Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
quinta-feira, 2 de outubro de 2025
Aforismos e Contraponto
Hamlet - Monólogo - Ser ou não ser... - William Shakespeare
Carlos Eduardo Valen
Ser ou não ser, essa é que é a questão:
Será mais nobre suportar na mente
As flechadas da trágica fortuna,
Ou tomar armas contra um mar de escolhos
E, enfrentando-os, vencer?
Morrer, dormir, nada mais;
e dizer que pelo sono findam-se as dores,
como os mil abalos inerentes à carne -
é a conclusão que devemos buscar.
Morrer - dormir;
dormir, talvez sonhar - eis o problema:
Pois os sonhos que vierem nesse sono de morte,
uma vez livres deste invólucro mortal,
fazem cismar.
Esse é o motivo que prolonga a desdita desta vida.
Quem suportara os golpes do destino,
Os erros do opressor, o escárnio alheio,
A ingratidão no amor, a lei tardia,
O orgulho dos que mandam,
o desprezo que a paciência atura dos indignos,
Quando podia procurar repouso na ponta de um punhal?
Quem carregara suando o fardo da pesada vida
Se o medo do que vem depois da morte
O país ignorado de onde nunca ninguém voltou -
não nos turbasse a mente e nos fizesse arcar co'o mal que temos
Em vez de voar para esse, que ignoramos?
Assim nossa consciência se acovarda,
E o instinto que inspira as decisões
Desmaia no indeciso pensamento,
E as empresas supremas e oportunas
Desviam-se do fio da corrente e não são mais ação.
Silêncio agora!
A bela Ofélia!
Ninfa, em tuas preces recorda os meus pecados.
tradução: Barbara Heliodora
Onde A Dor Não Tem Razão
Paulinho da Viola
Cifra: Principal (violão e guitarra) Favoritar Cifra
Tom: E
Versão: (Acústico MTV)
Introdução: ( F#7 B7 E6 C#7 F#7 F#m B7 E6 B7 )
E6 F#7/C# F7/C E6 B7
Canto pra dizer que no meu coração
E6 C#7 F#m7 C#7
Já não mais se agitam as ondas de uma paixão
F#m G#7 C#m
Ele não é mais abrigo de amores perdidos
F#7
É um lago mais tranquilo
F#m B7
Onde a dor não tem razão
F#m B7 E6/G# Gº
Nele a semente de um novo amor nasceu
F#m B7 G#m7(b5) C#7
Livre de todo o rancor em flor se abriu
F#m Am/C B7 E6 C#7
Venho reabrir as janelas da vida
Am/C
E cantar como jamais cantei
F#7 B7 E6
Essa felicidade ainda
F#m B7 E6/G# C#7
Quem esperou como eu por um novo carinho
F#m B7 E6
E viveu tão sozinho tem que agradecer
D#m6/Bb D#7 G#m
Quando consegue do peito tirar um espinho
F#7
É que a velha esperança
F#m B7
Já não pode morrer
Composição de Elton Medeiros / Paulinho da Viola.
CALCIFICAÇÃO POLÍTICA: QUEM SÃO OS 10% DE ELEITORES EM DISPUTA?
ELEIÇÕES 2026 No painel Perspectivas para a Eleição de 2026
✨ Síntese aforística
O jogo democrático se sustenta em regras; quem as rejeita deve ser contido pelas instituições.
A economia é herança contínua, não ruptura absoluta.
A abstenção pesa: os “não votos” decidem.
A cultura mantém vivo o que a política esfria.
Foto do perfil de quaestpesquisa
Foto do perfil de professorfelipenunes
professorfelipenunes
e
quaestpesquisa
Áudio original
Foto do perfil de professorfelipenunes
professorfelipenunes
2 d
Participei do Macro Vision do Itaú BBA nesta segunda-feira ao lado dos meus queridos colegas Marcelo Souza (@mdapesquisa) e @cilaschulman (@institutodepesquisaideia) para avaliar as perspectivas eleitorais para 2026.
