segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Trump, presidente marginal

Deputados dos EUA devem avaliar pedido de impeachment nesta semana Jim McGovern, presidente do comitê de regras da Câmara, afirmou que os deputados vão avaliar o pedido na quarta-feira. Por G1 11/01/2021 10h55 Atualizado há 24 minutos
Pessoas se deitam no chão e nas escadarias da galeria do Senado dos EUA no momento em que manifestantes tentam entrar no Capitólio, em Washington — Foto: Andrew Harnik/AP Uma proposta de impeachment do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, deve ser apresentada na quarta-feira e ser aprovada no mesmo dia, afirmou nesta segunda-feira (11) o presidente do comitê de regras da Câmara de Deputados dos Estados Unidos, Jim McGovern. Nancy Pelosi diz estar pronta para iniciar segundo processo de impeachment contra Trump "É importante agirmos de uma forma séria e deliberativa", disse ele. Assista o vídeo: Partido democrata pressiona Mike Pence a invocar 25ª emenda para afastar Trump Os democratas pediram ao vice-presidente, Mike Pence, medidas para afastar o presidente Donald Trump. A expectativa, no entanto, é que essa tentativa fracasse. McGovern afirmou que espera que os parlamentares do Partido Republicano façam objeções ao pedido de remoção previsto na 25ª emenda constitucional. Se isso se confirmar, o pedido de impeachment deverá ser votado em 24 horas. "O que o presidente precisa ser responsabilizado pelo que fez", disse McGovern. No domingo, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou que está pronta para iniciar o segundo processo de impeachment contra Trump, a menos que ele seja destituído do cargo nos próximos dias. Pelosi, a principal democrata no Congresso, disse que "prosseguiremos com a apresentação da legislação de impeachment" ao plenário da Câmara dos Representantes se Trump não for removido por seu gabinete sob a 25ª emenda da constituição como inapto para permanecer no cargo. A nova ameaça de destituição ganhou força após a invasão do Capitólio na quarta-feira (6) por apoiadores de Trump, que terminou com cinco mortos, incluindo um policial. As autoridades anunciaram neste sábado que prenderam 18 dos invasores, entre eles Jake Angeli, que se tornou um símbolo do ato contra o Capitólio com seu rosto pintado de vermelho, branco e azul e por usar uma chapéu de chifres de bisão. *** https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/01/11/deputados-dos-eua-devem-avaliar-pedido-de-impeachment-nesta-semana.ghtml OUTRAS PALAVRAS Hiroshima e o Capitólio Por José Sarney -janeiro 10, 2021, 7:56
Capitólio, o Congresso americano, invadido por admiradores de Donald Trump Hiroshima é uma mancha indelével na História americana. Agora surgiu outra: Trump comandando uma horda de apátridas, acabando com o que os Estados Unidos tinham como sua mais sagrada instituição, o American Dream, o sonho que fascinou a humanidade e os fez conquistar o mundo. O sonho de construir um mundo de liberdade, cujos fundamentos constam da Declaração de Independência, quando os pais fundadores fizeram a sua Tábua da Lei, como a maneira de construir a Democracia: “Consideramos estas verdades como evidentes, que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos Direitos inalienáveis, que entre estes são Vida, Liberdade e busca da Felicidade.” Louvamos que tenha saído da América o país que encontrou a fórmula das ideias e não da força para constituir governos baseados na liberdade e hoje é o maior país do mundo, político, militar, cultural, econômico, científico e tecnológico. Sou daqueles que acreditam que não foi o poder econômico que o fez líder, mas as ideias de liberdade, dignidade e direitos humanos.
A explosão da bomba atômica em Hiroshima Todos estes direitos criaram o sonho americano, que se expandiu pelo mundo inteiro e, com outras nações, ficou responsável pela paz mundial. Agora, que vergonha, é seu próprio Presidente quem comanda a destruição da grande bandeira dos Estados Unidos perante o mundo. A partir de agora que autoridade têm os EUA para pedir respeito aos direitos e à igualdade dos homens? Para ser o guardião da Declaração dos Diretos Humanos, cujas ideias fundamentais foram construídas por eles mesmos, desde o rascunho de Jefferson da Declaração de Independência, passando pelo Bill of Rights e pregando a liberdade, a Democracia, como a grande revolução salvadora mundial?
Donald Trump fala aos seus seguidores Que diferença podem invocar de Maduro fazer a representação parlamentar com a violência de leis fruto da chicana e unicamente destinadas à manutenção do poder? Que argumentos têm perante Erdogan e todos os líderes de extrema e radical direita, agora em ascensão, buscando ocupar a liderança de diversas nações? Que autoridade os Estados Unidos podem usar para defesa da democracia contra a força e o anarcopopulismo, diante do exemplo do Trump — pois, se a democracia é o maior e melhor regime, os Estados Unidos o maior exemplo disso, o Capitólio o coração da democracia, constituído pelas leis e pelo povo, como o Trump comanda sua invasão e sua destruição? As consequências desse fato não se sabe como vão repercutir e influenciar o futuro da humanidade. Como apagar essa mancha da História americana? Só com a punição do Presidente, pois mostrará que a democracia é tão forte que até o sumo-sacerdote do seu templo, quando viola seus dogmas, é banido da política, como indigno dela. Trump passou a ser o Bin Laden do American Dream: um destruiu as Torres Gêmeas; o outro, o Capitólio, Catedral da Democracia. *** — José Sarney é ex-presidente da República, ex-senador, ex-governador do Maranhão, ex-deputado. Escritor. Imortal da Academia Brasileira de Letras (Artigo publicado também no jonal O Estado do Maranhão) *** https://osdivergentes.com.br/outras-palavras/hiroshima-e-o-capitolio/ comportamento A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
Você sabia que a cor do pelo do gato pode determinar alguns padrões comportamentais dele? https://www.patasdacasa.com.br/noticia/a-cor-da-pelagem-do-gato-determina-a-personalidade-dele-veja-o-que-a-ciencia-tem-a-dizer_a1062/1 Gato Cinco poemas de Alexandre O’Neill (Curadoria de Luís Araujo Pereira) Que fazes por aqui, ó gato? Que ambiguidade vens explorar? Senhor de ti, avanças, cauto, meio agastado e sempre a disfarçar o que afinal não tens e eu te empresto, ó gato, pesadelo lento e lesto, fofo no pêlo, frio no olhar! De que obscura força és a morada? Qual crime de que foste testemunha? Que deus te deu a repentina unha que rubrica esta mão, aquela cara? Gato, cúmplice de um medo ainda sem palavras, sem enredos, quem somos nós, teus donos ou teus servos? *** http://ermiracultura.com.br/2018/04/26/cinco-poemas-de-alexandre-oneill/
João Antônio, um autor marginal Pouco se fala sobre João Antônio Ferreira Filho, o jornalista e escritor brasileiro conhecido apenas como João Antônio. Mesmo que seus livros tenham sido ganhadores de diversos prêmios e imediatamente reconhecidos pela crítica, o grande público acabou por nunca dar a devida atenção a esse autor e, 17 anos depois de sua morte pouca gente se lembra da importância fundamental que ele exerceu no cenário da literatura brasileira. O próprio João Antônio, inclusive, confessou algumas vezes que não se sentia à vontade encarnando o papel de escritor notável, como se pode ver, por exemplo, em um trecho da entrevista concedida à Gazeta Esportiva, em 1965. “Honestamente, sem pose, os prêmios não estão me dizendo nada. Um sentimento de falência, certo nojo pela condição dos homens e até mesmo ternura, às vezes; quase pena”. É que sua postura diante da vida sempre foi muito coerente com os temas presentes em seus livros: se quase todos os seus contos colocaram em destaque os personagens deixados de lado pela sociedade – marginais, malandros, operários, moradores da periferia das grandes cidades –, João Antônio também escolheu viver uma vida próxima à da marginalidade, desapegando-se das coisas ao seu redor para se dedicar integralmente à literatura. Assim, com 15 livros publicados, dois prêmios Jabuti, além de outros prêmios importantes, ele nunca aceitou participar de cerimônias ou se vincular a grupos literários, e aceitava apenas convites de escolas e universidades, por causa de sua identificação com os professores. Longe do protocolo, recolheu-se à vida simples de quem prefere os restaurantes populares, os bares, as mesas de sinuca – afinal, eram esses os ambientes nos quais a matéria-prima de sua escrita se revelava. E escrever, como João Antônio sempre afirmou, não é apenas produzir livros: “É necessário que o escritor arregace as mangas e saia a campo”; “só se pode fazer arte se for com pele, vísceras, arrebentando o interior” (esses e outros depoimentos se encontram nas diversas entrevistas dadas pelo escritor a jornais e revistas). Seu primeiro livro, Malagueta, Perus e Bacanaço, cuja última edição pela Cosac&Naify traz um prefácio bastante esclarecedor de Antonio Candido, tornou-se o mais conhecido do autor, e tem uma história interna que antecede a sua publicação. Quando um incêndio consumiu a casa da família de João Antônio, em 1960, levando os originais da obra juntamente com todos os outros bens, o escritor não se deu por vencido e passou algum tempo reescrevendo de memória todos os contos, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Foi então somente em 1963 que o livro foi publicado, e muito bem recebido pela crítica – tornou-se o primeiro livro estreante a ganhar dois prêmios Jabuti, um de revelação de autor e outro de melhor livro de contos. Não à toa: basta começar a ler os contos que integram o livro para dar-se conta da qualidade e do caráter único do que se tem em mãos. Sua “prosa dura” é caracterizada por Antonio Candido como “reduzida às frases mínimas, rejeitando qualquer ‘elegância’ e, por isso mesmo, adequada para representar a força da vida” – é uma linguagem que nos aproxima da oralidade; um texto que parece ter brotado espontaneamente em meio às ruas e avenidas da cidade de São Paulo, mas que é fruto de um trabalho extremamente cuidadoso sobre o ritmo e a estrutura das falas. As descrições, tanto dos personagens quanto dos cenários, nos fazem lembrar de uma cidade que sempre vemos, que conhecemos, mas que, no entanto, costumamos ignorar, levados pelos compromissos do dia a dia: os botecos sujos de esquina com suas mesas de bilhar, as quebradas escuras na madrugada, os mendigos esquecidos nas calçadas, as prostitutas e os cafetões do Largo do Anhangabaú. É a partir de situações que colocam em cena a realidade de quem sofre para conseguir o que comer dia após dia, de personagens sem nenhuma idealização, que João Antônio desperta no leitor a descoberta de um mundo que faz parte de seu cotidiano de cidade grande, mas que ele insiste em negar ou tentar encobrir. Dividido em três partes (“Contos Gerais”, “Caserna” e “Sinuca”), o livro tem contos longos e curtos, alguns mais pesados e outros mais leves. O último e maior de todos, conto título do livro, Malagueta, Perus e Bacanaço, foi reconhecido por Candido como um dos mais altos da literatura contemporânea, “pela força da escrita, o peso humano e a coragem de mostrar as entranhas da cidade”, e originou o filme de 1976 O Jogo da Vida, dirigido por Maurice Capovilla e incluindo Lima Duarte no elenco. São três personagens, parceiros no jogo de sinuca: Malagueta, um velho acabado; Bacanaço, malandro de autoridade e sapatos lustrados, e o menino Perus, um bom jogador com a mania de enumerar as coisas que vê pela cidade. O conto retrata uma noite em suas vidas, as suas perambulações de um canto a outro da capital em busca de um boteco aberto e com boas ocasiões de jogo – a possibilidade de comer no dia seguinte depende disso, afinal. Começando na Lapa e seguindo pela Água Branca, Barra Funda, centro e Pinheiros, o leitor paulistano vai reconhecendo os nomes de ruas e os ambientes, mas através da perspectiva desses personagens, da identificação de Malagueta com um cachorro vira-lata, da sensibilidade desencontrada de Perus no nascer do sol, dos bondes “catando ou depositando gente empurrada e empurrando-se no ponto inicial”. Com uma linguagem ao mesmo tempo simples e sofisticada, João Antônio consegue usar gírias e palavrões em construções gramaticais complexas; seu olhar preciso revela o avesso daquilo que a televisão costuma mostrar, e nos coloca junto do que procuramos evitar. No texto de apresentação Malagueta, Perus e Bacanaço, João Antônio diz que “qualquer boteco é lugar para escrever quando se carrega a gana de transmitir”. Discuta com os alunos a importância dessa frase para o tipo de literatura feita pelo autor, considerando o trabalho de dessacralização da linguagem e dos personagens. É bom lembrar que isso não significa banalização da escrita, já que é a partir de cenários como os botecos que o autor desenvolve textos visivelmente trabalhados, com ritmo particular e forte carga poética. *** Fonte: CartaCapital Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/joao-antonio-um-autor-marginal/ Acesso em: 11/01/2021

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