sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Querido 2021, seja bem-vindo!

Entre, a casa é sua. Se não for pedir demais, nos devolva, por favor, todos os abraços que seu prezado antecessor nos roubou. Queremos também as gargalhadas dos parentes e amigos, o livre sorriso dos desconhecidos, a brisa no rosto. Gostaríamos ainda de ter de volta a alegria das viagens; a tumultuosa euforia dos estádios e dos grandes shows; todas as tardes em que não fomos beber cerveja com os amigos no boteco da esquina. Não se esqueça de nos devolver aqueles jantares intermináveis, em que discutíamos o fim do mundo e como iríamos recomeçá-lo. Hoje que sabemos muito mais sobre o fim do mundo, essas conversas antigas me parecem todas um tanto ou quanto ingênuas. Contudo, mais do que antes, é importante conversar sobre recomeços. Trocar sonhos. Debater utopias. Peço em particular que me devolva os festivais literários – dos quais, em 2019, eu estava até (confesso) um pouquinho enfastiado. Durante o seu reinado quero muito regressar a Paraty. Não posso perder a FliAraxá, a Flup ou a Flica, em Cachoeira. Eu, que não sou de futebol nem de carnaval, agora sinto ânsias de me perder entre multidões, gritando, sambando, abraçando, me descobrindo nos outros. Quero dançar sem culpa. Quero poder voltar a abraçar meus velhos pais sem medo de os contaminar. A maior invenção da Humanidade não foi a roda nem o fogo. Não foi o futebol, a feijoada, o samba, o xadrez, a literatura, sequer a internet. A maior invenção da Humanidade, querido 2021, foi o abraço. Olho para trás e vejo a primeira mãe, acolhendo nos braços o filho pequeno. O nosso pai primordial apertando contra o peito forte (e peludo) a mulher amada; dois amigos se consolando numa armadura de afeto. Depois desses primeiros abraços, alguma coisa mudou para sempre. O mundo continuou perigoso, sim, o mundo está sempre perigoso, mas passamos a ter o conforto de um território inviolável. Foi o abraço que fundou a civilização. Com elevada estima, José Eduardo Agualusa (Jornal O Globo, capa, 31 de dezembro de 2020) (Obs.: Agualusa é o premiado escritor angolano, colunista do GLOBO)
Dorrit Harazim @dorritharazim Vou emoldurar. Tocou fundo. Agualusa muda almas com sua escrita. E jornal tb serve para acarinhar leitor em temps assim. 9:40 AM · 31 de dez de 2020·Twitter for iPhone https://twitter.com/dorritharazim/status/1344624452978569217 Benvinda - Chico Buarque Dono do abandono e da tristeza Comunico oficialmente que há um lugar na minha mesa Pode ser que você venha por mero favor, ou venha coberta de amor Seja lá como for, venha sorrindo Ah, benvinda, benvinda, benvinda Que o luar está chamando, que os jardins estão florindo Que eu estou sozinho Cheio de anseio e de esperança, comunico a toda gente Que há lugar na minha dança Pode ser que você venha morar por aqui, ou venha pra se despedir Não faz mal pode vir até mentindo Ah, benvinda, benvinda, benvinda Que o meu pinho está chorando, que o meu samba está pedindo Que eu estou sozinho Vem iluminar meu quarto escuro, vem entrando com o ar puro Todo novo da manhã Oh vem a minha estrela madrugada, vem a minha namorada Vem amada, vem urgente, vem irmã Benvinda, benvinda, benvinda Que essa aurora está custando, que a cidade está dormindo Que eu estou sozinho Certo de estar perto da alegria, comunico finalmente Que há lugar na poesia Pode ser que você tenha um carinho para dar, ou venha pra se consolar Mesmo assim pode entrar que é tempo ainda Ah, benvinda, benvinda, benvinda Ah, que bom que você veio, e você chegou tão linda Eu não cantei em vão Benvinda, benvinda, benvinda, benvinda, benvinda No meu coração Composição: Chico Buarque. https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45116/ Maria Bethânia - "Oração Ao Tempo" (Ao Vivo) – Tempo Tempo Tempo Tempo Vídeo oficial da faixa "Oração Ao Tempo" (Ao Vivo), do álbum "Tempo Tempo Tempo Tempo". Show gravado em São Paulo em 2006, onde a cantora comemorou 40 anos de carreira. Lançado somente em DVD, a Biscoito Fino traz agora para as plataformas digitais sua versão completa. Além de canções imortais de Vinícius de Moraes, Bethânia recria os compositores mais marcantes de sua trajetória, como Chico Buarque e Caetano Veloso, num repertório definitivo na voz da mais influente intérprete da música brasileira. https://www.youtube.com/watch?v=N2szmBceiJg Oração Ao Tempo - Caetano Veloso És um senhor tão bonito Quanto a cara do meu filho Tempo, tempo, tempo, tempo Vou te fazer um pedido Tempo, tempo, tempo, tempo Compositor de destinos Tambor de todos os ritmos Tempo, tempo, tempo, tempo Entro em um acordo contigo Tempo, tempo, tempo, tempo Por seres tão inventivo E pareceres contínuo Tempo, tempo, tempo, tempo És um dos deuses mais lindos Tempo, tempo, tempo, tempo Que sejas ainda mais vivo No som do meu estribilho Tempo, tempo, tempo, tempo Ouve bem o que te digo Tempo, tempo, tempo, tempo Peço-te o prazer legítimo E o movimento preciso Tempo, tempo, tempo, tempo Quando o tempo for propício Tempo, tempo, tempo, tempo De modo que o meu espírito Ganhe um brilho definido Tempo, tempo, tempo, tempo E eu espalhe benefícios Tempo, tempo, tempo, tempo O que usaremos pra isso Fique guardado em sigilo Tempo, tempo, tempo, tempo Apenas contigo e migo Tempo, tempo, tempo, tempo E quando eu tiver saído Para fora do teu círculo Tempo, tempo, tempo, tempo Não serei nem terás sido Tempo, tempo, tempo, tempo Ainda assim acredito Ser possível reunirmo-nos Tempo, tempo, tempo, tempo Num outro nível de vínculo Tempo, tempo, tempo, tempo Portanto, peço-te aquilo E te ofereço elogios Tempo, tempo, tempo, tempo Nas rimas do meu estilo Tempo, tempo, tempo, tempo Composição: Caetano Veloso https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/44760/

Nenhum comentário:

Postar um comentário