Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
quarta-feira, 4 de junho de 2025
Vira-casacas
Morre Niède Guidon, criadora do Parque da Serra da Capivara | Jornal da Band
Band Jornalismo
Morreu hoje a arqueóloga brasileira Niède Guidon, uma das pesquisadoras mais importantes do mundo #Bandjornalismo
·
Band Jornalismo
·
4 de jun. de 2025
PRA MACHUCAR O CORAÇÃO - NANA CAYMMI
Antônio Bocaiúva
2 de mai. de 2024
NANA CAYMMI
LP RESPOSTA AO TEMPO
GRAVADORA: EMI ODEON 1998
MÚSICA: PRA MACHUCAR MEU CORAÇÃO
AUTOR: ARY BARROSO
ANIVERSÁRIO: 29 DE ABRIL
MÚSICOS:
Músicos:
Cristóvão Bastos: Piano
Wilson das Neves: Bateria
João Lyra: Violão
Arranjos: Cristóvão Bastos
Tá fazendo um ano e meio, amor
Que o nosso lar desmoronou
Meu sabiá, meu violão e uma cruel desilusão
Foi tudo que ficou, ficou pra machucar meu coração
Tá fazendo um ano e meio, amor
Que o nosso lar desmoronou
Meu sabiá, meu violão e uma cruel desilusão
Foi tudo que ficou, ficou pra machucar meu coração
Quem sabe não foi bem melhor assim
Melhor pra você e melhor pra mim
A vida é uma escola onde a gente precisa aprender
A ciência de viver pra não sofrer
Tá fazendo um ano e meio, amor
Que o nosso lar desmoronou
Meu sabiá, meu violão e uma cruel desilusão
Foi tudo que ficou, ficou pra machucar meu coração
Pra machucar meu coração
Pra machucar meu coração
Meu coração
Coração
Coração
1. Resposta Ao Tempo - Aldir Blanc, Cristóvão Bastos
2. Até O Redentor - Sueli Costa
3. Não Se Esqueça De Mim - Roberto Carlos, Erasmo Carlos
4. Meu Sonho - Luiz Bonfá
5. Cantiga - Torquato Neto (Torquato Pereira de Araújo Neto), Gilberto Gil
6. Chega De Tarde - Cacaso (Antônio Carlos Ferreira Brito), Danilo Caymmi
7. Bolero De Neblina - Paulo Cesar Feital, Altay Veloso
8. Doralinda - João Donato, Cazuza
9. Longe Dos Olhos - Djalma Ferreira, Cristóvão de Alencar
10. Saudade Do Rio - Paulo César Pinheiro, Dori Caymmi
11 . A Cara Do Espelho - Guto Graça Mello, Nelson Motta
12. Pra Machucar Meu Coração - Ary Barroso
13. Até Pensei - Chico Buarque
14. Fascinação - M. de Feraudy, F. D. Marchetti, Armando Louzada (versão)
15. Minha Nossa Senhora - Fátima Guedes
NANA CAYMMI – WIKIPEDIA
Dinahir Tostes Caymmi, mais conhecida como Nana Caymmi (Rio de Janeiro, 29 de abril de 1941) é uma cantora e compositora brasileira
Filha de Dorival Caymmi e Stella Maris (também cantora), irmã de Dori Caymmi e Danilo Caymmi.
RHP - Vídeo editado por Antônio Augusto dos Santos, Antônio Bocaiuva ou Antaugsan, sem fins 02/05/2024 – Se alguém, autor ou detentor de direitos autorais sobre a música acima, julgar-se prejudicado em direitos autorais, favor entrar em contato comigo pelo e-mail bocayuvamaster@gmail.com que, se for o caso de direito, a música será retirada. Obrigado.
"Fiz de tudo
E nada de te esquecer"
Sabiá
Composição: Chico Buarque / Tom Jobim.
...ao imitar Bolsonaro, rebaixou-se a ele
Silêncio mesquinho
Ruy Castro
No dia 1º, completou-se um mês da morte de Nana Caymmi. Lula, rápido no gatilho para homenagens aos grandes brasileiros que nos deixam, ficou mudo a respeito dela e assim continuou por esses 30 dias. Não se pode exigir de um presidente que conheça ou goste de todas as pessoas de valor do país. Para isso, é instruído por assessores, que, inclusive, escrevem os textos que ele dedica aos falecidos.
