sábado, 19 de março de 2022

“De Bono Pacis”

Mestre Rufino ***
*** Bonaventura Berlinghieri: São Francisco e cenas de sua vida, 1235, uma das mais antigas pinturas representando São Francisco de Assis Fundador da Ordem dos Frades Menores ***
*** Giotto: Estigmatização de São Francisco (detalhe), c 1300. Museu do Louvre *** "Para meus alunos. Todos. Sem exceção" Mestre Miguelzinho *** TRABALHAR É PRECISO REFLEXÓES SOBRE O TRABALHO HUMANO E SUAS IMPLICAÇOES PARA A ENGENHARIA DE PRODUÇAO Miguel de Simoni Tese submetida ao corpo docente da Coordenação dos Programas de Pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências em Engenharia de Produção. Aprovada por: Roberto dos Santos Bartholo Junior Orientador - Dr.Res.Pol Carlos Alberto Nunes Cosenza, D.Sc. Dina Felgebaun Clelman, D.Sc. José Amaro de Oliveira, D.Sc. Osvaldo Luis Gonçalves Quelhas, Rio de Janeiro - RJ - Brasil Março de 1996 ii SIMONI, MIGUEL DE Trabalhar é preciso - Reflexões sobre o conceito de trabalho humano e suas implicações para a Engenharia de Produção, [Rio de Janeiro], 1996. d, 106p., 29,5cm (COPPEIUFRJ, D.Sc., Engenharia de Produção, 1996). Tese - Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE 1. Trabalho Humano 2. Organização do Trabalho 3. Tradição I. COPPEIUFRJ 11. Título (série) iii Resumo da Tese apresentada a COPPEIUFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do Grau de Doutor em Ciências (D.Sc.). TRABALHAR É PRECISO REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE TRABALHO HUMANO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ENGENHARIA DE PRODUÇAO Miguel de Simoni Março de 1996 Orientador: Roberto dos Santos Bartholo Junior Programa: Engenharia de Produção Este estudo analisa o trabalho humano do ponto de vista tradicional, ou seja, como forma de auto-conhecimento, como forma de aproximação ao próximo e como forma de buscar o caráter sagrado da vida. O aprendizado do trabalho é apresentado nas suas características atuais, com suas fraquezas e conseqüências para a vida das pessoas, e confrontado com a visão tradicional do trabalho, que tem um processo de ensino baseado em valores pessoais e éticos. A forma moderna de organizar o trabalho, que remonta ao século XIII desta era, é apresentada e cotejada com os ensinamentos de São Francisco de Assis relativos ao mundo do trabalho. Este santo, através da Regra por ele criada para o funcionamento da Ordem dos Frades Menores, faz uma crítica severa aos valores que passam a fazer parte das relações de trabalho. A partir desta crítica é possível levantar algumas questões para reflexão sobre a forma como o trabalho é entendido hoje dentro da engenharia de produção. iv Résumé de Ia thèse présentée a Ia COPPEIUFRJ en vue de I'obtention du Doctorat en Sciences (D.Sc.). IL FAULT TRAVAILLER REFLEXIONS SUR LE CONCEPT DU TRAVAIL HUMAIN ET L EURS IMPLICA TIONS POUR L 'INGENIERIE DE PRODUCTION Mars, 1996 Directeur de Thèse: Roberto dos Santos Bartholo Junior Département: Ingénierie de Production Dans cette étude on analyse le travail humain du point de vue traditionnel, c'est-a-dire comme forme d'autoconnaissance, da relation au prochain et de recherche du caractère sacré de Ia vie. L'apprentissage du travail ici présenté sous ses aspects actuels, y compris ses faiblesses et ses conséquences sur Ia vie des gens, ce confronte a Ia vision traditionnelle du travail dont le processus pédagogique est fondê sur des valeurs personnelles et éthiques. La forme d'organisation du travail moderne, qui remonte au XIII e siècle, est présentée et mise en parallèle avec les enseignements de Saint François dlAssise touchant le monde du travail. Ce saint, par I'intermédiaire de Ia Règle qu'il a créée a I'usage des Frères Mineurs, fait une sévère critique aux valeurs qui à I'époque furent incorporées aux relations du monde du travail. A partir de cette critique et des questions qu'elle pose on peut amorcer une réflexion sur Ia forme dont on envisage actuellement dans Ia cadre de le Génie de Production. v Abstract of thesis presented to COPPEIUFRJ as partia1 fulfillment of the requirements for degree of Doctor of Science (D.Sc.). HUMAN WORK IS A NECESSARY ACTION REFLECTIONS ABOUT THE CONCEPT OF HUMAN WORK AND ITS IMPLICATIONS TO PRODUCTION ENGINEERING Miguel de Simoni March, 1996 Supervisar: Roberto dos Santos Bartholo Junior Department: Engenharia de Produção This thesis analyses the human work from a traditional approach, as a form of self-knowledge, of approximation to the other, and as a way to find the sacred character of life. The apprentice ship of work is presented in its presents characteristics and confronted with the traditional approach of human work, with its learning process based on person and ethics values. The modern organization of human work, raised in the Xlllth. century is presented and compared to the teachings of Saint Francis of Assisi related to the human work. This man, through the Rule created by him to organize his religions order, criticized the values adopted in the emerging work relations. From those critiques some reflections about the insertion of the concept of human work in production engineering are made. http://objdig.ufrj.br/60/teses/coppe_m/MiguelDeSimoni.pdf ************************************************************** edition Search Subscribe Log in Leaders Mar 19th 2022 edition The world economy Confronting Russia shows the tension between free trade and freedom Liberal governments need to find a new path that combines openness and security ***
*** Mar 19th 2022 The invasion of Ukraine is the third big blow to globalisation in a decade. First came President Donald Trump’s trade wars. Next was a pandemic in which cross-border flows of capital, goods and people almost stopped. Now armed conflict in Europe’s breadbasket, besieged Black Sea ports and sanctions on Russia have triggered a supply shock that is ripping through the world economy. Wheat prices have risen by 40%, Europeans may face gas shortages later this year, and there is a squeeze on nickel, used in batteries, including for electric cars. Around the world many firms and consumers are grappling with supply chains that have proved too fragile to depend on—yet again. If you look beyond the chaos, Vladimir Putin’s warmongering also raises a question about globalisation that is uncomfortable for free-traders such as The Economist. Is it prudent for open societies to conduct normal economic relations with autocratic ones, such as Russia and China, that abuse human rights, endanger security and grow more threatening the richer they get? In principle, the answer is simple: democracies should seek to maximise trade without compromising national security. In practice, that is a hard line to draw. Russia’s war shows that a surgical redesign of supply chains is needed to prevent autocratic countries from bullying liberal ones. What the world does not need is a dangerous lurch towards self-sufficiency. https://www.economist.com/leaders/2022/03/19/confronting-russia-shows-the-tension-between-free-trade-and-freedom *************************************** *** Trabalhar É Pecado Alvarenga e Ranchinho Ouça Trabalhar É Pecado Trabalha, trabalha, trabalha Trabalha, trabalha, trabalha Trabalha, trabalha, trabalha Trabalha, trabalha, trabalha Só no fim do mês recebe Paga, paga, paga, paga Paga, paga, paga, paga Paga, paga, paga, paga Paga, paga, paga, paga Tudo o que deve No domingo eu vou na missa Na missa, na missa, não posso trabalhar Segunda feira preguiça, preguiça, preguiça Preciso descansar Terça-feira é dia santo, dia santo, dia santo Se eu trabalho é pecado Quarta-feira eu tô doente, doente, doente Quinta-feira é feriado Não trabalho na sexta Que é dia de azar Sábado é fim de semana Tenho que descansar Ouça Trabalhar É Pecado Composição: Alvarenga. ******************************************************
*** A saudação de Paz e Bem *** A saudação franciscana de “Paz e Bem” tem sua origem na descoberta e na vocação do envio dos discípulos, que São Francisco descobriu no Evangelho e, que ele colocou na Regra dos Frades Menores – “o modo de ir pelo mundo”. Lucas (10,5) fala na saudação “A paz esteja nesta casa”, e Francisco acrescenta que a saudação deve ser dada a todas as pessoas que os frades encontrarem pelo caminho: “O Senhor vos dê a paz”. No seu Testamento, Francisco revela que recebeu do Senhor mesmo esta saudação. Portanto, ela faz parte de sua inspiração original de vida: anunciar a paz. Muito antes de São Francisco, o Mestre Rufino (bispo de Assis, na época em que Francisco nasceu), já escrevera um tratado, “De Bono Pacis” – “O Bem da paz” e, que certamente deve ter influenciado a mística da paz na região de Assis. Haviam, então, diferentes formas de saudação da paz, entre elas a de “Paz e Bem”. A paz interior como fundamento da paz exterior Na Legenda dos três companheiros (58), São Francisco dá para seus frades, o significado único para a paz: “A paz que anunciais com a boca, mais deveis tê-la em vossos corações. Ninguém seja por vós provocado à ira ou ao escândalo, mas todos por vossa mansidão sejam levados à paz, a benignidade e à concórdia. Pois é para isso que fomos chamados: para curar os feridos, reanimar os abatidos e trazer de volta os que estão no erro”. Trata-se da paz do coração que conquistaram. Francisco exorta seus frades a anunciar a paz e a testemunhá-la com doçura, porque este é o único caminho de comunicação para atrair todos os homens para a verdadeira paz, a bondade e a concórdia. A saudação da paz, como primeira palavra que os frades dirigem aos outros, tem o objetivo de abrir os corações à