Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
sábado, 12 de março de 2022
– Estás louco, Paulo;
Velho argumento
“E aduzindo ele isto em sua defesa, disse Fasto em alta voz: – Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar.”
(Atos, 26:24)
É muito comum lançarem aos discípulos do Evangelho a falsa acusação de loucos, que lhes é imputada pelos círculos cientificistas do século.
O argumento é velhíssimo por parte de quantos pretendem fugir à verdade, complacentes com os próprios erros.
Há trabalhadores que perdem valioso tempo, lamentando que a multidão os classifique como desequilibrados. Isto não constitui razão para contendas estéreis.
Muitas vezes, o próprio Mestre foi interpretado por demente e os apóstolos não receberam outra definição.
Numa das últimas defesas, vemos o valoroso amigo da gentilidade, ante a Corte Provincial de Cesaréia, proclamando as verdades imortais de Cristo Jesus. A assembléia toca-se de imenso assombro. Aquela palavra franca e nobre estarrece os ouvintes. É aí que Pórcio Festo, na qualidade de chefe dos convidados, delibera quebrar a vibração de espanto que domina o ambiente. Antes, porém, de fazê-lo, o argucioso romano considerou que seria preciso justificar-se em bases sólidas. Como acusar, no entanto, o grande convertido de Damasco, se ele, Festo, lhe conhecia o caráter íntegro, a sincera humildade, a paciência sublime e o ardoroso espírito de sacrifício? Lembra-se, então, das “muitas letras” e Paulo é chamado louco pela ciência divina de que dava testemunho.
Recorda, pois, o abnegado batalhador e não dispenses apreço às falsas considerações de quantos te provoquem ao abandono da verdade. O mal é incompatível com o bem e por “poucas letras” ou por “muitas”, desde que te alistes entre os aprendizes de Jesus, não te faltará o mundo inferior com o sarcasmo e a perseguição.
49 Velho argumento Emmanuel Pão Nosso FEB COLEÇÃO FONTE VIVA 1950 30ª edição - 4ª impressão - 8/2017
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"Escrever sobre a vida de Eurípedes seria quase o mesmo que fazer a biografia de Jesus.", afirmou-nos o queido Médium Francisco Cândido Xavier,
Eurípedes - o Homem e a Missão
NOSSA HUMILDE HOMENAGEM
CORINA NOVELINO
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A visão de Eurípedes Barsanulfo
32.321 visualizaçõesEstreou em 3 de mar. de 2020
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FEBtv
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O encontro de Eurípedes Barsanulfo com o Cristo nos traz mensagens de reflexão e sensibilidade. Venha conferir conosco no vídeo a seguir a representação dessa história vivida por um dos pioneiros do Espiritismo no País, em trecho de passagem extraída do livro “A vida escreve”, de Hilário Silva (FEB Editora).
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Música
Sad Emotional and Dramatic Piano
Artista
Jaroslaw M. Papaj
https://www.youtube.com/watch?v=_DhuHtZ7F1U
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XXIV - Não vades ter com os gentios / Clony
994 visualizaçõesTransmitido ao vivo em 11 de nov. de 2017
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CEFAK
9,34 mil inscritos
Centro Espírita Fraternidade Allan Kardec - CEFAK
www.cefak.org.br
https://www.youtube.com/watch?v=SpJyzSK6Akg
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Não vades ter com os gentios
8. Jesus enviou seus doze apóstolos, depois de lhes haver dado as instruções seguintes: Não procureis os gentios e não entreis nas cidades dos samaritanos. Ide,
antes, em busca das ovelhas perdidas da casa de Israel; e, nos lugares onde fordes,
pregai, dizendo que o Reino dos Céus está próximo. (Mateus, 10:5 a 7.)
9. Em muitas circunstâncias, prova Jesus que suas vistas não se circunscrevem ao povo judeu, mas que abrangem a Humanidade toda. Se,
portanto, diz a seus apóstolos que não vão ter com os pagãos, não é que
desdenhe da conversão deles, o que nada teria de caridoso; é que os judeus,
que já acreditavam no Deus uno e esperavam o Messias, estavam preparados, pela lei de Moisés e pelos profetas, a lhes acolherem a palavra. Com os
pagãos, onde até mesmo a base faltava, estava tudo por fazer e os apóstolos
não se achavam ainda bastante esclarecidos para tão pesada tarefa. Foi por
isso que lhes disse: “Ide em busca das ovelhas transviadas de Israel”, isto
é, ide semear em terreno já arroteado. Sabia que a conversão dos gentios
se daria a seu tempo. Mais tarde, com efeito, os apóstolos foram plantar a
cruz no centro mesmo do Paganismo.
10. Essas palavras podem também aplicar-se aos adeptos e aos disseminadores do Espiritismo. Os incrédulos sistemáticos, os zombadores obstinados, os adversários interessados são para eles o que eram os gentios para
os apóstolos. Que, pois, a exemplo destes, procurem, primeiramente, fazer
prosélitos entre os de boa vontade, entre os que desejam luz, nos quais um
gérmen fecundo se encontra e cujo número é grande, sem perderem tempo
com os que não querem ver, nem ouvir e tanto mais resistem, por orgulho,
quanto maior for a importância que se pareça ligar à sua conversão. Mais vale abrir os olhos a cem cegos que desejam ver claro, do que a um só que
se compraza na treva, porque, assim procedendo, em maior proporção se
aumentará o número dos sustentadores da causa. Deixar tranquilos os outros não é dar mostra de indiferença, mas de boa política. Chegar-lhes-á a
vez, quando estiverem dominados pela opinião geral e escutarem a mesma
coisa incessantemente repetida ao seu derredor. Aí, julgarão que aceitam
voluntariamente, por impulso próprio, a ideia, e não por pressão de outrem. Depois, há ideias que são como as sementes: não podem germinar
fora da estação apropriada, nem em terreno que não tenha sido de antemão
preparado, pelo que melhor é se espere o tempo propício e se cultivem
primeiro as que germinem, para não acontecer que abortem as outras, em
virtude de um cultivo demasiado intenso.
Na época de Jesus e em consequência das ideias acanhadas e materiais
então em curso, tudo se circunscrevia e localizava. A casa de Israel era um
pequeno povo; os gentios eram outros pequenos povos circunvizinhos. Hoje,
as ideias se universalizam e espiritualizam. A luz nova não constitui privilégio
de nenhuma nação; para ela não existem barreiras, tem o seu foco em toda
parte e todos os homens são irmãos. Mas também os gentios já não são um
povo, são apenas uma opinião com que se topa em toda parte e da qual a
verdade triunfa pouco a pouco, como do Paganismo triunfou o Cristianismo. Já não são combatidos com armas de guerra, mas com a força da ideia.
https://febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/obras/evangelho-guillon.pdf
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O seu pensar é ilimitado.
O poder do seu
pensamento provém de
Deus.
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As Ciências
Nos exemplos anteriores, falei de fatos do mundo real, fatos que podemos ver, ouvir, ou então, pelo menos, perceber indiretamente através de aparelhos. Um
copo é um objeto visível; uma força é algo que pode ser “sentido”, a presença
do calor é detectável pelos nossos sentidos, ou então por aparelhos.
https://www.academia.edu/8337871/Oque_%C3%A9_Ciencia_Carlos_Lungarzo
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27
E – Cap. X – Item 13
L – Questão 8722
Temas Estudados:
Aprendizado evolutivo
Balanço de consciência
Jesus e perdão
Na esfera das ações humanas
Problema de harmonia
Reconciliação
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Jornal Correio
É preciso perdoar: ciência confirma ligação da mágoa com infarto - Jornal Correio
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NO EXAME DO PERDÃO
Observemos o ensinamento do Cristo, acerca do perdão.
Note-se que o Senhor afirma, convincente:
-“se o vosso irmão agiu contra vós...”
Isso quer dizer que Jesus principia considerando-nos na condição de pessoas
ofendidas, incapazes de ofender: ensina-nos a compreender os semelhantes, crendo-nos
seguros no trato fraternal.
Nas menores questões de ressentimento, sujeitemo-nos a desapaixonado autoexame.
Quem sabe a reação surgida contra nós terá nascido de ações impensadas,
desenvolvidas por nós mesmos?
Se do balanço de consciência estivermos em débito com os outros, tenhamos
suficiente coragem de solicitar-lhes desculpas, diligenciando sanar a falta cometida e
articulando serviço que nos evidencie o intuito de reparação.
Se nos sentimos realmente feridos ou injustiçados,esqueçamos o mal.Na hipótese
de o prejuízo alcançar-nos individualmente e tão –somente a nós, reconheçamo-nos
igualmente falíveis e ofertemos aos nossos inimigos imediatas possibilidades de reajuste.
Se, porém, o dano em que fomos envolvidos atinge a coletividade, cabendo à justiça e
não a nós o julgamento do golpe verificado, é claro que não nos compete louvar a
leviandade. Ainda assim, podemos reconciliar-nos com os nossos adversários, em
espírito,orando por eles e amparando-os, por via indireta, a fim de que se valorizem para
o bem geral nas tarefas que a vida lhes reservou.
De qualquer modo, evitemos estragar o pensamento com o vinagre do azedume.
Nem sempre conseguimos jornadear, nas sendas terrestres, junto de todos, porquanto,
até que venhamos a completar o nosso curso de autoburilamento no instituto da evolução
universal, nem todos renasceremos simultaneamente em uma só família e nem
lograremos habitar a mesma casa.
Sigamos, assim, de nossa parte, vida afora, em harmonia com todos, embora não
possamos a todos aprovar, entendendo e auxiliando, desinteressadamente, aqueles
diante dos quais ainda possuímos o dom de agradar em pessoa, e rogando a Bênção
Divina para aqueles outros junto de quem não nos será lícito apoiar a delinqüência ou
incentivar perturbação.
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Dicionário Online de Português
Memorando - Dicio, Dicionário Online de Português
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MEMORANDO
- A balança do bem não tem cópias.
- A vontade adoece, mas nunca morre.
- Quem compensa mal com mal, atinge males maiores.