Lula ficou em silêncio sobre Nana Caymmi porque em entrevista à Folha, em 2019, ela pareceu solidária ao recém-esfaqueado Bolsonaro, fez declarações ásperas contra o PMDB e o PT e classificou Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros de "chupadores do pau do Lula". Só a grossura desta última frase já devia ser vista com bom humor por Lula, ele próprio um desbocado em off. Mas seus assessores a tomaram por uma declaração de guerra. E nem a morte de Nana fez com que a grandeza da arte se impusesse sobre a mesquinhez da política.
Durante o governo Bolsonaro, morreram, entre muitos, Beth Carvalho, Bibi Ferreira, João Gilberto, Domingos Oliveira, Nelson Freire, Paulo José, Jô Soares, Milton Gonçalves, Elza Soares. Sem esquecer o suicídio de Flavio Migliaccio, farto da humanidade e do país. Nenhum deles mereceu um pio de Bolsonaro. E não seria pelos mortos em consequência da Covid —Aldir Blanc, Nicette Bruno, Carlos Lessa, Daniel Azulay, Paulo Gustavo, Nelson Sargento, Sergio Sant’Anna, muitos mais— que ele verteria uma lágrima. Afinal, "não era coveiro".
A querida Nana não sabia nada de política. Na entrevista à Folha, falou 89 palavrões em 71 minutos. Absurdos vinham-lhe à boca a todo momento, sobre qualquer assunto; ela os falava e se dissipavam em segundos. Só os seus discos eram definitivos —o que ela sabia de cantar lhe bastava e nos bastava. Gilberto Gil, seu ex-marido, e Caetano não se ofenderam com a frase. Ao contrário, choraram sua morte. Ao imitar Bolsonaro, Lula rebaixou-se a ele.
A própria Nana não se ofenderia com o silêncio de Lula. Mais provável é que desse uma risada e lhe dedicasse alguns de seus pândegos e trovejantes palavrões.
Folha de São Paulo, 04/06/2025
esperando lulot
Portugal virou prisão a céu aberto, e pessoas estão em pânico, diz líder de associação de imigrantes
O presidente da associação Solidariedade Imigrante, Timóteo Macedo, afirmou que Portugal virou uma "prisão a céu aberto" com a decisão do governo de notificar quase 34 mil imigrantes, dos quais 5.000 brasileiros, para que deixem o país.há 23 horas
brasileiros imigrantes eua deportados aeroporto manaus afp
Portugal virou prisão a céu aberto, e pessoas estão em pânico, diz líder de associação de imigrantes
Em entrevista ao jornal Observador, ele disse que a medida gerou pânico e desespero entre estrangeiros. A entidade é uma das maiores associações de imigrantes do país europeu
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
O presidente da associação Solidariedade Imigrante, Timóteo Macedo, afirmou que Portugal virou uma “prisão a céu aberto” com a decisão do governo de notificar quase 34 mil imigrantes, dos quais 5.000 brasileiros, para que deixem o país.
Leia também
Petroleiras veem quebra de contrato em medidas do governo para elevar arrecadação
EUA dobram tarifas sobre aço e alumínio para 50%; Brasil será afetado
Tarcísio exaltou governo Bolsonaro no STF enquanto presidente assistia a depoimento
Em entrevista ao jornal Observador, ele disse que a medida gerou pânico e desespero entre estrangeiros. A entidade é uma das maiores associações de imigrantes do país europeu.
“Vivemos em modo de pânico e isso leva as pessoas ao desespero, leva ao alimento das máfias e de muita gente sem escrúpulos”, afirmou Macedo. A Solidariedade Migrante tem promovido protestos contra as políticas migratórias do governo.
Ele aponta ainda que Portugal “era visto como um país que acolhia razoavelmente as pessoas”, mas que atualmente já não há “preocupação de melhorar os serviços públicos” para atendes os imigrantes e que “as pessoas estão numa prisão a céu aberto.”
O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, António Leitão Amaro, afirmou na segunda-feira (2) que 33.983 pessoas receberão as notificações para deixar o país voluntariamente ou à força, se necessário. Ele destacou que a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (Aima) está notificando cerca de 2.000 imigrantes por dia para que saiam de Portugal.
