sábado, 4 de janeiro de 2020

Profeta do avesso






Gota d’água






Tudo está na natureza encadeado e em movimento





Gota d'água
Bibi Ferreira




JOANA
Tudo está na natureza
encadeado e em movimento –
cuspe, veneno, tristeza,
carne, moinho, lamento,
ódio, dor, cebola, coentro,
gordura, sangue, frieza,
isso tudo está no centro
de uma mesma e estranha mesa.

Misture cada elemento –
uma pitada de dor,
uma colher de fermento,
uma gota de terror.
O suco dos sentimentos,
raiva, medo ou desamor,
produz novos condimentos,
lágrima, pus e suor.

Mas, inverta o segmento,
intensifique a mistura,
temperódio, lagrimento,
sangalho com tristezura,
carnento, venemoinho,
remexa tudo por dentro,
passe tudo no moinho,
moa a carne, sangre o coentro,
chore e envenene a gordura:

Você terá um unguento,
uma baba, grossa e escura,
essência do meu tormento
e molho de uma fritura
de paladar violento
que, engolindo, a criatura
repara no meu sofrimento
co’a morte, lenta e segura.

JOANA
(Vestindo os filhos)
Eles pensam que a maré vai mas nunca volta
Até agora eles estavam comandando
o meu destino e eu fui, fui, fui recuando,
recolhendo fúrias. Hoje eu sou onda solta
e tão forte quanto eles me imaginam fraca.
Quando eles virem invertida a correnteza,
quero saber se eles resistem à surpresa,
quero ver como que eles reagem à ressaca.

(Tempo)

Meus filhos, vocês vão lá na solenidade,
digam à moça que a mamãe está contente
tanto assim que lhe preparou este presente
pra que ela prove, como prova de amizade.
Beijem seu pai, lhe desejem felicidade
co’a moça e voltem correndo, que eu e vocês
também vamos comemorar, sós, só nós três,
vamos mastigar um naco de eternidade.

Gota d'água
BUARQUE, Chico e PONTES, Paulo. Gota D’Água.





TOTIA MEIRELES - GOTA D'ÁGUA 29/12/2019



Já lhe dei meu corpo, minha alegria
Já estanquei meu sangue quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta pro desfecho da festa
Por favor

Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d’água








A Indesejada das gentes



COMPARTILHAMENTO ESPECIAL
O caminho para aprender é ler os nossos autores, aqueles que escrevem e escreveram em outros tempos na nossa língua.



CONSOADA
Quando a Indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável),
Talvez eu tenha medo. Talvez sorria, ou diga:




— Alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com seus sortilégios.)
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.


O poema é de autoria de Manuel Bandeira, poeta que se notabilizou por tratar do tema morte em sua obra.

O título do texto, “Consoada”, pode referir-se à ceia da noite de Natal na tradição católica ou a uma leve refeição noturna, sem carne, que se toma em dia de jejum.

Na leitura atenta de um poema, vale observar os possíveis significados de cada termo ou expressão, pois a linguagem figurativa é polissêmica, isto é, aciona, ao mesmo tempo, mais de um significado.

No verso inicial, Bandeira emprega uma antonomásia, ao substituir a palavra “morte” pela perífrase “a Indesejada das gentes”; em seguida, então entre parênteses, o poeta demonstra dúvida sobre o modo de ela se apresentar — “dura” ou “caroável” ( “afável, gentil, afetuosa”) — e sobre a reação dele diante dela.

Os termos “dia” e “noite” são metáforas de “vida” e “morte”, respectivamente. Em seguida, o poeta retoma o uso dos parênteses, como se estivesse expressando algo tomado como ideia secundária: “a noite com seus sortilégios”. “Sortilégio” pode significar tanto “magia ou feitiço” como “sedução, fascínio, encanto” e até mesmo “conspiração ou maquinação”. Todos os significados são cabíveis e complementares no contexto.

Nos versos finais,  “Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,/ A mesa posta,/ Com cada coisa em seu lugar”, vale notar o emprego dos particípios (lavrado, limpa, posta) com valor de adjetivos em função de predicativo do objeto. Na função de predicativo, o adjetivo passa a caracterizar um ser tomado em determinado momento ou circunstância. Quando a morte chegar,  o campo estará lavrado, a casa estará limpa e a mesa estará posta.

O poeta, portanto, sente-se preparado para esse momento. Sente que “cumpriu sua missão”, ou seja, viveu.

Um dos maiores poetas brasileiros do século 20, o pernambucano Manuel Bandeira faleceu com 82 anos de idade, em outubro de 1968. Seu legado estará sempre entre nós.

Nos últimos dias, perdemos João Ubaldo Ribeiro, Rubem Alves e Ariano Suassuna, outros três grandes que nos deixam importante herança. Que seu desaparecimento físico seja apenas a sua passagem para a imortalidade.
Thaís Nicoleti

24.jul.2014 às 10h00









Fala de Tony Tornado sobre Chico Buarque incendeia as redes sociais






BR-3
Tony Tornado




Toni Tornado e Trio Ternura cantam "BR-3" ao vivo na TV Tupi 1976


A gente corre (E a gente corre)
Na BR-3 (Na BR-3)
E a gente morre (E a gente morre)
Na BR-3 (Na BR-3)

Há um foguete
Rasgando o céu, cruzando o espaço
E um Jesus Cristo feito em aço
Crucificado outra vez

A gente corre (E a gente corre)
Na BR-3 (Na BR-3)
A gente morre (E a gente morre)
Na BR-3 (Na BR-3)

Há um sonho
Viagem multicolorida
Às vezes ponto de partida
E às vezes porto de um talvez

A gente corre (E a gente corre)
Na BR-3 (Na BR-3)
A gente morre (E a gente morre)
Na BR-3 (Na BR-3)

Há um crime
No longo asfalto dessa estrada
E uma notícia fabricada
Pro novo herói de cada mês
Na BR-3

Composição: Antonio Adolfo / Tiberio Gaspar

















O Sinal do Ramo: O Velho Tronco Renasce
Jesus teve críticos que questionavam sua autoridade. Ele os responderia ao apontar para os profetas que vieram antes, alegando que eles previram sua vida. Eis aqui um exemplo onde Jesus disse a eles:

… E são as Escrituras que testemunham a meu respeito… (João 5:39)

Em outras palavras, Jesus reivindicava que profetizaram acerca dele no Antigo Testamento, que lhe precedeu por centenas de anos. Os profetas do Antigo Testamento reivindicavam que Deus havia inspirado seus escritos. Uma vez que homem algum pode prever com certeza centenas de anos no futuro, Jesus disse que esta uma prova a ser averiguada caso ele realmente tivesse vindo ou não como plano de Deus. É um teste para ver se Deus existe e se Ele fala. O Antigo Testamento está disponível para nós a fim que nós mesmos possamos examinar e refletir sobre esta mesma pergunta.

Primeiro vamos fazer uma revisão. A vinda de Jesus foi aludida bem no início do Antigo Testamento. Então vimos que o sacrifício de Abraão previu o local onde Jesus seria sacrificado ao passo que a Páscoa previu o dia no ano que ela ocorreria.  Vimos que o Salmo 2 foi onde o título ‘Cristo’ foi utilizado para prever o Rei que viria. Mas não termina aí. Muito mais foi escrito olhando para o futuro utilizando outros títulos e temas. Isaías (750 A.C.) começou um tema que livros posteriores do Antigo Testamento desenvolveram – o tema do Ramo por vir.

Isaías e o Ramo
A figura abaixo mostra Isaías em uma linha do tempo histórica com alguns dos escritores do Antigo Testamento.




Isaías mostrado em cronologia histórica. Ele viveu no período do governo dos reis davídicos






Peregrino


Do Latim peregrinu < per, através + agru, campo. Que ou aquele que anda em peregrinação; romeiro; excursionista; estrangeiro; transitório; estranho; singular; raro; excelente; precioso.






Peregrino (Noca da Portela)



Luciana Flor- Voz Thiago Espíndola- Percussão Alemão Charles- Violão 7 cordas Gravado no bar e restaurante Parangolé em Porto Alegre









E7
Violão e guitarra
                                                  
C         G7        C
Virá num riso de criança
        A7          Dm      A7     Dm
Ou numa lágrima de dor
                       G7
Virá, talvez, de uma esperança
Dm            G7      C
Ou de um sonho que passou
     G          C
Inesperado peregrino
   C7            F        F#°
Sagrada é a sua missão
                   C
De abençoar a nossa voz
    A7            D7
Iluminar nosso destino
      G7             C        C7
Com a chama da inspiração
F        F#°                    C                   A7
Ele virá,    quem nasceu para sempre pra sempre virá
                             Dm       G7
É uma eterna semente solta pelo ar
                                 A7
Fecundando de felicidade por onde for
       F        F#°                                 C               A7
E assim será,      ninguém vive feliz se não puder falar
                                     Dm       G7
E a palavra mais linda é a que faz cantar
                                  C
Todo samba no fundo é um canto de amor








Paulinho da Viola – Peregrino


"Peregrino", composed by Noca da Portela. This album is "Bebadosamba", recorded and mixed in 1996. The ilustrations all along the cover were made by Elifas Andreato, an amazing brazilian artist. Personnel: Piano -Cristóvão Bastos Cavaquinho - Luciana Rabello Violão - César Faria Bass - Dininho Pandeiro, Reco Reco e Ganzá - Celsinho Silva Tantan, Tamborim, Agogo - Cabelinho Bateria- Hercules Trombone - Vittor Santos Choir - Amélia Rabello, Cristina, Eliane Faria, Dinorah, Copacabana, Genaro e Ari Bispo. Arrangements by Cristóvão Bastos and Paulinho da Viola. Tracklist: 1.Quando o Samba chama 2. Timoneiro 3. Ame 4. Alento 5. É difícil viver assim 6. O ideal é competir 7. Novos rumos 8. Memórias Conjugais 9. Reverso da Paixão 10. Dama de "Espadas" 11. Solução de vida 12. Peregrino 13. Mar grande 14. Bebadosamba Enjoy!








Teu Sonho Não Acabou - Taiguara - Melhor Qualidade


Hoje a minha pele já não tem cor
Vivo a minha vida seja onde for
Hoje entrei na dança e não vou sair
Vem, eu sou criança não sei fingir

Eu preciso, eu preciso de você
Ah! Eu preciso, eu preciso, eu preciso muito de você

Lá onde eu estive o sonho acabou
Aonde eu te encontro só começou
Lá colhi uma estrela pra te trazer
Bebe o brilho dela até entender

Que eu preciso, eu preciso de você
Ah! Eu preciso, eu preciso, eu preciso muito de você

Só feche seu livro quem já aprendeu
Só peça outro amor quem já deu do seu
Quem não soube a sombra, não sabe a luz
Vem não perde o amor de quem te conduz

Eu preciso, eu preciso de você
Ah! Eu preciso, eu preciso, eu preciso muito de você

Eu preciso, eu preciso de você
Nós precisamos, precisamos sim
Você de mim, eu de você

Composição: Taiguara






Gota D'Água (1977) - Bibi Ferreira


Baseada na clássica obra de Eurípides, 'Medéia', a peça 'Gota D'Água' foi escrita por Chico Buarque e Paulo Pontes. Um dos maiores sucessos dos palcos brasileiros, a peça contou com o talento de Bibi Ferreira, que atuava e cantava. Nesse trecho, Bibi canta 'Basta Um Dia', de Chico Buarque, uma das músicas de maior sucesso do espetáculo.








Referências


https://youtu.be/l-WVR3AElN8
http://asprimeiraspalavras.blogspot.com/2010/06/gota-dagua-de-chico-buarque-e-paulo.html
https://youtu.be/FpHRy-DM7Ks
https://www.youtube.com/watch?v=FpHRy-DM7Ks
https://www.letras.mus.br/bibi-ferreira/172793/
https://thaisnicoleti.blogfolha.uol.com.br/files/2013/11/final-sala-de-leitura1-235x300.jpg
https://thaisnicoleti.blogfolha.uol.com.br/2014/07/24/a-indesejada-das-gentes/
https://youtu.be/bt-3P5XHe4c
https://www.youtube.com/watch?v=bt-3P5XHe4c&feature=youtu.be
https://youtu.be/TBsLerc4BtI
https://www.letras.mus.br/tony-tornado/519443/
https://www.youtube.com/watch?v=TBsLerc4BtI&feature=youtu.be
https://youtu.be/bt-3P5XHe4c
https://www.youtube.com/watch?v=bt-3P5XHe4c&feature=youtu.be
https://avida.livingwater.me/wp-content/uploads/sites/3/2018/11/isaiah-timeline-figure-PORTUGUESE-1024x576.jpg
https://avida.livingwater.me/2018/11/01/sign-of-the-branch-part-1-the-dead-stump-reborn/?gclid=CjwKCAiAjMHwBRAVEiwAzdLWGC8wGogslCrJtv8oUt7jYQkZb_e_CDhE5LrfIBLClP08602ivwj_QBoCj78QAvD_BwE
https://biblia.com.br/dicionario-biblico/p/peregrino/
https://youtu.be/aEwsixBzknw
https://www.youtube.com/watch?v=aEwsixBzknw&feature=youtu.be
https://www.cifras.com.br/cifra/noca-da-portela/peregrino
https://youtu.be/K4dpbsnwLac
https://www.youtube.com/watch?v=K4dpbsnwLac&feature=youtu.be
https://youtu.be/xIY9DRMGaek     
https://www.youtube.com/watch?v=xIY9DRMGaek
https://youtu.be/r1AGlxgG7Uo
https://www.youtube.com/watch?v=r1AGlxgG7Uo

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