Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
quinta-feira, 15 de junho de 2023
MARCO TEMPORAL - NOMENCLATURAS
VERO
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Over é anagrama de verO. Over é verO. É verOver.
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Análise: Câmara aprova PL que tipifica crimes contra políticos | WW
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CNN Brasil
14 de jun. de 2023 #CNNBrasil
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (14), um projeto que tipifica crimes de discriminação contra pessoas politicamente expostas. A autora é a deputada federal Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-presidente da Casa Eduardo Cunha. A âncora da CNN Raquel Landim, o analista Caio Junqueira e o diretor editorial Daniel Rittner discutem o significado da aprovação.
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How Insensitive
Astrud Gilberto
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How insensitive
I must have seemed
When he told me that he loved me
How unmoved and cold
I must have seemed
When he told me so sincerely
Why he must have asked
Did I just turn and stare in icy silence
What was I to say
What can you say
When a love affair is over
Now he's gone away
And I'm alone
With a memory of his last look
Vague and drawn and sad
I see it still
All his heartbreak in his last look
Why, he must have asked,
Could I just turn and stare in icy silence
What was I to do
What can one do
When a love affair is over
Composição: Antonio Carlos Jobim / Norman Gimbel / Vinícius de Moraes.
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Anagrama: confira 15 palavras que formam outras palavras
Anagramas são combinações de letras formadas a partir de uma palavra com as mesmas letras. É possível conseguir um anagrama através de cálculos matemáticos.
Por Amanda Birck 04/12/2022 - 18:08
Um anagrama é uma palavra ou frase que pode ser construída por meio da alteração da ordem das letras de outra palavra ou frase. Originário do grego, o prefixo “ana” significa regressar ou repetir, e “gramma” significa palavra. Extremamente popular, é possível formar milhares de palavras por meio desta técnica.
Existem vários jogos de anagrama, a maioria com o objetivo de formar o maior número de palavras por meio das letras disponíveis. Igualmente, existem geradores automáticos de anagramas, criando palavras diferentes por meio da alteração do posicionamento das letras.
No geral, um anagrama pode ser uma palavra com significado ou não. A técnica consiste em trocar duas ou mais letras por vez, conseguindo assim novos termos.
O anagrama na matemática
Na matemática, em conteúdos como análise combinatória, as permutações entre as letras de uma palavra, números de uma sequência ou elementos de um conjunto também são chamados de anagramas.
Por meio de estudos matemáticos, é possível conseguir vários anagramas. Os cálculos que envolvem este método possuem como objetivo descobrir de quantas formas alguém pode criar novas palavras, ao reordenar os elementos de um conjunto onde a ordem possui relevância.
A permutação, por onde são feitos os anagramas, consiste na troca de lugar entre dois ou mais elementos de um conjunto ordenado ou lista. Por meio do Princípio Fundamental da Contagem, é possível contar as permutações entre os elementos.
Obviamente, muitas vezes não é possível contar as trocas no sentido literal, visto que os resultados podem ser números muito grandes. Mesmo assim, o cálculo é feito pelo princípio em questão.
15 palavras que são anagramas
Além dos jogos de anagrama, existem ainda geradores automáticos da técnica, criando palavras diferentes ao alterar o posicionamento das letras. Confira abaixo algumas palavras que podem se tornar anagramas:
Alegria: alergia, regalia, galeria;
Cantiga: catinga;
Carro: corar;
Muro: rumo;
Pedra: perda, padre;
Ova: voa, avo;
Pato: topa, opta;
Iracema: América;
Amor: Roma;
Ator: rota;
Corte: certo, cetro, torce, treco, troce;
Farto: fator, frota;
Terno: Norte, tenor, tenro, torne, trenó;
Verso: servo, sorve;
Regra: gerar, regar.
Cálculo de anagramas
Quando anagramas são de palavras onde todas as letras são diferentes, a possibilidade de escolha das letras para o primeiro espaço da nova palavra corresponde ao número total de letras, representado por (n).
No segundo espaço, a letra que foi escolhida no primeiro não deve ser repetido, fazendo com que a quantidade de possibilidades de escolha torne-se “n-1”, e assim por diante.
A palavra “topa”, por exemplo, não possui nenhuma repetição de letras. Deste modo, é possível utilizar o princípio fundamental da contagem, ou a permutação simples. Só é preciso multiplicar: 4x3x2x1, que resulta em 24. Como a palavra “topa” já está incluída no resultado, basta diminui-lo por um.
Isso significa que o número de anagramas para esta palavra é de 23. Lembrando que estas 23 possibilidades são de junções de letras que podem não ser palavras comuns no dicionário.
Para exemplificar, os resultados seriam: aopt, aotp, apot, apto, atop, atpo, oapt, oatp, opat, opta, otap, otpa, paot, pato, poat, pota, ptao, ptoa, taop, tapo, toap, tpao, tpoa.
Já palavras com repetição de letras possuem um cálculo diferentes. Na palavra “abacaxi”, por exemplo, existem 5 letras disponíveis para permutar em 7 espaços. A letra “A” se repete 3 vezes; caso ela seja utilizada no primeiro espaço, também pode ser usada no segundo.
Assim, ainda é possível escolher pelo menos 5 letras diferentes no segundo espaço. Caso ela seja utilizada no segundo também, ainda sobram, igualmente, 5 letras diferentes no terceiro. Neste lugar, porém, já não será mais possível utilizar a letra “A”, sobrando apenas 4 letras diferentes para o quarto.
O cálculo envolve calcular a permutação por 7 letras, dividindo o resultado pela permutação das letras que se repetem. Deste modo, 7x6x5x4x3x2x1, que resulta em 5040. Este valor é dividido por 3x2x1, que resulta em 6. A palavra “abacaxi” possui, então, 840 anagramas.
https://concursosnobrasil.com/anagrama-confira-15-palavras-que-formam-outras-palavras/
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Pessoa Politicamente Exposta: O que é, quais os riscos e como evitar
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PPE - Pessoas Politicamente Expostas
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Cardozo e Coppolla debatem se lei "anti-discriminação" é maneira de "blindar" parlamentares
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CNN Brasil
15 de jun. de 2023 #CNNBrasil
Os comentaristas da CNN José Eduardo Cardozo e Caio Coppolla debateram se a aprovação da lei que torna crime discriminar políticos seria uma maneira de "blindar" os parlamentares de críticas.
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VSCQEF: MT
D V PCdoB A VeA MCdoB
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Ô ô ô e á
O moleque acabou de chegar
Ô ô ô e á
Nessa cama é que eu quero sonhar
Ô ô ô e á
Amanhã boto a perna no mundo
Ô ô ô e á
É que o mundo é que é meu lugar
Composição: Gonzaguinha.
Com A Perna No Mundo
Canção de Gonzaguinha e Luiz Gonzaga
Acreditava na vida
Na alegria de ser
Nas coisas do coração
Nas mãos um muito fazer
Sentava bem lá no alto
Pivete olhando a cidade
Sentindo o cheiro do asfalto
Desceu por necessidade
O Dina
Teu menino desceu o São Carlos
Pegou um sonho e partiu
Pensava que era um guerreiro
Com terras e gente a conquistar
Havia um fogo em seus olhos
Um fogo de não se apagar
Diz lá pra Dina que eu volto
Que seu guri não fugiu
Só quis saber como é
Qual é
Perna no mundo sumiu
E hoje
Depois de tantas batalhas
A lama dos sapatos
É a medalha
Que ele tem pra mostrar
Passado
É um pé no chão e um sabiá
Presente
É a porta aberta
E futuro é o que virá, mas, e daí?
ô ô ô e á
O moleque acabou de chegar
ô ô ô e á
Nessa cama é que eu quero sonhar
ô ô ô e á
Amanhã bato a perna no mundo
ô ô ô e á
É que o mundo é que é meu lugar
Compositores: Luiz Gonzaga Do Nascimento
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Vermelho
Fafá de Belém
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A cor do meu batuque, tem o toque, tem o som da minha voz
Vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão
O velho comunista se aliançou ao rubro do rubor do meu amor
O brilho do meu canto tem o tom e a expressão da minha cor
Vermelho
A cor do meu batuque, tem o toque, tem o som da minha voz
Vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão
O velho comunista se aliançou ao rubro do rubor do meu amor
O brilho do meu canto tem o tom e a expressão da minha cor
Meu coração é vermelho (hey, hey, hey)
De vermelho vive o coração (oh, ê, oh, ê ,oh)
Tudo é garantido após a rosa vermelhar
Tudo é garantido pós o Sol vermelhecer
Vermelhou no curral
A ideologia do folclore avermelhou
Vermelhou a paixão
O fogo de artifício da vitória vermelhou
Vermelhou no curral
A ideologia do folclore avermelhou
Vermelhou a paixão
O fogo de artifício da vitória vermelhou
A cor do meu batuque, tem o toque, tem o som da minha voz
Vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão
O velho comunista se aliançou ao rubro do rubor do meu amor
O brilho do meu canto tem o tom e a expressão da minha cor
Vermelho
A cor do meu batuque, tem o toque, tem o som da minha voz
Vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão
O velho comunista se aliançou ao rubro do rubor do meu amor
O brilho do meu canto tem o tom e a expressão da minha cor
Meu coração é vermelho (hey, hey, hey)
De vermelho vive o coração (oh, ê, oh)
Tudo é garantido após a rosa vermelhar
Tudo é garantido pós o Sol vermelhecer
Vermelhou no curral
A ideologia do folclore avermelhou
Vermelhou a paixão
O fogo de artifício da vitória vermelhou
Vermelhou no curral
A ideologia do folclore avermelhou
Vermelhou a paixão
O fogo de artifício da vitória vermelhou
Avermelhou
Vermelhou o curral
A ideologia do folclore avermelhou
Vermelhou a paixão
O fogo de artifício da vitória vermelhou
Vermelhou o curral
A ideologia do folclore avermelhou
Vermelhou a paixão
O fogo de artifício da vitória vermelhou
Vermelhou o curral
A ideologia do folclore avermelhou
Vermelhou a paixão
O fogo de artifício da vitória vermelhou
Vermelhou no curral
A ideologia do folclore avermelhou
Vermelhou a paixão
A ideologia do folclore avermelhou (o fogo de artifício da vitória vermelhou)
Vermelhou no curral (oh, oh, oh)
A ideologia do folclore avermelhou
Vermelhou a paixão (oh, oh, oh)
O fogo de artifício da vitória vermelhou
Vermelhou no curral (oh, oh, oh)
A ideologia do folclore avermelhou
Vermelhou a paixão (oh, oh, oh)
O fogo de artifício da vitória vermelhou
Vermelhou o curral (oh, oh, oh)
A ideologia do folclore avermelhou
Vermelhou a paixão (oh, oh, oh)
O fogo de artifício da vitória vermelhou
Vermelhou no curral (oh, oh, oh)
A ideologia do folclore avermelhou
Composição: Chico Da Silva / Julinho Teixeira.
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Verde E Amarelo
Roberto Carlos
Verde e amarelo, verde e amarelo (coro)
Boto fé, não me iludo
Nessa estrada ponho o pé, vou com tudo
Terra firme, livre, tudo o que eu quis do meu país
Onde eu vou vejo a raça
Forte no sorriso da massa
A força desse grito que diz:"É meu país"
Verde e amarelo (coro)
Sou daqui, sei da garra
De quem encara o peso da barra
Vestindo essa camisa feliz do meu país
Tudo bom, tudo belo
Tudo azul e branco, verde e amarelo
Toda a natureza condiz com o meu país
Verde e amarelo, verde e amarelo (coro)
Só quem leva no peito esse amor, esse jeito
Sabe bem o que é ser brasileiro
Sabe o que é:
Verde e amarelo, verde e amarelo (coro)
Verde e amarelo, verde e amarelo (coro)
Bom no pé, deita e rola
Ele é mesmo bom de samba e de bola
Que beleza de mulher que se vê no meu país
É Brasil, é brasuca
Esse cara bom de papo e de cuca
Tiro o meu chapéu, peço bis pro meu paísVerde e amarelo, verde e amarelo (coro)
Verde e amarelo (coro)
Boto fé, não me iludo
Nessa estrada ponho o pé, vou com tudo
Terra firme, tudo o que eu quis é o meu país
É Brasil, é brasuca
Esse cara bom de papo e de cuca
Tiro o meu chapéu, peço bis pro meu país
Verde e amarelo, verde e amarelo (coro)
Verde e amarelo (coro)
É a camisa que eu visto
Verde e amarelo (coro)
Azul e branco também
Verde e amarelo (coro)
É Brasil, é brasuca
Verde e amarelo (coro)
Boto fé, não me iludo
Nessa estrada ponho pé, vou com tudo
Composição: Roberto Carlos - Erasmo Carlos
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quarta-feira, 7 de junho de 2023
Roberto DaMatta - Regras de exclusão
O Globo
Esse marco territorial erradica a propriedade de fato e anula a de direito dos nativos em relação a suas terras
São muitas e seria impossível mapear o imenso território que vai das nossas antipatias e gostos que, diz o bom senso, não devem ser discutidos e chega aos preconceitos, segregações, massacres, extermínios, vinganças e guerras, tendo como intermediários certos costumes preservados pela crença de que o mundo pode melhorar por meio de correções legais. Mudar leis sem transformar costumes, porém, resulta em ambiguidades, frustrações e repetições. Como a roubalheira, o nepotismo e a condescendência relativa aos conflitos de interesse que, para nosso desânimo, ocorrem rotineiramente.
O “você sabe com quem está falando?” é um desses surtos reveladores da presença de uma armadura autoritária e da ausência de uma conscientização que o legalismo não resolve. Pois o VSCQEF é uma objetificação de que nós, “brancos de classe média”, temos uma cabeça aristocrática e os pés fincados no mundo das pessoas comuns — do povo, de que lutamos para nos separar como “gente que se lava”.
Nesse sentido, o VSCQEF é um ritual autoritário e um exorcismo. Um livramento que usamos para deixar de seguir as normas universais e impessoais que nivelam. Ao indicar que somos superiores em ambientes igualitários como uma fila, a praça pública ou o restaurante, partejamos um reizinho (ou um desembargador) de dentro de nós; e esse fantasma aristocrático anuncia que todos — menos nós – devem seguir os preceitos cívicos. Pois, no Brasil, ser autoridade pressupõe estar acima ou fora do alcance da lei. O pior é que, quanto mais crises vivemos, mais observamos o poder de tal pressuposto. A tal ponto que nos surpreende quando autoridades comprovadamente desonestas são presas porque sabemos que logo serão anistiadas e postas em liberdade.
Ademais, os superiores devem ser reconhecidos por mais que suas demandas sejam ilícitas. O pressuposto do ritual é que, como nos tempos da escravidão, todos os “grandes” deveriam ser reconhecidos, pois ignorar a hierarquia leva à admoestação do agressivo ritual. Tal como ocorreu recentemente num restaurante e sempre acontece com quem venha a ignorar nossa pretensa importância.
Mas como é o VSCQEF quando se trata do encontro de povos, culturas e países num mundo globalizado? Um espaço com línguas, história e culturas diferentes, mas unido num mesmo palco planetário por um sistema econômico desenhado para crescer, dividido em países ricos e pobres, poderosos e fracos?
Nesse nível, o mais comum e mais bárbaro é o uso da força, e o VSCQEF é a guerra. Mas como se organiza a exclusão quando se depara com sociedades humildes — grupos tribais, “índios” — um conjunto de povos sem escrita e burocracia e, além disso, com regimes de crescimento populacional e econômico que buscam o equilíbrio, e não a riqueza ou o tal progresso que marca nossa existência? O que fazer com esses “índios” — vistos como inocentes e primitivos, mas que ocupavam estas terras muito antes de nós?
Tais encontros, como toda antropologia do contato tem revelado, desvendam uma degradante saga de exclusão cujo rumo é a depopulação e o genocídio. E, em paralelo, a guerra e o confinamento, como ocorreu nos Estados Unidos.
Pois bem. Neste Brasil de hoje — de Lula 3 —, armamos o novo marco regulatório que, sem dúvida, é nosso VSCQEF junto a essas populações. Pois esse marco erradica a propriedade de fato e anula a de direito dos nativos em relação a suas terras.
Escrevi sobre isso quando realizei pesquisas de campo com nativos da Amazônia e do Tocantins. Num caso e no outro, os nativos descobriam que suas terras não lhes pertenciam, até que fossem, como felizmente ocorreu, demarcadas. A potencial exclusão legalista que vigorará transforma o possuidor em possuído pela sociedade englobante. É o que esse novo e populesco-genocida marco territorial vai fazer. Um crime contra a Humanidade, um assalto mortal à diversidade e ao direito a ser diferente.
Um comentário:
ADEMAR AMANCIO disse...
Mais um grande artigo de Roberto DaMatta.
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Sabe com quem está falando? Frase revela mentalidade aristocrática, diz Roberto DaMatta
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Band Jornalismo
27 de jul. de 2020
O caso do desembargador em Santos e a cultura da carteirada no Brasil. O Canal Livre desse domingo (26) discutiu esses e outros assuntos com o antropólogo Roberto DaMatta. Confira a entrevista completa no link: https://bit.ly/3jF0pGh.
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Roberto DaMatta vê problema cultural em episódio de falsa desembargadora: 'Profunda incivilidade'
O doutor em antropologia social explica que a sociedade brasileira enxerga que as pessoas não são iguais em determinados papeis e que há uma profunda desvalorização dos trabalhos manuais.
Por g1
30/05/2023 13h19 Atualizado há uma semana
Roberto DaMatta vê problema cultural em episódio de falsa desembargadora no Rio
A psicóloga Juliana de Almeida Cezar Machado se passou por desembargadora para ofender uma chef e um auxiliar de cozinha de um restaurante no Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro no último sábado (27). Ela também é investigada de agressão e homofobia.
Em entrevista ao Conexão GloboNews, da GloboNews, o doutor em antropologia social por Harvard Roberto DaMatta analisou esse e outros casos recentes no Brasil que demonstram o comportamento de intimidação por meio do poder.
"Há uma ideologia legalística no Brasil que não foi ainda discutida, que permeia o campo político e social e uma profunda incivilidade, uma barbaridade, um comportamento de que se tem o pressuposto de que as pessoas não são iguais em determinados papeis", diz.
Ao rever as imagens, o especialista se disse chocado, mas não surpreso com os ocorridos. Durante a discussão, entre xingamentos e ofensas homofóbicas, Juliana inventou um cargo e disse que iria levar a polícia até o restaurante. (relembre abaixo)
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A psicóloga Juliana de Almeida Cezar Machado disse ser desembargadora durante agressão em restaurante. — Foto: TV Globo/Reprodução
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Essa "elevação de cargo", explica DaMatta, pode ter sido usada para que agressora se sentisse ainda mais empoderada.
"Aconteceu alguma coisa que fez com que ela passasse ao papel de desembargadora e, nesse papel, ela teria o direito de vilipendiar as pessoas que estão trabalhando", argumenta.
Ele ressalta que é preciso chamar a atenção para esse tipo de humilhação da classe trabalhadora, enraizada na cultura brasileira. "Empregados doméstico, pessoas que dirigem para nós, que nos servem. A gente nem pensa, mas são inferiorizadas em todos os sentidos, inclusive no salarial. Até hoje não valorizamos o trabalho manual no Brasil", fala.
Outra característica da sociedade brasileira, explica o antropólogo, é a cultura do "Você sabe com quem está falando?".
"É uma sociedade hierárquica em que cada um deve saber o seu lugar e ter um grupo de amigos. Se você chegar e determinado lugar e se disser amigo de tal pessoa, poderá fazer coisas que quem não é amigo de terminada pessoa não poderá fazer", diz.
Para tentar reverter esse cenário, Roberto DaMatta aponta que a valorização do trabalho dos professores é fundamental. "Não é só construir escolas, mas pagar bem aos professores, sobretuto os da educação primária. O ensino primário é o primeiro local onde nós temos contat com o ambiente fora de casa", completa.
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Psicóloga ofende funcionários de restaurante no Museu do Amanhã
LEIA TAMBÉM:
'Eu quero ir para a cela!': Psicóloga grita em delegacia após ofender funcionários de restaurante no Museu do Amanhã; VÍDEO
Psicóloga vai responder por injúria por preconceito, ameaça e lesão corporal após polícia analisar imagens e depoimentos
O caso
Segundo a chef Isabela Duarte, desde a chegada ao restaurante a mulher já estava discutindo com os pais. Quando os ânimos se exaltaram, os funcionários tentaram retirar Juliana do estabelecimento.
Psicóloga: Eu vou denunciar essa ** Eu sou desembargadora, sua *** e vou trazer a polícia aqui pra fechar essa ***
Vítima: Pode trazer.
Psicóloga: Eu sou desembargadora. Você tá *** Seu via** **** Você é sapatão
Depois de xingar, ela pega a garrafa de bebida e volta às ofensas.
Psicóloga: Sua sapatão de mer**
“Acabou que nesse momento a gente direcionou ela lá pra fora, tentei acalmá-la. Foi no momento que ela se sentiu contrariada e acabou também me agredindo verbalmente, falando coisas de cunho preconceituoso e, nesse momento, os outros clientes passaram, e ela acabou querendo derramar vinho nessa cliente”, conta Isabela.
Além das ofensas, a chef Isabela conta que foi agredida fisicamente.
“Eu fui tentar impedi-la e numa segunda tentativa eu consegui segurá-la, mas no outro braço ela estava segurando a taça. Foi quando ela me agrediu fisicamente e aí, acertou a taça do vinho, estilhaçou no meu braço e aí, teve algumas escoriações. E meu braço começou a sangrar. Ela tentou arremessar a garrafa de vinho e nesse momento o caos se instaurou”, falou a vítima.
Em outro vídeo, é possível ver que o braço de Isabela está sangrando e que uma funcionária e clientes do restaurante também ajudaram a conter a mulher.
Henrique Lixa, auxiliar de cozinha no restaurante, conta que também foi agredido no rosto.
"Ela atingiu o meu lábio. Me bateu no rosto. Ela me arranhou no braço, na mão. E aí eu me afastei um pouco da situação para não me exaltar mais. Depois a polícia chegou, ela continuou cometendo crimes homofóbicos."
“Nunca que eu ia imaginar que a gente ia chegar no trabalho e acontecer isso, porque você sai de casa com o único intuito que é trabalhar, fazer seu serviço da melhor maneira possível. Se a gente não fala, acaba se calando, a gente acaba sendo cúmplice, por assim dizer, do que tem acontecido. E acho que o meu papel nisso tudo não pode ser esse. Tem que ser de se posicionar e pedir que, de alguma maneira, as coisas precisam ser resolvidas, esclarecidas. E pedir justiça", diz a chef.
O g1 tenta contato com a psicóloga, mas não conseguiu retorno.
MUSEU DO AMANHÃ
RIO DE JANEIRO
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NOMENCLATURAS: DECIFRAM-NOS OU VOS ENGOLIREMOS
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O que é anagrama?
O que é anagrama? É a permutação, ou troca de posição, entre os elementos de uma lista ou conjunto.
Um anagrama é uma permutação (troca) das posições das letras de uma palavra ou elementos de um conjunto
Em Matemática, mais precisamente nos conteúdos de análise combinatória, permutações entre as letras de uma palavra, entre os números de uma sequência, entre os elementos de um conjunto e assim por diante são chamadas de anagramas.
Dessa maneira, os cálculos que envolvem anagramas geralmente terão o objetivo de descobrir de quantas formas é possível reordenar os elementos de um conjunto no qual a ordem desses elementos tem relevância. Por exemplo: de quantas maneiras é possível escolher a senha para um cartão de crédito sabendo-se que podem ser escolhidos quatro algarismos de 0 a 9 sem que se repita nenhum algarismo?
O que é permutação?
Permutação é a troca de lugar entre dois ou mais elementos de uma lista ou conjunto ordenado. O Princípio Fundamental da Contagem permite que as permutações entre esses elementos sejam contadas. É claro que, muitas vezes, não é possível contar essas trocas no sentido literal da palavra. Entretanto, elas podem ser calculadas pelo princípio citado.
Como um anagrama é uma nova palavra ou lista obtida por meio dos elementos de outra palavra ou lista, então, ele é obtido com uma permutação.
Exemplos de anagramas
A palavra OVA possui os seguintes anagramas:
OVA, OAV, VOA, VOA, AOV e AVO
Alguns dos anagramas da palavra PATO são:
PATO, TOPA e OPTA
Cálculo de anagramas
Em primeiro lugar, quando os anagramas são de palavras que possuem todas as letras diferentes, a possibilidade de escolha de letras para o primeiro espaço da nova palavra é o número total de letras (n). Para o segundo espaço, a letra escolhida no primeiro não poderá ser repetida, então, a quantidade de possibilidades de escolha para esse espaço é “n – 1” e assim por diante. Observe:
Exemplo: Quantos anagramas existem na palavra TOPA?
Note que a palavra "TOPA" não possui repetição de letras, por isso, usaremos o princípio fundamental da contagem, ou permutação simples:
4·3·2·1 = 24
A própria palavra "TOPA" já está incluída nesse resultado, portanto, o número de anagramas dessa palavra é 24 - 1 = 23.
Por outro lado, existem casos em que são pedidos anagramas de palavras que possuem repetição de letras. Acompanhe o desenvolvimento de um desses casos no exemplo a seguir:
Exemplo: Quantos anagramas existem na palavra ABACAXI?
São 5 letras disponíveis para permutar em 7 espaços. Note que a letra A repete-se 3 vezes. Para considerar essa repetição no cálculo da quantidade de anagramas, acompanhe o raciocínio: Se a letra A for utilizada no primeiro espaço, ainda poderá ser usada no segundo. Logo, ainda é possível escolher cinco letras diferentes para o segundo espaço.
Supondo que ela seja usada também no segundo, ainda sobram cinco letras diferentes para o terceiro. Por fim, se for usada no terceiro, já não é mais possível contar com a letra A e, portanto, sobram apenas 4 letras diferentes para o quarto. O cálculo a ser feito será o seguinte: calcular a permutação de 7 letras e dividir o resultado pela "permutação" das letras que se repetem:
7! = 7·6·5·4·3·2·1 = 5040 = 840
3! 3·2·1 6
Logo, há 840 anagramas com a palavra ABACAXI.
Essa também é a maneira de proceder quando a palavra a se calcular a quantidade de anagramas apresenta mais de uma letra repetida. Observe o exemplo seguinte:
Exemplo: Calcule a quantidade de anagramas da palavra MAMÃE desconsiderando o acento.
São três letras diferentes para 5 espaços, com uma repetição da letra M e uma da letra A. Nos dois primeiros espaços, teremos 3 possibilidades de letras, nos próximos dois, apenas duas possibilidades e, para o último espaço, teremos uma única possibilidade. Ao dividir a permutação de 5 "espaços" pelas permutações das letras que se repetem, teremos:
5! = 120 = 120 = 30
2!2! 2·2 4
Existem 30 - 1 = 29 anagramas da palavra MAMÃE, desconsiderando o acento.
Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é anagrama?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-anagrama.htm. Acesso em 15 de junho de 2023.
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