sábado, 26 de dezembro de 2020

O delirio

Que me conste, ainda ninguem relatou o seu proprio delirio; faço-o eu, e a sciencia m’o agradecerá. Se o leitor não é dado á contemplação destes phenomenos mentaes, póde saltar o capitulo; vá direito á narração. Mas, por menos curioso que seja, sempre lhe digo que é interessante saber o que se passou na minha cabeça durante uns vinte a trinta minutos. Primeiramente, tomei a figura de um barbeiro chinez, bojudo, destro, escanhoando um mandarim, que me pagava o trabalho com beliscões e confeitos: caprichos de mandarim. Logo depois, senti-me transformado na Summa Theologica de S. Thomaz, impressa n’um volume, e encadernada em marroquim, com fechos de prata e estampas; idéa esta que me deu ao corpo a mais completa immobilidade; e ainda agora me lembra que, sendo as minhas mãos os fechos do livro, e cruzando-as eu sobre o ventre, alguem as descruzava (Virgilia de certo), porque a atitude lhe dava a imagem de um defunto. Ultimamente, restituido á fórma humana, vi chegar um hippopotamo, que me arrebatou. Deixei-me ir, calado, não sei si por medo ou confiança; mas, dentro em pouco, a carreira de tal modo se tornou vertiginosa, que me atrevi a interrogal-o, e com alguma arte lhe disse que a viagem me parecia sem destino. — Engana-se, replicou o animal, nós vamos á origem dos seculos. Insinuei que deveria ser muitissimo longe; mas o hippopotamo não me entendeu ou não me ouviu, se é que não fingiu uma dessas cousas; e, perguntando-lhe, visto que elle fallava, se era descendente do cavallo de Achilles ou da asna de Balaão, retorquiu-me com um gesto peculiar a estes dous quadrupedes: abanou as orelhas. Pela minha parte fechei os olhos e deixei-me ir á ventura. Já agora não se me dá de confessar que sentia umas taes ou quaes cocegas de curiosidade, por saber onde ficava a origem dos seculos, se era tão mysteriosa como a origem do Nilo, e sobretudo se valia alguma coisa mais ou menos do que a consummação dos mesmos seculos; reflexões de cerebro enfermo. Como ia de olhos fechados, não via o caminho; lembra-me só que a sensação de frio augmentava com a jornada, e que chegou uma occasião em que me pareceu entrar na região dos gelos eternos. Com effeito, abri os olhos e vi que o meu animal galopava n’uma planicie branca de neve, com uma ou outra montanha de neve, vegatação de neve, e varios animaes grandes e de neve. Tudo neve; chegava a gelar-nos um sol de neve. Tentei fallar, mas apenas pude grunhir esta pergunta anciosa: — Onde estamos? — Já passamos o Eden. — Bem; paremos na tenda de Abrahão. — Mas se nós caminhamos para trás! redarguiu motejando a minha cavalgadura. Fiquei vexado e aturdido. A jornada entrou e parecer-me enfadonha e extravagante, o frio incommodo, a conducção violenta, e o resultado impalpavel. E depois — cogitações do enfermo — dado que chegassemos ao fim indicado, não era impossivel que os seculos, irritados com lhes devassarem a origem, me esmagassem entre as unhas, que deviam ser tão seculares como elles. Em quanto assim pensava, iamos devorando caminho, e a planicie voava debaixo dos nossos pés, até que o animal estacou, e pude olhar mais tranquillamente em torno de mim. Olhar sómente; nada vi, além da immensa brancura da neve, que desta vez invadira o proprio ceu, até alli azul. Talvez, a espaços, me apparecia uma ou outra planta, enorme, brutesca, meneando ao vento as suas largas folhas. O silencio daquella região era egual ao do sepulchro: dissera-se que a vida das cousas ficára estupida deante do homem. Cahiu do ar? destacou-se da terra? não sei; sei que um vulto immenso, uma figura de mulher me appareceu então, fitando-me uns olhos rutilantes como o sol. Tudo nessa figura tinha a vastidão das fórmas selvaticas, e tudo escapava á comprehensão do olhar humano, porque os contornos perdiam-se no ambiente, e o que parecia espesso era muita vez diaphano. Estupefacto, não disse nada, não cheguei sequer a soltar um grito; mas, ao cabo de algum tempo, que foi breve, perguntei quem era e como se chamava: curiosidade de delirio. — Chama-me Natureza ou Pandora; sou tua mãe e tua inimiga. Ao ouvir esta ultima palavra, recuei um pouco, tomado de susto. A figura soltou uma gargalhada, que produziu em torno de nós o effeito de um tufão; as plantas torceram-se e um longo gemido quebrou a mudez das cousas externas. — Não te assustes, disse ella, minha inimizade não mata; é sobretudo pela vida que se affirma. Vives; não quero outro flagello. — Vivo? perguntei eu, enterrando as unhas nas mãos, como para certificar-me da existencia. — Sim, verme, tu vives. Não receies perder esse andrajo que é teu orgulho; provarás ainda, por algumas horas, o pão da dôr e o vinho da miseria. Vives: agora mesmo que ensandeceste, vives; e se a tua consciencia rehouver um instante de sagacidade, tu dirás que queres viver. Dizendo isto, a visão estendeu o braço, segurou-me pelos cabellos e levantou-me ao ar, como se fôra uma pluma. Só então pude ver-lhe de perto o rosto, que era enorme. Nada mais quieto; nenhuma contorsão violenta, nenhuma expressão de odio ou ferocidade; a feição unica, geral, completa, era a da impassibilidade egoista, a da eterna surdez, a da vontade immovel. Raivas, se as tinha, ficavam encerradas no coração. Ao mesmo tempo, nesse rosto de expressão glacial, havia um ar de juventude, mescla de força e viço, deante do qual me sentia eu o mais debil e descrepito dos seres. — Entendeste-me? disse ella, no fim de algum tempo de mutua contemplação. — Não, respondi; nem quero entender-te; tu és absurda, tu és uma fabula. Estou sonhando, decerto, ou, se é verdade, que enlouqueci, tu não passas de uma concepção de alienado, isto é, uma cousa vã, que a razão ausente não póde reger nem palpar. Natureza, tu? a Natureza que eu conheço é só mãe e não inimiga; não faz da vida um flagello, nem, como tu, traz esse rosto indifferente, como o sepulchro. E por que Pandora? — Porque levo na minha bolsa os bens e os males, e o maior de todos, a esperança, consolação dos homens. Tremes? — Sim; o teu olhar fascina-me. — Creio; eu não sou somente a vida; sou tambem a morte, e tu estás prestes a devolver-me o que te emprestei. Grande lascivo, espera-te a voluptuosidade do nada. Quando esta palavra echoou, como um trovão, naquelle imenso valle, afigurou-se-me que era o ultimo som que chegava a meus ouvidos; pareceu-me sentir a decomposição subita de mim mesmo. Então, encarei-a com olhos supplices, e pedi mais alguns annos. — Pobre minuto! exclamou. Para que queres tu mais alguns instantes de vida? Para devorar e seres devorado depois? Não estás farto do expectaculo e da luta? Conheces de sobejo tudo o que eu te deparei menos torpe ou menos afflictivo: o alvor do dia, a melancolia da tarde, a quietação da noite, os aspectos da terra, o somno, emfim, o maior beneficio das minhas mãos. Que mais queres tu, sublime idiota? — Viver somente, não te peço mais nada. Quem me poz no coração este amor da vida, senão tu? e, se eu amo a vida, por que te has de golpear a ti mesma, matando-me? — Porque já não preciso de ti. Não importa ao tempo o minuto que passa, mas o minuto que vem. O minuto que vem é forte, jucundo, suppõe trazer em si a eternidade, e traz a morte, e perece como o outro, mas o tempo subsiste. Egoismo, dizes tu? Sim, egoismo, não tenho outra lei. Egoismo, conservação. A onça mata o novilho porque o raciocinio da onça é que ella deve viver, e se o novilho é tenro tanto melhor: eis o estatuto universal. Sobe e olha. Isto dizendo, arrebatou-me ao alto de uma montanha. Inclinei os olhos a uma das vertentes, e contemplei, durante um tempo largo, ao longe, atravez de um nevoeiro, uma cousa unica. Imagina tu, leitor, uma reducção dos seculos, e um desfilar de todos elles, as raças todas, todas as paixões, o tumulto dos imperios, a guerra dos appetites e dos odios, a destruição reciproca dos seres e das cousas. Tal era o expectaculo, acerbo e curioso expectaculo. A historia do homem e da terra tinha assim uma intensidade que lhe não podiam dar nem a imaginação nem a sciencia, porque a sciencia é mais lenta e a imaginação mais vaga, emquanto que o que eu alli via era a condensação viva de todos os tempos. Para descrevel-a seria preciso fixar o relampago. Os seculos desfilavam n’um turbilhão, e, não obstante, porque os olhos do delirio são outros, eu via tudo o que passava deante de mim, — flagellos e delicias, — desde essa cousa que se chama gloria até essa outra que se chama miseria, e via o amor multiplicando a miseria, e via a miseria aggravando a debilidade. Ahi vinham a cobiça que devora, a colera que inflamma, a inveja que baba, e a enxada e a penna, humidas de suor, e a ambição, a fome, a vaidade, a melancholia, a riqueza, o amor, e todos agitavam o homem, como um chocalho, até destruil-o, como um farrapo. Eram as fórmas varias de um mal, que ora mordia a viscera, ora mordia o pensamento, e passeiava eternamente as suas vestes de arlequim, em derredor da especie humana. A dor cedia alguma vez, mas cedia á indifferença, que era um somno sem sonhos, ou ao prazer, que era uma dor bastarda. Então o homem, flagellado e