sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

COMO FAZEMOS NOSSAS CABEÇAS

60 Anos refazendo a cabeça | COMO FAZEMOS NOSSAS CABEÇAS? "Você olha pro passado, é um pouco aquele mendigo que sempre pensa que ontem foi melhor do que hoje; porque ontem ele sobreviveu." Roberto Freire SpinCast 4 de dez. 59min Descrição do episódio Essa mini série tenta decifrar “como fazemos nossas cabeças”. Os tempos são fluídos e de complexidade crescente, mas o mundo não começou ontem. Saber o que é novo e o que não é, o que é tragédia e o que é farsa, é decisivo para não comprarmos gato por lebre. Vou ouvir psiquiatras, empreendedores, cientistas, e quis ouvir um político. Tive o privilégio de conversar com o Roberto Freire, 78. É um vulto da história que atua ainda como se tivesse 18 anos. Seguindo o Roberto no Twitter é impossível não pensar: de onde esse cara tira tanta energia? São dezenas de posts por dia. Diferente de “influencers” cujas biografias são raquíticas, Roberto é exuberante na vida real. Transparente, visceral, empolgado com o próprio engajamento, toma o risco da exposição até porque não se vê em outro lugar que não o front onde a vida ocorre. Se é nas redes, lá estará o Roberto. Não está em questão aqui o conteúdo do que defende seus valores, refazendo sua cabeça a cada dia. In: https://open.spotify.com/episode/6t0nsVjV8uqEcZO2gzWIrS Ex-vereador Jarbas de Holanda solto ontem com habeas do Supremo Jornal do Commercio – 02.10.1968 Beneficiado por “habeas-corpus” unanimente concedido pelo Supremo Tribunal Federal, foi solto ontem o ex-vereador Jarbas de Holanda Pereira, que cumpria pena de cinco anos na Casa de Detenção, por crime contra a segurança nacional, em processo que teve Gregório Bezerra como principal envolvido. Jarbas de Holanda deixou a Casa de Detenção às 11h50Mércia, acompanhado da advogada Mércia de Albuquerque Ferreira, que conseguiu a sua libertação com o recurso impetrado. Ao sair, o ex-vereador abraçou Gregório Bezerra, que disse: “Felicidades, meu Jarbas”. Ânimo exaltado – Desde 11h30Mércia a advogada esperava a saída do seu constituinte, após ter entregue na Secretaria da Casa de Detenção, o alvará de soltura expedido pelo auditor João Cavalcanti de Melo Azedo. Na ocasião, a bacharela Mércia de Albuquerque justificou a pena anteriormente imposta ao ex-vereador recifense, dizendo que “foi fruto de um momento em que os ânimos estavam exaltados, gerando uma falta de tranquilidade e serenidade nos julgamentos”. E concluiu: “Hoje, quando não mais existe esta falta de serenidade, talvez os juízes não tivessem coragem de impor pena tão dura a um jovem inteligente e capaz”. Reparação – Alguns presos políticos recolhidos à Casa de Detenção vieram abraçar Jarbas de Holanda, enquanto Gregório Bezerra, vestido apenas com um calção, carregava a maleta contendo pertences do ex-vereador. Ao despedir-se do amigo, Gregório disse comovido: “Felicidades, meu Jarbas”. Ao avistar os jornalistas presentes na ocasião, Jarbas de Holanda disse que se sentia feliz ao vê-los novamente, após ser absolvido em julgamento passado na Auditoria Militar. Acrescentou que “a anulação da pena que me foi imposta, significa a rejeição, pelo órgão supremo da Justiça brasileira, dos meios utilizados contra todas as vítimas do IPM central, instaurado em Pernambuco, já que os demais condenados o foram em consequência de idênticas irregularidades que marcaram todo o processo”. E salientou: “Tais decisões do Judiciário constituem a reparação da parte das clamorosas injustiças cometidas e, por outro lado, refletem a crescente pressão democrática que se manifesta no país, fortalecida pela ampla condenação pública às últimas arbitrariedades praticadas, e pela repulsa às tentativas golpistas de setores ultra-reacionários”. Concluindo, disse o sr. Jarbas de Holanda: “Recupero a liberdade com renovada disposição de contribuir para a normalização da vida do país, que só se pode dar com o fim das perseguições, prisões e violências”. Jarbas de Holanda teve o “habeas-corpus” impetrado pelos advogados Mércia de Albuquerque Ferreira e Paulo Cavalcanti, e o STF concedeu a medida, por unanimidade, aceitando as alegações de inépcia da denúncia e falta de justa causa”. “Felicidades, meu Jarbas”. Gregório Bezerra http://www.dhnet.org.br/memoria/mercia/imprensa/jarbas_holanda_soltojc21068.html Parábola | BUDA e o MENDIGO
In: https://youtu.be/quD0uVRQNms?list=PL3m0AO7E9hX244Ur1BrQP0k1_nviAA0yP Extra II, O Rock do Segurança Gilberto Gil
Letra: O segurança me pediu o crachá Eu disse: nada de crachá, meu chapa Sou um escrachado, um extra achado Num galpão abandonado, nada de crachá Ié, uô, uô, ié Sei que o senhor é pago pra suspeitar Mas eu estou acima de qualquer suspeita Em meu planeta todo o povo me respeita Sou tratado assim como um paxá Ié, uô, uô, ié Essa aparência de um mero vagabundo É mera coincidência Deve-se ao fato de eu ter vindo ao seu mundo com a incumbência De andar a terra, saber por que o amor Saber por que a guerra Olhar a cara da pessoa comum e da pessoa rara Um dia rico, um dia pobre, um dia no poder Um dia chanceler, um dia sem comer Coincidiu de hoje ser meu dia de mendigo Meu amigo, se eu quisesse, eu entraria sem você me ver, sem você me ver, sem você me ver Composição: Gilberto Gil. In: https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/46210/

Nenhum comentário:

Postar um comentário