A lista do Plano de Ação das Migrações é encabeçada por indianos: eles são 13.466 do total, seguidos pelos brasileiros (5.386), por cidadãos de Bangladesh (3.750), nepaleses (3.279), paquistaneses (3.005), argelinos (1.054), marroquinos (603), colombianos (236), venezuelanos (234) e argentinos (180). Outras nacionalidades somam 2.790 pessoas.
Dos 440 mil processos relativos a pedidos de residência em Portugal vinculados à extinta manifestação de interesse, 184.059 já tiveram decisão pela Aima, dos quais 150.076 foram deferidos, ou seja, aprovados.
Com os quase 34 mil notificados para sair do país, a taxa de rejeição chegou a 18,5%. Isso quer dizer que quase dois em cada 10 pedidos de residência com decisão final foram recusados.
A só? A sós? | Dad Squarisi
28 de abril de 2018Dad Squarisi
Cruzamentos ocorrem com mais frequência do que afirma nossa vã filosofia. É o caso de só e a sós:
EL CÓNDOR PASA (letra e video) com SIMON & GARFUNKEL, vídeo MOACIR SILVEIRA
vira-casacas
Significado de Vira-casacas
Vira-casacas é o plural de vira-casaca. O mesmo que: oportunistas.
Significado de vira-casaca
Pessoa que, tendo em conta seus interesses pessoais, muda de time, de partido político ou de qualquer outro grupo do qual faz parte; oportunista.
Etimologia (origem da palavra vira-casaca). A palavra vira-casaca deriva da junção de vira, forma derivada do verbo virar, e casaca, do persa “kazagand”, jaqueta.
Sinônimos de Vira-casacas
Vira-casacas é sinônimo de: oportunistas
Definição de Vira-casacas
Classe gramatical: substantivo feminino e substantivo masculino
Singular: vira-casaca
Exemplo com a palavra vira-casacas
As convenções deste ano apostam em um trunfo político para convencer eleitores indecisos: os vira-casacas.
Folha de S.Paulo, 06/09/2012
Outras informações sobre a palavra
Possui 11 letras
Possui as vogais: a i
Possui as consoantes: c r s v
A palavra escrita ao contrário: sacasac-ariv
Imagem 1 (página 5):
O VIRA-CASACA
Fidelidade não figura no dicionário do Rafael. Ele troca de time como quem troca de camiseta. Do alto dos seus oito anos, torceu com paixão para o Vasco. Depois virou corintiano roxo, mais convicto que os barulhentos gaviões. Em seguida, se tornou flamenguista de carteirinha. Hoje é cruzeirense.
Ele se doa inteiro. Veste o uniforme do clube sem cerimônia. Nas partidas do Sub 10 do Iate Clube, lá está ele correndo com as cores da vez. No shopping, no McDonald’s, nas festas de aniversário também. Na mochila da escola, prega o escudo no lugar mais visível. O boné, a lancheira, a garrafinha, o copo, o estojo, o lápis, a borracha têm a marca da paixão do momento. Flâmula enfeita a escrivaninha. Bandeira tremula na janela do quarto.
As escolhas do garoto louco por futebol não se devem ao acaso. Nem à influência deste ou daquele amigo. Nem a conselhos de pai e mãe. De olho nos campeonatos, ele acompanha as partidas e as tabelas com rigor. Vibra com as vitórias do time. Sofre com as derrotas. Mas, definido o campeão, um fato é certo como dois e dois são quatro. Rafael passa para o lado dele.
Em dezembro, Rafinha fez aniversário. A festa seria pra poucos convidados. Ele poderia escolher cinco amiguinhos pra cantar o parabéns pra você. Ao ver a lista, a mãe se surpreendeu. O melhor amigo do filho não estava lá. Intrigada, perguntou a razão. A resposta:
Imagem 2 (página 6):
– Ele é atleticano.
No vira-revira-casaca, Rafa adota, intuitivamente, a filosofia de Vinicius de Moraes. "Que seja infinito enquanto dure", pregava o poetinha que se casava e se descasava com o entusiasmo de quem vivia o primeiro amor. Teve nove mulheres. O número seria maior se a morte não tivesse interrompido a trajetória.
Dad Squarisi fez curso de letras na UnB. Tem especialização em linguística e mestrado em teoria da literatura. É editora de Opinião do Correio Braziliense e comentarista da TV Brasília.
Veja a Biografia
Redação Nota 10
Acesso em: 4 de junho, 2025
Disponível em:
https://blogs.correiobraziliense.com.br/dad/passo_a_passo_da_redacao_nota_10/
Os desafios da concordância com porcentagem
Publicado em 06/03/2023 - 07:16 Dad Squarisi0 ComentáriosDicas de português
Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância pode ser feita com a palavra ou o complemento
Você sabe a origem do nome do mês de março?
Publicado em 27/02/2023 - 07:10 Dad Squarisi0 ComentáriosDicas de português
O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada mais, nada menos que Marte. O deus da guerra é forte, valente e mau
O terremoto na Turquia e a língua portuguesa
Publicado em 13/02/2023 - 07:13 Dad Squarisi0 ComentáriosDicas de português
Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento. Movimento da Terra. O vaivém tem uma razão.
Anglicismos chamam a atenção na língua portuguesa
Publicado em 06/02/2023 - 07:37 Dad Squarisi0 ComentáriosDicas de português
As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que há regras para emprego das estrangeirinhas
A simplicidade na escrita dos nomes de tribos indígenas
Publicado em 30/01/2023 - 06:08 Dad Squarisi0 ComentáriosDicas de português
Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis, os ianomânis). Flexiona-se apenas em número
Anderson Torres: ministro ou ex-ministro?
Publicado em 23/01/2023 - 07:23 Dad Squarisi0 ComentáriosDicas de português
Ao se referir a Torres, identificam-no como ex-ministro da Justiça no governo Bolsonaro. Nada feito. Ele é ex-ministro, mas ministro da Justiça de Bolsonaro
TSE lança cartilha com expressões politicamente incorretas
Publicado em 19/12/2022 - 07:23 Dad Squarisi5 ComentáriosDicas de português
Expressões racistas: por que evitá-las lista 40 palavras e expressões consideradas politicamente incorretas porque remetem ao racismo
As faltas contra a língua portuguesa durante a Copa do Mundo
Publicado em 12/12/2022 - 07:21 Dad Squarisi1 ComentárioDicas de português
Olhos e ouvidos mantêm-se atentos a grafias e pronúncias. As carícias ganharam de goleada. Mas faltas doeram como os chutes portugueses.
E agora, José? Saiba como usar corretamente o vocativo
Publicado em 05/12/2022 - 10:31 Dad Squarisi0 ComentáriosDicas de português
O vocativo é o marginal da oração. Não faz parte dos termos essenciais, integrantes ou acessórios. Por isso vem sempre separado por vírgula.
As faltas contra a língua portuguesa durante a Copa do Mundo
Aqui vai um resumo e uma análise da crônica "O Vira-Casaca", de Dad Squarisi:
Resumo:
A crônica apresenta Rafael, um menino de oito anos que muda de time de futebol com frequência, trocando de paixão esportiva como quem troca de camiseta. Já foi torcedor fervoroso do Vasco, Corinthians, Flamengo e, no momento, é Cruzeirense. Rafael não é influenciado por amigos ou familiares, mas acompanha de perto os campeonatos e escolhe torcer pelo time que está em alta ou que conquistou o título.
Seu amor pelo futebol se manifesta intensamente: usa o uniforme do time escolhido, leva os símbolos na mochila, no material escolar e até decora o quarto com flâmulas e bandeiras. Sua mãe, ao preparar sua festa de aniversário, nota que ele não convidou o melhor amigo. Ao questioná-lo, ouve como justificativa: "Ele é atleticano". Assim, a fidelidade esportiva, para Rafael, é algo instável e, por vezes, mais importante do que laços de amizade.
No final, a autora compara a atitude de Rafa à filosofia de Vinicius de Moraes: "Que seja infinito enquanto dure", reforçando a ideia de viver intensamente cada paixão, ainda que passageira.
Análise:
A crônica, escrita por Dad Squarisi — jornalista, escritora e avó do protagonista —, adota um tom leve, bem-humorado e afetuoso. A autora observa e narra com ternura as mudanças constantes de interesse do neto, ilustrando como a infância é marcada por transformações rápidas, paixões intensas e espontaneidade.
O título “O Vira-Casaca” brinca com a expressão popular que define alguém que muda facilmente de posição ou opinião, mas aqui é usada de forma carinhosa para expressar a versatilidade infantil. Ao invés de condenar essa instabilidade, a autora valoriza a intensidade e a sinceridade com que Rafael vive suas escolhas, reforçada pela referência à filosofia de Vinicius de Moraes.
