Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
quinta-feira, 24 de dezembro de 2020
O limiar da eficácia
"Nós atingimos o limiar da eficácia que permite o processo de solicitação de uso emergencial, seja aqui no Brasil, ou seja na China..."
Governo Doria diz que CoronaVac é eficaz, mas adia divulgação dos números
Jornal da Gazeta
"Governo Doria e Instituto Butantan anunciam que vacina CoronaVac atingiu o limiar da eficácia do imunizante, mas adiam divulgação completa dos dados."
https://www.youtube.com/watch?v=UODdccK-K3c
SP vê chance de antecipar efetividade da Coronavac após divulgação na Turquia
Por Basília Rodrigues, CNN
24 de dezembro de 2020 às 16:44 | Atualizado 24 de dezembro de 2020 às 18:10
Novo carregamento da Coronavac chega ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)
Foto: CNN (24.dez.2020)
A divulgação da efetividade da Coronavac na Turquia na ordem de 91,25% foi comemorada por integrantes do governo de São Paulo, depois que o anúncio no Brasil foi cancelado, nesta quarta-feira, a pedido da fabricante da vacina Sinovac.
Leia também:
Turquia diz que eficácia da Coronavac da China é de 91,25% e taxa deve aumentar
Novo carregamento da Coronavac chega ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)
Divergências entre os resultados da efetividade da vacina por país teriam motivado esse pedido, o que o governo de São Paulo atendeu sob a justificativa de que trata-se de uma cláusula contratual. Atualmente a vacina é administrada na Turquia, Indonésia, China e Brasil.
Há expectativa de que a Sinovac libere a divulgação dos dados em menos de 15 dias, prazo informado oficialmente. Nesta quinta-feira, fontes do governo paulista afirmaram à CNN que o prazo foi fixado por segurança para não correr riscos de cancelar o anúncio pela terceira vez.
Limiar
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou na entrevista, sem anúncio da efetividade da vacina no Brasil, que "atingimos o limiar de eficácia para solicitar o uso emergencial da vacina tanto no Brasil como na China”.
Assista e leia também:
Governo de SP e Butantan adiam divulgação de eficácia da Coronavac
Coronavac recebe certificação de boas práticas de fabricação da Anvisa
Ainda que a palavra "limiar" esteja tecnicamente correta, depois da entrevista, e repercussões que surgiram, houve avaliação interna de que politicamente a palavra não caiu bem. Covas utilizou esse termo para dizer que a vacina atingiu o mínimo exigido, que é de 50%, sem precisar em números, o que gerou interpretação de que a eficácia ficou perto disso.
Sem autorização para divulgar nenhum número, o governo paulista pediu à Sinovac para que alguma informação fosse repassada a fim de prestar uma satisfação a quem esperava o anúncio, restando apenas dizer que a Coronavac atingiu o mínimo de efetividade exigida para pedir autorização de uso.
O objetivo era não deixar dúvidas, durante a entrevista, de que a vacina funciona.
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/12/24/sp-ve-chance-de-antecipar-efetividade-da-coronavac-apos-divulgacao-na-turquia
Governo de SP diz que Coronavac é eficaz e segura, mas adia divulgação de dados
Em coletiva, instituto disse que vacina tem eficácia superior ao índice mínimo exigido, de 50%, mas disse não poder divulgar resultados detalhados por determinação da Sinovac
Publicado em 23/12/2020 · Atualizado há 1 dia
Dimas Covas, Jean Gorinchteyn e João Gabbardo em coletiva de imprensa sobre Fase 3 da Coronavac (Reprodução: Youtube)
O governo de São Paulo e o Instituto Butantã afirmaram nesta quarta-feira, 23, que a Coronavac, vacina desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, atingiu o índice mínimo exigido de eficácia pelas agências regulatórias (50%), mas não apresentou o porcentual exato de eficácia do imunizante nem demais dados do estudo final sob a justificativa de que a Sinovac solicitou a base de dados para maiores análises.
A promessa do Butantã era que, após a apresentação dos dados, seriam submetidos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tanto o pedido de registro definitivo do imunizante quanto a autorização para uso emergencial.
“Recebemos os dados de eficácia ontem. Atingimos o limiar da eficácia, que permite o processo de solicitação de uso emergencial, seja aqui no Brasil ou na China. Temos um contrato com a Sinovac que especifica que o anúncio desse número precisa ser feito em conjunto. Ontem mesmo apresentamos esses números à nossa parceira, que, no entanto, solicitou que nao houvesse a divulgação do número. Eles precisam analisar cada um dos casos. Para que isso fosse possível, solicitaram a transferência da base de dados. Essa base de dados foi transferida na manhã de hoje, para que eles possam proceder essa análise o mais rapidamente possível. Solicitaram o prazo de 15 dias para que isso aconteça, mas acreditamos piamente que essa data será adiantada”, disse Dimas Covas, diretor do Butantã.
