Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
sexta-feira, 27 de junho de 2025
STF avança para fase final em ação contra Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
“As instituições estão funcionando.” – Alexandre de Moraes
Jaques Morelenbaum | Apesar de você (Chico Buarque) | Instrumental Sesc Brasil
Ministro Alexandre de Moraes encerra instrução da Ação Penal 2668 e abre prazo para alegações finais; julgamento de ex-presidente e núcleo militar se aproxima
“A tirania é o exercício do poder além do direito.” – John Locke
STF abre fase de alegações finais em ação penal sobre tentativa de golpe de Estado
Ministro Alexandre de Moraes encerrou a instrução do processo, que envolve o Núcleo 1 da denúncia, e determinou a intimação das partes para apresentarem argumentos
27/06/2025 14:34 - Atualizado há 6 horas atrás
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta sexta-feira (27), a intimação das partes para a apresentação das alegações finais na Ação Penal (AP) 2668, que apura a atuação do Núcleo 1 na suposta tentativa de golpe de Estado. Trata-se da última etapa na tramitação do processo, antes do seu julgamento. As partes — acusação e defesas — terão 15 dias, sucessivamente, para apresentar suas últimas manifestações sobre o caso.
Em seu despacho, o ministro declarou encerrada a instrução processual penal, fase em que são produzidas as provas perante o Judiciário. Nesse período, foram ouvidas as testemunhas, interrogados os réus e realizadas todas as diligências solicitadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelas defesas, devidamente autorizadas pelo relator.
O prazo de 15 dias para as alegações finais é contado de forma sucessiva, iniciando-se para a PGR. Após a apresentação das alegações pela PGR, a defesa do réu tenente-coronel Mauro Cid terá 15 dias para sua manifestação. Como o militar firmou acordo de colaboração premiada, deve se manifestar antes dos demais réus. Por fim, o restante das defesas terá um prazo conjunto de mais 15 dias para apresentar suas alegações.
Os prazos não serão suspensos durante o recesso do Judiciário, de 2 a 31 de julho, já que um dos réus, o general e ex-ministro Walter Braga Netto, está preso.
Núcleo 1
São réus na ação penal o ex-presidente da República Jair Bolsonaro e outras sete pessoas: Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor da Abin), Almir Garnier Santos (ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional), Mauro Cid (ex-ajudante de ordens da Presidência), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa e da Casa Civil). O grupo é considerado pela PGR como “núcleo crucial” da tentativa de golpe, e a denúncia contra ele foi recebida pela Primeira Turma do STF em março.
Todos foram denunciados por cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Leia a íntegra do despacho.
(Lucas Mendes/AD)
Resumo da notícia – Ação Penal 2668 no STF
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o início da fase de alegações finais na Ação Penal 2668, que investiga a atuação do Núcleo 1 na tentativa de golpe de Estado. Essa é a última etapa antes do julgamento.
As partes terão 15 dias, em prazos sucessivos, para se manifestar:
PGR (acusação) primeiro;
Em seguida, a defesa de Mauro Cid, que fez delação premiada;
Por fim, as demais defesas, com prazo conjunto.
O recesso do Judiciário (2 a 31 de julho) não suspenderá os prazos, já que o réu Walter Braga Netto está preso.
Réus do Núcleo 1:
Jair Bolsonaro (ex-presidente)
Alexandre Ramagem (deputado e ex-diretor da Abin)
Almir Garnier Santos (ex-comandante da Marinha)
Anderson Torres (ex-ministro da Justiça)
Augusto Heleno (ex-GSI)
Mauro Cid (ex-ajudante de ordens)
Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa)
Walter Braga Netto (ex-ministro e general)
Eles respondem por cinco crimes, incluindo tentativa de golpe de Estado e organização criminosa armada.
Aqui jaz um projeto de golpe...
Jogo democrático não tem xeque com golpe.
Heitor Villa-Lobos "Suite Popular Brasileña" (Completa) Pablo De Giusto
Xeque Mate em 8 lances: Bobby Fischer para iniciantes!!!
Xadrez Miniatura
Partida de xadrez comentada entre Robert James Fischer e J. Jones em uma simultânea de 1964.
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário