Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
sábado, 17 de junho de 2023
OFERENDAS
“Porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.” — Paulo.
(HEBREUS, CAPÍTULO 7, VERSÍCULO 27.)
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Calix Bento (Obra Recolhida do Folclore Mineiro)
Milton Nascimento
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Ó Deus, salve o oratório
Ó Deus, salve o oratório
Onde Deus fez a morada, oiá, meu Deus
Onde Deus fez a morada, oiá
Onde mora o Calix Bento
Onde mora o Calix Bento
E a hóstia consagrada, oiá, meu Deus
E a hóstia consagrada, oiá
De Jessé nasceu a vara
De Jessé nasceu a vara
E da vara nasceu a flor, oiá, meu Deus
Da vara nasceu a flor, oiá
E da flor nasceu Maria
E da flor nasceu Maria
De Maria, o Salvador, oiá, meu Deus
De Maria, o Salvador, oiá
Ó Deus, salve o oratório
Ó Deus, salve o oratório
Onde Deus fez a morada, oiá, meu Deus
Onde Deus fez a morada, oiá
Onde mora o Calix Bento
Onde mora o Calix Bento
E a hóstia consagrada, oiá, meu Deus
E a hóstia consagrada, oiá
De Jessé nasceu a vara
De Jessé nasceu a vara
E da vara nasceu a flor, oiá, meu Deus
Da vara nasceu a flor, oiá
E da flor nasceu Maria
E da flor nasceu Maria
De Maria, o Salvador, oiá, meu Deus
De Maria, o Salvador, oiá
Composição: Tavinho Moura.
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Leitura ao Anoitecer: Pão Nosso - Leitura 139: Oferendas
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EOS Manaus
8 de mar. de 2023 MANAUS
Leitura realizada pelo Grupo EOS, em Manaus, do livro "Pão Nosso”, ditado pelo Espírito Emmanuel e psicografada por Francisco Cândido Xavier, em 1950.
Compõe a coleção "Fonte Viva" juntamente com os seguintes livros: Pão nosso; Vinha de luz; Fonte viva, todos eles da autoria espiritual de Emmanuel. Neles, o autor comenta ensinamentos do Evangelho de forma original e atraente, ensinando-nos não apenas a compreender a doutrina cristã, mas a praticá-la em todos os momentos da vida.
Neste vídeo a Tia realiza a leitura da mensagem número 139, com o título "Oferendas".
Para dúvidas ou esclarecimentos, entre em contato conosco pelo email eos.manaus@gmail.com; ficaremos felizes em te auxiliar.
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Composição com Frutas - da Série Oferendas de Guyer Salles
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As criaturas humanas vão sempre bem na casa farta, ante o céu azul.
Entretanto, logo surjam dificuldades, ei-las à procura de quem as substitua nos
lugares de aborrecimento e dor. Muitas vezes, pagam preço elevado pela fuga
e adiam indefinidamente a experiência benéfica a que foram convidadas pela
mão do Senhor.
Em razão disso, os religiosos de todos os tempos estabelecem
complicados problemas com as oferendas da fé.
Nos ritos primitivos não houve qualquer hesitação, perante o sacrifício de
jovens e crianças.
Com o escoar do tempo, o homem passou àmatança de ovelhas, touros e
bodes nos santuários.
Por muitos séculos perdurou o plano de óbolos em preciosidades e
riquezas destinadas aos serviços do culto.
Com todas essas demonstrações, porém, o homem não procura senão
aliciar a simpatia exclusiva de Deus, qual se o Pai estivesse inclinado aos partícularismos terrestres.
A maioria dos que oferecem dádivas materiais não procede assim, ante as
casas da fé, por amor à obra divina, mas com o propósito deliberado de
comprar o favor do céu, eximindo-se ao trabalho de auto-aperfeiçoamento.
Nesse sentido, contudo, o Cristo forneceu preciosa resposta aos seus
tutelados do mundo.
Longe de pleitear quaisquer prerrogativas, não enviou substitutos ao
Calvário ou animais para sacrifício nos templos e, sim, abraçou, ele mesmo, a
cruz pesada, imolando-se em favor das criaturas e dando a entender que todos
os discípulos serão compelidos ao testemunho próprio, no altar da própria vida.
139
OFERENDAS
http://limiarespirita.com.br/livros/pao_nosso.pdf
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Eurípedes Barsanulfo
O EDUCADOR
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CONTRÁRIO A PRÊMIOS
Eurípedes incentivava sempre, por diferentes modos, os alunos, objetivando o maior nível de aproveitamento, no seu colégio.
Era contrário, porém, à instituição do prêmio. Considerava a concorrência perigoso fator de íntimos descontentamentos e não raro de assinaladas injustiças.
Acima de tudo, era-lhe grato presenciar a aplicação dos alunos, sem outro móvel que não o amor aos livros, inspirado no ideal santo da iluminação espiritual.
Mas, elementos estranhos ao núcleo de auxiliares diretos do estabelecimento, entusiasmados com as provas de fim de ano, ofertavam prêmios a alunos que mais se destacavam nas provas.
(...)
Contudo, o Mestre sentia-se reconhecido a essas demonstrações de apreço ao seu querido colégio.
EURÍPEDES O HOMEM E A MISSÃO
Corina Novelino
p. 132-133
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Brian Eno - An Ending (Ascent) (Remastered 2019)
Brian Eno
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Motivos de resignação
12. Por estas palavras: Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados, Jesus aponta a compensação que hão de ter os que sofrem e a resignação que leva o padecente a bendizer do sofrimento, como prelúdio da cura.
Também podem essas palavras ser traduzidas assim: Deveis considerar-vos felizes por sofrerdes, visto que as dores deste mundo são o
pagamento da dívida que as vossas passadas faltas vos fizeram contrair;
suportadas pacientemente na Terra, essas dores vos poupam séculos de sofrimentos na vida futura. Deveis, pois, sentir-vos felizes por reduzir Deus a vossa dívida, permitindo que a saldeis agora, o que vos garantirá a tranquilidade no porvir.
O homem que sofre assemelha-se a um devedor de avultada soma,
a quem o credor diz: “Se me pagares hoje mesmo a centésima parte do
teu débito, quitar-te-ei do restante e ficarás livre; se o não fizeres, atormentar-te-ei, até que pagues a última parcela.” Não se sentiria feliz o
devedor por suportar toda espécie de privações para se libertar, pagando
apenas a centésima parte do que deve? Em vez de se queixar do seu credor, não lhe ficará agradecido?
Tal o sentido das palavras: “Bem-aventurados os aflitos, pois que
serão consolados.” São ditosos porque se quitam e porque, depois de se
haverem quitado, estarão livres. Se, porém, o homem, ao quitar-se de um
lado, endivida-se de outro, jamais poderá alcançar a sua libertação. Ora,
cada nova falta aumenta a dívida, porquanto nenhuma há, qualquer que
ela seja, que não acarrete forçosa e inevitavelmente uma punição. Se não
for hoje, será amanhã; se não for na vida atual, será noutra. Entre essas
faltas, cumpre se coloque na primeira fiada a carência de submissão à vontade de Deus. Logo, se murmurarmos nas aflições, se não as aceitarmos
com resignação e como algo que devemos ter merecido, se acusarmos a
Deus de ser injusto, nova dívida contraímos, que nos faz perder o fruto
que devíamos colher do sofrimento. É por isso que teremos de recomeçar,
absolutamente como se, a um credor que nos atormente, pagássemos uma
cota e a tomássemos de novo por empréstimo.
Ao entrar no mundo dos Espíritos, o homem ainda está como o operário que comparece no dia do pagamento. A uns dirá o Senhor: “Aqui tens
a paga dos teus dias de trabalho”; a outros, aos venturosos da Terra, aos que
hajam vivido na ociosidade, que tiverem feito consistir a sua felicidade nas
satisfações do amor-próprio e nos gozos mundanos: “Nada vos toca, pois
que recebestes na Terra o vosso salário. Ide e recomeçai a tarefa.”
13. O homem pode suavizar ou aumentar o amargor de suas provas, conforme o modo por que encare a vida terrena. Tanto mais sofre ele,
quanto mais longa se lhe afigura a duração do sofrimento. Ora, aquele que
a encara pelo prisma da vida espiritual apanha, num golpe de vista, a vida
corpórea. Ele a vê como um ponto no infinito, compreende-lhe a curteza
e reconhece que esse penoso momento terá presto passado. A certeza de
um próximo futuro mais ditoso o sustenta e anima e, longe de se queixar, agradece ao Céu as dores que o fazem avançar. Contrariamente, para aquele que apenas vê a vida corpórea, interminável lhe parece esta, e a dor o
oprime com todo o seu peso. Daquela maneira de considerar a vida, resulta
ser diminuída a importância das coisas deste mundo, e sentir-se compelido o homem a moderar seus desejos, a contentar-se com a sua posição,
sem invejar a dos outros, a receber atenuada a impressão dos reveses e das
decepções que experimente. Daí tira ele uma calma e uma resignação tão
úteis à saúde do corpo quanto à da alma, ao passo que, com a inveja, o
ciúme e a ambição, voluntariamente se condena à tortura e aumenta as
misérias e as angústias da sua curta existência.
https://febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/obras/evangelho-guillon.pdf
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Descubra o seu interior.
Nele, com bons pensamentos,
você vai encontrar grandeza,
equilíbrio, paz, esperança e vida.
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Nenhum dos líderes parece se encaixar melhor na frase do filósofo grego Epíteto que Kissinger pinça para concluir o livro do que De Gaulle: “Não podemos escolher nossas circunstâncias externas, mas podemos sempre escolher como reagir a elas”. Afirma Maria Cristina Fernandes - A liderança, segundo Kissinger, em 17 de junho de 2023 em:
Eu & / Valor Econômico
https://gilvanmelo.blogspot.com/2023/06/maria-cristina-fernandes-lideranca.html
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