- O amor real transpira imparcialidade.
- O sofrimento acorda o dever.
- O remédio excessivo faz-se veneno.
- Somos todos familiares de Jesus.
- Nenhum enfeite disfarça a culpa.
- A vida não cansa o coração humilde.
- Toda convicção merece respeito.
- Só a consciência tranqüila dá sono calmo.
- Emoções e idéias não existem a sós.
- O tempo não desfigura a beleza espiritual.
- Mediunidade, na essência, é cooperação mútua.
- Para o cristão não existem dores alheias, porque as dores da coletividade pertencem a
ele próprio.
- Do erro nasce a correção.
- Lábios vigilantes não alardeiam vantagens.
- A caridade é o pensamento vivo do Evangelho.
http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/chicoxavier/estudeeviva.pdf
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PaulinhoDaViola - 40 Sucessos
86.978 visualizações8 de jan. de 2022
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Emerson Juliani - Músicas Antigas
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Pecado Capital
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Dança Da Solidão (2012 Remaster)
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Coração Leviano (2012 Remaster)
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Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida
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Onde a dor não tem razão C 1981
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Só o tempo
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São Bernardo – Faciletrando
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VITÓRIA DA REIFICAÇÃO E DERROTA DE PAULO HONÓRIO
-Estraguei a minha vida estupidamente. -Penso em Madalena
com insistência.Se fosse possível recomeçarmos...Para que
enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o
que mais me aflige. (RAMOS, 1988, p. 194):
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repositorio.unb.br
[PDF] Um Fausto cambembe: Paulo Honório
Nesse mesmo período dá-se início a Revolução de 1930 em que de
acordo com Lafetá (1946.p.208): ―Com a revolução o mundo de Paulo
Honório descaminha de forma definitiva: O mundo que me cercava ia-se
tornando um horrível estrupício.‖
Dali em diante, Paulo Honório passa a ter dificuldades nos negócios
e fica abandonado, sozinho com os seus pensamentos, as suas
inquietações e seus questionamentos do que deveria e não deveria ter sido,
de acordo com Lafetá (1946, p. 209): ―E, enfim, o mundo a revelia fora do
seu controle.‖
Temos nesse momento a imagem de um anti-herói que, pelo
dinamismo da força do seu poder de reificação sobre si e sobre Madalena
vê-se agora derrotado, impotente diante dos acontecimentos, sem forças
para prosseguir, pois se antes era ele quem determinava a direção de tudo,
agora ele é guiado pela força da sua dor e pela presença do fantasma de
Madalena que o leva a refletir em seus momentos de humanização como
tudo teria sido diferente caso ele não tivesse sido aquele homem como ele
mesmo declara ―egoísta‖ e ―brutal‖ que o mundo teve que aguentar:
-Estraguei a minha vida estupidamente. -Penso em Madalena
com insistência.Se fosse possível recomeçarmos...Para que
enganar-me?Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o
que mais me aflige. (RAMOS, 1988, p. 194):
Desta forma, o romance chega ao fim mostrando que Madalena poderia
ter representado para Paulo Honório a oportunidade de mudanças enquanto
ser humano, da valorização do ―ser‖ em lugar do ―ter‖ em meio a um mundo
dominado pelas ideologias burguesas.
Nesse contexto, Paulo Honório é reificador daquele mundo que ele
construiu em torno da São Bernardo, homem de gestos, pensamentos e
atitudes rudes que foram banalizados pela força da repetição do cotidiano, que
poderia ter encontrado no amor de Madalena a oportunidade de voltar a
possuir ações humanas.
Lamentavelmente, a avidez de Paulo Honório deu lugar ao ciúme que
destruiu a vida dele e de Madalena e o papel de salvação que ela poderia ter
cumprido na vida do narrador infelizmente não aconteceu nem mesmo com a
sua morte.
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/21019/1/TCC%20-%20VER%C3%94NICA%20MARIA%20DA%20SILVA%20DE%20SIQUEIRA.pdf
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1:54:16
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Filme São Bernardo (Viçosa-AL, 1971)
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Filme São Bernardo (Viçosa-AL, 1971)
616.847 visualizações21 de jun. de 2012
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Júlio Caio Vasconcelos
943 inscritos
São Bernardo é um filme brasileiro de 1971, do gênero drama, dirigido por Leon Hirszman e com roteiro baseado no romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos.
Este filme foi rodado na cidade de Viçosa (Alagoas), onde Graciliano Ramos viveu muitos anos e onde escreveu algumas de suas obras. O filme recebeu vários prêmios em festivais, entre eles o de melhor ator para Othon Bastos no Festival de Gramado, e ganhou o Prêmio Air France de 1973 como melhor filme, diretor (Leon Hirszman), ator (Othon Bastos) e atriz (Isabel Ribeiro), além do Coruja de Ouro de melhor diretor e atriz coadjuvante (Vanda Lacerda).
Sinopse: Um mascate consegue se transformar em um próspero fazendeiro, só que ele é um homem torturado constantemente por suas obsessões e desconfianças.
https://www.youtube.com/watch?v=_2Uu43gZZ44
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