sábado, 16 de dezembro de 2023

ATÉ O FIM

Carlos Lyra, ícone da bossa nova que morreu neste sábado --------- ----------- Além da Bossa Carlos Lyra - Tema 158 visualizações 30 de nov. de 2023 Além da Bossa · Carlos Lyra · Leila Pinheiro · Daltony Nobrega Afeto ℗ 2023 Selo Sesc [dist. Tratore] Released on: 2023-12-01 https://www.youtube.com/watch?v=eEr3bUheGXg _________________________________________________________________________________________________________ --------------
------------ Carlos Lyra, Nara Leão e Vinicius de Moraes em 1963. ______________________________________________________________________________________________________________ ----------- ---------- Comedor de Gilete, por Rolando Boldrin Sr. Brasil 25 de out. de 2016 Rolando Boldrin declama “Comedor de Gilete (Pau de Arara)” (Carlos Lyra - Vinícius de Moraes). https://www.youtube.com/watch?v=adWb3mEb7zs _______________________________________________________________________________________________________________ ----------- 01 ALÉM DA BOSSA Carlos Lyra 11 de dez. de 2020 01 - ALÉM DA BOSSA Carlos Lyra & Daltony Nóbrega Arranjo: Marcos Valle e Carlos Lyra Orquestração: Marcos Valle ISRC: BR-MKD-18-00001 Olha, minha amada, a estrada que trilhamos, em que nos amamos descaradamente. Acho até que a gente meio exagerou, pois ninguém amou assim no mundo. É que é tão profundo o que nós vivemos, tudo o que dissemos e o que nem se diz, apesar dos rumos e dos desaprumos, nas plagas e pragas do país. Confesso, estou feliz, e é tão gostoso estar que vale até chorar de vez em quando. Então, faz o favor: me ajuda a celebrar, que eu vou comemorar cantando. É assim, querida, quando a vida é boa: ela quase soa como melodia. Eu trago a harmonia, trazes a cadência – esta é a ciência de viver. Pode ser um rock, um soul ou coisa nossa. Sei que, além da bossa, há tantas dimensões. Eu só junto as notas que a vida me traz. Ela é que faz todas as canções. Confesso, estou feliz, e é tão gostoso estar que vale até chorar de vez em quando. Então, faz o favor: me ajuda a celebrar, que eu vou comemorar cantando. Piano: Marcos Valle Baixo acústico: Adriano Giffoni Bateria: Ricardo Costa Violão: Flávio Mendes Flauta: Dirceu Leite Trompete: Jessé Sadoc ____________________________________________________________________________________ ----------
---------- Dormevily Nóbrega e Daltony Nóbrega ---------- BIOGRAFIA Músico e compositor, tradutor. DADOS ARTÍSTICOS Começou profissionalmente em 1966 com o Grupo Mineiro, conjunto vocal do qual também fizeram parte Paulo Augusto, Ricardo Scapim, Octavio César, Lilito e Fotóti (nas vozes) e Rogério Mendes, Cláudio Paiva, Antônio Crisóstomo e Mauricio Dias (nas letras). Em 1968, no Festival de Juiz de Fora, classificou suas composições "O Beco" (arranjo de Daltony e Lilito) e "Chorinho", parceria com Lilito e Gaio (arranjo fantástico do maestro Guerra Peixe). Em outra edição do mesmo festival, obteve o segundo lugar com "GB Ur-gente" (parceria c/ Mauricio Dias). ----------
---------- Grupo Mineiro https://daltony.com.br/biografia/ ___________________________________________________________________________________________________________ ---------- ---------- Até o Fim · Carlos Lyra · Carlos Lyra · Marcos Valle · Marcos Valle Além da Bossa Canção de Carlos Lyra e Marcos Valle Você pode até gostar de mim Só que por você eu vou até o fim Mas a coisa toda pega Quando o seu amor me nega E já não se entrega tanto assim Quando você vai prum mundo seu Sem me levar Quando você sai sem me beijar Sem mais adeus Sem razão De repente então desaparece Vai em frente e até se esquece Que me deixa tão sozinho Tão perdido num caminho Onde o amor não acontece Fora do meu coração Não, não... Sei que com você vai ser assim Sei que sem você eu vou chorar por mim E o mais triste dessa cena É saber que vale a pena Mas você não vai até o fim Até o fim, Até o fim Fonte: LyricFind Compositores: Carlos Lyra / Marcos Valle _________________________________________________________________________________________________________________ ---------- Relembre 10 sucessos de Carlos Lyra, ícone da bossa nova que morreu neste sábado Lyra