segunda-feira, 14 de setembro de 2020

 

90 anos de Ferreira Gullar

 

NO CENÁCULO da ABL

 

“(...) O que torna as amizades indissolúveis e lhes duplica o encanto é um sentimento que falta ao amor – a certeza. Aqueles moços sentiam-se seguros de si mesmo: o inimigo de um deles tornava-se inimigo de todos. Abandonariam seus interesses mais urgentes para obedecer a santa solidariedade de seus corações. Incapazes todos de uma covardia, podiam opor um não formidável a qualquer acusação e defender-se uns aos outros com segurança. Igualmente nobres de coração e de igual força nas coisas de sentimento, tudo podiam pensar, tudo dizer-se no terreno da ciência e da inteligência. Daí a inocência de suas palavras. Certos de se compreenderem, seus espíritos divagavam à vontade: por isso não faziam cerimônias entre si, confiavam-se mutuamente suas penas e alegrias, pensavam e sofriam de coração aberto. As encantadoras gentilezas que fazem da fábula dos Dois Amigos72 um tesouro para as grandes almas eram entre eles habituais. Compreende-se pois a severidade com que julgavam antes de admitir um novo frequentador em sua roda. Possuíam em alto grau a consciência de sua grandeza e de sua felicidade para arriscá-la deixando ali entrar elementos novos e desconhecidos. (...)” V O CENÁCULO: ILUSÕES PERDIDAS, BALZAC

Tradução de Ernesto Pelanda e Mário Quintana. Título original: Illusions Perdues

 

 

72 Os Dois Amigos: fábula de La Fontaine (Livro VIII, fábula XI), em que o poeta conta a história de dois amigos verdadeiros. Um deles, acordando de repente, no meio da noite, corre à casa do outro, a quem desperta: este pensando que o amigo corre algum perigo, oferece todo o auxílio possível; mas ele lhe explica que acorrera porque o amigo, em sonho lhe parecera triste.

 

 

 

 

 

 

90 anos do Acadêmico Ferreira Gullar são comemorados em podcast especial da ABL

 

Academia Brasileira de Letras apresenta, através de seu canal de podcast, a série Efemérides Acadêmicas, uma homenagem especial aos noventa anos do nascimento do Acadêmico Ferreira Gullar (1930-2016), eleito em outubro de 2014. O episódio, que irá ao ar no dia 15 de setembro, a partir das 16h, conta com a participação dos Acadêmicos Arno Wehling, Antonio Carlos Secchin e Antonio Cicero.

 

Este quinto episódio dá continuidade à série de podcasts em comemoração de aniversários “redondos” de Acadêmicos e celebrará seus feitos e marcos ao longo de suas trajetórias dentro da Casa de Machado de Assis. A emissão está disponível no site da Academia, assim como nas plataformas Apple Podcast, Spotify, Deezer e Castbox.

 

10/09/2020

 

PERFIS DOS ACADÊMICOS CITADOS



 Ferreira Gullar

 Antonio Carlos Secchin

 Antonio Cicero

 Arno Wehling

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

https://www.academia.org.br/noticias/90-anos-do-academico-ferreira-gullar-sao-comemorados-em-podcast-especial-da-abl

 

 

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: OS DOIS AMIGOS E O URSO – 7º ANO

escrito por Denyse Lage Fonseca                                                           

    Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental. As variadas questões propostas visam ao estudo do reflexivo texto “Os dois amigos e o urso”. Vamos refletir e aprimorar as habilidades de leitura?

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

Baixe este exercício de português em:

§  Word: Interpretação de texto: Os dois amigos e o urso – 7º ano – Modelo editável

§  PDF: Interpretação de texto: Os dois amigos e o urso – 7º ano – Pronta para imprimir

§  Gabarito: Interpretação de texto: Os dois amigos e o urso – 7º ano – Com respostas

 

 


ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Os dois amigos e o urso

    Dois amigos caminhavam por um bosque quando, de repente, aparece um urso e começa a prossegui-los. Um dos amigos, muito assustado, trepou numa árvore. O outro, abandonado à própria sorte, jogou-se no chão, fingindo-se de morto.

    O urso ao vê-lo, aproximou-se pouco a pouco. Porém, este animal, que não se alimenta de cadáveres, segundo dizem, começou a olhá-lo, tocá-lo: observá-lo, examina-lo. Mas como nosso amigo não se movia e quase nem respirava, é abandonado pelo urso, que foi embora falando: “Está tão morto como meu bisavô”.

   Então o amigo que estava na árvore, alardeando sua amizade, desce correndo e o abraça. Comenta sobre a sorte que teve o amigo por ter saído ileso de situação tão perigosa e lhe diz:

    — Sabe, parece-me que o urso lhe disse alguma coisa no ouvido, enquanto o cheirava. Diga-me, o que foi que ele lhe disse?

    E nosso amigo responde:

    — Só uma coisa: “Retira tua amizade da pessoa que, se te vê em perigo, te abandona”.

SAMANIEGO. La Fontaine. “Fábulas”. Tradução de Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Revan, 1997.

 

Questões

Questão 1 – O texto lido é do gênero:

a) artigo de opinião

b) fábula

c) crônica

d) conto

 

Questão 2 – Identifique o fato que motivou a história narrada:

R:

 

Questão 3 – O clímax é aquele momento da história que gera mais tensão. Assinale-o:

a) “[…] aparece um urso e começa a prossegui-los.”

b) “Um dos amigos, muito assustado, trepou numa árvore.”

c) “O outro, abandonado à própria sorte, jogou-se no chão, fingindo-se de morto.”

d) “O urso … começou a olhá-lo, tocá-lo: observá-lo, examina-lo.”

 

Questão 4 – Diante da perseguição do urso no bosque, os dois amigos adotaram estratégias diferentes. Aponte-as:

R:

 

Questão 5 – O urso disse a um dos amigos o seguinte: “Retira tua amizade da pessoa que, se te vê em perigo, te abandona”. O que o levou a dizer essas palavras?

R:

 

Questão 6 – A fala do urso, transcrita acima, funciona como:

a) uma ordem

b) um desejo

c) um conselho

d) uma advertência

 

Questão 7 – Na parte “[…] começou a olhá-lo, tocá-lo: observá-lo, examina-lo.”, o pronome “lo” refere-se:

R:

 

Questão 8 – Há o predomínio no texto de sequências:

a) narrativas

b) descritivas

c) expositivas

d) argumentativas

 

Questão 9 – No trecho “Mas como nosso amigo não se movia e quase nem respirava […]”, os verbos em destaque exprimem ações:

a) previsíveis

b) concluídas

c) hipotéticas

d) inacabadas

 

Questão 10 – Na passagem “[…] por ter saído ileso de situação tão perigosa […]”, o termo “tão”:

a) complementa o sentido do adjetivo “perigosa”.

b) intensifica o sentido do adjetivo “perigosa”.

c) explica o sentido do adjetivo “perigosa”.

d) define o sentido do adjetivo “perigosa”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

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https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-os-dois-amigos-e-o-urso-7o-ano/

 

 

Sobre o passarinho Mario Quintana

Cicero Sandroni

Convidado pela ABL para falar sobre o centenário de nascimento de Mario Quintana, o professor gaúcho Sergius Gonzaga veio de Porto Alegre e, em sessão coordenada pelo acadêmico Moacyr Scliar, discorreu na Sala José Alencar, para um auditório repleto e atento, sobre a obra do grande poeta que, infelizmente, não pertenceu aos quadros da Academia.



No correr da sua história, a ABL viu-se obrigada a escolher, em determinadas eleições, entre grandes figuras da literatura brasileira. Mario Quintana concorreu em três ocasiões à ABL nos anos 80, mas as razões eleitorais da Instituição não lhe permitiram alcançar os vinte votos necessários para ter direito a uma poltrona.



Em que medida este fato alcança a sua imortalidade? Em nada. A glória que fica, eleva, honra e consola não é privilégio dos quarenta. Grandes nomes da literatura brasileira ausentes do Petit Trianon podem ser contados às dezenas, sem que essa circunstância nem de longe alcance o valor da obra reconhecida pela crítica e pelo público.



Este é, sem dúvida, o caso de Mario Quintana. E quando lembro seu verso "enquanto os outros passarão, eu passarinho", penso que talvez tenha sido melhor assim. Quintana passarinho necessitava de mais espaço para o seu vôo, hoje e sempre a encantar todos os que, ao passar pelo efêmero da vida, descobrem a essência da obra imortal.



 



Jornal do Commercio (Rio de Janeiro) 29/07/2006

Jornal do Commercio (Rio de Janeiro), 29/07/2006

https://www.academia.org.br/artigos/sobre-o-passarinho-mario-quintana

 

 

 

 

Ao Meu Amigo Edgar

Noel Rosa

 



https://youtu.be/7MJDRrNp4Rw

 

Já apresento melhoras
Pois levanto muito cedo
E deitar as nove horas
Pra mim já é um brinquedo
A injeção me tortura
E muito medo me mete
Mas minha temperatura
Não passa de 37

Nessas balanças mineiras
De variados estilos
"Trepei" de várias maneiras
E pesei 50 quilos

Deu resultado comum
O meu exame de urina
Meu sangue 91
Por cento de hemoglobina

Creio que fiz muito mal
Em desprezar o cigarro
Pois nao há material
Pro meu exame de escarro
Até agora só isto
Para o bem dos meus pulmões
E nem brincando desisto
De seguir as instruções
Que o meu amigo Edgard
Arranque desse papel
O abraço que vai mandar
O seu amigo Noël

P.S:
Muito obrigado ao Noel
É grande a satisfação
Ter um parceiro no Céu
Quem fala aqui é o João.

https://www.vagalume.com.br/noel-rosa/ao-meu-amigo-edgar.html

 

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