terça-feira, 19 de dezembro de 2023

BOAS FESTAS

"Após Assis Valente, surgiram figuras como Johnny Alf e Billy Blanco. Como mencionou Alaíde Costa em uma recente transmissão ao vivo, esses artistas não foram devidamente reconhecidos como os criadores da antiga bossa nova, como evidenciado na música 'Velha Bossa Nova', interpretada por Nelson Gonçalves." ----------- ------------ Boas Festas Canção de Novos Baianos Anoiteceu, o sino gemeu E a gente ficou feliz a rezar Papai Noel, vê se você tem A felicidade pra você me dar Eu pensei que todo mundo fosse filho de papai Noel Bem assim felicidade Eu pensei que fosse uma brincadeira de papel Já faz tempo que eu pedi Mas o meu papai Noel não vem Com certeza já morreu ou então felicidade É brinquedo que não tem Anoiteceu, o sino gemeu E a gente ficou feliz a rezar Papai Noel, vê se você tem A felicidade pra você me dar Eu pensei que todo mundo fosse filho de papai Noel Bem assim, felicidade Eu pensei que fosse uma brincadeira de papel Já faz tempo que eu pedi Mas o meu papai Noel não vem Com certeza já morreu ou então felicidade É brinquedo que não tem Anoiteceu, o sino gemeu E a gente ficou feliz a rezar Papai Noel, vê se você tem A felicidade pra você me dar Compositores: Assis Valente ____________________________________________________________________________________________________________ ---------- 0:05 / 2:36 A Última Estrofe - Orlando Silva _________________________________________________________________________________________________________ ----------- 3.2.2 A última estrofe Além de ser a melhor letra e a melhor melodia de Cândido das Neves, “A última estrofe” é sua canção mais popular. Não há seresteiro que a desconheça, com seus versos apaixonados, tão representativos do parnasianismo exacerbado de seu autor. E por falar em seresteiro, coube a Orlando Silva uma participação importante na história de “A última estrofe”. Gravada inicialmente por Fernando Castro Barbosa, foi na voz de Orlando que a composição tornou-se um sucesso, acompanhando-o por toda a carreira (SEVERIANO, 1997. p.138). --------- Última Estrofe Orlando Silva A noite estava assim enluarada Quando a voz já bem cansada Eu ouvi de um trovador Nos versos que vibravam de harmonia Ele em lágrimas dizia Da saudade de um amor Falava de um beijo apaixonado De um amor desesperado Que tão cedo teve fim E desses gritos de tormento Eu guardei no pensamento Uma estrofe que era assim: Lua... Vinha perto a madrugada Quando em ânsias minha amada Nos meus braços desmaiou E o beijo do pecado O teu véu estrelejado A luzir glorificou Lua... Hoje eu vivo sem carinho Ao relento, tão sozinho Na esperança mais atroz De que cantando em noite linda Essa ingrata volte ainda Escutando a minha voz A estrofe derradeira, merencória Revelava toda a história De um amor que se perdeu E a lua que rondava a natureza Solidária com a tristeza Entre as nuvens se escondeu Cantor, que assim falas à lua Minha história é igual à tua Meu amor também fugiu Disse eu em ais convulsos E ele então, entre soluços Toda a estrofe repetiu A última estrofe – (1935) Composição: Cândido das Neves Interpretação: Orlando Silva https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9B7GPP/1/disserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdf Composição: Cândido das Neves. __________________________________________________________________________________________________________________ ------------- -------------- OrlandoSilva - 30 Sucessos Emerson Juliani - Músicas Antigas 14 de jun. de 2023 ** Para pular as faixas, clique no tempo das músicas abaixo ou nos capítulos (se disponíveis) ** Seleção e edição: E.J. 00:00 - 01 03:22 - 02 06:50 - 03 10:33 - 04 13:53 - 05 16:18 - 06 20:16 - 07 22:26 - 08 24:55 - 09 28:27 - 10 31:49 - 11 34:17 - 12 36:44 - 13 39:20 - 14 42:03 - 15 44:50 - 16 48:59 - 17 51:41 - 18 55:09 - 19 58:25 - 20 1:01:31 - 21 1:04:21 - 22 1:07:22 - 23 1:10:40 - 24 1:13:30 - 25 1:16:28 - 26 1:19:26 - 27 1:22:51 - 28 1:26:15 - 29 1:28:57 - 30 _________________________________________________________________________________________________________ ----------- ------------ Velha Bossa Nova Nelson Gonçalves Bossa nova não é bem o que dizem por aí Que o bastante é ser desafinado Ou trocar o dó por mi Bossa nova antigamente tinha sua explicação Na maneira diferente de fazer uma canção Procurando não perder na vida um só momento Vejo o Sol e céu azul em plena tempestade Quando chove eu aproveito o acontecimento Chuva é bom para enfeitar qualquer saudade Bossa nova é aquilo mesmo que Noel fazia Nostalgia em seu caminho era a maior beleza Bossa nova é amar a flor sem se lembrar do espinho É sorrir a cada encontro co'a tristeza

Nenhum comentário:

Postar um comentário