compôs alguns dos maiores clássicos da bossa nova, como "Você e Eu" e "Coisa Mais Linda"; em sua escola de violão estudaram talentos como Nara Leão, Marcos Valle e Edu Lobo Carlos Lyra, Nara Leão e Vinicius de Moraes em 1963. Carlos Lyra, Nara Leão e Vinicius de Moraes em 1963. Reprodução/ Instagram Fernanda Pinottida CNN em São Paulo 16/12/2023 às 13:17 | Atualizado 16/12/2023 às 13:23 O cantor e compositor Carlos Lyra, um dos grandes nomes da bossa nova, morreu na madrugada deste sábado (16), aos 90 anos. Lyra compôs alguns dos maiores clássicos da bossa nova, como “Você e Eu” e “Coisa Mais Linda”. Em sua escola de violão estudaram talentos como Nara Leão, Marcos Valle e Edu Lobo. CNN Brasil Logo Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp! Inscrever-seWhatsApp Logo Leia mais SP: Elba Ramalho, Roberta Miranda e mais shows gratuitos no final de semana SP: Elba Ramalho, Roberta Miranda e mais shows gratuitos no final de semana “Paul na Kombi”: grupo de amigos viaja para acompanhar shows de McCartney “Paul na Kombi”: grupo de amigos viaja para acompanhar shows de McCartney Osklen diz que Caetano Veloso “não é dono do tropicalismo” após processo Osklen diz que Caetano Veloso “não é dono do tropicalismo” após processo Ele participava ativamente dos encontros de músicos em Copacabana que deram origem e forma ao gênero musical. Relembre 10 dos maiores sucessos de Lyra, que compôs e gravou ao lado de Vinicius de Moraes, João Gilberto, Roberto Menescal, Edu Lobo, Marcos Valle, Nara Leão e Ronaldo Bôscoli. 1. Maria Ninguém Composta por Carlos Lyra, a música foi regravada também por João Gilberto, Rita Lee e, inclusive, a atriz francesa Brigitte Bardot. Maria NinguémMaria Ninguém 2. Coisa Mais Linda Conhecida na voz de Caetano Veloso, a música foi composta em uma parceria entre Carlos Lyra e Vinicius de Moraes. Coisa Mais LindaCoisa Mais Linda 3. Você e Eu Outra parceria entre Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, a música também foi regravada por João Gilberto e Gilberto Gil, entre outros artistas. Você E EuVocê E Eu 4. Saudade Fez um Samba Composta por Lyra e Ronaldo Bôscoli, a música é mais conhecida na voz de João Gilberto, mas também foi gravada por Caetano Veloso e Cássia Eller. Saudade Fez um Samba (Remastered)Saudade Fez um Samba (Remastered) 5. Lobo Bobo Outra parceria de Lyra com Ronaldo Bôscoli gravada por grandes nomes como João Gilberto e Wilson Simonal. Lobo BoboLobo Bobo 6. Minha Namorada Fruto da parceria entre Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, a música foi regravada por Maria Bethânia, Nara Leão e outros nomes. Minha NamoradaMinha Namorada 7. Tem Dó De Mim Outra composição de Lyra que ele próprio gravou. Tem Dó De MimTem Dó De Mim 8. Influência do Jazz Composta por Lyra, a música foi regravada por Roberto Menescal, Emílio Santiago e até Alcione. Influência Do JazzInfluência Do Jazz 9. Maria Moita Composição de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, a música foi regravada por Nara Leão. Maria MoitaMaria Moita 10. Sabe Você Outro resultado da parceria entre Lyra e Vinicius de Moraes, a música foi gravada por Nara Leão, Wilson Simonal e até Milton Nascimento. Sabe Você (Ao Vivo)Sabe Você (Ao Vivo) Tópicos Tópicos #CNNPop Bossa Nova MPB (Música Popular Brasileira) Música Compartilhe: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/relembre-10-sucessos-de-carlos-lyra-icone-da-bossa-nova-que-morreu-neste-sabado/ ___________________________________________________________________________________________________________________ ------------ ------------ Coisa Mais Linda João Gilberto ----------- Coisa mais bonita é você, assim, justinho você E eu juro, eu não sei por que você Você é mais bonita que a flor Quem dera, a primavera da flor Tivesse todo esse aroma de beleza que é o amor Perfumando a natureza, numa forma de mulher Porque tão linda assim não existe, a flor Nem mesmo a cor não existe E o amor, nem mesmo o amor existe Porque tão linda assim não existe, a flor Nem mesmo a cor não existe E o amor, nem mesmo o amor existe Composição: Carlos Lyra / Vinícius de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário