Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
sexta-feira, 2 de abril de 2021
Isn't It a Pity
‘Todo mundo ficou perplexo’, diz Marco Aurélio sobre voto de Cármen Lúcia
Publicado em: 01/04/2021 Atualizado: 01/04/2021 13:36
‘Não posso conceber que um homem que surgiu como herói nacional de repente se torne vilão e seja execrado’, afirmou o decano do STF ao comentar suspeição do ex-juiz Sergio Moro
***
***
Marco Aurélio Mello, que deixa o Supremo neste ano, criticou a mudança de voto da ministra Cármen Lúcia | Foto: Carlos Moura/SCO/STF
***
Marco Aurélio Mello, que deixa o Supremo neste ano, criticou a mudança de voto da ministra Cármen Lúcia | Foto: Carlos Moura/SCO/STF
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou nesta quinta-feira, 1º, a mudança de entendimento da colega Cármen Lúcia no julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos processos relacionados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizado pela Segunda Turma da Corte. Na ocasião, a magistrada modificou seu voto inicial e considerou Moro parcial ao julgar o petista no âmbito da Operação Lava Jato. Com isso, o ex-ministro da Justiça foi apontado como suspeito pela maioria do colegiado (3 votos a 2).
“Não entendi até hoje o voto da ministra Cármen Lúcia, minha colega, no que ela, em 2018, acompanhou o relator, ministro [Edson] Fachin, e agora, na última sessão, reajustou o voto”, afirmou Marco Aurélio em entrevista à Folha de S.Paulo. “A mudança é sempre possível, desde que não tenha havido proclamação final, e não houve. Houve pedido de vista que se projetou no tempo de 2018 até agora. Ela poderia em tese reajustar? Poderia. Ela se convenceu que deveria reajustar e reajustou. E aí, evidentemente, como tenho meus processos para relator, para estudar, não fui atrás para saber as razões dela. Mas que todo mundo ficou perplexo, ficou.”
Indagado se Moro “foi um grande juiz”, Marco Aurélio respondeu: “Sem dúvida”. “Não posso conceber que um homem que surgiu como herói nacional, mostrando nova vertente quanto ao combate à corrupção, de repente se torne vilão e seja execrado. Isso não passa pela minha cabeça”, afirmou.
Marco Aurélio admitiu que as constantes mudanças de entendimento do STF confundem o público “leigo” nas questões jurídicas. “Se eu, com 42 anos de ofício judicante em colegiado, pegando no pesado, fiquei atônito, imagina o leigo. Foi o que disse, gera uma insegurança muito grande”, disse. “Os pronunciamentos judiciais existem para se ter a segurança jurídica e, a partir do momento em que decisão condenatória transita em julgado, você tem um quadro definitivo que, a meu ver, só pode ser revisto pela revisão criminal ou, excepcionalissimamente, quando comprovada ilegalidade, pela via do habeas corpus.”
Mudanças nas Forças Armadas
Na entrevista à Folha, o decano do STF — que se aposenta neste ano e deixará o tribunal — também comentou a troca de comando das Forças Armadas e do Ministério da Defesa do governo do presidente Jair Bolsonaro. Na terça-feira 30, os chefes do Exército (Edson Pujol), da Marinha (Ilques Barbosa) e da Aeronáutica (Antônio Carlos Moretti Bermudez) deixaram seus postos — um dia depois da demissão do então ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.
“De início, qualquer modificação gera instabilidade e aí surgem as especulações. Agora, precisamos reconhecer que o chefe do Executivo nacional pode mudar o ministério. E foi o que ele deliberou fazer. A repercussão é ruim porque, principalmente considerando o leigo, gera insegurança, insegurança jurídica, e para viver em sociedade nós precisamos de segurança”, apontou Marco Aurélio.
Fonte: revistaoeste.com
Marco Aurélio diz não conceber que Moro "de repente se torne vilão e seja execrado"
01.04.21 06:51
***
***
Marco Aurélio diz não conceber que Moro “de repente se torne vilão e seja execrado”
Foto: Adriano Machado/Crusoé
Marco Aurélio Mello disse à Folha que ficou “atônito” com a mudança de voto da colega Cármen Lúcia no julgamento da suspeição de Sergio Moro.
“Se eu, com 42 anos de ofício judicante em colegiado pegando no pesado, fiquei atônito, imagina o leigo. Foi o que disse, gera uma insegurança muito grande.”
O decano do Supremo acrescentou ao jornal paulista:
“Os pronunciamentos judiciais existem para se ter a segurança jurídica e, a partir do momento em que decisão condenatória transita em julgado, você tem um quadro definitivo que, a meu ver, só pode ser revisto pela revisão criminal ou, excepcionalissimamente, quando comprovada ilegalidade, pela via do habeas corpus.”
Marco Aurélio afirmou também que Moro foi um grande juiz “sem dúvida”.
“Não posso conceber que homem que surgiu como herói nacional mostrando nova vertente quanto ao combate à corrupção de repente se torne vilão e seja execrado. Isso não passa pela minha cabeça.”
Ele ponderou, no entanto, que não gostaria de ver Moro em sua cadeira no STF.
“Não tenho amizade com o ex-juiz Sergio Moro e cheguei mesmo a dizer que, como ele virou as costas a um cargo efetivo da magistratura, não gostaria que me sucedesse. Não que eu tenha nada contra ele, mas só pela postura adotada. Como alguém que virou as costas à magistratura é nomeado? Então, será um prêmio de consolação para o Supremo? Isso evidentemente deixa o sistema capenga.”
*** ***
https://www.oantagonista.com/brasil/marco-aurelio-diz-nao-conceber-que-moro-de-repente-se-torne-vilao-e-seja-execrado/
***
Moro diz que indicação ao STF seria caminho "natural" na sua carreira
Após os rumores sobre a divisão de seu ministério, Moro afirmou não ter motivo para deixar governo e rechaçou candidatura em 2022
Por Agência O Globo
Publicado em: 27/01/2020 às 16h03
access_time
Tempo de leitura: 3 min
***
***
Ministro Sérgio Moro fala sobre possível indicação ao STF
STF: "Eu não gosto de discutir vaga quando a vaga não existe. Parece que estou aposentando o ministro antes dele se aposentar", disse Moro (Antonio Cruz/Agência Brasil)
São Paulo — O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, considerou nesta segunda-feira ser "natural" sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) após a aposentadoria do ministro Celso de Mello. Decano da Corte, o magistrado será o primeiro a se aposentar no mandato de Jair Bolsonaro, em novembro deste ano, quando completará 75 anos e terá de deixar o cargo.
"Eu não gosto de discutir vaga quando a vaga não existe. É um negócio meio esquisito. Parece que estou aposentando o ministro antes dele se aposentar. Acho que é uma perspectiva que pode ser interessante e natural na minha carreira. Eu venho da magistratura, né? Mas a escolha evidentemente cabe ao presidente da República", declarou Moro, em entrevista ao programa Pânico, da rádio Jovem Pan.
O ministro de Bolsonaro, no entanto, disse que há alternativas ao seu nome, como o advogado-geral da União (AGU), André Mendonça, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira.
"Há outros nomes e acho que o presidente só vai fazer essa escolha no momento apropriado. Mas dizer, assim, que eu não gostaria? Claro (que gostaria)", afirmou.
Sergio Moro foi questionado sobre a fritura a que foi submetido na semana passada, quando o presidente Bolsonaro revelou ser possível o desmembramento de seu ministério em dois: o da Justiça, que permaneceria sob o seu comando, e o da Segurança Pública, tal como era no governo de Michel Temer. Cogitado como possível ministro da recriação desta pasta, o ex-deputado Alberto Fraga aproveitou a exposição dada pela imprensa para criticar o trabalho feito por Moro.
Para o ex-juiz da Lava-Jato, o episódio está encerrado após o próprio presidente ter colocado panos quentes no assunto, na última sexta-feira. Ao chegar à Índia para uma agenda oficial, Bolsonaro afirmou que "a chance de dividir (o ministério) no momento é zero", mas deixou uma brecha para uma futura divisão ao dizer que "não sei amanhã, na política as coisas mudam". Moro disse que não tem motivo para deixar o governo e rechaçou uma eventual intenção de disputar a presidência em 2022.
"Tem muita gente querendo enfraquecer o governo, me tirando de fora do governo e gerando essas intrigas eleitorais. Não vim aqui para plataforma eleitoral. Primeiro a gente tem que discutir o país aqui agora. A gente tem toda uma agenda a ser realizada no mandato do presidente Bolsonaro até 2022. Ele se colocou como candidato à reeleição e eu, como ministro do governo, tenho que apoiá-lo. Não tem outra alternativa".
*** ***
https://exame.com/brasil/moro-diz-que-indicacao-ao-stf-seria-caminho-natural-na-sua-carreira/
*** ***
***
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRZclYH6TAj2nSNLUohDOotYALD0-2PYSYKYIDzsskoBWt2RjxS21_qJPL4XYnFd0Wvyh8&usqp=CAU
***
***
Ouvir What A Pity
Não encontrámos nada.