Participaram do estudo no Brasil cerca de 13 mil voluntários espalhados por 16 centros de pesquisa em oito estados do país. A fase 3 da pesquisa também teve participantes da Indonésia e Turquia. As etapas anteriores dos testes clínicos (fases 1 e 2), que demonstraram a segurança do produto e a resposta imune provocada por ele, foram conduzidas pela Sinovac na China.
A partir do recebimento dos dados finais do estudo, a agência estima dez dias para avaliação do pedido de uso emergencial. Já a avaliação para registro definitivo tem prazo máximo de análise de 60 dias, mas ele pode ser encurtado se o fabricante tiver aderido à modalidade de submissão contínua de resultados, quando os dados de fases anteriores da pesquisa são submetidos assim que ficam prontos. No caso do Butantã, de acordo com a Anvisa, já foram submetidos dados parciais das fases 1 e 2. Eles foram enviados no dia 30 de novembro e estão em análise.
De acordo com o governo paulista, o Instituto Butantã já tem 3,12 milhões de doses da Coronavac prontas para uso imediato após a aprovação. A quantidade é suficiente para imunizar o primeiro grupo prioritário definido pelo estado de São Paulo, formado por profissionais de saúde, indígenas e quilombolas, num total de 1,5 milhão de pessoas. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas. A promessa de João Doria é iniciar a vacinação no estado em 25 de janeiro.
Também foi confirmado pelo governador que o estado vai receber mais 5,5 milhões de doses do imunizante na quinta-feira, 24, véspera de Natal. A entrega de novos lotes já está agendada. Serão 400 mil doses no dia 28 e mais 1,6 milhão no dia 30.
Considerando o que já está armazenado no Butantã, Doria esperar somar cerca de 10,8 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus até o dia 30 de dezembro. Já a expectativa do Ministério da Saúde é de que, nos próximos meses, o país tenha acesso a 46 milhões de doses do imunizante, das quais 9 milhões seriam entregues em janeiro, 15 milhões em fevereiro e 22 milhões em março de 2021. O Butantã diz que pode entregar até 100 milhões de doses da Coronavac ao ministério até maio.
A fábrica da farmacêutica Sinovac na China, onde é produzida a matéria-prima da Coronavac, recebeu nesta semana a certificação de boas práticas da Anvisa. A etapa é um dos pré-requisitos para o registro da vacina e um pedido de autorização. De acordo com a própria agência, a certificação dada na última segunda-feira foi concedida cerca de dez dias antes do prazo previsto inicialmente.
Estadão Conteúdo
https://es360.com.br/governo-de-sp-diz-que-coronavac-e-eficaz-e-segura-mas-adia-divulgacao-de-dados/
limiar
Significado de Limiar
substantivo masculino
O início, o começo, o primeiro estágio de; momento inicial: limiar da pobreza.
[Por Extensão] Lugar que dá acesso ao interior de; entrada: foi recebida no limiar do Planalto.
Marco inferior de alguma coisa: temperatura desce abaixo do limiar.
Peça em cima da qual se coloca a parte da porta que está no mesmo nível do chão; espaço localizado junto à porta; soleira.
[Medicina] Força mínima para que haja uma resposta a um estímulo.
Etimologia (origem da palavra limiar). Do latim liminaris.e.
Sinônimos de Limiar
Limiar é sinônimo de: pórtico, entrada, começo, início, ádito, soleira, batente, liminar
Definição de Limiar
Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: li-mi-ar
Plural: limiares
"Frase com a palavra limiar
Fonte: Pensador
Ninguém ousa dizer adeus aos seus próprios hábitos. Muitos suicidas detiveram-se no limiar da morte ao pensar no café onde vão todas as noites jogar a sua partida de dominó.
- Honoré de Balzac
Exemplos com a palavra limiar
Entre o fascínio e a repulsa suscitados pelas epifanias, no limiar do estado de graça e do horror trazidos pela descoberta do mundo, quatro personagens sacadas de contos, crônicas e romances da autora se equilibram, em cena, com a figura da escritora ela mesma.
Folha de S.Paulo, 20/09/2009
De acordo com ele, o presidente deve falar de "como no ano passado estávamos no limiar de uma crise econômica, fazer um balanço de como [a crise] avançou nesse período, o que foi positivo na iniciativa dos governos, e o que resta a fazer".
Folha de S.Paulo, 23/09/2009
O índice ficou acima do limiar de 50, que separa a contração da expansão na atividade, pela primeira vez desde setembro.
Folha de S.Paulo, 01/02/2012
https://www.dicio.com.br/limiar/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário