Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
sábado, 3 de julho de 2021
Agradecer
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“E sede agradecidos.”
Paulo (Colossenses, 3:15)
É curioso verificar que a multidão dos aprendizes está sempre interessada
em receber graças, entretanto, é raro encontrar alguém com a disposição de ministrá-
las. Os recursos espirituais, todavia, em sua movimentação comum, deveriam
obedecer ao mesmo sistema aplicado às providências de ordem material. No capítulo de bênçãos da alma, não se deve receber e gastar,
insensatamente, mas recorrer ao critério da prudência e da retidão, para que as
possibilidades não sejam absorvidas pela desordem e pela injustiça. É por isso que, em suas instruções aos cristãos de Colossos, recomenda o
apóstolo que sejamos agradecidos. Entre os discípulos sinceros, não se justifica o velho hábito de manifestar
reconhecimento em frases bombásticas e laudatórias. Na comunidade dos trabalhadores fiéis a Jesus, agradecer significa aplicar
proveitosamente as dádivas recebidas, tanto ao próximo, quanto a si mesmo. Para os pais amorosos, o melhor agradecimento dos filhos consiste na
elevada compreensão do trabalho e da vida, de que oferecem testemunho. Manifestando gratidão ao Cristo, os apóstolos lhe foram leais até ao último
sacrifício; Paulo de Tarso recebe o apelo do Mestre e, em sinal de alegria e de amor,
serve à Causa Divina, através de sofrimentos inomináveis, por mais de trinta anos
sucessivos. Agradecer não será tão-somente problema de palavras brilhantes; é sentir a
grandeza dos gestos, a luz dos benefícios, a generosidade da confiança e
corresponder, espontaneamente, estendendo aos outros os tesouros da vida.
*** *** 163 Agradecer Emmanuel Pão Nosso FEB COLEÇÃO FONTE VIVA 1950 30ª edição - 4ª impressão - 8/2017 *** *** *** *** http://grupoama.org.br/books/Chico%20Xavier%20(Emmanuel)%20-%20Pao%20Nosso.pdf *** ***
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"o amor é livre,
sem nunca esquecer o
exemplo
e o respeito."
*** *** André Luiz Gama MINHA HISTÓRIA Uma filosofia para a vida *** ***"
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Os bons espíritas
4. Bem compreendido, mas sobretudo bem sentido, o Espiritismo
leva aos resultados acima expostos, que caracterizam o verdadeiro espírita, como o cristão verdadeiro, pois que um o mesmo é que outro. O
Espiritismo não institui nenhuma nova moral; apenas facilita aos homens
a inteligência e a prática da do Cristo, facultando fé inabalável e esclarecida
aos que duvidam ou vacilam.
Muitos, entretanto, dos que acreditam nos fatos das manifestações
não lhes apreendem as consequências, nem o alcance moral, ou, se os
apreendem, não os aplicam a si mesmos. A que atribuir isso? A alguma
falta de clareza da Doutrina? Não, pois que ela não contém alegorias nem
figuras que possam dar lugar a falsas interpretações. A clareza é da sua
essência mesma e é donde lhe vem toda a força, porque a faz ir direito
à inteligência. Nada tem de misteriosa e seus iniciados não se acham de
posse de qualquer segredo, oculto ao vulgo.
Será então necessária, para compreendê-la, uma inteligência fora
do comum? Não, tanto que há homens de notória capacidade que não a compreendem, ao passo que inteligências vulgares, moços mesmo, apenas
saídos da adolescência, lhe apreendem, com admirável precisão, os mais
delicados matizes. Provém isso de que a parte por assim dizer material da
ciência somente requer olhos que observam, enquanto a parte essencial exige um certo grau de sensibilidade, a que se pode chamar maturidade do
senso moral, maturidade que independe da idade e do grau de instrução,
porque é peculiar ao desenvolvimento, em sentido especial, do Espírito
encarnado.
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16 N.E.: Ver Nota Explicativa. p. 371.
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Nalguns ainda muito tenazes são os laços da matéria para permitirem
que o Espírito se desprenda das coisas da Terra; a névoa que os envolve tira-lhes a visão do infinito, donde resulta não romperem facilmente com os
seus pendores, nem com seus hábitos, não percebendo haja qualquer coisa
melhor do que aquilo de que são dotados. Têm a crença nos Espíritos como
um simples fato, mas que nada ou bem pouco lhes modifica as tendências
instintivas. Numa palavra: não divisam mais do que um raio de luz, insuficiente a guiá-los e a lhes facultar uma vigorosa aspiração, capaz de lhes
sobrepujar as inclinações. Atêm-se mais aos fenômenos do que à moral, que
se lhes afigura cediça e monótona. Pedem aos Espíritos que incessantemente
os iniciem em novos mistérios, sem procurar saber se já se tornaram dignos
de penetrar os arcanos do Criador. Esses são os espíritas imperfeitos, alguns
dos quais ficam a meio caminho ou se afastam de seus irmãos em crença,
porque recuam ante a obrigação de se reformarem, ou então guardam as
suas simpatias para os que lhes compartilham das fraquezas ou das prevenções. Contudo, a aceitação do princípio da doutrina é um primeiro passo
que lhes tornará mais fácil o segundo, noutra existência.
Aquele que pode ser, com razão, qualificado de espírita verdadeiro e
sincero, se acha em grau superior de adiantamento moral. O Espírito, que
nele domina de modo mais completo a matéria, dá-lhe uma percepção
mais clara do futuro; os princípios da Doutrina lhe fazem vibrar fibras que
nos outros se conservam inertes. Em suma: é tocado no coração, pelo que
inabalável se lhe torna a fé. Um é qual músico que alguns acordes bastam
para comover, ao passo que outro apenas ouve sons. Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para
domar suas inclinações más. Enquanto um se contenta com o seu horizonte
limitado, outro, que apreende alguma coisa de melhor, se esforça por desligar-se dele e sempre o consegue, se tem firme a vontade.
*** *** O Evangelho Segundo o Espiritismo ALLAN KARDEC FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Rio - Brasil 1944 Tradução de Guillon Ribeiro da 3ª edição francesa revista, corrigida e modificada pelo autor em 1866 https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/WEB-O-Evangelho-segundo-o-Espiritismo-Guillon.pdf *** ***
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Desempenhe um bom papel.
Deus está na plateia vendo o que
hoje você faz.
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A fé desempenha em nossa vida um papel mais importante
do que supomos, e é o que nos permite fazer mais do que
pretendemos. Creio que aí está o elemento precursor de
nossas ideias. Sem a fé não se teriam elaborado jamais
hipóteses e teorias, nem se teriam inventado as ciências
ou as matemáticas. Estou convencido de que a fé é um
prolongamento do espírito: negar a fé é condenar-se e
condenar o espírito que engendra todas as forças
criadoras de que dispomos. Charlie Chaplin
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ALBO BERRO RODRIGUES
A QUESTÃO JUDAICA BRASILEIRA DO SÉCULO XXI
OS DIREITOS HUMANOS NA LUTA PELA IGUALDADE DE MINORIAS JUDAICAS EM
TERRITÓRIO BRASILEIRO
*** *** https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/6246/Albo%20Berro%20Rodrigues.pdf?sequence=1&isAllowed=y *** ***
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As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?
Mahatma Gandhi , Hind Swaraj or Indian Home Rule. Translated into English by M.K. Gandhi. 1910 .
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CAMINHO PARA DEUS
8º ano
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"As ciências só fizeram progressos importantes depois que seus estudos se basearam no método experimental; até então, acreditou-se que esse método também só era aplicável à matéria, ao passo que o é também às coisas metafísicas."
(Allan Kardec)
O MÉTODO DE ALLAN KARDEC PARA INVESTIGAÇÃO DOS FENÔMENOS MEDIÚNICOS
(1854-1869)
Marcelo Gulão Pimentel
Juiz de Fora (MG)
Fevereiro de 2014
*** *** https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/513/1/marcelogulaopimentel.pdf *** ***
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