“É da natureza de todos os líquidos
serem incapazes de manter por muito tempo qualquer um de seus aspectos e formas
sucessivamente adotados. Os líquidos estão perpetuamente in statu nascendi – sempre “se tornando”,
sem adquirir alguma forma consumada: uma qualidade percebida por Heráclito,
mais de dois milênios atrás, ao observar que ninguém pode entrar duas vezes no
mesmo rio, como constatou Platão no diálogo Crátilo. O que se deve – e urge – fazer quando se pretende
representá-lo da forma mais ampla possível é descobrir as nascentes do rio e
seus mais volumosos tributários, traçar a trajetória do seu leito (ou, se
surgir necessidade, suas múltiplas trajetórias – coexistentes ou alternadas) e
mapeá-la (mesmo estando alerta para o fato de que aquilo que se pode alcançar,
em última instância, é mais da natureza de um instantâneo que uma imagem
conclusiva e permanente do fenômeno em questão.” Zygmunt Bauman (1925- 2017) foi um sociólogo e filósofo polonês, professor
emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia. ‘Mal líquido’.
Há 57 (cinquenta e sete) anos
Em 1962 o professor Simões, filho de pai
inglês e mãe chinesa, ia lecionar suas aulas de inglês em um modesto ginásio do
interior na então segunda cidade interiorana de um estado brasileiro.
Os infantes pouco sabiam sobre a vida
particular desse senhor jovial que usava então como meio de transporte sua
bicicleta, com seu indefectível blazer xadrez perfeitamente alinhado e chic e gravata.
A China para nós era uma colônia inglesa com
um território imenso, um rio maior ainda e uma população suficiente para
habitar todo o planeta, tirante a própria China, de marginalizados pela
estrutura econômico-social que prevalecia em suas relações internas e com o
mundo.
O professor era sério e dedicado, focado
profissionalmente com seu afazer.
Mas um dia abriu a guarda e tratou o país que o
acolhia e empregava com desdém, escárnio e desprezo típico de um colonialista para nossa revolta, como
infantes adestrados no ouviram do
Ipiranga, salve lindo pendão, ou já
podeis da pátria livre.
Disse que na Suíça não havia necessidade de
jornaleiros para receber e dar troco na compra de revistas e jornais - cada cliente pegava seu item e deixava o
dinheiro em local disponível sem risco de algum roubo por desonestidade ou miséria
de seu povo.
Um dos miúdos não se conteve e perguntou-lhe
como era na China.
Foi a primeira manifestação de nacionalismo
exaltado visto em minha vida.
E o nosso querido Professor Simões teve que
mudar o rumo da prosa rapidamente.
Mas a China do professor, aparentemente,
suplantou largamente o Brasil hospedeiro de seus alunos.
Quase sessenta anos se passaram.
*José de Souza Martins: Liberdade para o
capital
- Eu & Fim de Semana / Valor
Econômico
Os impasses que estamos vivendo,
quanto à Previdência Social e a outras "onerações" que bloqueiam a
racionalidade da livre circulação do capital, nos vêm de longe. Faz tempo que
empresas, no mundo inteiro, esperneiam para remover os supostos entraves que o
trabalho e o trabalhador representariam à reprodução ampliada do capital. Mas o
trabalhador é comprador e consumidor. É o único ser dos dois lados do processo
do capital. Mata quando é morto economicamente.
Empresas querem outras remoções: a
liberação das terras das populações indígenas, a supressão das salvaguardas de
proteção do ambiente, o confisco das terras de posseiros, de quilombolas e
sobretudo a destruição de seus legítimos e justos modos de produção, de onde
vem parte de nossa comida. É a marginalização dos que, até aqui, tem carregado
nas costas o desenvolvimento econômico brasileiro, o que inclui os que, ainda
crianças, começaram a trabalhar na roça e na fábrica e descobrem-se agora seres
humanos invisíveis ao direito.
Copiar experiências de outros países
tem preço, nem sempre resolve problemas. Antes os multiplica. Coisa de gente
que não tem originalidade onde ela é mais necessária. Aqui, o capitalismo da
cópia é apenas caricatura. É que, antropologicamente, vemos o que os outros não
veem; sabemos o que eles não sabem. Ainda que no âmago do processo histórico
brasileiro esteja nossa historicidade diferente, a do nosso protagonismo
alienado e precário, de colonizados.
