sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

A Temer: “Tesouro dos Breves”

Temer embarca para recesso em Marambaia com a família
A princípio o presidente fica até o dia 2, mas, segundo auxiliares de Temer, Marcela teria pedido que a família esticasse o descanso por mais dois dias
Por Estadão Conteúdo
access_time29 dez 2016, 15h12 - Atualizado em 29 dez 2016, 16h18



Temer: um forte esquema de segurança espera o presidente no local (Paulo Whitaker/Reuters)


Brasília — O presidente Michel Temer seguiu na tarde desta quinta-feira, 29, para a Base Aérea de Brasília de onde embarca, acompanhado de sua esposa Marcela Temer, e do seu filho Michelzinho, para Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, onde passará a festa de Ano Novo. A informação é da assessoria de imprensa do Planalto.
Um forte esquema de segurança espera o presidente no local. A Marinha posicionou embarcações em Itacuruçá para manter afastados barcos com a imprensa e curiosos.
A ordem de Temer é garantir a privacidade da família. A princípio o presidente fica até o dia 2, mas, segundo auxiliares de Temer, Marcela teria pedido que a família esticasse o descanso por pelo menos mais dois dias.


http://exame.abril.com.br/brasil/temer-embarca-para-recesso-em-marambaia-com-a-familia/


 “(...)de descendentes de escravos das antigas fazendas e do entreposto dos Breves, da população caiçara vinda de outras ilhas e do litoral da baia de Sepetiba e de antigos alunos e funcionários da Escola de Pesca e seus descendentes, vindos de vários pontos do Brasil, (...)”


Posses Fantasmas da Iha


“(...) do fantasma de um homem vestido de branco que impedia que se passasse por uma pinguela (hoje substituída por uma ponte), e que agia da seguinte forma: quando a pessoa que ia atravessar se encontrava sobre a pinguela, o homem a cercava ao mesmo tempo pelos dois lados, impedindo que seguisse em frente ou voltasse.(...)”


“(...) é figura constante nos relatos sobre a “população de fantasmas” que “habita” os arredores da antiga senzala/olaria, que abriga hoje o hotel da Marinha, no qual existe um quarto, o de número treze que, diz a crença, em geral fica desocupado para evitar problemas com os hóspedes, pois segundo se conta, fatos estranhos acontecem por lá. (...)”


Destino de férias de Temer já foi mercado de escravos e cenário de novela
Do UOL, em São Paulo
29/12/201617h16




Área da Restinga da Marambaia, no Estado do Rio de Janeiro, sob controle da Marinha do Brasil, onde o presidente Michel Temer e sua família se hospedam para a virada de ano


http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/12/29/temer-se-hospeda-em-praia-paradisiaca-que-ja-foi-entreposto-de-escravos.htm


Temer viaja para Marambaia, onde passará o réveillon
Presidente chegou na tarde desta quinta-feira ao local acompanhado da família; Marinha montou forte esquema de segurança

Clarissa Thomé ,
O Estado de S.Paulo
29 Dezembro 2016 | 19h22
RIO - O presidente Michel Temer, a primeira-dama Marcela, e o filho do casal, que tem o nome do pai chegaram na tarde desta quinta-feira, 29, na Restinga da Marambaia. O local, na Costa Verde fluminense, foi o escolhido pelo peemedebista para passar o réveillon.


Foto: Clarissa Thomé/Estadão

Marinha reforça segurança em Restinga da Marambaia para receber Michel Temer


O esquema de segurança é bem mais rígido do que o adotado por outros presidentes, como Fernando Henrique Cardoso, que costumava se hospedar no local durante seus dois mandatos, e Luiz Inácio  Lula da Silva, que passou um carnaval ali. A Marinha impediu que uma lancha com cinegrafistas e fotógrafos ficasse parada em frente à restinga.
"A ordem é não ter nenhuma imagem. Nem à distância", afirmou o militar que abordou os jornalistas.
O forte esquema de segurança começou a ser montado na véspera, quando a Marinha posicionou embarcações em Itacuruçá, e militares fizeram vistoria na praia que será usada pela família do presidente e nas instalações da Ilha da Marambaia, no extremo oeste da restinga. No local, fica o Centro de Adestramento da Marinha (Cadim), onde funciona um hotel de trânsito, equipado com quadras de esporte, piscina, sauna, salão de ginástica.
A Restinga da Marambaia fica em uma região turística e  representa o limite sul da Baía de Sepetiba, um importante pólo econômico do Estado do Rio. O acesso a ela, porém, é restrito a militares, convidados e alguns moradores, que ficam perto do continente


http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,temer-viaja-para-marambaia-onde-passara-o-reveillon,10000097182


MARAMBAIA: IMAGINÁRIO E HISTÓRIA
Luciana de Amorim Nóbrega¹
1. Professora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFRuralRJ.

RESUMO: NÓBREGA, L. A. Marambaia: imaginário e história. Revista Universidade Rural: Série Ciências Humanas, Seropédica, RJ: EDUR, v.26, n.1-2, p. 115-123, jan.- dez., 2004.Este trabalho, é produto da realização de uma pesquisa, nascida do interesse de professores e alunos da UFRuralRJ, sobre passado e história de vida da população da Ilha da Marambaia, e que busca também conhecer as origens das lendas e “causos” da Ilha, contados por seus moradores, remanescente dos escravos das fazendas de café do Comendador Breves e do entreposto de triagem e “engorda” de escravos, no século XIX. O contato com a população despertou a curiosidade de se saber mais sobre todos os fantasmas e encantamentos que fazem parte do cotidiano dos ilhéus, até onde suas memórias alcançam. Palavras-chave: Ilha da Marambaia, remanescentes de escravos, história oral.

ABSTRACT: NÓBREGA, L. A. Marambaia: Imaginary and History. Revista Universidade Rural: Série Ciências Humanas, Seropédica, RJ: EDUR, v.26, n.1-2, p. 115-123 , jan.-dez., 2004. This research is part of a more extensive work and it was inspired by the interest of professors and students from the Univesidade Federal Rural do Rio de Janeiro. It deals with the history of Marambaia Isle’s population, the slaves descendants of the coffee crops from Comendador Breves’ farm, and the market for selecting and “feedind” slaves, during the 19th Century, even after the abolishment of slavery. This work intends to discovery the origins of the legends and tales narrated by that population. The contact with the people from the isle woke the curiosity to learn more about all the ghosts and fantasies, which take part in the daily life of those people as far as they can remember.
Key words: Marambaia island, remainder of slaves, nerbal history


INTRODUÇÃO A palavra Marambaia é de origem tupiguarani, e signifi ca “cerco do mar”: “Mbara-mbai”, nome dado pelos primeiros habitantes da região à baía, hoje conhecida como Sepetiba, devido ao contraste de seu mar calmo com o mar revolto do restante da costa. A Ilha da Marambaia faz parte do conjunto que, incluindo a Restinga, se estende por 42,5km e situa-se no litoral Sul Fluminense, dentro da área de infl uência e estudo da UFRuralRJ.


http://www.editora.ufrrj.br/revistas/humanasesociais/rch/rch26/Revista%20C.%20Humanas%20v.%2026%20n.%201-2/19.PDF


O acesso às praias é restrito



Michel Temer passará Réveillon no Rio com a mulher, Marcela, e o filho, Michelzinho



Reynaldo Gianecchini e Mariana Ximenes durante gravação de "Guerra dos Sexos"



Em 2006, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva se hospedou na Marambaia







Maria Bethânia & Omara Portuondo - So vendo que beleza (Marambaia)



Marambaia - Elis Regina




MARAMBAIA



Carmen Costa - SÓ VENDO QUE BELEZA (Marambaia) - CASINHA DA MARAMBAIA - Henricão e Rubens Campos


Publicado em 23 de fev de 2013
Carmen Costa - SÓ VENDO QUE BELEZA Marambaia) - CASINHA DA MARAMBAIA - Henricão e Rubens Campos.
Gravações de 1942 e 1944.
http://jornalggn.com.br/blog/lucianoh...

Dois sambas clássicos num só vídeo, em gravações Victor. O primeiro foi gravado em 19 de fevereiro de 1942 e lançado em abril seguinte, disco 34892-B, matriz S-052483, tendo no lado A "Está chegando a hora", antes distribuído apenas em tiragem para divulgação. O segundo é sequência, gravado em 15 de fevereiro de 1944 e lançado em abril do mesmo ano, disco 80-0172-B, matriz S-052927. Samuel Machado Filho.


Eu tenho uma casinha lá na Marambaia
fica na beira da praia só vendo que beleza
tem uma trepadeira que na primavera
fica toda florescida de brincos de princesa
quando chega o verão eu sento na varanda
pego o meu violão e começo a cantar
e o meu moreno fica sempre bem disposto
senta ao meu lado e começa a cantar
Quando chega a tarde um bando de andorinhas
voa em revoada fazendo verão
e lá na mata o sabiá gorjeia
linda melodia pra alegrar meu coração
às seis horas o sino da capela
toca as badaladas da Ave-Maria
a lua nasce por detrás da serra
anunciando que acabou o dia


Nossa casinha lá da Marambaia
A mais bonita da praia se desmoronou
A trepadeira brinco-de-princesa
Ficou triste, amarela e depois secou
Minha varanda vive no abandono
É um destroço sem dono
Numa solidão
Até você que parecia ser sincero
Sem motivo abandonou meu coração
O sabiá também mudou seu ninho
Eu já não ouço a sua canção
As andorinhas foram em revoada
Quebraram-se as cordas do meu violão
E há quem diga que isso é desumano
E eu não mereço tanta ingratidão
Quero que volte como antigamente
Para dar sossego ao meu coração
Categoria
Música
Licença
Licença padrão do YouTube



Compay Segundo e Omara Portuondo - Veinte años - Heineken Concerts 1999



Oh Qué Será - Omara Portuondo & Chico Buarque




Quizas Quizas Quizas-Ibrahim Ferrer & Omara Portuondo

Nenhum comentário:

Postar um comentário