Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
quarta-feira, 7 de maio de 2025
Possibilidade de ser papa
Conclusão:
Enquanto o texto da Folha propõe uma análise crítica da cultura política contemporânea marcada pela ilusão de maioria, a reportagem do G1 destaca o exemplo de uma liderança religiosa que promove escuta, diálogo e abertura em meio a temas controversos. Ambos, à sua maneira, tratam de desafios sociais: um pela ótica da política democrática, o outro pela lente da espiritualidade e do papel pastoral.
Nos braços da maioria silenciosa - Wilson Gomes
Folha de S. Paulo
Quem sustenta opiniões que se creem majoritárias alimenta intolerância e incapacidade de lidar com a complexidade
Há uma ilusão curiosa —e muito difundida— segundo a qual a maioria, ainda que silenciosamente, quer as mesmas políticas, valoriza os mesmos princípios, enxerga o país do mesmo jeito que a gente. Essa convicção subjetiva de que nossas ideias são majoritárias, mesmo quando não são, é bem conhecida na psicologia social e atende pelo nome de viés de falso consenso.
É um viés cognitivo, ou seja, uma tendência psicológica automática que faz com que projetemos nossas características e preferências sobre o coletivo. Progressistas tendem a superestimar a adesão da sociedade —ou da melhor parte dela— aos seus valores; conservadores estão convictos de que o Brasil profundo é conservador como eles.
A esquerda tem certeza de que a massa compartilha sua visão de mundo, seu conceito de justiça e sua ideia do papel do Estado; a direita tem certeza de que qualquer pessoa lúcida e bem informada não tem dúvida alguma sobre a superioridade da sua agenda e de suas políticas. Sim, a mente costuma nos pregar esta peça: a de que os outros é que são minoria —as pessoas sensatas pensam como nós.
Até aí, nada grave, certo? Certas ilusões respondem às nossas necessidades de obter validação social, e nada há de mais reconfortante e tranquilizador do que a convicção de que estamos com a maioria —mesmo que seja uma convicção falsa.
O problema é que, cedo ou tarde, indivíduos que sustentam opiniões que se creem majoritárias, mas não são, acabam se deparando com decisões políticas ou resultados eleitorais que não correspondem às suas próprias visões. Por não serem capazes de se entender como parte minoritária da sociedade, o resultado não é apenas frustração: é ressentimento. Como aceitar que uma maioria pense como eu e, ainda assim, as coisas continuem sendo decididas de outra maneira?
Um artigo deste ano dos pesquisadores alemães Steiner, Landwehr e Harms, na Political Psychology, mostra uma clara correlação entre a crença ilusória, por parte de minorias, de serem parte de uma maioria silenciosa, e o populismo de direita que por lá anda prosperando. Afinal, se os nossos interesses não encontram canais de expressão na política institucional, é porque a elite, corrupta e anti-povo, não ouve a maioria, bloqueia sua voz e passa por cima da vontade popular.
A essa altura, a crítica ao sistema político vira ressentimento contra "as elites" e, mais um passo adiante, a política se transforma em uma guerra moral entre "o povo" e "os corruptos". Nesse caso, sobra até para "a democracia que está aí", supostamente distorcida pela elite traidora e corrupta —e, portanto, passível de substituição.
Essa crença ilusória de que somos maioria está ligada não apenas à hostilidade contra as instituições, mas também à intolerância contra a simples discordância. Se a maioria pensa como eu, então é justo que minha opinião prevaleça e que a suposta minoria ponha-se em seu lugar. E se alguém ousa discordar, o problema não está na diferença entre visões, mas em uma falha no caráter de quem diverge.
Divergir da política pública predileta de cada grupo, portanto, não é expressão de uma diferença legítima, mas uma declaração de guerra moral. As cotas dos identitários, a defesa da família "como está na Bíblia" dos conservadores, a centralidade do enfrentamento da desigualdade da esquerda, a crença na superioridade da gestão privada da direita —tudo isso está fora de discussão.
É intocável, mesmo em nível argumentativo. E qualquer política pública em contrário será considerada uma abominação. Na raiz de tudo, está a certeza de que a maioria compartilha nossas convicções, de que a sociedade não está dividida ao meio e de que os minoritários são sempre os outros.
No fundo, essa convicção nos poupa do esforço de abrir espaço para buscar dados, escutar, revisar nossas certezas. Essa ilusão de consenso nos permite permanecer no conforto das nossas bolhas, certos de que representamos o bem, o povo e a verdade.
O outro lado vira ameaça; o pluralismo, um ruído incômodo; "essa democracia que está aí", um estorvo que atrapalha o cumprimento do destino moral do nosso grupo.
Talvez o maior desafio para a democracia hoje não seja apenas o ódio ou a desinformação, mas essa fé cega de que já vencemos o debate antes mesmo de ele começar. Acreditar que somos os porta-vozes da maioria silenciosa é uma tentação poderosa, mas perigosa, porque é uma porta aberta ao populismo, à intolerância e à incapacidade de lidar com a complexidade do mundo —ainda mais em sociedades polarizadas e radicalizadas.
Dom Jaime recebendo o tradicional chapeu de quatro pontas do Papa Francisco neste sábado (7) — Foto: Reprodução/Vatican news
Rio Grande do Sul
Quem é Dom Jaime Spengler, cardeal brasileiro nomeado pelo Papa Francisco
Arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é natural de Gaspar (SC). Religioso de 64 anos poderá participar de eventual conclave, a eleição de um novo papa.
Por Gustavo Chagas, g1 RS e RBS TV
08/12/2024 00h00 Atualizado há 2 semanas
Papa Francisco nomeia cardeal arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler
O brasileiro Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é um dos cardeais do Vaticano, nomeado em 2024 pelo papa Francisco.
O religioso de 64 anos é natural de Gaspar (SC). Ordenado padre em 1990, o novo cardeal se junta a outros sete cardeais brasileiros.
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Em entrevista ao jornalista Léo Saballa Jr., da RBS TV, no programa "Conversas Cruzadas", de GZH, Dom Jaime disse ter se surpreendido com a indicação ao cardinalato, em 6 de outubro. O então bispo descobriu sobre o anúncio do Papa por meio de amigos, via WhatsApp.
"Eu estava no meu quarto, tinha terminado de ler um livro, praticamente próximo ao meio-dia, liguei o computador para ver o que tinha de notícias na internet, etc. E, de repente, o WhatsApp começou a disparar: 'parabéns', 'coragem', 'vai em frente' e por aí adiante. Eu disse: 'mas hoje não é uma data significativa na minha história pessoal, não estou de aniversário, não estou celebrando nada'. 'Não, você não viu? O Papa citou seu nome na Praça de São Pedro agora, está falando'", disse Dom Jaime.
Confira mais abaixo, nesta reportagem, um perfil do novo cardeal, a possibilidade de participação – e talvez de uma eleição – em um conclave (a escolha de um novo papa), além dos pensamentos de Dom Jaime sobre temas polêmicos, como a participação de jovens, mulheres e pessoas LGBTQIA+ na Igreja Católica, além do celibato.
Dom Jaime recebendo o tradicional chapeu de quatro pontas do Papa Francisco neste sábado (7) — Foto: Reprodução/Vatican news
Dom Jaime recebendo o tradicional chapeu de quatro pontas do Papa Francisco neste sábado (7) — Foto: Reprodução/Vatican news
Na cerimônia, o Papa Francisco disse aos novos cardeais que a missão deles é a construção da unidade e que não cedam à "competição corrosiva", nem se deslumbrem com prestígio, poder e aparência. O religioso brasileiro se encontrou com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) em Roma.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Nacional, Dom Jaime se emocionou ao lembrar das enchentes no Rio Grande do Sul. A tragédia deixou 183 mortos e 27 desaparecidos. Na época, o Vaticano doou quase meio milhão de reais ao estado.
"O que nós vivemos no Rio Grande do Sul no mês de maio foi uma tragédia, uma tragédia que requer responsabilidade política e social. Mas, se por um lado a tragédia trouxe destruição e morte, proporcionou uma onda, eu diria, de solidariedade como nós nunca vimos no Brasil", disse.
Neste domingo (8), Dom Jaime participa da celebração eucarística com os outros cardeais. O cardeal deve voltar a Porto Alegre e ser recebido na Catedral Metropolitana no dia 17 de dezembro, em uma cerimônia marcada para as 10h.
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Dom Jaime Spengler — Foto: Jaison Alves/CNBB Sul 4
Dom Jaime Spengler — Foto: Jaison Alves/CNBB Sul 4
Quem é Dom Jaime Spengler
Jaime Spengler nasceu em 6 de setembro de 1960, na cidade de Gaspar, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Ele foi o primeiro dos quatro filhos de Genésio Bernardo e Léa Maria Spengler.
O religioso ingressou, como noviço, na Ordem dos Frades Menores de Rodeio (SC) em 1982. A ordenação do catarinense como padre ocorreu no dia 17 de novembro de 1990, também em Gaspar.
Na carreira acadêmica, Spengler cursou filosofia, no Paraná, e teologia, no Rio de Janeiro e em Jerusalém. O então padre fez doutorado em filosofia em Roma. Como sacerdote, Jaime atuou em diversas cidades do Brasil até 2010.
Dom Jaime Spengler — Foto: Província Franciscana da Imaculada Conceição/Divulgação
Dom Jaime Spengler — Foto: Província Franciscana da Imaculada Conceição/Divulgação
Em 2010, foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre pelo então Papa Bento XVI. Um ano depois, foi ordenado bispo em sua cidade natal, Gaspar.
Dom Jaime foi nomeado arcebispo metropolitano de Porto Alegre em 2013, onde vive desde então. O posto foi alcançado após a renúncia de Dom Dadeus Grings, hoje bispo emérito da capital gaúcha. À frente da Cúria, Spengler comanda 158 paróquias da Região Metropolitana.
"Nosso desejo é ir ao encontro das pessoas levando o que nós temos: Jesus. Temos Jesus e seu evangelho", disse, ao tomar posse, em 2013.
Catedral Metropolitana de Porto Alegre — Foto: Mateus Bruxel/Agencia RBS
Catedral Metropolitana de Porto Alegre — Foto: Mateus Bruxel/Agencia RBS
Em 2023, o arcebispo foi eleito presidente da CNBB. A eleição foi realizada durante a 60ª Assembleia Geral da instituição, que reúne bispos católicos do país, em Aparecida do Norte (SP). Dom Jaime estará à frente da entidade até 2027. O religioso também preside o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).
"São serviços que somos chamados a desempenhar e tentamos colaborar aonde somos chamados de acordo também com as nossas possibilidades. Não somos super-homens", disse.
Se definindo como um "cataúcho", uma mistura de catarinense e gaúcho, Dom Jaime é torcedor do Internacional.
Dom Jaime Spengles, acebispo de Porto Alegre, ganha camiseta do Internacional — Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Dom Jaime Spengles, acebispo de Porto Alegre, ganha camiseta do Internacional — Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Participação em eventual conclave
Como a regra da Igreja Católica estabelece que cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto em um eventual conclave, Dom Jaime poderá participar da eleição de um novo papa, se ela ocorrer nos próximos 16 anos.
Tudo isso depende do futuro do Papa Francisco. A eleição de um novo pontífice ocorrerá apenas no caso da morte do argentino nesse período ou caso ele renuncie, como fez Bento XVI.
"Eu espero até nem precisar participar desse momento até lá, já ter completado os meus 80 anos também. O Papa, em si, está muito bem de saúde. É verdade, com uma dificuldade de caminhar, sim, ele tem um problema no joelho que limita a movimentação, mas ele mesmo diz que governa com a cabeça e não com as pernas. Então, a gente faz votos e espero que ele possa continuar no exercício do Ministério por muitos e muitos anos", afirmou Dom Jaime, no "Conversas Cruzadas".
13 de março de 2013 - Fumaça branca sai da Capela Sistina no segundo dia de conclave — Foto: Tony Gentile/Reuters
13 de março de 2013 - Fumaça branca sai da Capela Sistina no segundo dia de conclave — Foto: Tony Gentile/Reuters
Possibilidade de ser papa
Questionado pelo jornalista Léo Saballa Jr., Dom Jaime Spengler disse não pensar em ocupar o maior cargo da Igreja Católica.
"Eu não quero nem pensar nisso. Até porque eu creio que seja talvez um dos lugares, um dos serviços, em termos universais, mais solitários do mundo", respondeu.
Para Dom Jaime, a figura de um papa "representa a comunhão, a unidade da igreja", além da liderança política mundial.
"Mas ao mesmo tempo eu fico imaginando este homem, na função e no reconhecimento de que goza, ele não pode dizer assim: 'hoje à noite eu gostaria talvez de sair ali na rua para tomar um sorvete'. Acabou. Você não se pertence mais", afirmou.
Dom Jaime recebendo o tradicional chapeu de quatro pontas do Papa Francisco neste sábado (7) — Foto: Gregorio Borgia/AP
Dom Jaime recebendo o tradicional chapeu de quatro pontas do Papa Francisco neste sábado (7) — Foto: Gregorio Borgia/AP
Temas polêmicos
Durante a entrevista ao "Conversas Cruzadas", Dom Jaime Spengler respondeu sobre temas polêmicos para a Igreja Católica.
Questionado sobre o celibato e o casamento de padres, Dom Jaime disse que o debate precisa ser feito dentro da Igreja Católica. Em Porto Alegre, ele promoveu homens casados ao cargo de diáconos, posição anterior à dos padres.
"Eu creio e defendo esta ideia de que nós precisamos avançar, ao menos no debate em torno da questão. Eu não sei se a suspensão do princípio do celibato é o melhor caminho, há expressões inclusive de outras igrejas que optaram por esse caminho e dizem: 'olha, é melhor não ir por essa estrada'. Mas eu creio que aqui nós não podemos ficar em opiniões, precisamos sim aprofundar o debate e eu creio que, no momento certo, o Espírito mesmo há de mostrar qual o melhor caminho para a igreja", avaliou.
A participação de mulheres no diaconato também foi abordada pelo novo cardeal. O Papa Francisco criou um grupo de estudo para analisar a questão.
"Existem dados históricos que, no início do cristianismo, teria havido uma espécie de ministério diaconal exercido por mulheres. No entanto, isso, historicamente, ainda não está suficientemente claro. Esse é um elemento. Segundo elemento. Nós, desde 2020 e 2021, iniciamos um processo de escuta de comunidades do mundo inteiro. E, durante esse processo de escuta, veio, sim, fora, uma indicação para avaliar a possibilidade de mulheres serem admitidas ao diaconato", explicou.
Papa Francisco fez oração pelas mulheres — Foto: Associated Press
Papa Francisco fez oração pelas mulheres — Foto: Associated Press
Sobre as pessoas LGBTQIA+, Dom Jaime Spengler afirmam que os integrantes da igreja precisam "escutá-los, escutá-las, acolhê-los e, na medida do possível, integrar na comunidade". Contudo, diferenciou bênçãos dos sacramentos.
"Não podemos comparar uma bênção àquilo que é o sacramento do matrimônio. Nós abençoamos tantas coisas, abençoamos objetos, animais. Se uma pessoa que tem essa tendência me pede uma bênção, por que não? É gente? É pessoa? É filho de Deus? Ou filha de Deus? E por esta condição, merece e talvez precisa, e talvez a bênção pode até ajudar essa pessoa a alargar horizontes, abrir os olhos, se compreender melhor. Por que também não dizer se aceitar melhor? Porque se trata de uma dimensão do humano que, muitíssimas vezes, não foi a pessoa que escolheu. É fruto de um processo natural e isso nem sempre, eu creio, a sociedade compreende suficientemente", disse.
Ativistas da associação italiana de direitos gays Arcigay seguram faixas e bandeiras durante uma manifestação em frente ao Vaticano — Foto: Sandro Pace/AP
Ativistas da associação italiana de direitos gays Arcigay seguram faixas e bandeiras durante uma manifestação em frente ao Vaticano — Foto: Sandro Pace/AP
O cardeal Dom Jaime Spengler também falou de ataques de setores conservadores ao Papa Francisco.
"A fé cristã nós vivemos em comunidade, não vivemos isoladamente. Sinto que ele entristece isso. Certamente, entristece de um lado e eu diria também nos envergonha, porque significa que temos, talvez, dificuldade de interagir com a diferença, seja de um lado, seja de outro", opinou o religioso.
Sobre a participação dos jovens na igreja, o novo cardeal afirmou que "um dos grandes desafios, eu creio, da igreja na atualidade é a transmissão da fé às novas gerações".
"Como dialogar com essas novas gerações, eu creio que é realmente uma tarefa hercúlea, um desafio enorme que nós temos, sim, que abordar. É verdade também que a juventude tem sede de espiritualidade, de mística", disse.
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