Além disso, a crônica oferece uma reflexão sobre a liberdade infantil: Rafael não sente necessidade de seguir convenções ou manter fidelidade a um clube; sua escolha é movida pela paixão e pela vivência do momento. A ausência do melhor amigo na festa, por ser "atleticano", mostra como o futebol, ainda que lúdico, já exerce uma força divisora, ilustrando também como o esporte influencia as relações sociais desde cedo.
Por fim, o texto reforça a habilidade de Dad Squarisi em transformar uma situação cotidiana em uma crônica sensível e divertida, revelando a complexidade e beleza das pequenas escolhas infantis.
🔴 ALEXANDRE DE MORAES DETERMINA PRISÃO PREVENTIVA DE CARLA ZAMBELLI E + | BLOCO DE NOTAS
Correio Braziliense
Transmissão ao vivo realizada há 27 minutos
No Bloco de Notas desta quarta-feira (4/6), Carlos Alexandre de Souza traz as últimas atualizações sobre Carla Zambelli, que anunciou sua saída do Brasil após sua condenação a dez anos de prisão, resultando no decreto de prisão preventiva da deputada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Além disso, mais de 300 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) foram atendidos em agências do Correios e telégrafos até esta última terça-feira (3/6). E mais: Morre uma das maiores cientistas do país, a arqueóloga Niède Guidon.
A entrevista concedida por Eduardo Bolsonaro à revista VEJA em 30 de maio de 2025, na qual ele critica o ministro do STF Alexandre de Moraes, acusa-o de perseguir seu pai, Jair Bolsonaro, e manifesta explicitamente sua intenção de concorrer à Presidência em 2026, gerou ampla repercussão tanto no Brasil quanto no exterior.
🇧🇷 Repercussão Nacional
No Brasil, a entrevista intensificou o debate político e jurídico. Eduardo Bolsonaro já vinha criticando duramente Alexandre de Moraes, acusando-o de criminalizar a oposição para favorecer a reeleição de Lula em 2026 . A entrevista à VEJA reforçou essa narrativa, ampliando as discussões sobre a atuação do STF e a polarização política no país.
poder360.com.br
Além disso, a entrevista reacendeu debates sobre a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e a possibilidade de Eduardo assumir o papel de candidato da direita em 2026, o que mobilizou tanto apoiadores quanto opositores do clã Bolsonaro.
🌐 Repercussão Internacional
Internacionalmente, a entrevista teve impacto significativo, especialmente nos Estados Unidos, onde Eduardo Bolsonaro tem buscado apoio político. Ele tem feito lobby junto a autoridades americanas para que sejam aplicadas sanções contra Alexandre de Moraes, acusando-o de censura e perseguição política .
www1.folha.uol.com.br
A atuação de Eduardo nos EUA inclui encontros com congressistas e participação em eventos conservadores, como a CPAC, onde tem denunciado o que chama de "regime de exceção" no Brasil . Essa movimentação tem gerado tensões diplomáticas, com o governo brasileiro analisando formas de responder às críticas sem comprometer as relações bilaterais.
www1.folha.uol.com.br
📌 Conclusão
A entrevista de Eduardo Bolsonaro à VEJA serviu como catalisador para debates intensos sobre a democracia, o papel do Judiciário e a liberdade de expressão no Brasil. Sua repercussão internacional, especialmente nos Estados Unidos, destaca a complexidade das relações políticas e diplomáticas envolvidas, evidenciando o impacto das declarações de líderes políticos além das fronteiras nacionais.
Para mais informações sobre a entrevista e suas implicações, você pode acessar a edição da revista VEJA de 30 de maio de 2025.
Sabiá
Chico Buarque
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Para o meu lugar
Foi lá e é ainda lá
Que eu hei de ouvir cantar
Uma sabiá
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Vou deitar à sombra
De uma palmeira que já não há
Colher a flor que já não dá
E algum amor talvez possa espantar
As noites que eu não queria
E anunciar o dia
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Não vai ser em vão
Que fiz tantos planos de me enganar
Como fiz enganos de me encontrar
Como fiz estradas de me perder
Fiz de tudo
E nada de te esquecer
Composição: Chico Buarque / Tom Jobim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)









Nenhum comentário:
Postar um comentário