Sonhos
e visões
Ato
falho
“ATO-FALHO
*– Ato pelo qual o sujeito, a despeito de si mesmo, substitui um projeto ao
qual visa deliberadamente por uma ação ou uma conduta imprevistas. Tal como em
relação ao lapso, Sigmund Freud foi o primeiro, a partir da Interpretação dos
Sonhos, a atribuir uma verdadeira significação ao ato falho, mostrando que é
preciso relacioná-lo aos motivos inconscientes de quem o comete. O ato falho ou
acidental torna-se equivalente a um sintoma, na medida em que é um compromisso
entre a intenção consciente do sujeito e seu desejo inconsciente.”
Segundo o Diretor e autor do texto, a quadrinha era
simples e fácil. Mas o inconsciente traidor do ator cismou em desmentir o
diretor em pelo menos três oportunidades que o consciente do mesmo percebeu
depois da lenha feita, sempre na mesma quadra fatídica.
A quadrinha:
O mundo é cheio de história
Grande ilusão afinal
Para atestar sua glória
O doido fica normal
O verso traiçoeiro:
Para atestar sua glória
1.º ato falho na quadra adulterada:
O mundo é cheio de história
Grande ilusão afinal
Para alcançar
sua glória
Um doido fica normal
O verso traiçoeiro:
Grande ilusão afinal
2.º ato falho no verso adulterado:
O mundo é cheio de história
Fatalidade
fatal
Para atestar sua glória
Um doido fica normal
“All of the performers came on stage for the opera's grand finale." Merriam-Webster
O verso traiçoeiro reincidente, também:
Grande ilusão afinal
3.º ato falho:
O mundo é cheio de história
Grande mentira
afinal
Para atestar sua glória
Um doido fica normal
Título:
|
Sonhos e visões na tragédia grega
|
Autor:
|
Pereira, Susana Maria Duarte da
Hora Marques
|
Orientador:
|
Silva,
Maria de Fátima Sousa e
|
Palavras-chave:
|
Literatura
Grega
Tragédia grega -- estudo crítico |
Data:
|
28-Nov-2006
|
Resumo:
|
"Sonhos
e visões na tragédia grega", o título dado à presente dissertação de
doutoramento, abre caminho a uma reflexão literária sobre o modo como, na sua
produção dramática, Ésquilo, Sófocles e Eurípides trataram aqueles dois
fenómenos. Todavia, tal reflexão é precedida por um capítulo introdutório,
denominado "a tradição do sonho e da visão na literatura grega",
onde ambos os motivos são abordados num contexto mais amplo, que vai da épica
homérica à lírica grega, à historiografia herodotiana e à comédia
aristofânica, embora, naturalmente, as experiências sejam aí analisadas de um
modo mais sucinto do que é prática nos capítulos á tragédia. O confronto com
o desenvolvimento que é dado àqueles dois tópicos literários pela literatura
grega da qual a poesia dos três grandes dramaturgos atenienses é herdeira e/
ou contemporânea permite a avaliação particular da atitude dos trágicos
perante a tradição, nos capítulos seguintes. O capítulo segundo deste estudo,
designado " a tragédia grega: exploração do motivo do sonho",
analisa o corpus de sonhos descritos pela produção trágica, numa perspectiva
comparativa que procura distingir os cambiantes valorizados por cada poeta,
de acordo com o espírito específico do seu teatro e com os seus diferentes
posicionamentos perante um contexto político, social, filosófico e religioso
em mudança, como o que caracteriza a Atenas do século V a.C. A similitude
perceptível entre sonhos e visões em estado de vigília em termos de padrão
literário, impôs a inclusão desta temática no terceiro capítulo do presente
trabalho, intitulado " a tragédia grega: exploração do motivo das
visões", o que permitiu o confronto entre dois fenómenos que, afinal, se
distinguem basicamente pelo facto de o receptor estar a dormir ou, pelo
contrário, acordado. O capítulo quarto, que precede as páginas dedicadas às
conclusões finais é ilustrativo da proximidade entre os dois motivos também
em termos linguísticos, e reflecte a evolução que ambos sofrem desde os
Poemas Homéricos, a esse nível, expressiva da centralização progressiva da
existência humana no próprio indivíduo. Intitulado "poético dos sonhos e
das visões", ele próprio se reveste já de uma tonalidade conclusiva,
porquanto resultante da análise de textos anteriormente realizada.
|
Descrição:
|
Tese
de doutoramento em Letras, na área de Estudos Clássicos (Literatura Grega)
apresentada à Fac. de Letras de Coimbra
|
URI:
|
http://hdl.handle.net/10316/742
|
Aparece
nas colecções:
|
FLUC
Secção de Estudos Clássicos - Teses de Doutoramento
|
Ficheiros
deste registo:
Ficheiro
|
Tamanho
|
Formato
|
|
Ficheiro_temporario.pdf
|
8.8
kB
|
Adobe
PDF
|
Em:
Consultório Etimológico
Origem da palavra / significado
Desejo
saber a origem da palavra granfinalle.
Renato | Teixeira
de Freitas, BA
11
de agosto de 2011
Resposta:
A
plaavra (sic) “granfinalle” não
existe em idioma algum.
Não
costumamos supor o que um cliente quis dizer, mas como estamos de bom humor
hoje – coisa rara – podemos dizer que v. está tratando de gran finale,
modo italiano de dizer “grande final, apoteose”.
O sonho fatídico (Esquilo, Coéforas,
526-539)
Autor: Torrano, José Antonio Alves
1999
“Tipo
de documento: Articulo
Resumo
Na
stykhomythía (C. 526-39) entre Orestes e o coro, constrói-se uma interpretaçao
comum, construiída com tanta destreza, na rápida seqüência em que alternam as
vozes a cada verso, implica que se compartilhe da hermenêutica dos sinais
numinosos. Mediante suas interrogaçoes e as respostas do coro, Orestes constrói
a interpretaçao do sono de Clitemnestra ao mesmo tempo que logra persuadir o
coro e a si mesmo da completa verdade de sua interpretaçao. (Párrafo extraído
del texto a modo de resumen)
Notas
Este
texto faz parte de trabalho aínda inédito intitulado Herói e Honras Heróicas.
Informação
geral
Data
de publicação: 1999
linguagem
do documento: Português
Revista: Synthesis;
vol. 6
Origem: Centro
de Estudios de Lenguas Clásicas. Area Filología Griega
ISSN: 0328-1205
Extensão: p.
29-33
Assuntos: Letras ; Humanidades
Descritores: literatura
griega clásica; tragédia”
Revista
Entrelaces – Ano IV – nº 05 – maio de 2015 – ISSN: 1980-4571 p. 128
O COTIDIANO FATÍDICO NA NARRATIVA
DE MOREIRA CAMPOS
Juliane de Sousa Elesbão45
Odalice de Castro Silva46
Resumo
A arte literária de Moreira Campos (1914-1994) é de grande densidade,
especialmente, por explorar os aspectos psicológicos das personagens. A
desgraça, o sofrimento, a baixeza moral e a precariedade humana são temáticas
recorrentes em sua obra e são extraídos do cotidiano; logo, é na cotidianidade
que as tragédias pessoais acontecem e onde as personagens se encontram imersas.
A partir de então, pretende-se neste trabalho investigar as correspondências
existentes entre a referida categoria e os pequenos dramas retratados,
especialmente, nos contos de Moreira Campos. Para tanto, faremos tal leitura na
obra Os doze parafusos (1978) para adentrarmos um pouco mais no universo
literário deste grande escritor cearense.
1 DA ESCRITURA DE MOREIRA CAMPOS
2 O COTIDIANO FATÍDICO
Revista
Entrelaces – Ano IV – nº 05 – maio de 2015 – ISSN: 1980-4571
Sexta Feira Fatídica
Entrevista de Gregório Bezerra a 'O
Pasquim'
PCB PPS e a Cultura Brasileira
autor
Ivan Alves Filho
"O
PCB não se tornou o maior partido do Ocidente, nem mesmo do Brasil. Mas quem
contar a história de nosso povo e seus heróis tem que falar dele. Ou estará
mentindo”.
(Ferreira Gullar, durante os 60 anos do PCB)
(Ferreira Gullar, durante os 60 anos do PCB)
In memoriam: Carlos Nelson Coutinho
Referência
Mentira tem perna curta
http://mundovelhomundonovo.blogspot.com.br/2016/12/mentira-tem-perna-curta.html
https://www.merriam-webster.com/dictionary/grand%20finale
http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/gran-finale/
Vocabulário de Psicanálise
LAPLANCHE E PONTALIS ORGANIZADO PROF. ELOISE
http://server2.docfoc.com/uploads/Z2015/12/23/0HzqAWbypE/e2840bd5128c0d58d138b2a233de7205.pdf
http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/8587
http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/8587/Documento_completo.pdf?sequence=1
http://www.entrelaces.ufc.br/2015/entrelaces-2015-05.pdf#page=128
https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/742
https://pcb.org.br/fdr/index.php?option=com_content&view=article&id=225:entrevista-de-gregorio-bezerra-a-o-pasquim&catid=5:entrevistas-com-a-historia
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/pcb-pps-e-a-cultura-brasileira-autor-ivan-alves-filho
http://esquerdasocialista.com.br/in-memoriam-carlos-nelson-coutinho/
Nenhum comentário:
Postar um comentário