Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
quinta-feira, 13 de janeiro de 2022
"IDIOLOGIA"
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"O Brasil de hoje é uma infâmia de atrasos. É um país de tempos perdidos."
Roberto da Matta
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“..Direitos humanos não são uma pauta de esquerda, são uma pauta de todos..”
Eliana Rolemberg
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...citando o profeta Jeremias: “quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lamentações 3.21). http://metodistaconfessante.blogspot.com/2012/05/
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'De uma hora para a outra, “o gigante despertou”. Foi o que mais se ouviu nas últimas semanas, numa remissão à letra do nosso Hino Nacional Brasileiro, especialmente ao “gigante pela própria natureza” e ao “deitado eternamente em berço esplêndido”.'
Em que País você vive?
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'EM QUE PAÍS VOCÊ PENSA QUE VIVE?'
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Conhece as Ideologias Brasileiras? / Ponto de Partida
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QUE PAÍS É ESTE?
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Árvore:
Em princípios do século XX, Tarboux propôs aos professores a ideia de dotar a escola de uma divisa ou um símbolo a ser escolhido por concurso. A mente arguta de João Massena mergulhou nos clássicos e lá encontrou a imagem desejada no sábio conselho de Horácio: Crescit oculto velut arbor avo (Cresce imperceptivelmente, através do tempo, como a árvore). O professor de artes Attilio Bicchi configurou, em desenho a proposta de Massena, que venceu o concurso. O Granbery ganhou um símbolo: a Árvore. Em 1925, a árvore símbolo assumiu sua representação material com o plantio, entre os prédios Granbery e Tarboux, de um alfeneiro (Ligustrum Lucidum) em homenagem ao estimado professor Emílio Gonçalves.
http://granbery.edu.br/institucional/simbolos
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HINO GRANBERYENSE
1.846 visualizações28 de mai. de 2012
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Composição: Letra: Guaraci Silveira, Música: José Eutópio
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Cleber Paradela
Celebração pela vida de Elias Boaventura - Instituto Granbery - Juiz de Fora - MG
https://youtu.be/ssWYDuVs_Y8
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Símbolos
Hino Instituto Metodista Granbery
Granberyenses, a história sagrada
Desta casa que o nome nos dá
Há de ser em noss´alma guardada
Nosso lema da vida será.
Eia, avante, granberyenses,
Com firmeza varonil.
Deus e Pátria, trabalhemos
Pela glória do Brasil.
Granberyenses, a Pátria nos chama;
Preparemos o nosso porvir.
Pois a luta gloriosa reclama
Que saibamos com fé resistir.
Granberyenses, na lida incessante,
Mente pura e feliz, corpo são,
Um trabalho consciente e constante
Ofertemos no altar da Nação.
Granberyenses, um dia, passado
Nosso tempo de estudo e labor,
Para honra do Granbery amado,
Mostraremos o nosso valor.
E, sem tréguas lutando, altaneiros,
Na oficina, no campo, no lar,
Saberemos, fiéis brasileiros,
A verdade e a Justiça exaltar
Letra de Guaraci Silveira - Música de José Eutrópio
Sino Instituto Metodista Granbery
O sino, logo às seis horas
Faz a turma levantar
Leva à classe, à mesa, aos campos,
Depois faz "tudo" ir deitar.
E o Sino sempre a bater,
Faça frio, faça calor,
Dirije a turma inteira
Pensando que é Reitor.
Bate sino até cansar,
Toque sino até quebrar...
Sinto um arrepio
Porque já faz frio...
Bate inda mais, toque inda mais
Hás de arrebentar...
Bater sempre é o meu dever,
Não se zangue bom rapaz!
Se eu dormir como vai ser?
Ninguém quer trabalhar mais.
Não se zangue bom rapaz,
É um dever que vou cumprir,
Pois chegará o dia
De nunca mais ouvir
Quando um dia, terminado
Meu estudo feito aqui
Sino bom que falta enorme
Vou sentir então de ti
Todo dia, sem cessar,
Sem jamais eu me cansar
Hei de sentir saudades
Das vezes que te ouvi Bate inda mais, toque inda mais,
Vou me levantar,
(Verso final da última repetição do estribilho)
Letra de Nélson de Godoy Costa
http://granbery.edu.br/institucional/simbolos
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A Defesa de Um Metodismo Democrático
DOI: http://dx.doi.org/10.15599/0104-4834/cogeime.v16n31p49-59
https://www.redemetodista.edu.br/revistas/revistas-cogeime/index.php/COGEIME/index
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Cilas F. de Oliveira1
Resumo: A experiência do pastor e deputado Guaracy Silveira nas assembléias constituintes federais de 1933/1934 e 1946 foi fundamental para qualificar a sua contribuição ao metodismo no Brasil. Os embates ali enfrentados favoreceram o aprofundamento de suas convicções a respeito do papel central da democracia, que, tida por ele como a filha dileta do cristianismo, norteou sua nova visão sobre o papel da Igreja na sociedade e influenciou no seu complexo relacionamento com autoridades da Igreja.
Palavras-chave: Guaracy Silveira – Metodismo – Democracia
Abstract: Preacher and Congressman Guaracy Silveira’s experience in the federal constitutional assemblies of 1933/1934 and 1946 was fundamental in order to qualify his contribution to Methodism in Brazil. The struggles he faced there favored the deepening of his convictions regarding the central role of democracy, which he considered the dearest daughter of Christianity. Such convictions have guided his new view on the Church’s role in society and influenced his complex relationship with Church authorities.
Key words: Guaracy Silveira – Methodism – Democracy
1 Pastor metodista, é mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Atualmente coordena a Pastoral Escolar e Universitária do Instituto Metodista Izabela Hendrix (BH).
Literatura Citada
SILVEIRA, Guaracy. Carta endereçada ao bispo César. [s. l.], 27 dez. 1941.
SILVEIRA, Guaracy. O avante por Cristo na política. [s. l.], [s.d.], 20 p.
SILVEIRA, Guaracy. Expositor Cristão. São Paulo, 2 ago. 1933.
SILVEIRA, Guaracy. Lutero, Loiola e o totalitarismo. São Paulo: Imprensa Metodista, 1943.
http://www.bibliotekevirtual.org/index.php/2013-02-07-03-02-35/2013-02-07-03-03-11/482-rec/v16n31/4058-a-defesa-de-um-metodismo-democratico.html
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Música | Casuarina: Bole Bole (com Nicolas Krassik e Zé Paulo Becker
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https://gilvanmelo.blogspot.com/2022/01/musica-casuarina-bole-bole-com-nicolas.html
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Beduka
Questões sobre Max Weber com Gabarito + Resumo da Matéria
https://beduka.com/blog/exercicios/questoes-sobre-max-weber/
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Max Weber
Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz – Última atualização: 21/8/2018
Índice
1) Introdução
2) A Sociologia Compreensiva
3) As ações sociais
4) Racionalização do mundo social
5) Exercícios
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Introdução
Nascido em 1864, na Alemanha, Max Weber é considerado, ao lado de Karl Marx, Émile Durkheim e Auguste Comte, um dos nomes mais importantes da Sociologia Clássica.
Weber viveu e desenvolveu suas obras no período pós unificação alemã, finalizado-as em 1871, no contexto de fortalecimento e crescimento - tanto do povo alemão quanto da economia capitalista instaurada no país.
Tal como Marx, Max Weber desenvolveu trabalhos em uma série de áreas como: Filosofia, Economia, Política e Direito. No entanto, foi o fundador de uma nova corrente de pensamento sociológico, a sociologia compreensiva, que deu lugar a uma nova forma de encarar os estudos da sociedade, até então influenciados pelo positivismo comteano e durkheimiano.
A sociologia é concebida por Max Weber como a ciência que tem como objeto a realidade infinita, na qual existem tipos ideais que servem como modelos para a interpretação dos acontecimentos sociais que serão analisados.
