sexta-feira, 28 de agosto de 2020

O coveiro culpado suspira

 


 

 

 

 

The guilty undertaker sighs

 

 

 

 

dandy

 

a man, especially in the past, who dressed in expensive, fashionable clothes and was very interested in his own appearance: who dressed in expensive, fashionable clothes and interested in his own appearance:

an upper-class dandy

Sinônimo

fop old-fashioned disapproving

https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/dandy

 

 

 

 

 



 

 

 

 

 Want You

The guilty undertaker sighs
The lonesome organ grinder cries
The silver saxophones say I should refuse you
The cracked bells and washed-out horns
Blow into my face with scorn
But it's not that way
I wasn't born to lose you

I want you, I want you
I want you, so bad
Honey, I want you

The drunken politician leaps
Upon the streets where mothers weep
And the saviours who are fast asleep, they wait for you
And I wait for them to interrupt
Me drinkin' from my broken cup
And ask me to
Open up the gate for you

I want you, I want you
I want you, so bad
Honey, I want you

Now all my fathers, they've gone down
True love they've been without it
But all their daughters put me down
'Cause I don't think about it

Well, I returned to the queen of spades
And talk with my chambermaid
She knows that I'm not afraid to look at her
She's good to me
And there's nothing she doesn't see
She knows where I'd like to be
But it doesn't matter

I want you, I want you
I want you, so bad
Honey, I want you

Now your dancing child with his chinese suit
He spoke to me, I took his flute
No, I wasn't very cute to him, was I?
But I did it, though, because he lied
Because he took you for a ride
Because time was on his side
Because I

I want you, I want you
I want you, so bad
Honey, I want you

Te Quero

O coveiro culpado suspira
O realejo solitário chora
Os saxofones prateados dizem que eu deveria te rejeitar
Os sinos rachados e as buzinas
Sopram com desdém na minha cara
Mas esse não é o caminho
Eu não nasci para te perder

Te quero, te quero
Te quero tanto
Querida, eu te quero

O político bêbado pula
Pelas ruas onde as mães choramingam
E os salvadores que estão profundamente adormecidos te esperam
E eu espero por eles para que me impeçam
De beber em minha xícara quebrada
E me peçam
Que eu abra o portão para você

Te quero, te quero
Te quero tanto
Querida, eu te quero

Agora todos os meus pais se foram
Amor verdadeiro, eles vivem sem isso
E todas as filhas deles, eles ainda me injuriam
Porque eu não penso nisso

Bem, eu retornei à Rainha de Espadas
E converso com minha criada
Ela sabe que eu não tenho medo de olhar para ela
Ela é boa para mim
E não há nada que ela não veja
Ela sabe onde eu gostaria de estar
Mas isso não importa

Te quero, te quero
Te quero tanto
Querida, eu te quero

Agora seu menino com seu terno chinês
Disse para mim, eu tomei sua flauta
Não, não fui muito amável com ele, fui?
Mas eu fiz isso, porque ele mentiu
Porque ele levou para dar uma volta
Porque o momento lhe era propício
E porque eu

Te quero, te quero
Te quero tanto
Querida, eu te quero

Composição: Bob Dylan


 

 


 

 

A Revolta Dos Dândis I

Engenheiros do Hawaii

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

Entre um rosto e um retrato, o real e o abstrato
Entre a loucura e a lucidez
Entre o uniforme e a nudez
Entre o fim do mundo e o fim do mês
Entre a verdade e o rock inglês
Entre os outros e vocês

Eu me sinto um estrangeiro
Passageiro de algum trem
Que não passa por aqui
Que não passa de ilusão

Entre mortos e feridos, entre gritos e gemidos
(A mentira e a verdade, a solidão e a cidade)
Entre um copo e outro da mesma bebida
Entre tantos corpos com a mesma ferida

Eu me sinto um estrangeiro
Passageiro de algum trem
Que não passa por aqui
Que não passa de ilusão

Entre americanos e soviéticos, gregos e troianos
Entra ano e sai ano, sempre os mesmos planos
Entre a minha boca e a tua, há tanto tempo, há tantos planos
Mas eu nunca sei pra onde vamos

Eu me sinto um estrangeiro
Passageiro de algum trem
Que não passa por aqui
Que não passa de ilusão

Composição: Humberto Gessinger. 

https://www.letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/45708/

 

 

 

 

O QUE SIGNIFICA DÂNDI EM PORTUGUÊS

Dândi

Costumava-se denominar dandy, em inglês, aquele homem de bom gosto e fantástico senso estético, mas que não necessariamente pertencia à nobreza. O dandy é o cavalheiro perfeito, é um homem que escolhe viver a vida de maneira leviana e superficial. Como uma máscara, ou um símbolo, é uma subespécie de intelectual que não desprime o esteticismo e a beleza dos pormenores. É um pensador, contudo diletante, ocupando o seu tempo com lazer, actividades lúdicas e ociosas. Tem uma obsessão pela classe e é um dissidente do vulgar. Este termo, atualmente, alterou semântica e deturpou-se em significado vulgar, dado àqueles que dão cuidados extremados às aparências. Segundo o Dicionário Houaiss da língua portuguesa: "ing. dandy 'homem que tem preocupação exagerada com a aparência pessoal', de orig.obsc.". Significados modernos no meio artístico incluem A revolta dos dândis, Engenheiros do Hawaii, Sândalo de Dândi da banda Metrô e "Tanto", do grupo Skank.

https://educalingo.com/pt/dic-pt/dandi

 

 

 

Sândalo de Dandi

Metrô

 

 

 

 

 

 



 

 

 

 

Beijo teus lábios, desejo te amar
Isca na ponta do anzol
Num dominó peças vão combinar
Eclipse pleno da lua no sol

Sinto no ar, Sândalo de Dandi, dom de querer bem
É só se ligar
Tudo o que é mutante muda amando alguém
Frágil aprendiz, tudo bem

Sinto no corpo o prazer de estrelar
Cenas de um filme de amor
Venço os limites, você insiste
Tudo me atrai
Clima de festa, de rock n' roll

Sinto no ar, Sândalo de Dandi, dom de querer bem
É só se ligar
Tudo o que é mutante muda amando alguém
Frágil aprendiz, tudo bem

Alvo de míssil, que me seduz
Imã que atrai explosão
Farol girando, raio de luz
Fio de laser, alta tensão

Sinto no ar, Sândalo de Dandi, dom de querer bem
É só se ligar
Tudo o que é mutante muda amando alguém
Frágil aprendiz, tudo bem

É só se ligar.

Composição: Alec Haiat / Tavinho Paes / Yann Laouenan

https://m.letras.mus.br/metro/219279/

 

 

 

 

 

Tanto (I Want You)

Skank

 

 

 

 

 




 

 

 

 

Coveiros gemem tristes ais
E realejos ancestrais juram que
Eu não devia mais querer você
Os sinos e os clarins rachados
Zombando tão desafinados
Querem, eu sei, mas é pecado
Eu te perder

É tanto, é tanto
Se ao menos você soubesse
Te quero tanto

Políticos embriagados
Dançando em guetos arruinados
E os profetas desacordados
A te ouvir
Eu sei que eles vem tomar
Meu drinque em meu copo a trincar
E me pedir pra te deixar partir

É tanto, é tanto
Se ao menos você soubesse
Te quero tanto

Todos meus pais querem me dar
Amor que há tempos não está lá
E suas filhas vão me deixar
Por isso não me preocupar

Eu voltei pra minha sina
Contei pra uma menina
Meu medo só termina estando ali

Ela é suave assim
E sabe quase tudo de mim
Ela sabe onde eu
Queria estar enfim

É tanto, é tanto
Se ao menos você soubesse
Te quero tanto

Mas seu dândi vai
De paletó chinês
Falou comigo mais de uma vez
Não, eu sei, não fui muito cortês
Com ele, não

Isso, porque ele mentiu, porque
Te ganhou e partiu
Porque o tempo consentiu
Ou se não porque

É tanto, é tanto
Se ao menos você soubesse
Te quero tanto
É tanto
Se ao menos você soubesse
Te quero tanto

Composição: Bob Dylan / Chico Amaral. 

 

https://www.letras.mus.br/skank/36658/

 

 

 

A Revolta dos Dândis II

Engenheiros do Hawaii

 

 

 

 

 

 



 

 

 

 

Opções

Já não vejo diferença entre os dedos e os anéis
Já não vejo diferença entre a crença e os fiéis
Tudo é igual quando se pensa
Em como tudo deveria ser
Há tão pouca diferença e há tanta coisa a fazer

Esquerda e direita, direitos e deveres,
Os 3 patetas, os 3 poderes
Ascensão e queda, são dois lados da mesma moeda
Tudo é igual quando se pensa
Em como tudo poderia ser
Há tão pouca diferença e há tanta coisa a escolher


Nossos sonhos são os mesmos há muito tempo
Mas não há mais muito tempo pra sonhar

Pensei que houvesse um muro
Entre o lado claro e o lado escuro
Pensei que houvesse diferença
Entre gritos e sussurros
Mas foi um engano, foi tudo em vão
Já não há mais diferença entre a raiva e a razão

Esquerda e direita, direitos e deveres,
Os 3 porquinhos, os 3 poderes
Ascensão e queda, são dois lados da mesma moeda
Tudo é igual quando se pensa
Em como tudo deveria ser
Há tantos sonhos a sonhar, há tantas vidas a viver

Nossos sonhos são os mesmos há muito tempo
Mas não há mais muito tempo pra sonhar

Composição: Humberto Gessinger

https://m.letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/45709/

                  

 

 

 

 

 

Referências

 

 

 

 

blob:https://www.youtube.com/35661bdf-ef8c-4ce1-bd27-6d178ce6bc5c

https://m.letras.mus.br/bob-dylan/11930/traducao.html

https://youtu.be/EMOrz8-Vy24

https://www.letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/45708/

https://educalingo.com/pt/dic-pt/dandi

https://youtu.be/5NGWaEH70tk

https://m.letras.mus.br/metro/219279/

https://youtu.be/yqkvdiHIgoM

https://www.letras.mus.br/skank/36658/

https://youtu.be/QJEl8PSMUP8

https://m.letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/45709/

Nenhum comentário:

Postar um comentário