sábado, 11 de outubro de 2025

Necessário acordar

#803 - SE ALGUÉM VOS BATER À FACE DIREITA, APRESENTAI-LHE TAMBÉM A OUTRA - PALESTRA ESPÍRITA
Daí vem o repetirmos incessantemente: Lançai para diante o olhar; quanto mais vos elevardes pelo pensamento, acima da vida material, tanto menos vos magoarão as coisas da Terra.
“Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e o Cristo te esclarecerá.” — Paulo. (EFÉSIOS, 5.14) 1 Grande número de adventícios ou não aos círculos do Cristianismo acusa fortes dificuldades na compreensão e aplicação dos ensinamentos de Jesus. Alguns encontram obscuridades nos textos, outros perseveram nas questiúnculas literárias. Inquietam-se, protestam e rejeitam o pão divino pelo envoltório humano de que necessitou para preservar-se na Terra. 2 Esses amigos, entretanto, não percebem que isto ocorre, porque permanecem dormindo, vítimas de paralisia das faculdades superiores. 3 Na maioria das ocasiões, os convites divinos passam por eles, sugestivos e santificantes; todavia, os companheiros distraídos interpretam-nos por cenas sagradas, dignas de louvor, mas depressa relegadas ao esquecimento. O coração não adere, dormitando amortecido, incapaz de analisar e compreender. 4 A criatura necessita indagar de si mesma o que faz, o que deseja, a que propósitos atende e a que finalidades se destina. Faz-se indispensável examinar-se, emergir da animalidade e erguer-se para senhorear o próprio caminho. 5 Grandes massas, supostamente religiosas, vão sendo conduzidas, através das circunstâncias de cada dia, quais fileiras de sonâmbulos inconscientes. 6 Fala-se em Deus, em fé e em espiritualidade, qual se respirassem na estranha atmosfera de escuro pesadelo. Sacudidas pela corrente incessante do rio da vida, rolam no turbilhão dos acontecimentos, enceguecidas, dormentes e semimortas até que despertem e se levantem, através do esforço pessoal, a fim de que o Cristo as esclareça. Emmanuel Texto extraído da 1ª edição desse livro. 68 Necessário acordar Pão Nosso #068 - Necessário acordar NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo Transmitido ao vivo em 29 de nov. de 2022 Série de estudos, com Artur Valadares, da obra "Pão Nosso", de Emmanuel/Chico Xavier. Transcrição
📘 FOTO 1 Observação: Para Sócrates e Platão, o traço que unia o interesse individual e o bem-estar social e, constituía a finalidade da Educação, era o Conhecimento. Para Aristóteles a verdade está na visão direta da razão. E a confirmação dessa verdade na consciência do homem, sustentando que a felicidade é o resultado das atividades do homem no bem. A formulação do ideal grego de uma educação liberal, encontra-se N'A República, de Platão, e servia para a orientação pedagógica dos povos civilizados durante séculos. O problema do "bem ser" e do "bem fazer" de Aristóteles evidencia-se no sentido da Educação proposto pelo grande sábio ateniense. Jesus, o mestre por excelência, não destruiu esse trabalho de seus prepostos, antes consolidou nas consciências o alto sentido do aprendizado do Amor, oferecendo novas concepções da grandeza e da excelsitude da Vida. Como se pode facilmente aquilatar pelo soberbo desempenho de Eurípedes, no campo educacional, ficou demonstrada a sua profunda experiência do passado. Eurípedes – o Homem e a Missão (p. 141)
📘 FOTO 2 Aliando o conhecimento aos princípios Aristotélicos e, buscando, notadamente, as bases essenciais da estruturação educativa no Evangelho do Senhor, ele promoveu autêntica ação pedagógica renovadora, servindo-se da vital força propulsora do exemplo, na extensão sublime do ensinamento inesquecível do Educador Divino: “Portanto, ide e pregai...” (50)
OS EXAMES FINAIS NO COLÉGIO ___________________ (50) Jesus (Mateus, 28:19). Corina Novelino (p. 142) Se alguém vos bater na face direita, apresentai-lhe também a outra. 7. Aprendestes que foi dito: olho por olho e dente por dente. — Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal que vos queiram fazer; que se alguém vos bater na face direita, lhe apresenteis também a outra; — e que se alguém quiser pleitear contra vós, para vos tomar a túnica, também lhe entregueis o manto; — e que se alguém vos obrigar a caminhar mil passos com ele, caminheis mais dois mil. – Dai àquele que vos pedir e não repilais aquele que vos queira tomar emprestado. (S. Mateus, 5:38 a 42.) 8. Os preconceitos do mundo sobre o que se convencionou chamar “ponto de honra” produzem essa suscetibilidade sombria, nascida do orgulho e da exaltação da personalidade, que leva o homem a retribuir uma injúria com outra injúria, uma ofensa com outra, o que é tido como justiça por aquele cujo senso moral não se acha acima do nível das paixões terrenas. Por isso é que a lei moisaica prescrevia: olho por olho, dente por dente, de harmonia com a época em que Moisés vivia. Veio o Cristo e disse: Retribuí o mal com o bem. E disse ainda: “Não resistais ao mal que vos queiram fazer; se alguém vos bater numa face, apresentai-lhe a outra.” Ao orgulhoso este ensino parecerá uma covardia, porquanto ele não compreende que haja mais coragem em suportar um insulto do que em tomar uma vingança, e não compreende, porque sua visão não pode ultrapassar o presente. Dever-se-á, entretanto, tomar ao pé da letra aquele preceito? Tampouco quanto o outro que manda se arranque o olho, quando for causa de escândalo. Levado o ensino às suas últimas consequências, importaria ele em condenar toda repressão, mesmo legal, e deixar livre o campo aos maus, isentando-os de todo e qualquer motivo de temor. Se se lhes não pusesse um freio às agressões, bem depressa todos os bons seriam suas vítimas. O próprio instinto de conservação, que é uma lei da Natureza, obsta a que alguém estenda o pescoço ao assassino. Enunciando, pois, aquela máxima, não pretendeu Jesus interdizer toda defesa, mas condenar a vingança. Dizendo que apresentemos a outra face àquele que nos haja batido numa, disse, sob outra forma, que não se deve pagar o mal com o mal; que o homem deve aceitar com humildade tudo o que seja de molde a lhe abater o orgulho; que maior glória lhe advém de ser ofendido do que de ofender, de suportar pacientemente uma injustiça do que de praticar alguma; que mais vale ser enganado do que enganador, arruinado do que arruinar os outros. É, ao mesmo tempo, a condenação do duelo, que não passa de uma manifestação de orgulho. Somente a fé na vida futura e na justiça de Deus, que jamais deixa impune o mal, pode dar ao homem forças para suportar com paciência os golpes que lhe sejam desferidos nos interesses e no amor-próprio. Daí vem o repetirmos incessantemente: Lançai para diante o olhar; quanto mais vos elevardes pelo pensamento, acima da vida material, tanto menos vos magoarão as coisas da Terra.
#803 - SE ALGUÉM VOS BATER À FACE DIREITA, APRESENTAI-LHE TAMBÉM A OUTRA - PALESTRA ESPÍRITA Grupo Espírita Beneficente Dr. Hermann Transmitido ao vivo em 19 de jan. de 2024 SE ALGUÉM VOS BATER À FACE DIREITA, APRESENTAI-LHE TAMBÉM A OUTRA - PALESTRA ESPÍRITA Grupo Espírita Beneficente Dr. Hermann Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. XII, Itens 7 e 8 Data: 19/01/2024 Expositora: Marcelle Música 1 músicas A Começar em Mim (Haja Mais Amor) Vocal Livre A Começar em Mim (Haja Mais Amor) Música Transcrição
Aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria.... Frase atribuída a Khalil Gibran. Aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria. Khalil Gibran Nota: Autoria não confirmada. Anime-se perante o mundo. Não vê tristezas quem mantém alegria e paz no coração. EU NÃO ESTAVA PREPARADO PRA ESSE ANIME... MUITO PESADO! Cronosfera 16 de jul. de 2025 #takopi #cronosfera Um anime impecável, mas pesado e desconfortável, que passou despercebido e não recebeu talvez a atenção que merecia assim como o tema em que ele aborda... Fiquem com EU NÃO ESTAVA PREPARADO PRA ESSE ANIME... MUITO PESADO!
Resenha sucinta – Vídeo “EU NÃO ESTAVA PREPARADO PRA ESSE ANIME... MUITO PESADO!” (Cronosfera) No vídeo publicado em 16 de julho de 2025, o criador Guto, do canal Cronosfera, apresenta uma análise emocional e reflexiva sobre o anime Takopi’s Original Sin (ou Takopi no Genzai). O youtuber descreve a obra como “impecável, mas extremamente pesada e desconfortável”, destacando que, apesar de sua qualidade narrativa e estética, o anime passou despercebido pelo grande público. A resenha de Guto enfatiza o impacto psicológico e os temas sensíveis abordados — como trauma infantil, abuso, solidão e culpa — elementos que tornam a experiência difícil, porém profunda e significativa. Ele comenta também como a obra provoca reflexão sobre a empatia e o sofrimento humano, sem recorrer a recursos apelativos. Em síntese, o vídeo é uma análise crítica e emocional que mistura informação e sentimento, com o apresentador destacando a importância de reconhecer produções que tratam de temas delicados com maturidade e sensibilidade, mesmo que sejam desconfortáveis de assistir.

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