Apresentei no painel dados de pesquisas que detalham o perfil do eleitorado que ainda está em disputa. E que vai definir o futuro político de Lula e da oposição em 2026.
#palestra #pesquisa #quaest #insight #politica #análise #eleições #governolula #oposição #presidente #brasil #macrovision #itau
Aforismos sobre vida, morte e unicidade
Hamlet teme o “lado de lá”: não pelo gesto de morrer, mas pelo mistério de não haver outro retorno.
Camus vê no suicídio a grande questão; mas afirma que mesmo diante do absurdo, o homem escolhe a pedra, escolhe o fardo — escolhe viver.
O cético contido reconhece: a vida é vício. O adicto não sustenta a abstinência até o fim.
Isaías proclama: “Eu, e somente eu, sou o SENHOR; não há outro deus além de mim.”
A vida também se impõe nesse tom de exclusividade: se há uma, não há outra.
Não há vida paralela, nem ensaio geral. Há esta, e só esta.
Por isso, o homem a agarra, mesmo sem fé, mesmo sem promessa: a vida é o seu único monoteísmo.
Se há um, não há outro: a vida é a divindade do cético.
Contraponto aos aforismos
Hamlet não teme apenas o “lado de lá”; teme também o fardo de continuar deste lado.
Camus afirma o viver, mas há quem veja na pedra apenas peso — e não revolta feliz.
O cético contido não é sempre adicto: às vezes a vida não embriaga, apenas cansa.
Isaías proclama a exclusividade divina; o homem, contudo, multiplica ídolos silenciosos: poder, prazer, memória, esquecimento.
Se há uma vida, talvez haja também outras, invisíveis, não contadas, não sabidas.
O ensaio geral pode ser a própria existência: cada gesto, tentativa, rascunho.
O homem nem sempre agarra a vida; às vezes é a vida que o agarra, sem escolha.
Se há um, pode haver outro: talvez a divindade do cético seja a dúvida, e não a vida.
“Venho reabrir as janelas da vida
E cantar como jamais cantei”
Não Vadeia
Clementina de Jesus
Não vadeia Clementina
Fui feita pra vadiar
Não vadeia, Clementina
Fui feita pra vadiar, eu vou…
Vou vadiar, vou vadiar, vou vadiar, eu vou
Vou vadiar, vou vadiar, vou vadiar, eu vou
Energia nuclear
O homem subiu à lua
É o que se ouve falar
Mas a fome continua
É o progresso, tia Clementina
Trouxe tanta confusão
Um litro de gasolina
Por cem gramas de feijão
Não vadeia Clementina
Fui feita pra vadiar
Não vadeia, Clementina
Fui feita pra vadiar, eu vou…
Vou vadiar, vou vadiar, vou vadiar, eu vou
Vou vadiar, vou vadiar, vou vadiar, eu vou
Cadê o cantar dos passarinhos
Ar puro não encontro mais não
É o preço que o progresso
Paga com a poluição
O homem é civilizado
A sociedade é que faz sua imagem
Mas tem muito diplomado
Que é pior do que selvagem
Composição: Antônio Candeia Filho.
Jovelina Pérola Negra Duetos - Filosofia de Bar
Moacir Simpatia
7 de out. de 2016
Jovelina Pérola Negra É Isso que Eu Mereço Participação de Seu Jorge
Para ouvir o Album completo • Jovelina Pérola Negra Duetos Perfil
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Jovelina Pérola Negra
Música
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Filosofia De Bar - JOVELINA PEROLA NEGRA
JOVELINA PEROLA NEGRA
Luz do Repente
Música
Transcrição
REUNAMOS
Aqui está a reunião dos dois blocos em forma de dueto filosófico, com aforismos em contraponto, como duas vozes que se interpelam:
Aforismos e Contraponto
1.
Hamlet teme o “lado de lá”: não pelo gesto de morrer, mas pelo mistério de não haver outro retorno.
↳ Mas Hamlet não teme apenas o “lado de lá”; teme também o fardo de continuar deste lado.