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A Sociologia Compreensiva
A sociologia compreensiva baseia-se na ideia de considerar a motivação dos indivíduos e grupos diante das ações sociais que praticam, levando em conta a sociedade em que vivem. A realidade social portanto, é o resultados das formas de relação entre os sujeitos.
É possível entender que as ações não têm sentido próprio, mas o sentido que nós atribuímos a elas. Weber usa também o estudo das sociedades romanas como forma de compreender a edificação das bases da sociedade europeia. A interpretação do passado serve para a compreensão das mudanças.
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As ações sociais
Weber critica a teoria durkheimiana, que afirma que a ordem social sobrepõe-se aos indivíduos. Para o alemão, a sociedade só pode ser compreendida a partir das ações individuais que tendem a estabelecer relações com outras pessoas.
A esta ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação do outro, Max Weber deu o nome de ação social. As ações sociais podem ser de quatro tipos e o modo pelo qual os indivíduos agem podem depender da tradição, emoção ou interesses racionais.
Ação social tradicional: é determinada por costumes que podem ser familiares ou sociais.
Ação social afetiva: é determinada pelas emoções do indivíduo que a pratica.
Ação racional em relação a valores: se manifesta pela convicção racional em um determinado valor individual.
Ação racional em relação a fins: é determinada pela possibilidade de se alcançar um determinado objetivo de forma clara e direta.
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Racionalização do mundo social
A racionalização do trabalho e de várias esferas da vida são um dos traços mais marcantes do período vivido por Weber. O modelo capitalista e o avanço científico foram responsáveis por moldar o mundo de forma que todos os espaços coletivos sejam burocratizados.
A burocracia, em termos weberianos, significa que os espaços e atividades coletivas são organizados de maneira racional e eficiente.
Toda essa racionalização leva a sociedade ao que Max Weber chama de desencantamento do mundo, que acontece quando as formas religiosas e místicas de pensar perdem espaço para a racionalidade e burocratização.
Weber preocupa-se em tentar entender os processos pelos quais a racionalidade no pensamento impactou a vida, influenciando as organizações do Estado, as formas de governar, as relações culturais, sociais e individuais do sujeito moderno.
Weber também divide a racionalidade em quatro tipos:
Racionalidade formal: faz parte das relações estabelecidas no sistema jurídico e econômico moderno, no qual a forma de pensamento racional é formalizada e tida como necessária para atingir um fim determinado.
Racionalidade substantiva: considera o contexto social. A racionalidade refere-se à disposição dos valores que orientam o mundo social escolhido para estudo.
Racionalidade finalística: há análise racional dos meios, para que os fins desejados sejam alcançados.
Racionalidade quanto a valores: os valores individuais baseiam-se em valores, costumes e hábitos que nem sempre são completamente racionais, mas apenas reproduções de comportamentos costumeiros.
Nas sociedades, tanto as ações sociais quanto as racionalidades acontecem de forma concomitante. Max Weber, ao criar os tipo ideais, caracteriza essas ações e racionalidades de maneira ideal para que consiga melhor explicar tais conceitos.
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Exercícios
EXERCÍCIO 1
(ENEM/2015)
A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo.
Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a)
A - progresso civilizatório como decorrência da expansão do industrialismo.
B - extinção do pensamento mítico como um desdobramento do capitalismo.
C - emancipação como consequência do processo de racionalização da vida.
D - afastamento de crenças tradicionais como uma característica da modernidade.
E - fim do monoteísmo como condição para a consolidação da ciência.
https://querobolsa.com.br/enem/sociologia/max-weber
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Roberto DaMatta: "O Brasil de hoje é uma infâmia de atrasos. É um país de tempos perdidos."
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Marco Antonio Villa
651 mil inscritos
A formação do Brasil e suas contradições.
O patrimonialismo brasileiro.
A antropologia brasileira e seus objetos.
A formação em Harvard.
Antropologia e acultura da pobreza.
O "paroquialismo" Brasileiro.
https://www.youtube.com/watch?v=cZafbUApQ7g
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