What a pity that it is
The way to come back home
I tried to make a point
To sell the last of what I own
Well I can feel your breeze
Begin to choke my living soul
But I promise that its worth it
What a pity that it is
To write you in a song
I tried to make the words become the kingdom to your soul
No matter how I try its just a lyric nothing more
And it cant be worth it
What a pity that it is
To know that your alone
I tried to clean your place up, make it feel like you were home
No matter how I try, it's still a house on sand, you know
And I'm not really worth it
No I'm never really worth it
And its not really worth it
*** ***
https://www.letras.mus.br/right-away-great-captain/1772181/
*** ***
***
Que Pena
Gal Costa
A Arte de Gal Costa
participação especial: Caetano Veloso
-------------------------------------------------------
***
Ela já não gosta mais de mim
Mas eu gosto dela mesmo assim
Que pena, que pena
Ela já não é mais a minha pequena
Que pena, que pena
Pois não é fácil recuperar
Um grande amor perdido
Pois ela era uma rosa
Ela era uma rosa
E as outras eram manjericão
As outras eram manjericão
Ela era uma rosa
Ele era uma rosa
Que mandava no meu coração
Coração, coração, coração
Ela já não gosta mais de mim
Mas eu gosto dela mesmo assim
Que pena, que pena
Ela já não é mais a minha pequena
Que pena, que pena
Mas eu não vou chorar
Eu vou é cantar
Pois a vida continua
Pois a vida continua
E eu não vou ficar sozinho no meio da rua
No meio da rua
Esperando que alguém me dê a mão
Me dê a mão, a mão
Ela já não gosta mais de mim
Mas eu gosto dela mesmo assim
Que pena, que pena
Ela já não é mais a minha pequena
Que pena, que pena.
Composição: Jorge Ben Jor
*** ***
https://www.vagalume.com.br/gal-costa/que-pena.html
*** ***
***
Que Pena
Jorge Ben Jor
***
***
Ouvir Que Pena
Não encontrámos nada.
Ela já não gosta mais de mim
Mas eu gosto dela mesmo assim
Que pena, que pena
Ela já não é mais a minha pequena
Que pena, que pena
Pois não é fácil recuperar
Um grande amor perdido
Pois ela era uma rosa
Ela era uma rosa
As outras eram manjericão
As outras eram manjericão
Ela era uma rosa
Ela era uma rosa
Que mandava no meu coração
Coração, coração
Ela já não gosta mais de mim
Mas eu gosto dela mesmo assim
Que pena, que pena
Ela já não é mais a minha pequena
Que pena, que pena
Mas eu não vou chorar
Eu vou é cantar
Pois a vida continua
Pois a vida continua
E eu não ficar sozinho
No meio da rua, no meio da rua
Esperando que alguém me dê a mão
Composição: Jorge Ben Jor.
*** ***
https://www.letras.mus.br/jorge-ben-jor/46649/
*** ***
***
Pena
Pity significa sentimento para os outros, particularmente sentimentos de tristeza ou tristeza, e é usado em um sentido comparável para as palavras mais modernas "simpatia" e "empatia". Através de um uso insincero, também pode ter uma conotação mais antipática de sentimentos de superioridade ou condescendência.
***
Significado de pity em inglês
pity
noun
UK /ˈpɪt.i/ US /ˈpɪt̬.i/
B2 [ U ]
a feeling of sadness or sympathy for someone else's unhappiness or difficult situation:
The girl stood gazing in/with pity at the old lion in the cage.
She agreed to go out with him more out of pity than anything.
These people don't want pity, they want practical help.
Ver também
self-pity
A2 [ S ] mainly UK
If something is described as a pity, it is disappointing or not satisfactory:
"Can't you go to the party? Oh, that's (such) a pity."
[ + (that) ] It's a pity (that) children spend so little time outside nowadays.
[ + (that) ] Pity (that) you didn't remember to give me the message.
What a pity you're ill!
"I called the restaurant, but they're closed tonight." "Pity."
We'll have to leave early, more's the pity (= and I am unhappy about it).
The pity was that so few people bothered to come.
take pity (on sb)
to feel sorry for someone, and to do something that shows this:
We took pity on a couple of people waiting in the rain for a bus and gave them a lift.
I struggled up the steps with my bags until eventually someone took pity and helped me.
Mais exemplos
It's a pity Christmas has become so commercialized.
"She can't come." "What a pity."
I was toiling up the hill with four heavy bags when he took pity on me.
His heart ached with pity for her.
They took pity on the stray cat and fed it.
SMART Vocabulary: palavras e frases relacionadas
pity
verb [ T ]
UK /ˈpɪt.i/ US /ˈpɪt̬.i/
C2
to feel sadness or sympathy for someone's unhappiness or bad situation:
I pity anyone who's never been in love.
He's deeply unhappy, and more to be pitied than criticized.
I pity you having to put up with her at work!
SMART Vocabulary: palavras e frases relacionadas
(Definição de pity do Cambridge Advanced Learner's Dictionary & Thesaurus © Cambridge University Press)
pity | DICIONÁRIO AMERICANO
pity
noun [ U ]
US /ˈpɪt̬·i/
sympathy and understanding for someone else’s suffering or troubles:
She did not want his pity.
If something is described as a pity, it is a cause for regret:
It’s a pity you can’t come to the party.
pity
verb [ T ] US /ˈpɪt̬·i/
I pity people who have to work with statistics.
(Definição de pity do Cambridge Academic Content Dictionary © Cambridge University Press)
EXEMPLOS de pity
pity
She is to be congratulated on that, or perhaps pitied for it.
De Hansard archive
Obviously, any physical or mental weakness is to be pitied.
De Hansard archive
Mais exemplos
Quaisquer opiniões nos exemplos não representam a opinião dos editores do dicionário ou seus licenciadores.
Tradução de pity
em chinês (tradicional)
同情,憐憫, 遺憾,可惜…
Ver mais
em chinês (simplificado)
同情,怜悯, 遗憾,可惜…
Ver mais
em espanhol
lástima, tener lástima de, compadecerse de…
Ver mais
em português
pena, dó, compadecer-se…
Ver mais
in more languages
Precisa de um tradutor?
Obter uma tradução rápida, gratuita!
Tradutor
Atenção ao pronunciar pity
*** ***
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/pity
***
*** ***
Isn't It a Pity
Nina Simone
***
***
Ouvir Isn't It a Pity
Não encontrámos nada.
Isn't it a pity
You don't know what i'm talking about yet
But i will tell you soon
It's a pity
Isn't it a pity
Isn't it a shame
Yes, how we break each other's hearts
And cause each other pain
How we take each other's love
Without thinking anymore
Forgetting to give back
Forgetting to remember
Just forgetting and no thank you
Isn't it a pity
Some things take so long
But how do i explain
Why not too many people can see
That we are all just the same
We're all guilty
Because of all the tears
Our eyes just can't hope to see
But i don't think it's applicable to me
The beauty that surrounds them
Child, isn't it a pity
How we break each other's hearts
And cause each other pain
How we take each other's love
The most precious thing
Without thinking anymore
Forgetting to give back
Forgetting to keep open our door
Isn't it a pity
Isn't it a pity
Some things take so long
But how do i explain
Isn't it a pity
Why not too many people
Can see we're all the same
Because we cry so much
Our eyes can't, can't hope to see
That's not quite true
The beauty that surrounds them
Maybe that's why we cry
God, isn't it a pity
Lord knows it's a pity
Mankind has been so programmed
That they don't care about nothin'
That has to do with care
C-a-r-e
How we take each other's love
The most precious thing
Without thinking anymore
Forgetting to give back
Forgetting to keep open the door
But i understand some things take so long
But how do i explain
Why not too many people
Can see we're just the same
And because of all their tears
Their eyes can't hope to see
The beauty that surrounds them
God, isn't it a pity
The beauty that surrounds them
It's a pity
We take each other's love
Just take it for granted
Without thinking anymore
We give each other pain
And we shut every door
We take each other's minds
And we're capable of take each other's souls
We do it every day
Just to reach some financial goal
Lord, isn't it a pity, my god
Isn't it a pity, my god
And so unnecessary
Just a little time, a little care
A little note written in the air
Just the little thank you
We just forget to give back
Cause we're moving too fast
Moving too fast
Forgetting to give back
But some things take so long
And i cannot explain
The beauty that surrounds us
And we don't see it
We think things are just the same
We've been programmed that way
Isn't it a pity
If you want to feel sorry
Isn't it a pity
Isn't it a pity
The beauty sets the beauty that surrounds us
Because of all our tears
Our eyes can't hope to see
Maybe one day at least i'll see me
And just concentrate on givin', givin', givin', givin'
And till that day
Mankind don't stand a chance
Don't know nothin' about romance
Everything is plastic
Isn't it a pity
My god.
Composição: George Harrison.
*** ***
https://www.letras.mus.br/nina-simone/185462/
*** ***
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário