quarta-feira, 9 de junho de 2021

Cor de Cinza

‘Ela estava na melhor fase da vida’, diz pai da grávida alvo de bala perdida no Complexo do Lins Rafael Nascimento de Souza qua., 9 de junho de 2021 9:17 AM·1 minuto de leitura *** Ao ver um carro cinzento Com a cruz do sofrimento Bem vermelha na porta Fugi impressionado Sem ter perguntado Se ela estava viva ou morta ***
*** *** Jards Macalé - Cor de Cinza (Noel Rosa) Noel Rosa Songbook (Faixa 5) Intérprete: Jards Macalé Composição: Noel Rosa Ano de composição: 1933 Com seu aparecimento Todo o céu ficou cinzento E São Pedro zangado Depois, um carro de praça Partiu e fez fumaça Com destino ignorado Não durou muito a chuva E eu achei uma luva Depois que ela desceu A luva é um documento Com que provo o esquecimento Daquela que me esqueceu Ao ver um carro cinzento Com a cruz do sofrimento Bem vermelha na porta Fugi impressionado Sem ter perguntado Se ela estava viva ou morta A poeira cinzenta Da dúvida me atormenta Não sei se ela morreu A luva é um documento De pelica e bem cinzento Que lembra quem me esqueceu *** *** https://www.youtube.com/watch?v=7uTqimyWKMw *** *** ***
*** “Eu brincava com ela que os meus netos iriam nascer com os pais formados. Você vê na sua classe, infelizmente, é a realidade (não tem muitos negros). Na nossa classe da comunidade não tem quase ninguém formado. É só injustiça e desigualdade. Eu tirei ela de lá pela violência”. O relato é de Luciano Gonçalves, pai de Kathlen de Oliveira Romeu, de 24 anos, jovem grávida de quarto meses, morta por uma bala perdida durante um confronto entre policiais militares e bandidos no Lins de Vasconcelos, na Zona Norte do Rio. Na manhã desta quarta-feira, os pais e os avós da jovem chegaram ao Instituto Médico Legal (IML), do Centro do Rio, para fazerem a liberação do corpo. Os familiares se dizem indignados e criticaram a postura da polícia: — A minha filha faleceu. Ceifaram a vida da minha filha e falaram que foi troca de tiros. Não foi. Como foi ela, poderia ser eu, uma pessoa do bem e falariam que eu era vagabundo. Na maioria das vezes não é confronto — criticou Luciano. Segundo o pai da jovem, Kathlen “era a coisa mais especial da minha vida. Cheia de sonhos, inteligente, tinha sonhando ser blogueira, modelo. Ela estava na melhor fase da vida”. — A gravidez, no começo foi um susto. Ninguém esperava, mas foi a coisa mais maravilhosa da minha vida. Uma benção de Deus foi a gravidez da minha filha. Ela estava apreensiva, mas feliz. Ele estava apreensiva porque tinha parado de trabalhar, mas eu disse que ela não ficaria desamparada. *** *** https://br.financas.yahoo.com/noticias/ela-estava-na-melhor-fase-121735646.html *** *** ***
*** MIÚCHA COR DE CINZA *** *** Miúcha Com seu aparecimento Todo o céu ficou cinzento E São Pedro zangado Depois, um carro de praça Partiu e fez fumaça Com destino ignorado Não durou muito a chuva E eu achei uma luva Depois que ela desceu A luva é um documento Com que provo o esquecimento Daquela que me esqueceu Ao ver um carro cinzento Com a cruz do sofrimento Bem vermelha na porta Fugi impressionado Sem ter perguntado Se ela estava viva ou morta A poeira cinzenta Da dúvida me atormenta Não sei se ela morreu A luva é um documento De pelica e bem cinzento Que lembra quem me esqueceu Composição: Noel Rosa. *** *** https://www.letras.mus.br/miucha/628631/ *** *** O poeta mineiro Paulo Mendes Campos assim escreveu sobre “Cor de cinza” na Revista Manchete em 1974. ***
*** Cor de Cinza é uma história fora de dúvida enigmática, enevoada, cuja origem há de morrer com Noel. ***
*** "Não durou muito a chuva e eu achei uma luva depois que ela desceu..." Noel Rosa (Ilustração Luquefar) Cor de Cinza Jards Macalé Lumiar Discos - 1991 (caso não consiga visualizar o vídeo acima, clique aqui) Gravações: Aracy de Almeida com Orquestra Continental LPP 1955 Marília Baptista com Orquestra Nilser NS LP 1963 Grupo Rumo Independente - LP 1981 Zezé Gonzaga e Conjunto Época de Ouro Fenab 104/105 - LP 1982 Jards Macalé Lumiar Discos - 1991 ***** *** ***** Agradecimentos: À amiga Laura Macedo, pelas primeiras informações sobre Cor de Cinza. Fontes: (1) Noel Rosa, uma biografia João Máximo e Carlos Didier Editora UNB - 1990 - Edição comemorativa do 80º aniversário de nascimento de Noel Rosa (1910-1937) Cap. 41 - No Picadeiro da Vida, pags 420 e 421 (2) Site Noel Rosa – 100 canções para o centenário *** *** “Gosto em geral dos versos que convivem com a cidade. Nisso Noel foi o craque absoluto, e não apareceu no Brasil mais expressivo poeta popular do que ele. “O x do problema”, “Último desejo”, “Três apitos”, “Dama do cabaré”, “Feitio de oração”, “São coisas nossas”, “Só pode ser você” incluem-se todas no gênero de poesia brasileira popular que me fala. Noel tinha vocação para a coisa, e ele próprio sabia que a ‘vocação é necessária até para dar-se laço na gravata’. Há uma letra de Noel maravilhosa servindo a uma música também muito bonita, raramente tocada. Chama-se “Cor de Cinza”: ‘a poeira cinzenta da dúvida me atormenta…A luva é um documento de pelica e bem cinzento…’. A história narrada pelos versos não é nada clara, mesmo depois de termos lido a interpretação que o esclarecido Almirante faz para os mesmos. mas não importa; trata-se do mais belo e hermético poema impressionista do nosso Cancioneiro Popular” Paulo Mendes Campos Manchete 20 de Abril de 1974 “Cor de cinza” é uma história fora de dúvida enigmática, enevoada, cuja origem há de morrer com Noel. “Não durou muito a chuva e eu achei uma luva depois que ela desceu…” Noel Rosa Extraído de http://blogln.ning.com/ X.X.X.X.X 08/06/21 16:08Atualizado em08/06/21 19:23 Grávida morre após ser baleada em tiroteio no Lins de Vasconcelos ***
*** Kathlen foi baleada em um dos acessos ao Lins Foto: Reprodução *** Carolina Heringer Uma mulher de 24 anos, que estava grávida, morreu após ter sido baleada na tarde desta terça-feira em um tiroteio entre policiais militares e criminosos em um dos acessos à comunidade Lins do Vasconcelos, na Zona Norte do Rio. Kathlen de Oliveira Romeu foi levada para o Hospital municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com informações da secretaria municipal de Saúde do Rio, Kathlen já chegou ao hospital sem vida. A assessoria da Secretaria de Estado de Polícia Militar confirmou que após uma troca de tiros com criminosos na localidade conhecida como Beco da Catorze, PMs da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Lins encontraram uma mulher baleada. Os policiais alegam que foram atacados a tiros pelos bandidos, dando início ao confronto. ***
*** Ainda segundo a PM, “buscas foram realizadas na região e os agentes apreenderam um carregador de fuzil, munições de calibre 9mm e drogas ainda não contabilizadas”. Em entrevista ao "RJTV 2ª Edição", da TV Globo, a vó da Kathlen, Sayonara, relatou que estava com a neta no momento do tiroteio. Ela conta que tentou proteger a jovem. "A gente estava indo na firma da minha filha. Quando nós passamos, a rua estava tranquila. Foi tudo muito de repente. A minha neta caiu, começou muito tiro, quando puxei ela caiu, eu me machuquei ainda, me joguei para proteger ela, que ta gravida. Eu só vi um furo no braço dela e gritei para eles me ajudarem a trazer. Perdi minha neta e meu bisneto", contou a avó chorando. Sayonara também relatou que Kathlen tinha se mudado do Lins há cerca de um mês por causa da violência. A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) investiga o caso. Segundo informações da Polícia Civil, a mulher foi baleada durante um confronto entre traficantes e policiais militares. "Testemunhas serão ouvidas e diligências realizadas para esclarecer todos os fatos e identificar de onde partiu o tiro que atingiu a vítima", informa a nota da assessoria de imprensa polícia. Em paralelo ao inquérito da Polícia Civil, a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) vai instaurar um procedimento para investigar o caso . ***
*** Moradores do Lins fizeram um protesto na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá na tarde desta terça. Segundo o Centro de Operações da prefeitura, a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá chegou a ficar fechada nos dois sentidos, mas já tinha sido liberada por volta das 19h. *** um procedimento para investigar o caso . *** Kathlen tinha 24 anosKathlen tinha 24 anos Moradores do Lins fizeram um protesto na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá na tarde desta terça. Segundo o Centro de Operações da prefeitura, a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá chegou a ficar fechada nos dois sentidos, mas já tinha sido liberada por volta das 19h. *** Gravidez anunciada na última semana *** Kathlen estava grávida de 14 semanas. A espera do primeiro filho foi anunciada por ela em sua conta no Instagram no último dia 2. “Estou me descobrindo como mãe e fico assustada pendando como vai ser... Dou risada, choro e tenho medo. Um misto de sentimentos. Talvez os mais doidos do mundo, mas vou dar risada lá na frente disso tudo. Obrigada Senhor por abençoar meu ventre e me permitir gerar o amor da minha vida”, escreveu ela. ***
*** Em sua última postagem na rede social, a jovem compartilhou um vídeo no qual segura sua barriga, com a legenda “Bom dia, neném”. Ainda no Instagram, a jovem se identifica como designer de interiores. Ela também era modelo e vendedora de uma loja de roupas. Nas redes sociais, amigas de Kathlen fizeram homenagens e lamentaram a morte da jovem. "Estou sem chão", escreveu uma delas. "Eu te amo tanto", escreveu outra amiga, ao compartilhar um "print" de uma chamada de vídeo com kathlen já dois anos. *** *** https://extra.globo.com/casos-de-policia/gravida-morre-apos-ser-baleada-em-tiroteio-no-lins-de-vasconcelos-25051863.html *** *** *** *** The Best Of Two Worlds - 1976 ***
*** *** *** https://www.youtube.com/watch?v=tFdUuqJDNS0 *** ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário