quarta-feira, 30 de março de 2022

PONTO DE VISTA

*** À Primeira Vista Emílio Santiago Letra Quando não tinha nada eu quis Quando tudo era ausência esperei Quando tive frio tremi Quando tive coragem liguei Quando chegou carta abri Quando ouvi Prince dancei Quando o olho brilhou, entendi Quando criei asas, voei Quando me chamou eu vim Quando dei por mim tava aqui Quando lhe achei, me perdi Quando vi você, me apaixonei Quando não tinha nada eu quis Quando tudo era ausência esperei Quando tive frio tremi Quando tive coragem liguei Quando chegou carta abri Quando ouvi Salif Keita dancei Quando o olho brilhou, entendi Quando criei asas, voei Quando me chamou eu vim Quando dei por mim tava aqui Quando lhe achei, me perdi Quando vi você, me apaixonei Tocar/Pausar Repetir Volume 03:09 / 04:55Configuração Mini player Modo teatro Tela inteira Composição de Chico César https://www.cifraclub.com.br/emilio-santiago/a-primeira-vista/letra/ *********************************************************************** *** Minha Escola. Ascenso Ferreira 277 visualizações27 de ago. de 2019 *** Zé Paulo Costa 57 inscritos A poesia recitada no vídeo é Minha Escola, publicada em 1927 no livro Catimbó, do poeta pernambucano Ascenso Ferreira. Ascenso era natural de Palmares, mata sul pernambucana, e teve uma infância marcada pela orfandade de pai e pelas dificuldades econômicas. Aprendeu a ler devido aos esforços de uma abnegada alfabetizadora, d. Marocas, que não desistiu do pirralho arredio. Aos 13, trabalhava numa vendinha do padrinho, 10 horas por dia. Divergência políticas com os poderosos da região custou o emprego de sua mãe e o dele próprio. Sem trabalho e achincalhado na cidade foi embora pro Recife. A escola do poema é uma aula de história. É possível perceber nos versos que as mudanças que identificamos na escola escondem as permanências da prática escolar. Manuel Bandeira, amigo de Ascenso, destacava que a altura de gigante do poeta contrastava com a docilidade de sua voz, como se tanta doçura fosse incompatível como tanta estatura. Presto aqui uma pálida homenagem a esse gigante dos versos do modernismo brasileiro. https://www.youtube.com/watch?v=--s71Psi0cg ***************************************************
*** Tribuna da Internet TRIBUNA DA INTERNET | A ironia do poeta Ascenso Ferreira, perdido nas *** Poesia | Ascenso Ferreira: Minha Escola A escola que eu frequentava era cheia de grades como as prisões. E o meu Mestre, carrancudo como um dicionário; Complicado como as Matemáticas; Inacessível como Os Lusíadas de Camões! À sua porta eu estava sempre hesitante... De um lado a vida... — A minha adorável vida de criança: Pinhões... Papagaios... Carreiras ao sol... Voos de trapézio à sombra da mangueira! Saltos da ingazeira pra dentro do rio... Jogos de castanhas... — O meu engenho de barro de fazer mel! Do outro lado, aquela tortura: "As armas e os barões assinalados!" — Quantas orações? — Qual é o maior rio da China? — A 2 + 2 A B = quanto? — Que é curvilíneo, convexo? — Menino, venha dar sua lição de retórica! — "Eu começo, atenienses, invocando a proteção dos deuses do Olimpo para os destinos da Grécia!" — Muito bem! Isto é do grande Demóstenes! — Agora, a de francês: — "Quand le christianisme avait apparu sur la terre..." — Basta — Hoje temos sabatina... — O argumento é a bolo! — Qual é a distância da Terra ao Sol? — ?!! — Não sabe? Passe a mão à palmatória! — Bem, amanhã quero isso de cor... Felizmente, à boca da noite, eu tinha uma velha que me contava histórias... Lindas histórias do reino da Mãe-d'Água... E me ensinava a tomar a bênção à lua nova. ***************************************************
*** *** 3:24 YouTube Música e Trabalho: Ponto de Vista (Casuarina) *** Música | Casuarina - Ponto de Vista *** https://gilvanmelo.blogspot.com/2022/03/musica-casuarina-ponto-de-vista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário