poderosa.
A pintura está exposta no Museu Reína Sofia, em Madrid e na vila basca de Guernica, que sofreu o bombardeamento das forças nazis em 1937 que inspirou a obra, há também um mural a reproduzi-la.
https://www.dn.pt/internacional/apos-desaparecimento-de-um-ano-tapecaria-sobre-guernica-volta-a-sede-da-onu-14562732.html
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HISTÓRIA
1937: Bombardeio de Guernica
Gerda Gericke
No dia 26 de abril de 1937, bombardeiros de aviões alemães reduziram a cinzas a cidade basca de Guernica. O ataque aéreo de três horas custou a vida de 1.645 pessoas. Obra de Pablo Picasso lembra a destruição.
https://www.dw.com/pt-br/1937-bombardeio-de-guernica/a-800994
ANÚNCIO
O dia 26 de abril de 1937 foi uma segunda-feira. A cidade de Guernica, no norte da Espanha, estava cheia de vida: até então ela permanecera praticamente intocada pela Guerra Civil Espanhola, que grassava desde o ano anterior. Entretidos em seus afazeres, os 5 mil habitantes entravam e saíam de suas casas, feitas de estruturas e galerias em madeira e cobertas de telhas.
No fim da tarde, começaram os bombardeios aéreos isolados. Por volta das 6h30, veio o ataque principal dos aviões alemães, em ondas sucessivas. Segundo um diário de guerra da época, a esta altura a fumaça já era tanta que não se distinguiam mais os alvos – casas, pontes ou arrabaldes – e os pilotos dos 50 bombardeiros da Legião Condor atiravam sua carga mortal indistintamente.
Calcula-se que, ao todo, 22 toneladas de explosivos foram lançados sobre aquela cidade do País Basco, entre pequenas bombas incendiárias e bombas de 250 quilos. A rede de canalização d'água foi rapidamente destruída, e assim o fogo teve todo o tempo para alastrar-se e consumir Guernica. O diário de guerra conclui: "O tipo de construção das casas fez com que a destruição fosse total. Ainda se veem os buracos das bombas na rua. Simplesmente fantástico."
Estratégia de Göring
Trezentas pessoas morreram imediatamente, milhares ficaram feridas, até porque os aviões deram caça aos fugitivos. Três quartos dos prédios foram arrasados em menos de três horas. Com o fracasso da tomada da capital Madri, a cidadezinha entrara na mira dos fascistas liderados por Francisco Franco.
O futuro ditador contava com o apoio da Alemanha e da Itália. A política do nazista Hermann Göring era utilizar a Guerra Civil Espanhola como campo de testes para os pilotos e as máquinas de sua nova Luftwaffe (Força Aérea).
Logo os agressores divulgaram as mais estapafúrdias versões do bombardeio infernal em Guernica. Entre outras, que só pretendiam explodir uma ponte, para cortar o caminho das tropas inimigas. Mais tarde, Franco fez até mesmo espalhar o boato de que a própria cidade basca haveria se bombardeado.
Guernica transformou-se em símbolo. O ataque da Legião Condor foi o primeiro bombardeio aéreo maciço contra a população indefesa de toda uma cidade na história europeia. A partir daí, o terror contra civis tornou-se um princípio, passando a integrar a moderna maquinaria de guerra.
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Bildergalerie GuernicaBildergalerie Guernica
Quadro "Guernica", de Pablo PicassoFoto: picture-alliance/dpa
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O pintor espanhol Pablo Picasso captou esse horror em seu quadro antibélico Guernica, realizado logo após o massacre. Conta-se que um oficial da SS lhe perguntou, apontando para a pintura "Foi o senhor que fez isso?". Picasso respondeu: "Não, o senhor".
Potencial destrutivo do século 20
O crítico de arte Robert Rosenblum analisa a obra: "Ela equivale a uma imagem do fim do mundo, sobretudo do mundo moderno, como o conhecemos. Um clarão ofuscante de chamas, em seguida a sensação do caos definitivo. Mulheres e crianças gritando, um touro, um cavalo, uma visão de choque e trauma que representa todo o nosso pavor à beira do abismo. Assim é o quadro Guernica: da forma mais impressionante e poderosa, ele anuncia a mensagem da guerra, do potencial destrutivo do século 20".
Sessenta anos mais tarde, o então presidente da Alemanha, Roman Herzog, pediria perdão aos habitantes da cidade: "Quero assumir a responsabilidade pelo passado e reconhecer expressamente o envolvimento culposo dos pilotos alemães. Eu pranteio com vocês os mortos e feridos. Aos que ainda carregam consigo as feridas do passado, estendo minha mão num pedido de reconciliação".
Dois anos mais tarde, o governo Helmut Kohl doaria 3 milhões de marcos à cidade que os soldados alemães tinham reduzido a cinzas. O dinheiro foi empregado na construção de um novo centro de esportes.
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https://www.dw.com/pt-br/1937-bombardeio-de-guernica/a-800994
É normal ver uma pessoa sendo massacrada e nada fazer?
Enquete
Ricardo Noblat
05/02/2022 5:30,atualizado 05/02/2022 3:38
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Câmera registra agressão contra congolês MoïseReprodução
É normal as pessoas verem alguém apanhando e não fazer nada? – perguntou a mãe do congolês Moise Kabagamve, espancado até à morte no Rio. Respostas de 1.269 leitores?
É normal, sim – 26,7%
Não é normal – 73,3%
https://www.metropoles.com/blog-do-noblat/enquetes/e-normal-ver-uma-pessoa-sendo-massacrada-e-nada-fazer
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Obra
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A Peste (1950), de Albert Camus, tradução
A Peste (1950) Albert Camus, tradução
Tradução do livro de Albert Camus para a José Olympio.
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Saiba mais.
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Edições nacionais
1ª Edição: 1950 (José Olympio)
Gênero: Romance
Capas
[SHOW SLIDESHOW]
Pela José Olympio
Em Portugal
A Peste
Ilustrações
Não temos ilustrações relacionadas a esta obra
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“A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso.
A palavra foi feita para dizer.”
em entrevista a Joel Silveira, 1948
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