paz, isto é, à força espiritual interior: a paz interior da bem-aventurança e a paz proclamada e dirigida a todos, constituem uma única e mesma realidade. ***
*** O Bem da paz – o “Sumo Bem” Deus Sumo Bem é a experiência fundamental de Francisco, o ponto de partida de sua espiritualidade. Nela se fundamenta a vida franciscana como resposta de amor, configurando o amado ao Amor. Portanto, “Bem” é Deus-Amor, é a caridade. Deus, o Sumo Bem, chamou a todos a participarem do seu Ser, não no sentido de “soma de todos os bens divinos”, mas Deus, enquanto “bem único”. Por isso, a atitude típica de São Francisco é o êxtase adorante e a decisão de estar sempre a serviço deste Deus; um serviço que nasce da alegria da gratidão. É a atitude que projeta em Deus a completude de si mesmo, que leva a renúncia a tudo, até à posse de Deus. Francisco descobre neste “vazio”, a presença de Deus, unicamente como “dom”. E é justamente este o sentido da resposta humana, a da conversão ao Bem, ao “Sumo Bem”: aceitar Deus como centro absoluto da própria existência, e inserir-se no seu projeto tornando-se seu colaborador. Desta experiência nasce a “doçura”, que enche a vida de Francisco, a sua necessidade de entregar tudo a Deus (pobreza), de render-lhe graças e louvá-lo sem cessar. Desta experiência nasce também a confiança de tudo arriscar, sabendo que Deus não o deixará desamparado. ***
*** “Paz e Bem” – A paz se constrói pela caridade Portanto, a saudação franciscana de “Paz e Bem” é um programa de vida, é uma forma evangélica de viver o espírito das bem-aventuranças. Nestas duas ‘pequenas’ palavras se esconde um dinamismo e uma provocação: saudar alguém com “Paz e Bem” é o mesmo que dizer: o amor de Deus que trago em meu ser, é a mesma pessoa que reconheço nos outros e no mundo e, por causa d’Ele, devemos viver a caridade – o Bem – entre nós. Daí que, a paz só se constrói por meio da caridade (o Bem), porque a caridade é “forte como a morte” (ct 8,6); à qual ninguém resiste e, quando vem, mata o mal que fomos para que sejamos outro bem. A caridade gera a paz. A caridade está na paz assim como o espírito da vida está no corpo. A caridade sozinha mantém firmemente unidos na paz os filhos da Igreja; faltando a caridade, esta paz se dissolve. A caridade vivifica os membros de Cristo, os une e os faz estar em harmonia num só corpo. Ela é como um cabo, em cuja parte superior foi aplicado um gancho que liga a divindade à humanidade, o cordão que o senhor colocou na terra e com o qual ergueu o homem para o céu”. (Mestre Rufino) https://franciscanos.org.br/carisma/simbolos/a-saudacao-de-paz-e-bem#gsc.tab=0 *** *** General Rego Barros: "O poder da OTAN é um instrumento de poder sem poder" 26.096 visualizaçõesEstreou em 16 de mar. de 2022 *** Marco Antonio Villa 657 mil inscritos A estratégia russa na invasão da Ucrânia. A resistência ucraniana. As perspectivas da guerra. https://www.youtube.com/watch?v=k9n0DViJjs4 *********************************************** *** Gonzalo Vecina: "A falta de governo no Brasil foi a principal causa das mortes na pandemia" 6.054 visualizaçõesEstreou há 6 horas *** Marco Antonio Villa 657 mil inscritos A covid-19, suas variantes e consequências. O término do uso obrigatório de máscara. A pandemia na África. A irresponsabilidade do Ministério da Saúde e a tragédia da pandemia. https://www.youtube.com/watch?v=GAGMKyH8lvY *************************************************** *** Boi Amarelinho Alvarenga e Ranchinho Ouça Boi Amarelinho Eu sou aquele boizinho Que nasceu no mês de maio Desde que nasci no mundo Foi só pra sofrè trabaio Fizeram logo o batismo Lá nas margem do riozinho Por causo da minha cor Fui chamado Amarelinho Quando eu tava de ano e meio Já fizeram amansação Em vez de amansá de carro Amansaram de carretão Carreiro que me tocava Era um mulato tipão Me dava com o pé da vara E chuchava com o ferrão Me dava com o pé da vara Só fazendo judiação Eu preguei uma chifrada Que varou seu coração Aí meu senhor já disse: - Vou mandá esse boi pro corte Não trabaia no meu carro Boi que já deve uma morte Olhei pro arto da serra E avistei dois cavaleiro Com dois laço na garupa E dois cachorro perdigueiro Pois era o senhor patrão Que vinha me visitar E o marvado carniceiro Que já vinha negociar Adeus campo de Varginha Terreno dos ananáis Os zóio que me vê hoje Amanhã não me vê mais Eu cheguei no matadô Não encontrava saída O melhor jeito que tenho É entregar a minha vida O marvado carniceiro Já correi afiá o facão Pra largar uma facada Bem certo no coração Eu já fiz minha promessa Pra quem meu couro tirar Que o mundo dá muita vorta E sem camisa há de ficar Ouça Boi Amarelinho Composição: Raul Torres. https://www.letras.mus.br/alvarenga-ranchinho/1585315/#radio:alvarenga-ranchinho

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