quinta-feira, 16 de maio de 2019

Retratos em preto e branco



Retrato Em Branco e Preto
Chico Buarque



Já conheço os passos dessa estrada
Sei que não vai dar em nada
Seus segredos sei de cor
Já conheço as pedras do caminho
E sei também que ali sozinho
Eu vou ficar, tanto pior
O que é que eu posso contra o encanto
Desse amor que eu nego tanto
Evito tanto
E que no entanto
Volta sempre a enfeitiçar
Com seus mesmos tristes velhos fatos
Que num álbum de retrato
Eu teimo em colecionar

Lá vou eu de novo como um tolo
Procurar o desconsolo
Que cansei de conhecer
Novos dias tristes, noites claras
Versos, cartas, minha cara
Ainda volto a lhe escrever
Pra lhe dizer que isso é pecado
Eu trago o peito tão marcado
De lembranças do passado
E você sabe a razão
Vou colecionar mais um soneto
Outro retrato em branco e preto
A maltratar meu coração
Composição: Antonio Carlos Jobim / Chico Buarque



MPB Bossa
30 de agosto de 2014 · 
Por trás da letra: Retrato em Branco e Preto - Chico Buarque e Tom Jobim

A melodia foi composta por Jobim em 1965, e se chamava Zíngaro (e foi com esse título que João Gilberto a gravou, em 1977, no disco Amoroso). Em 1968, a música foi para Chico colocar a letra. E aí Wagner Homem, no Livro Chico Buarque - História das canções (Ed. Leya, 2009), conta um pouco dessas "implicâncias" na composição da música.

Uma delas, quando o Quiarteto em Cy foi gravar a canção, Chico Buarque teria decidido substituir a expressão "Trago o peito tão marcado" por "peito carregado", sob o argumento de que o "tão" funcionou como uma muleta para completar as sílabas da canção. No entanto, Tom Jobim, que aceitara relutantemente a mudança, ligou para Chico pedindo a manutenção da versão original, porque a expressão "peito carregado" tinha a conotação de tosse. Ponto para Tom.

Mas o episódio mais engraçado da música foi sobre a expressão " vou colecionar mais um soneto/ outro retrato em branco e preto/a maltratar meu coração"

Assim narrada por Wagner Homem:

"Em outra ocasião Tom teria dito a Chico que ninguém fala ‘retrato em branco e preto' e que a expressão correta seria ‘retrato em preto e branco'. Ao que Chico teria respondido: ‘Então tá. Fica assim. ‘vou colecionar mais um tamanco/outro retrato em preto e branco'. Diante de uma tamancada tão convincente, Tom entregou os pontos.

E das implicâncias surgiu uma das mais belas músicas...
Fonte: Musicblog



Zingaro
João Gilberto




Já conheço os passos dessa estrada
Sei que não vai dar em nada
Seus segredos sei de cor

Já conheço as pedras do caminho
E sei também que ali sozinho
Eu vou ficar tanto pior

O que é que eu posso
Contra o encanto desse amor
Que eu nego tanto, evito tanto
E que no entanto volta sempre a enfeitiçar

Com seus mesmos tristes velhos fatos
Que num álbum de retratos
Eu teimo em colecionar

Lá vou eu de novo como um tolo
Procurar o desconsolo
Que cansei de conhecer

Novos dias tristes
Noites claras
Versos, cartas,
Minha cara'inda volto a lhe escrever

Pra lhe dizer que isso é pecado
Eu trago o peito tão marcado
De lembranças do passado
E você sabe a razão

Vou colecionar mais um soneto
Outro retrato em branco e preto
A maltratar meu coração



Retrato Em Branco E Preto
Quarteto em CY
Chico em Cy



Já conheço os passos dessa estrada
Sei que não vai dar em nada
Seus segredos sei de cor
Já conheço as pedras do caminho
E sei também que ali sozinho
Eu vou parar, tanto pior
O que é que eu posso contra o encanto
Desse amor que eu nego tanto
Evito tanto
E que no entanto
Volta sempre a enfeitiçar
Com seus mesmos tristes velhos fatos
Que num álbum de retrato
Eu teimo em colecionar

Lá vou eu de novo como um tolo
Procurar o desconsolo
Que cansei de conhecer
Novos dias tristes, noites claras
Versos, cartas, minha cara
A’inda volto a lhe escrever
Pra lhe dizer que isso é pecado
Eu trago o peito carregado
E lembranças do passado
E você sabe a razão
Vou colecionar mais um soneto
Outro retrato em branco e preto
A maltratar meu coração
Compositor: Chico Buarque



Retrato Em Branco e Preto
MPB-4


  
Já conheço os passos dessa estrada sei que não vai dar em nada
Seus segredos sei de cor
Já conheço as pedras do caminho e sei também que ali sozinho
Eu vou ficar, tanto pior o que é que eu posso contra o encanto
Desse amor que eu nego tanto evito tanto e que no entanto
Volta sempre a enfeitiçar
Com seus mesmos tristes velhos fatos que num álbum de retrato
Eu teimo em colecionar
Lá vou eu de novo como um tolo procurar o desconsolo
Que cansei de conhecer
Novos dias tristes, noites claras versos, cartas, minha cara
A'inda volto a lhe escrever pra lhe dizer que isso é pecado
Eu trago o peito tão marcado de lembranças do passado
E você sabe a razão
Vou colecionar mais um soneto outro retrato em branco e preto
A maltratar meu coração
Vou colecionar mais um soneto outro retrato em branco e preto
A maltratar meu coração
Composição: Antonio Carlos Jobim/Chico Buarque


Retrato em Branco e Preto
Tom Jobim



Já conheço os passos dessa estrada
Sei que não vai dar em nada
Seus segredos sei de cor
Já conheço as pedras do caminho,
E sei também que ali sozinho,
Eu vou ficar tanto pior
E o que é que eu posso contra o encanto,
Desse amor que eu nego tanto
Evito tanto e que, no entanto,
Volta sempre a enfeitiçar
Com seus mesmos tristes, velhos fatos,
Que num álbum de retratos
Eu teimo em colecionar

Lá vou eu de novo como um tolo,
Procurar o desconsolo,
Que cansei de conhecer
Novos dias tristes, noites claras,
Versos, cartas, minha cara
A’inda volto a lhe escrever
Pra lhe dizer que isto é pecado,
Eu trago o peito tão marcado
De lembranças do passado e você sabe a razão
Vou colecionar mais um soneto,
Outro retrato em branco e preto
A maltratar meu coração
Composição: Chico Buarque




Retrato Em Branco e Preto
Elis Regina



Já conheço os passos dessa estrada,
Sei que não vai dar em nada,
Seus segredos sei de cor.
Já conheço as pedras do caminho
E sei também que ali, sozinho,
Vou ficar tanto pior.
O que é que eu posso contra o encanto
Desse amor que eu nego tanto, evito tanto
E que no entanto volta sempre a enfeitiçar?
Com seus mesmos tristes, velhos fatos
Que num álbum de retratos eu teimo em colecionar.
Lá vou eu de novo como um tolo
Procurar o desconsolo
Que eu cansei de conhecer.
Novos dias tristes, noites claras
Versos, cartas, minha cara, a'inda volto a lhe escrever
Pra lhe dizer que isto é pecado.
Eu trago o peito tão marcado
De lembranças do passado e você sabe a razão.
Vou colecionar mais um soneto,
Outro retrato em branco e preto
A maltratar meu coração.
Composição: Antonio Carlos Jobim / Chico Buarque

Zizi Possi - Retrato em Branco e Preto / Cantos & Contos /


Zizi Possi interpreta a canção "Retrato em Branco e Preto" de Antonio Carlos Jobim e Chico Buarque, parte do DVD "Cantos & Contos", de 2009.

Concepção, direção musical e realização: Zizi Possi
Direção geral dos shows e cenografia: José Possi Neto


Referências

https://youtu.be/U2gKjaOwKbc
https://www.letras.mus.br/chico-buarque/86040/
https://www.facebook.com/mpbbossa/posts/por-tr%C3%A1s-da-letra-retrato-em-branco-e-preto-chico-buarque-e-tom-jobima-melodia-f/666479196762854/
https://youtu.be/UhOHlyuct2g
https://www.letras.mus.br/joao-gilberto/zingaro/
https://youtu.be/4hRjgWhdOj0
https://www.vagalume.com.br/quarteto-em-cy/retrato-em-branco-e-preto.html
https://youtu.be/SL5wofwrUqs
https://www.cifraclub.com.br/mpb4/1836948/letra/
https://youtu.be/4zg8_Ow7Rkk
https://www.letras.mus.br/tom-jobim/49063/
https://youtu.be/BwWdwo2Scxo
https://www.letras.mus.br/elis-regina/91027/
https://youtu.be/3g4FFRPwJrI
https://www.youtube.com/watch?v=3g4FFRPwJrI

Nenhum comentário:

Postar um comentário