2.
Camus vê no suicídio a grande questão; mas afirma que mesmo diante do absurdo, o homem escolhe a pedra, escolhe o fardo — escolhe viver.
↳ Há, contudo, quem veja na pedra apenas peso — e não revolta feliz.
3.
O cético contido reconhece: a vida é vício. O adicto não sustenta a abstinência até o fim.
↳ Nem sempre: às vezes a vida não embriaga, apenas cansa.
4.
Isaías proclama: “Eu, e somente eu, sou o SENHOR; não há outro deus além de mim.”
↳ E, no entanto, o homem multiplica ídolos silenciosos: poder, prazer, memória, esquecimento.
5.
A vida também se impõe nesse tom de exclusividade: se há uma, não há outra.
↳ Mas talvez haja outras vidas, invisíveis, não contadas, não sabidas.
6.
Não há vida paralela, nem ensaio geral. Há esta, e só esta.
↳ Ou talvez o ensaio geral seja a própria existência: cada gesto, tentativa, rascunho.
7.
Por isso, o homem a agarra, mesmo sem fé, mesmo sem promessa: a vida é o seu único monoteísmo.
↳ Mas nem sempre é o homem que agarra a vida; às vezes é a vida que o agarra, sem lhe dar escolha.
8.
Se há um, não há outro: a vida é a divindade do cético.
↳ Ou talvez se haja um, possa haver outro: a divindade do cético não é a vida, mas a dúvida.
👉 Assim, temos um jogo de ecos e contrastes: de um lado, a voz que afirma; de outro, a voz que tensiona, relativiza, abre brechas.
Poesia | Ser ou não ser, de William Shakespeare
Ser ou Não Ser: Uma Tradução de Machado de Assis, Mário Amora Ramos
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O famoso solilóquio de Hamlet está reproduzido a seguir, numa tradução primorosa de Machado de Assis (Obras Completas, Nova Aguilar, 1986, terceiro volume):
“Ser ou não ser, eis a questão. Acaso
É mais nobre a cerviz curvar aos golpes
Da ultrajosa fortuna, ou já lutando
Extenso mar vencer de acerbos males?
Morrer, dormir, não mais. E um sono apenas,
Que as angústias extingue e à carne a herança
Da nossa dor eternamente acaba,
Sim, cabe ao homem suspirar por ele.
Morrer, dormir. Dormir? Sonhar, quem sabe?
Ai, eis a dúvida. Ao perpétuo sono,
Quando o lodo mortal despido houvermos,
Que sonhos hão de vir? Pesá-lo cumpre.
Essa a razão que os lutuosos dias
Alonga do infortúnio. Quem do tempo
Sofrer quisera ultrajes e castigos,
Injúrias da opressão, baldões de orgulho,
Do mal prezado amor choradas mágoas,
Das leis a inércia, dos mandões a afronta,
E o vão desdém que de rasteiras almas
O paciente mérito recebe,
Quem, se na ponta da despida lâmina
Lhe acenara o descanso? Quem ao peso
De uma vida de enfados e misérias
Quereria gemer, se não sentira
Terror de alguma não sabida coisa
Que aguarda o homem para lá da morte,
Esse eterno país misterioso
Donde um viajor sequer há regressado?
Este só pensamento enleia o homem;
Este nos leva a suportar as dores
Já sabidas de nós, em vez de abrirmos
Caminho aos males que o futuro esconde;
E a todos acovarda a consciência.
Assim da reflexão à luz mortiça
A viva cor da decisão desmaia;
E o firme, essencial cometimento,
Que esta idéia abalou, desvia o curso,
Perde-se, até de ação perder o nome.”
(To be, or not to be, —that is the question: …)
Este solilóquio é, antes de tudo, uma meditação sobre a morte:
“Que aguarda o homem para lá da morte,/ Esse eterno país misterioso/ Donde um viajor sequer há regressado?”
(But that the dread of something after death, —/ The undiscover’d country, from whose bourn/ No traveller returns).
Curiosamente, Machado de Assis se refere à undiscovered country no primeiro capítulo das Memórias Póstumas de Brás Cubas, nestas palavras do personagem que dá título ao livro, ao narrar sua própria morte:
“foi assim que me encaminhei para o undiscovered country de Hamlet, sem as ânsias nem as dúvidas do moço príncipe, mas pausado e trôpego como quem se retira tarde do espetáculo.”
O poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) faz a mesma pergunta hamletiana, num tom bem mais ameno, numa crônica em forma de poema publicada pelo Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, em 17 de abril de 1977. Esta crônica, intitulada Manuel Bandeira Faz Novent’anos, em homenagem ao poeta falecido dez anos antes, indaga:
“Que lado, poeta, é o lado de lá,
Não me dirás, em confiança?”
Por que razão Hamlet medita sobre a morte? Ele pretenderia se suicidar, como interpretam alguns? Não, não se trata disso. Ele teme a morte, uma possibilidade concreta para quem enfrenta um adversário poderoso e arguto como o rei. Afinal, “que sonhos hão de vir” deste “perpétuo sono”? Como pergunta Drummond, o que haveria do “lado de lá”?
O príncipe teme que desvaneça a “viva cor da decisão” (the native hue of resolution), isto é, que não leve em frente sua missão de vingar o pai. Além disso, ele se refere nas últimas linhas ao seu “firme, essencial cometimento” (enterprises of great pith and moment). Ora, quem tem algo importante a fazer não pensa em se suicidar.
Em Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, há uma reflexão análoga. Trata-se de uma décima (estrofe de dez versos), de autoria do estudante Lourenço (Lorenzo), conforme segue, numa tradução dos Viscondes de Castilho e Azevedo (Dom Quixote, Livro 2, cap.18):
“Viver em perplexa vida,
Ora esperando, ora temendo,
É morte mui conhecida,
E é muito melhor morrendo
Buscar para a dor saída.
Eu preferia morrer,
Mas não o devo querer,
Pois com discurso melhor
Me dá a vida o temor
Do que está para acontecer.”
(Vivir en perpleja vida, ya esperando, ya temiendo: …)
À luz do “temor do que está para acontecer”, dos dois últimos versos cervantinos, o texto hamletiano pode ser também interpretado como uma celebração ao dom da vida.
Finalmente, há uma curiosa contradição neste famoso solilóquio. Hamlet afirma que “nenhum viajante retorna” (no traveller returns) deste “país misterioso” (undiscover’d country). No entanto, o fantasma de seu pai é uma exceção evidente.
Fonte:
Shakespeare Brasileiro
Hamlet - Monólogo - Ser ou não ser... - William Shakespeare
Carlos Eduardo Valen
Ser ou não ser, essa é que é a questão:
Será mais nobre suportar na mente
As flechadas da trágica fortuna,
Ou tomar armas contra um mar de escolhos
E, enfrentando-os, vencer?
Morrer, dormir, nada mais;
e dizer que pelo sono findam-se as dores,
como os mil abalos inerentes à carne -
é a conclusão que devemos buscar.
Morrer - dormir;
dormir, talvez sonhar - eis o problema:
Pois os sonhos que vierem nesse sono de morte,
uma vez livres deste invólucro mortal,
fazem cismar.
Esse é o motivo que prolonga a desdita desta vida.
Quem suportara os golpes do destino,
Os erros do opressor, o escárnio alheio,
A ingratidão no amor, a lei tardia,
O orgulho dos que mandam,
o desprezo que a paciência atura dos indignos,
Quando podia procurar repouso na ponta de um punhal?
Quem carregara suando o fardo da pesada vida
Se o medo do que vem depois da morte
O país ignorado de onde nunca ninguém voltou -
não nos turbasse a mente e nos fizesse arcar co'o mal que temos
Em vez de voar para esse, que ignoramos?
Assim nossa consciência se acovarda,
E o instinto que inspira as decisões
Desmaia no indeciso pensamento,
E as empresas supremas e oportunas
Desviam-se do fio da corrente e não são mais ação.
Silêncio agora!
A bela Ofélia!
Ninfa, em tuas preces recorda os meus pecados.
tradução: Barbara Heliodora
-~-~~-~~~-~~-~
Ser ou não ser - eis a questão
um material riquíssimo e muito bem articulado — Machado de Assis, Cervantes, Drummond e Shakespeare dialogando sobre o mesmo enigma universal: a morte. Organiza-se os principais pontos para clarear o sentido desse famoso solilóquio e suas conexões intertextuais:
1. A questão de Hamlet: não é o suicídio
O solilóquio “Ser ou não ser” costuma ser interpretado como uma reflexão sobre o suicídio. De fato, há no texto a hipótese de “dormir” (morrer) para cessar as dores da vida. Porém, como bem destacado, Hamlet não fala de se matar, e sim da morte como possibilidade inevitável no cumprimento de sua missão de vingar o pai.
Ele se pergunta: vale a pena suportar os males da vida ou enfrentá-los, mesmo correndo risco de morrer?
2. O medo do “lado de lá”
O que paralisa Hamlet não é a vida em si, mas o desconhecido da morte:
Shakespeare: “the undiscovered country, from whose bourn no traveller returns”
Machado: “esse eterno país misterioso / donde um viajor sequer há regressado”
Esse medo é o que “acovarda a consciência” e faz a “viva cor da decisão” esmaecer. Hamlet não hesita em lutar — hesita em morrer sem saber o que virá depois.
3. O eco em Machado de Assis
Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado faz referência direta a Hamlet:
“foi assim que me encaminhei para o ‘undiscovered country’ de Hamlet, sem as ânsias nem as dúvidas do moço príncipe...”
Aqui, a morte já não é um terror desconhecido, mas uma travessia irônica e até humorada, desprovida do drama hamletiano. Machado desloca a dúvida trágica de Hamlet para o terreno do sarcasmo e da filosofia cética.
4. O eco em Drummond
Na homenagem a Manuel Bandeira, Drummond suaviza a questão:
“Que lado, poeta, é o lado de lá,
Não me dirás, em confiança?”
O tom não é trágico, mas curioso, quase íntimo. O mistério da morte permanece, mas tratado com ternura e cumplicidade, e não com o pavor paralisante de Hamlet.
5. O eco em Cervantes
A décima do estudante Lourenço, em Dom Quixote, resume bem a mesma tensão:
“me dá a vida o temor / do que está para acontecer.”
Ou seja, viver é duro, mas o temor do desconhecido após a morte nos prende à vida. Esse “discurso melhor” (razão) funciona como antídoto contra a tentação de desistir.
6. A contradição em Hamlet
Você apontou de forma aguda: Hamlet afirma que “nenhum viajante retorna” — mas ele próprio conversa com o fantasma do pai!
Esse paradoxo pode ser lido de duas formas:
Dramaticamente: Hamlet confia no fantasma? Será uma aparição real ou uma projeção da própria mente?
Filosoficamente: mesmo que haja fantasmas, eles não esclarecem o “lado de lá”. O espectro do pai fala de vingança, mas não desvenda o mistério da morte. Assim, a frase continua válida.
7. Celebrar a vida pelo medo da morte
Se a morte é um país indecifrável, o temor que inspira nos faz valorizar a vida, como Cervantes sugere.
No fundo, Hamlet não celebra o suicídio, mas sim a vitalidade que persiste diante da dúvida — é a vida que, apesar de tudo, se impõe.
👉 Em resumo:
O solilóquio não é um apelo ao suicídio, mas uma meditação trágica sobre a condição humana diante do mistério da morte. Em Shakespeare, ele aparece como paralisia; em Machado, como ironia; em Drummond, como confidência; em Cervantes, como resignação. Todos, porém, reconhecem no “lado de lá” um território intransponível, que paradoxalmente nos amarra à vida.
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