rebelde, corria diante da fatalidade das cousas, atraz de uma figura nebulosa e esquiva, feita de retalhos, um retalho de impalpavel, outro de improvavel, outro de invisivel, cosidos todos a ponto precario, com a agulha da imaginação; e essa figura, — nada menos que a chimera da felicidade, — ou lhe fugia perpetuamente, ou deixava-se apanhar pela fralda, e o homem a cingia ao peito, e então ella ria, como um escarneo, e sumia-se, como uma illusão. Ao contemplar tanta calamidade, não pude reter um grito de angustia, que Natureza ou Pandora escutou sem protestar nem rir; e não sei por que lei de transtorno cerebral, fui eu que me puz a rir, — de um riso descompassado e idiota. — Tens razão, disse eu, a cousa é divertida e vale a pena, — talvez monotona — mas vale a pena. Quando Job amaldiçoava o dia em que fôra concebido, é porque lhe davam ganas de ver cá de cima o expectaculo. Vamos lá, Pandora, abre o ventre, e digere-me; a cousa é divertida, mas digere-me. A resposta foi compellir-me fortemente a olhar para baixo, e a ver os seculos que continuavam a passar, velozes e turbulentos, as gerações que se superpunham ás gerações, umas tristes, como os hebreus do captiveiro, outras alegres, como os devassos de Commodo, e todas ellas pontuaes na sepultura. Quiz fugir, mas uma força mysteriosa me retinha os pés; então disse commigo: — «Bem, os seculos vão passando, chegará o meu, e passará tambem, até o ultimo, que me dará a decifração da eternidade.» E fixei os olhos, e continuei a ver as edades, que vinham chegando e passando, já então tranquillo e resoluto, não sei até se alegre. Talvez alegre. Cada seculo trazia a sua porção de sombra e de luz, de apathia e de combate, de verdade e de erro, e o seu cortejo de systemas, de idéas novas, de novas illusões; em cada um delles rebentavam as verduras de uma primavera, e amarelleciam depois, para remoçar mais tarde. Ao passo que a vida tinha assim uma regularidade de calendario, fazia-se a historia e a civilisação, e o homem, nu e desarmado, armava-se e vestia-se, construia o tugurio e o palacio, a rude aldêa e Thebas de cem portas, creava a sciencia, que prescruta, e a arte que enleva, fazia-se orador, mecanico, philosopho, corria a face do globo, descia ao ventre da Terra, subia á esphera das nuvens, collaborando assim na obra mysteriosa, com que entretinha a necessidade da vida e a melancholia do desamparo. Meu olhar, enfarado e distrahido, viu emfim chegar o seculo presente, e atraz delle os futuros. Aquelle vinha agil, destro, vibrante, cheio de si, um pouco diffuso, audaz, sabedor, mas ao cabo tão miseravel como os primeiros, e assim passou e assim passaram os outros, com a mesma rapidez e egual monotonia. Redobrei de attenção; fitei a vista; ia emfim ver o ultimo, — o último!; mas então já a rapidez da marcha era tal, que escapava a toda a comprehensão; ao pé della o relampago seria um seculo. Talvez por isso entraram os objectos a trocarem-se; uns cresceram, outros minguaram, outros perderam-se no ambiente; um nevoeiro cobriu tudo, — menos o hippopotamo que alli me trouxera, e que aliás começou a diminuir, a diminuir, a diminuir, até ficar do tamanho de um gato. Era effetivamente um gato. Encarei-o bem; era o meu gato Sultão, que brincava á porta da alcova, com uma bola de papel... Memórias Póstumas de Brás Cubas Por Machado de Assis Capítulo VII: O delírio https://pt.wikisource.org/wiki/Mem%C3%B3rias_P%C3%B3stumas_de_Br%C3%A1s_Cubas/VII Delirium A s far as I know, no one has ever spoken about his own delirium. I'm doing just that and science will thank me for it. If the reader isn't given to the contemplation of these mental phenomena, he may skip this chapter and go straight to the narrative. But if he has the slightest bit of curiosity, I can tell him now that it's interesting to knowwhat went on in ray head for some twenty or thirty minutes. At the very first I took on the figure of a Chinese barber, potbellied,dexterous, who was giving a close shave to a mandarin, who paid me for my work with pinches and sweets: the whims of a mandarin.Right after that I felt myself transformed into Aquinas' Summa The- ologua, printed in one volume and morocco-bound, with silver claspsand illustrations. This was an idea that gave my body a most completeimmobility and even now I can remember that with my hands as the book's clasps crossed over my stomach, someone was uncrossing them(Virgilia most certainly) because that position gave her the image of a dead person.Finally, restored to human form, I saw a hippopotamus come and carry me off. 1 let myself go, silent, I don't know whether out of fear or trust, but after a short while the running became so dizzying that I dared question him and in some way told him that the trip didn't seem to be going anywhere. "You're wrong," the animal replied, "we're going to the origin of the centuries." I suggested that it must be very far away, but the hippopotamus ei- ther didn't understand me or didn't hear me, unless he was pretending one of those things, and when I asked him, since he could talk, if he were a descendant of Achilles' horse or Balaam's ass, he answered mewith a gesture peculiar to those two quadrupeds, he flapped his ears. For my part, I closed my eyes and let myself go where chance would take me. I must confess now, however, that I felt some sort of prick of cu- riosity to find out where the origin of the centuries was, if it was as mys-terious as the origin of the Nile, and, most of all, whether the consummation of those same centuries was really worth anything: the reflections of a sick mind. Since I was going along with my eyes closed I couldn't see the road. I can only remember that a feeling of cold grewstronger as the journey went on and that a time came when it seemed to me that we were entering the region of perpetual ice. In fact, I opened my eyes and saw that my animal was galloping across a white plain ofsnow, here and there a mountain of snow, vegetation of snow, and sev- eral large animals of snow. Everything' snow. A sun of snow was coming out to freeze us. I tried to speak but all I could manage was to grunt this anxious question: "Where are we?" "We just passed Eden.""Fine. Let's stop at Abraham's tent.""But we're traveling backward " my mount retorted mockingly. I was vexed and confused. The trip was beginning to seem tiresomeand reckless, the cold was uncomfortable, the ride furious, and the re-sult impalpable. And afterward—the cogitations of a sick man—if wedid reach the indicated goal, it wasn't impossible that the centuries, an- noyed at having their origin infringed upon, would squash me betweentheir fingers, which must have been as age-old as they. While I was thinking along those lines we were gobbling up the road and the plainflew under our feet until the animal became fatigued and I was able tolook more calmly at my surroundings. Only look: I saw nothing exceptthe vast whiteness of the snow, which by now had invaded the sky itself, blue up till then. Here and there a plant or two might appear, huge and brutish, the broad leaves waving in the wind. The silence of that region was like a tomb. It could be said that the life of things had become stu-pidity for man. Had it fallen out of the air? Detached itself from the earth? I don't know. I do know that a huge shape, the figure of a woman, appeared to me then, staring at me with eyes that blazed like the sun. Everythingabout that figure had the vastness of wild forms and everything was be- yond the comprehension of human gaze because the outlines were lost in the surroundings and what looked thick was often diaphanous. Stu- pefied, I didn't say a word, I couldn't even let out a cry, but after a time,which was brief, I asked who she was and what her name was: the cu- riosity of delirium."Call me Nature or Pandora. I am your mother and your enemy." When I heard that last word I drew back a little, overcome by fear. The figure let out a guffaw, which produced the effect of a typhoonaround us; plants twisted and a long moan broke the silence of externalthings. "Don't be frightened," she said, "my enmity doesn't kill, it's con- firmed most of all by life. You're alive: that's the only torment I want.""I'm alive?" I asked, digging my nails into my hands as if to certify my existence. "Yes, worm, you're alive. Don't worry about losing those rags that are your pride, you're still going to taste the bread of pain and the wine of misery for a few hours. You're alive. Right now while you're going crazy,you're alive, and if your consciousness gets an instant of wisdom, you'll say you want to live."Saying that, the vision reached out her arm, grabbed me by the hair, and lifted me up as if I were a feather. Only then did I manage to get a close look at her face, which was enormous. Nothing more serene; no violent contortion, no expression of hatred or ferocity. The only expres- sion, general, complete, was that of selfish impassivity, that of eternal deafness, that of an immovable will. Wrath, if she had any, was buried in her heart. At the same time, in that face of glacial expression there was a look of youth and a blend of strength and vitality before which I felt the weakest and most decrepit of creatures."Did you understand me?" she asked me after some time of mutual contemplation. ''No, I answered, "nor do 1 want to understand you. You're an absur- dity, you're a fable. I'm dreaming most certainly or if it's true that 1 wentmad, you're nothing but the conception of a lunatic. I mean a hollowthing that: absent reason can't control or touch. You Nature? The Nature 1 know is only mother and not enemy. She doesn't make life a torment, nor does she s like you, carry a face that's as indifferent as the tomb. And why Pandora?" "Because I cany good and evil in my bag and the greatest thing of all, hope, the consolation of mankind. Are you trembling?" "Yes, your gaze bewitches me." "1 should think so, I'm not only life, I'm also death, and you're aboutto give me back what I loaned you. You great lascivious man, the volup-tuosity of nothingness awaits you." When that word, "nothingness," echoed like a thunderclap in that huge valley, it was like the last sound that would reach my ears. I seemed to feel my own sudden decomposition. Then I faced her with pleading eyes and asked for a few more years. "You miserable little minute " she exclaimed. "What do you want a few more instants of life for? To devour and be devoured afterward?Haven't you had enough spectacle and struggle? You've had more thanenough of what I presented you with that's the least base or the least painful: the dawn of day, the melancholy of afternoon, the stillness of night, the aspects of the land, sleep, which when all's said and done isthe greatest benefit my hands can give. What more do you want, you sublime idiot?" "Just to live, that's all I ask of you. Who put this love of life in my heart if not you? And since I love life why must you hurt yourself by killing me?"''Because I no longer need you. The minute that passes doesn't mat- ter to time, only the minute that's coming. The minute that's coming is strong, merry, it thinks it carries eternity in itself and it carries death,and it perishes just like the other one, but time carries on. Selfishness, you say? Yes, selfishness, I have no other law. Selfishness, preservation.The jaguar kills the calf because the jaguar's reasoning is that it mustlive, and if the calf is tender, so much the better: that's the universal law.Come up and have a look." Saying that, she carried me up to the top of a mountain. I cast my eyes down one of the slopes and for a long time, in the distance, through the mist I contemplated a strange and singular thing. Justimagine, reader, a reduction of the centuries and a parade of all ofthem, all races, all passions, the tumult of empires, the war of ap-petites and hates, the reciprocal destruction of creatures and things.Such was that spectacle, a harsh and curious spectacle. The history of man and the earth had an intensity in that way that neither science nor imagination could give it, because science is slower and imagina-tion is vaguer, while what I was seeing there was the living condensa-tion of all ages. In order to describe it one would have to make alightning bolt stand still. The centuries were filing by in a maelstromand yet, because the eyes of delirium are different, I saw everythingthat was passing before me—torments and delights—from that thingcalled glory to the other one called misery, and I saw love multiplying misery and I saw misery intensifying weakness. Along came greedthat devours, wrath that inflames, envy that drools, and the hoe andthe pen, damp with sweat and ambition, hunger, vanity, melancholy,wealth, love, and all of them shaking man like a rattle until they de- stroyed him like a rag. They were different forms of an illness that sometimes gnaws at the entrails, sometimes at thoughts, and in itsHarlequin costume eternally stalks the human species. Pain relents sometimes, but it gives way to indifference, which is a dreamless sleep, or to pleasure, which is a bastard pain. Then man, whipped andrebellious, ran ahead of the fatality of things after a nebulous and dodging figure made of remnants, one remnant of the impalpable,another of the improbable, another of the invisible, all sewn togetherwith a precarious stitch by the needle of imagination. And that figure—nothing less than the chimera of happiness — either runs away from him perpetually or lets itself be caught by the hem, and man would clutch it to his breast, and then she would laugh, mock-ingly, and disappear like an illusion.As I contemplated such calamity I was unable to hold back a cry ofanguish that Nature or Pandora heard without protest or laughter. And,I don't know by what law of cerebral upset, I was the one who started tolaugh—an arrhythmic and idiotic laugh "You're right," I said, "this is amusing and worth something—mo-notonous maybe, but worth something. When Job cursed the day he was conceived it was because he wanted to see the spectacle from up here on top. Come on, Pandora, open up your womb and digest me. It'samusing, but digest me." Her answer was to force me to look down below and watch the cen-turies that were still passing, swift and turbulent, the generations that were superimposed on generations, some sad like the Hebrews of the Captivity, others merry like Commodus' profligates, and all of thempunctual for the tomb. I tried to flee but a mysterious force held back my feet. Then I said to myself: "Fine, the centuries keep passing, minewill arrive and it will pass, too, right down to the last one, which willdecipher eternity for me." And I fixed my gaze on them and continuedwatching the ages, which kept coming and passing, calm and resolutenow. I don't know, but I may even have been happy. Happy perhaps.Each century brought its portion of light and shadow, apathy and combat, truth and error, and its cortege of systems, new ideas, new illu-sions. In each of them the greenery of a springtime was bursting forth, and then they would yellow, to be rejuvenated later on. So in that way life had the regularity of a calendar, history and civilization were beingmade, and man, naked and unarmed, armed himself and dressed; builthovel and palace, a crude village and Thebes of a Thousand Gates; cre-ated science that scrutinizes and art that elevates; made himself orator,mechanic, philosopher, covered the face of the globe; descended into the bowels of the Earth; climbed up to the sphere of the clouds, collab-orating in that way in the mysterious work with which he mitigated the necessities of life and the melancholy of abandonment. My gaze,bored and distracted, finally saw the present century arrive, and behindit the future ones. It came along agile, dexterous, vibrant, self-con- fident, a little diffuse, bold, knowledgeable, but in the end as miserable as the ones before, and so it passed, and that was how the otherspassed, with the same rapidity and the same monotony. I redoubled my attention, sharpened my sight. I was finally going to see the last—thelast But by then the speed of the march was such that it went beyondall comprehension. At its base a lightning flash would have been a cen- tury. Maybe that was why objects began to change. Some grew, othersshrank, others were lost in their background. A mist covered every-thing—except the hippopotamus who had brought me there and who,likewise, began to grow smaller, and smaller, and smaller, until he reached the size of a cat. In fact he was a cat. I took a good look at him. It was my cat, Sultao, who was playing by the door of the room with aball of paper. The Posthumous Memoirs of Brás Cubas - Machado de Assis V I I Delirium https://www.academia.edu/40311498/The_Posthumous_Memoirs_of_Br%C3%A1s_Cubas_Machado_de_Assis Deixa a Vida Me Levar Seginho Meriti
Eu já passei por quase tudo nessa vida Em matéria de guarida, espero ainda a minha vez Confesso que sou de origem pobre Mas meu coração é nobre, foi assim que Deus me fez E deixo a vida me levar Vida, leva eu Deixa a vida me levar Vida, leva eu Deixa a vida me levar Vida, leva eu Sou feliz e agradeço por tudo o que Deus me deu Só posso levantar as mãos pro céu Agradecer e ser fiel ao destino que Deus me deu Se não tenho tudo que preciso Com o pouco que tenho vivo De mansinho lá vou eu Se a coisa não sai do jeito que quero Eu também não me desespero O negócio é deixar rolar E aos trancos e barrancos lá vou eu E sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu E deixo a vida me levar Vida, leva eu Deixa a vida me levar Vida, leva eu Deixa a vida me levar Vida, leva eu Sou feliz e agradeço por tudo o que Deus me deu E assim vou seguindo a minha vida Sempre encontro uma saída Na hora do vamos ver Há sempre aquela mão amiga Onde quer que eu vá e sinta Ela tá pra me socorrer Agradecendo sempre às crianças Onde eu vejo a esperança Desse meu Brasil melhorar E aos trancos e barrancos lá vou eu Sou feliz e agradeço Por tudo que Deus me deu. Composição: Eri Do Cais / Serginho Meriti. https://www.letras.mus.br/serginho-meriti/838873/

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