Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
terça-feira, 15 de agosto de 2023
IMAGEM A MENOR
Se o homem nasceu bom, e bom não se conservou
A culpa é da sociedade que o transformou…
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Don't Cry For Me Argentina
Patti LuPone
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It won't be easy, you'll think it strange
When i try to explain how i feel
That i still need your love after all that i've done
"Não Chores Por Mim Argentina, Patti LuPone ----------- Não será fácil, você vai achar estranho Quando eu tentar explicar como me sinto Que eu ainda preciso do seu amor depois de tudo o que fiz"
Composição: Andrew Lloyd Webber / Tim Rice.
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Nas entrelinhas: Adeus, Evita! O peronismo sofreu sua derrota histórica
Publicado em 15/08/2023 - 06:44 Luiz Carlos Azedo
Argentina, Economia, Eleições, Memória, Militares, Partidos, Política, Política, Religião
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O texto aborda a vitória surpreendente do candidato de extrema direita, Javier Milei, nas eleições na Argentina. O candidato defende propostas econômicas radicais, como a dolarização da economia e o fechamento do banco central argentino. O texto também destaca a trajetória política do peronismo ao longo dos anos, desde os tempos de Juan Domingo Perón e Eva Perón até os governos mais recentes, enfatizando os altos e baixos da política argentina.
A vitória de Milei é descrita como um choque, comparando a crise econômica que desiludiu os argentinos com a situação similar no Brasil em 2018. O texto aponta para o fato de que a classe média argentina pode ser atraída pelas ideias de dolarização e fim do câmbio negro, mas também alerta para as possíveis consequências de se tornar totalmente dependente da política monetária dos Estados Unidos.
Além disso, o texto discute os desafios econômicos que a Argentina enfrenta, incluindo inflação alta, desvalorização da moeda, ajustes fiscais e aprofundamento da crise financeira. Também menciona a posição internacional da Argentina em relação a acordos comerciais e sua classificação pelas agências de risco.
Em conclusão, o texto ressalta a derrota do peronismo nas eleições, considerando-a como o maior desastre eleitoral da história desse movimento político na Argentina. Também sugere que o resultado pode indicar o fim do peronismo como uma alternativa de poder no país, enquanto destaca as implicações políticas e econômicas dessa situação.
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Foi um assombro a vitória do candidato de extrema direita Javier Milei, cujas principais propostas econômicas são dolarizar a economia e fechar o banco central da Argentina
O musical Evita estreou na Broadway na década de 1970. Patti LuPone foi a primeira atriz a viver seu mito nos palcos. Desde então, o musical nunca deixou de ser encenado. A versão cinematográfica, lançada em 1996, protagonizada pela cantora Madonna, depois de ela própria estrelar o musical, foi outro sucesso de bilheteria. O segredo foi o fascínio que Eva Perón exerceu ao lado do marido, Juan Domingo Perón. Evita não era santa, como acreditam muitos argentinos, mas ela deu dignidade ao povo em sua trajetória política.
Perón foi presidente da Argentina entre 1946 e 1955. Em 1955, viúvo da carismática Evita, que fascinava “los cabecitas negras”, não teve como resistir aos conservadores e pecuaristas. Fugiu pelo o Paraguai, passou por Panamá, Venezuela e República Dominicana e se instalou em Madri, na Espanha franquista. Lá, organizou o movimento peronista, formado por facções à esquerda e à direita, que dariam origem aos grupos de extermínio do “triple A” e à guerrilha de “Los Montoneros”, respectivamente.
Perón voltou ao poder de 1973 a 1974, mas frustrou a esperança de que sua presença desse algum rumo ao país. Sua viúva, Isabelita, que tentou mimetizar Evita, fez um governo desastroso. A democracia durou pouco. Os militares voltaram à Casa Rosada e massacraram a oposição; mas sucumbiram à derrota na Guerra das Malvinas, cujo objetivo era a legitimação do governo com esperanças nacionalistas. Derrotados pelos ingleses, devido à dura reação da conservadora primeira-ministra Margareth Thatcher, os chefes militares saíram de cena e acabaram condenados à prisão pela Justiça argentina.
O caos econômico e a instabilidade institucional que deixaram, porém, prejudicaram todos os governos civis que seguiram. Raul Alfonsín, da Unión Cívica Radical (UCR), de centro, renunciou meses antes do fim de seu mandato, pois convivia com uma inflação descontrolada. Fernando de la Rúa, também da UCR, foi outro que abandonou o cargo antes do fim do mandato. O Partido Justicialista, peronista, teve alguns presidentes seguidos, com mandatos curtos.
Carlos Menem, o mais longevo, e seu ministro Domingos Cavalo, da Fazenda, promoveram a dolarização da moeda argentina, que parecia ser, mas não foi, a solução para o país. Destruiu a indústria argentina. O casal Néstor e Cristina Kirchner, na Presidência, recuperou em parte a economia, mas não o suficiente para permanecer na Casa Rosada. O conservador Mauricio Macri veio na sequência; também fracassou, sua derrota resultou na volta dos peronistas.
Alberto Fernández e Cristina Kirchner, atual vice-presidente, acossada por inúmeros processos judiciais, também fracassaram. No domingo, sofreram a maior derrota da história do peronismo. O governo argentino não teve fôlego para suportar a herança financeira deteriorada do governo Macri, depois que este contratou empréstimos de US$ 44 bilhões ao FMI sob duras condições.
Desastre peronista
No domingo, a vitória do candidato de extrema direita Javier Milei, cujas principais propostas econômicas são dolarizar a economia e fechar o banco central do país, foi um assombro. O político se apresenta como “anarcocapitalista”. Pretende proibir o aborto, liberar a posse de armas e admite legalizar a venda de órgãos humanos. É um aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Como no Brasil, em 2018, a crise econômica desiludiu os argentinos com os partidos políticos. Milei também seduziu os jovens. O voto nas primárias, obrigatório para os adultos, é um ensaio geral para a eleição de 22 de outubro. As eleições argentinas já têm o favorito à Casa Rosada. Milei, porém, preocupa o mercado.
A Argentina é um dos maiores exportadores mundiais de soja, milho e carne bovina. Os títulos públicos e as negociações do acordo sobre a dívida de US$ 44 bilhões com o Fundo Monetário Internacional (FMI) subiram no telhado. A inflação argentina, que está em 115,6% em 12 meses, com juros em 118% ao ano, deve disparar. O peso argentino já sofreu uma desvalorização de quase 40% neste ano.
A dolarização da economia e o fim do câmbio negro agradam a classe média. Mas a Argentina ficaria totalmente dependente da política monetária dos Estados Unidos. O Mercosul seria inviabilizado, às vésperas de conseguir um acordo com a União Europeia. Se isso ocorrer, a política de integração regional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será muito abalada.
O governo Fernández pode representar o fim do peronismo como alternativa de poder na Argentina. O Partido Justicialista coleciona mais um fracasso. Os ajustes fiscais e monetários exigidos pelo Fundo Monetário aprofundaram a crise. A cesta básica subiu, os salários se desvalorizaram, os ajustes cambiais desmoralizaram o peso argentino. A Argentina agora faz parte de um grupo de países denominado “standalone” (estar sozinho) pelas agências de risco, ao lado das seguintes nações: Líbano, Palestina, Botsuana, Bósnia, Trinidad-Tobago, Panamá, Jamaica, Bulgária, Malta e Ucrânia.
O ministro da Fazenda, Sergio Massa, candidato que chegou em terceiro lugar, é responsabilizado pela perda de controle da situação. Milei obteve mais de 30,5% dos votos, muito acima do previsto; o bloco da candidata conservadora Patrícia Bullrich, ex-ministra da Segurança, obteve 28%; e a coalizão governista peronista obteve 27% dos votos. Foi uma derrota anunciada, o maior desastre eleitoral dos peronistas na história.
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Wilson Baptista - Chico Brito / Nega Luzia / Mulato Calado
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"IMAGENS A MENOR, não representam a totalidade das imagens." - Presidente da CPMI em 8 de janeiro de 2023.
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CPMI ouve fotógrafo que registrou atos antidemocráticos do 8 de Janeiro (parte 1) - 15/08/2023
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Câmara dos Deputados
Transmissão ao vivo realizada há 5 horas #CâmaraDosDeputados
O fotógrafo Adriano Machado, da agência Reuters, será ouvido pela CPMI do 8 de Janeiro. Ele participou da cobertura dos atos antidemocráticos. Parlamentares da CPMI pediram a convocação dele afirmando que Machado foi filmado confraternizando com manifestantes.
A oitiva de Adriano Machado foi pedida em nove requerimentos aprovados pela CPMI (29/2023, 97/2023, 142/2023, 246/2023, 297/2023, 305/2023, 976/2023, 992/2023, 1197/2023). Entre os autores estão os senadores Izalci Lucas (PSDB-DF), Marcos do Val (Podemos-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES).
De acordo com o senador Girão, Machado teve sua imagem registrada em vídeo, divulgado pela rede CNN, gravado no dia dos ataques aos prédios do Congresso, STF e Palácio do Planalto. “Neste vídeo, ele aparece em companhia de manifestantes fazendo fotos flagrantemente planejadas e coreografadas, no interior do Palácio do Planalto, demonstrando familiaridade com aqueles que se encontravam no ambiente, além de estar protegido por aqueles que o acompanhavam, como se tudo estivesse combinado”, diz Girão no seu requerimento.
Para Girão, o depoimento do fotógrafo ajudará a esclarecer diversos aspectos relacionados ao objeto de investigação da CPMI.
Fonte: Agência Senado
https://www.youtube.com/watch?v=2ii7MPiaeIg
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A menor estrela possível : Revista Pesquisa Fapesp
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O sentido do texto é comunicar que as imagens disponíveis são insuficientes para representar completamente todas as imagens existentes. O termo "a menor" não se refere ao tamanho físico das imagens, mas sim à quantidade limitada das imagens que estão sendo consideradas. O Presidente da CPMI está indicando que as imagens apresentadas não contêm todas as informações necessárias para uma visão completa da situação.
Isso implica que a análise ou conclusões baseadas apenas nessas imagens podem ser incompletas ou tendenciosas, já que o panorama geral não está sendo contemplado. Pode haver mais imagens ou aspectos relevantes que não estão sendo abordados.
Em resumo, o comunicado do Presidente da CPMI destaca a importância de considerar que as imagens disponíveis são apenas uma parte do quadro completo e que a tomada de decisões ou julgamentos baseados nelas pode ser enganadora. A conclusão é que a totalidade das imagens precisa ser avaliada antes de se chegar a qualquer conclusão definitiva.
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12:17 / 1:35:10
Mônica Salmaso em tributo a Wilson Batista do Sesc Pompeia para o Música #EmCasaComSesc
Monica Salmaso
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31.013 visualizações Transmitido ao vivo em 7 de ago. de 2021
Tem samba e homenagem aqui no Música #EmCasaComSesc com a cantora paulistana Mônica Salmaso, que celebra a carreira do sambista carioca Wilson Batista (1913-1968), autor de diversos clássicos do gênero feitos para os carnavais das décadas de 1940, 1950 e 1960.
Wilson tem mais de 500 obras catalogadas e, nos anos 1930, participou de uma célebre “rixa” amigável de composições com Noel Rosa (1910-1937).
Transmitido ao vivo diretamente do Sesc Pompeia, sem a presença do público na unidade e seguindo os protocolos de proteção contra a Covid-19, o show resgata títulos como “Ganha-se Pouco, Mas É Divertido”, “Acertei no Milhar”, “Lá Vem Mangueira”, “Não Sei Dar Adeus” e “Deixa de Ser Convencida”.
Mônica Salmaso iniciou a carreira em 1989 com a peça "O Concílio do Amor". Em 1995, gravou o disco “Afro-Sambas”, um duo de voz e violão com o instrumentista Paulo Bellinati, incluindo todos os afro-sambas de Baden Powell e Vinícius de Moraes. Lançou “Trampolim” em 1998 e, um ano depois, “Voadeira”, com o qual ganhou o prêmio APCA. O quarto CD de Mônica, “IAIÁ”, nasceu em 2004 e foi seguido por “Noites de Gala, Samba na Rua”, de 2007, com músicas de Chico Buarque.
Nesse meio-tempo, ela foi convidada como solista de várias orquestras, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Jazz Sinfônica Brasil. Com o CD “Alma Lírica Brasileira”, de 2011, recebeu o 23º Prêmio da Música Brasileira, na categoria melhor cantora. Seu penúltimo álbum, “Corpo de Baile” (2014), reúne canções de Guinga e Paulo César Pinheiro. Em 2017, a artista lançou o disco “Caipira”, pelo qual recebeu os prêmios de melhor álbum e melhor cantora no 29º Prêmio da Música Brasileira. Os próximos projetos de Mônica incluem o lançamento no Brasil do CD gravado na turnê pelo Japão com Guinga em 2019 e a continuação da turnê nacional de “Caipira”.
Ficha técnica
Voz: Mônica Salmaso
Violão: Paulo Aragão
Saxofone e flautas: Teco Cardoso
Clarinete: Luca Raele
Som: Carlos Rocha
Luz: Silvestre Junior
Produção: Carla Assis
Classificação: Livre
▶️ Acompanhe a agenda completa de nossas programações ao vivo nos canais Sesc São Paulo: www.instagram.com/sescaovivo |
/ sescsp .
Ação urgente contra a fome. Faça sua doação.
A fome é uma realidade que atinge milhões de brasileiros. O Sesc e o Senac disponibilizam pontos de coleta para arrecadação de doações de alimentos não perecíveis em suas unidades no estado de São Paulo. Aponte a câmera do seu celular para o QR code na tela e saiba mais sobre o Mesa Brasil: sescsp.org.br/doemesabrasil.
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WW - 14/08/2023
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CNN Brasil
Transmissão ao vivo realizada há 21 horas #CNNBrasil
Assista ao programa WW desta segunda-feira, 14 de agosto de 2023
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