Claro que nisso está também nosso
capitalismo de grandes potencialidades que não se realizam por insuficiência de
talentos empresariais, por excesso de amadorismo. E pelas limitações de gestão
pública na administração das condições da riqueza, de sua multiplicação e de
sua distribuição social. Principalmente, por um afã de lucro incapaz de
reconhecer que o fundamento do lucro capitalista é a capacidade de compreender
e administrar com justiça as circunstâncias, as possibilidades e as
irracionalidades do capital. Aliás, precisamos da volta de um empresariado
criativo, que ocupe o lugar do empresariado cúmplice das voracidades de poder e
riqueza.
Nossos impasses revelam que o capital
quer liberdade, quer livrar-se do que perturba sua multiplicação linear. Quer
eliminar os entraves de suas obrigações sociais e morais. Na medida em que tal
anseio cai sobre os ombros do trabalhador, o que temos é que o capital está à
procura do trabalho puro, que é o trabalho sem contradições. Deixar ao mercado
a regulação dos direitos sociais é insano. O mercado é egoísta, é péssimo juiz
do que é justo e do que é injusto.
A tensão envolvendo a Previdência
Social, a questão ambiental, a questão agrária, a questão indígena, é expressão
de problemas mal encaminhados. São questões porque os direitos sociais nelas
ameaçados são direitos históricos, de todos, legitimados na institucionalização
que os reconheceu e consolidou.
Nos países em que as transições
envolvendo o trabalho encontraram uma classe trabalhadora menos frágil, as
soluções foram socialmente criativas. Na Inglaterra da Revolução Industrial, o
afã do lucro pelo lucro teve que curvar-se aos direitos sociais que tinham as
corporações de ofício, os trabalhadores. Isso civilizou o capital e o
capitalismo inglês, o capitalismo protótipo.
A eleição de 2018, de todos os que
chegaram ao poder por meio dela, abriu a guerra pela imposição de uma concepção
socialmente irresponsável da vida e da história. Deu "carona" à
obsessão de riqueza que nasce de uma compreensão primária e pobre do
capitalismo.
A fantasia desses supostos obstáculos
ao capital dá identidade política, mais do que econômica, a estranhos seres
residuais da história, figuras marginais do capitalismo, como os que chegaram
ao poder no dia 1º de janeiro de 2019, aglutinados pela enorme brecha e a
profunda crise da representação política no Brasil. O nada se incorporou, mas
por ser nada perde-se no lodo dos individualismos personalistas de sujeitos que
representam apenas seus próprios interesses minúsculos.
A sociedade é a mediação que dá vida
ao capitalismo. Uma das virtudes do verdadeiro empresário é a de reconhecer-se
como funcionário do capital e não funcionário de si mesmo. Nesse sentido, capaz
de reconhecer o outro que está oculto nessa personificação.
Essa é uma revelação da sociologia.
Por meio dela, pode-se compreender que as invisibilidades dos meandros do
capital expressam pequenos poderes que não são nem do capitalista nem do
Estado. A falta dessa compreensão torna a empresa sujeita aos riscos de uma
racionalidade aparentemente lucrativa, mas antissocial, na ameaça de uma trama
que o empresário e seus executivos não podem ver.
*José de Souza Martins é sociólogo.
Professor emérito da Faculdade de Filosofia da USP. Membro da Academia Paulista
de Letras. Entre outros livros, autor de “Fronteira - A Degradação do Outro nos
Confins do Humano” (Contexto).
Há 16 (dezesseis anos)
Revista Brasileira de Política
Internacional
Print version ISSN 0034-7329On-line version ISSN 1983-3121
Rev. bras. polít.
int. vol.45 no.2 Brasília July/Dec. 2002
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-73292002000200005
PRIMEIRA INSTÂNCIA
A China frente à globalização: desafios e
oportunidades
Viktor Sukup
Ex-professor de economia
latino-americana, européia e internacional da Universidade de Buenos Aires
RESUMO
Este artigo procura analisar as
perspectivas da política externa e interna chinesa e o papel que será exercido
pelo país nas próximas décadas. Há inicialmente uma análise histórica da
evolução das instituições governamentais chinesas e de como o colonialismo
europeu se manifestou na região. Ao final, busca-se entender o papel que essa
potência em ascensão terá frente a globalização.
Palavras-chave: China; Hong Kong;
Política Externa Chinesa; Globalização.
ABSTRACT
This article seeks to analyse the Chinese
foreign and internal policy perspectives and the role that will be played by
the country in the next decades. Inicially, there is an historical analyses of
the Chinese governmental institutions evolution and how European colonialism
occurred in the region. At the end, it seeks to understand the role that this
emergent power will play in globalization.
Key-words: China; Hong Kong; Chinese
Foreign Policy; Globalization.
Introdução
A adesão da China à Organização
Mundial do Comércio (OMC) em 2001 consolida a crescente abertura do país de
maior população do mundo. Tal fato foi marcado por vários anos de difíceis
negociações com os principais parceiros internacionais, Estados Unidos e União
Européia, com os quais teve que concluir prévios acordos sobre as modalidades
concretas da mútua abertura das economias. Foi celebrada, portanto, mesmo que
de maneira superficial, como uma forma de triunfo final da economia de mercado.
Após mais de vinte anos de reformas liberais, acabou oficialmente o tradicional
isolamento do maior dos países que, até tempos recentes, estava ainda bem
fechado. A China será agora mais um parceiro da ordem global, embora de peso e
natureza bem particulares. O acontecimento, com certeza, é histórico, pois
amplia ainda mais a controvertida "globalização da economia" e dará à
China um papel de destaque no mundo do século XXI, maior do que se tivesse
ficado à margem da OMC. O comércio mundial e a divisão internacional do
trabalho estão de parabéns com a inclusão de pleno direito da China. Ademais,
sua adesão à OMC – simultaneamente à de Taiwan – chegou quase como uma notícia
de salvação após uma série de golpes desastrosos para a globalização liberal
como o fiasco de Seattle, o escândalo da Enron, a queda da new economy e
até os ataques de 11 de setembro e a posterior "guerra
antiterrorista". Tudo isso, conjuntamente com as simultâneas crises agudas
da América Latina e do Oriente Médio, agravou sensivelmente o mal-estar
econômico e as tensões políticas mundiais. Então, foi possível dar um novo
otimismo, com certeza relativo, aos projetos de um "multilateralismo"
renovado1 .
Os pragmáticos chineses parecem nutrir
a idéia básica que permitiu no passado os êxitos do Japão e dos "tigres
asiáticos": integrar-se ao mundo ainda dominado pelo Ocidente de maneira
dinâmica, mas prudente, negociada e não imposta, sem deixar-se dominar.
Com um quinto da população da terra,
uma economia e um comércio exterior já equiparado aos do Japão, os chineses
pensam, com alguma razão, que só podem ser parceiros em condições de igualdade
com as outras grandes potências, e não subordinados a estas. O "comunismo
chinês", no fundo, sempre foi talvez mais "chinês" do que
"comunista". Isto é, nacionalista e herdeiro de uma tradição milenar
que considera a China não apenas como um país qualquer, mas como a civilização
central da humanidade. Como salienta Eric Hobsbawm no seu olhar sobre o século
XX, apesar dos seus atrasos e misérias, a China nunca teve os complexos de
inferioridade cultural tão típicos da URSS e de outros países socialistas que
queriam a qualquer preço "alcançar e ultrapassar" os países
capitalistas avançados2 . Foi essa também, sem
dúvida, a razão principal da ruptura sino-soviética, pois na época esse
"modelo" ainda parecia bem-sucedido.
Em
todo caso, os chineses preferem hoje um mundo realmente multipolar à hegemonia
de uma superpotência. Daí as tensões recorrentes com os Estados Unidos e a
importância que dão às suas relações com a Europa, o Japão, a Rússia, o Brasil
etc. Assim, a entrada na OMC constitui não tanto a conversão do Império do Meio
ao capitalismo liberal, mas um compromisso pragmático aceito pelos líderes
chineses para reforçar e consolidar as novas correntes de exportação, o aporte
de investimentos externos direto (IED) que dinamizam sua economia e para deixar
de uma vez de ser uma espécies de outlaw comercial3 . Ao mesmo tempo, as
pressões exteriores, agora mais previsíveis visto que são
"regulamentadas" no âmbito da OMC, continuam agilizando as reformas
internas que os líderes chineses querem impor com o objetivo de avançar rumo à
"economia socialista de mercado". Ademais, acrescenta um observador,
a China pensa em "encontrar na OMC uma tribuna à altura de suas ambições
geopolíticas4 ", respaldada
economicamente por um PIB quadruplicado em apenas duas décadas, período pelo
qual a China entrou no segundo grupo de "tigres" ou
"dragões"5 por meio das
"quatro modernizações" muito bem-sucedidas de Deng Xiaoping
(agricultura, indústria, ciência e tecnologia e defesa). Contudo, entrou nesse
grupo com duas particularidades: mantém uma ideologia oficial totalmente
diferente, comunista até no nome do partido dirigente, embora pouco compatível
com a atual realidade social, e tem uma população que, sozinha, é bem maior que
o conjunto de todos os demais países do Leste e Sudeste asiático, incluindo
Indonésia, Filipinas, Vietnã e Birmânia.
É difícil prever a ideologia e a política
econômica da China de amanhã. Entretanto, dado seu peso demográfico e agora
também econômico e político, não há dúvida de que a China será um ator
essencial no cenário mundial do século XXI. Para os demais países do mundo, e
em primeiro lugar os países vizinhos, isso representa um desafio considerável
de concorrência e também um fator de dinamização. Antes era o Japão, agora é
cada vez mais a China que atua como locomotiva econômica regional. Para o resto
do mundo, ela se apresenta ao mesmo tempo como um desafio e uma oportunidade
ainda maior que o Japão das décadas de 60 a 80. Não é estranho que os
empresários ocidentais, frente à conjuntura pouco satisfatória de seus países,
entusiasmem-se ao falar das possibilidades de expansão no "maior mercado
do mundo", nem que muitos deles tenham medo das futuras avalanchas de
têxteis e outros produtos baratos provenientes da China. Isso será um grande
desafio para os países menos desenvolvidos como os da América Latina. Independente
de qual seja o papel da China no mundo de hoje e de amanhã, este só poderá ser
compreendido, evidentemente, com uma rápida olhada sobre sua história.
Do "Império do Meio" à China moderna
"Quando a China despertar, o mundo se
comoverá" profetizou Napoleão há dois séculos. Décadas depois, Marx
imaginou, em uma antecipação genial, um Extremo Oriente dinâmico frente a um
capitalismo ocidental maduro, acossado ao mesmo tempo pela luta revolucionária
dos seus proletários e pela crescente concorrência com o capitalismo oriental.
Na sua época, a China estava ligada ao mundo ocidental por uma espécie de
colonialismo coletivo das potências dominantes, cujos símbolos eram as
importações forçadas de ópio e as guerras a elas relacionadas. Conseqüências da
terrível decadência chinesa foram as revoluções, os distúrbios e as guerras
que, durante o século XX, fizeram surgir, no Ocidente, o espectro do
"perigo amarelo".
Com aproximadamente 1,3 bilhão de habitantes –
duas vezes e meia a população da América Latina, mas com apenas metade do
território total e em grandes extensões inabitável – a China possui 21% da
população mundial. Esta proporção é semelhante à que tinha no início da era
moderna. Há cinco séculos, a China contava com aproximadamente cem milhões de
habitantes. Naquela época, porém, o nível de vida e de desenvolvimento geral
era mais elevado que o da Europa e, já no século XIX, seu PIB era seis vezes
superior ao da Grã-Bretanha segundo cálculos de um conhecido especialista de
história econômica mundial6 .
"No decurso dos três séculos da Primeira
Ordem Econômica Mundial", sintetiza um analista argentino referindo-se
nesses termos ao período entre os séculos XVI e XVIII, "na China, como nos
impérios otomano, persa e mongol, interromperam-se os processos de
transformação que tinham colocado estas grandes civilizações nos mais altos
níveis de desenvolvimento econômico e cultural. Tinha-se assim criado o cenário
propício para a crescente penetração européia no espaço chinês7 ".
Durante a primeira metade do segundo milênio,
a China era mais avançada que a Europa, que mal começava a sair da Idade Média.
Isso é válido até mesmo no plano tecnológico. Entre as invenções chinesas
destacam-se o papel, a imprensa, a bússola e a pólvora. Todas, após serem logo
utilizadas e aperfeiçoadas numa modernização conquistadora, tornar-se-iam
instrumentos essenciais da dominação européia sobre o mundo. Para o Ocidente, a
fechada e enigmática China poderia tanto ser uma parceira, uma rival ou uma
inimiga. De todo modo, era o único país no Oriente e no mundo que poderia ser
considerado como "igual", quando não "superior", descartada
a outra principal civilização asiática, a Índia, por sua notória
heterogeneidade interna, causa principal da sua fácil conquista pelos ingleses.
Quando chegaram os portugueses por via
marítima como primeiros europeus, não foram recebidos com manifestações de
amizade8 . Junto aos
recém-chegados, contudo, predominavam juízos positivos. Os visitantes ficaram
muito impressionados com o império chinês, "merecedor da maior admiração e
do mais profundo interesse, não só por sua enorme extensão e sua incrível
riqueza, mas também pela forma eficiente como tinha conseguido superar os
principais problemas materiais9 ". Logo houve
relações comerciais pacíficas entre os chineses e os portugueses instalados
desde 1557 no minúsculo território de Macau e importantes intercâmbios culturais
e científicos, mutuamente benéficos, protagonizados pelos jesuítas que foram a
Pequim passando pelo porto português10 .
Durante os séculos seguintes, os contatos
foram muito limitados, porém lucrativos, canalizados por Macau e logo depois
por Cantão e Hong Kong, todos situados no delta do Rio das Pérolas. A porcelana
de alta qualidade é chamada, em inglês, até hoje de "China-ware" e o
chá se tornou inseparável dos costumes britânicos. A China, por outro lado,
adaptou o milho, que hoje ocupa grandes extensões de terra no norte do país, e
os red chillies, típicos da cozinha temperada de Sichuan. Em contraste com
esse brilho chinês de civilização, a fundação de Hong Kong não foi um
título de glória para a civilização ocidental. Nesse entreposto de comércio
internacional a civilização ocidental revelou suas piores características: a
fundação foi conseqüência da primeira Guerra do Ópio (1840-42), fundamental
para impor o moderno narcotráfico capitalista, negócio considerado pelos
ingleses necessário para pagar as importações de chá, seda e porcelana da
China.
O Império do Meio não tinha interesse nenhum
em estreitar relações com o Ocidente. Em 1793, em plena revolução industrial
inglesa, o imperador Qian Long escreveu ao rei Jorge III: "o nosso Império
Celestial possui todas as coisas em abundância prolífica e não carece de nenhum
produto de dentro de suas fronteiras. Não tem por isso nenhuma necessidade de
importar produtos manufaturados". Tinha bastante razão, comentou Bertrand
Russell, visto que a China era totalmente auto-suficiente, praticamente
invencível militarmente e rodeada de povos comparativamente bárbaros11. E como foi visto, naquela época a China
ainda era um país bastante rico, tendo como problema o fato de que, no plano
tecnológico e conseqüentemente também no industrial, já tinha ficado bem para
trás.
Durante esse período e até o final do século
XIX, a China permaneceu praticamente fechada: "há séculos a China vive
muito isolada, reclusa em suas tradições e na contemplação de sua grandeza
passada, orgulhosa da sua imobilidade e desdenhosa dos bárbaros do
Ocidente" descreveram dois especialistas franceses no ano de 1900. "A
civilização moderna, barulhenta, expansiva e conquistadora por necessidade
econômica vinha bater às portas hermeticamente fechadas do Império Celeste.
Invadia a Índia, começava a conquistar a Indochina, penetrava pelo Norte até a
ribeira do Pacífico, transformava em poucos anos o Japão. As raças européias
povoavam o mundo. A América e a Oceania animavam-se com uma nova vida, a África
livrava seus segredos, mas a China seguia sendo virgem de todo contato
estrangeiro. Parecia que o povo mais antigamente civilizado devia ser, também,
o último a adotar os procedimentos e as modas da nova civilização12 ". Como se veria,
tal imobilismo se tornou perigoso.
Segundo a famosa frase de Marx e Engels
no Manifesto, o capitalismo tinha que forçar, por necessidade histórica,
as muralhas da China com sua produção industrial moderna. Todavia, a China
havia mostrado muito pouco interesse nesses produtos, como ainda confirmou em
1900 um observador inglês: "os chineses têm o melhor alimento do mundo, o
arroz; a melhor bebida, o chá; e a melhor roupa, de algodão, seda e peles.
Possuindo tudo isso e inúmeros outros produtos locais não necessitam comprar
nada dos outros países nem por um penny13 ".
Esta auto-suficiência, certamente, não excluía
influências exteriores nem violentas crises e fomes desastrosas. Assim, a
rebelião massiva dos Taiping nos anos 1850 e 1860, dirigida por um líder que se
acreditava ser irmão de Cristo, teve conseqüências devastadoras, com milhões de
mortes em grandes regiões do Sul e do Leste do país, enfraquecendo ainda mais
um país já muito debilitado.
A situação geral, e com ela o relativo
isolamento, mudaria rapidamente: entre 1895 e 1913, a rede ferroviária foi
ampliada de apenas 200 para quase 6.000 milhas e o comércio exterior mais que
triplicou nesse mesmo período14. Todavia, a China ainda representava apenas
1,5% do comércio mundial em 1896-98, 1,7% em 1911-13 e 1,9% em 1921, ao passo
que entre 1896-98 e 1911-13 a participação da Índia aumentou de 3 para 3,5% e a
do Japão de 1 para 1,6%. Comparando o comércio exterior per capita, o da
Índia equivalia ao dobro e o do Japão a dez vezes o da China15 . Devido à maior
integração mundial por meio do colonialismo, a Índia, em 1950, tinha
aproximadamente quatro vezes mais estradas de ferro per capita que a China semicolonial,
16 e 4 centímetros respectivamente16 .
Assim, uma maior abertura terminou por
levar ao colapso a civilização chinesa como afirma um observador
norte-americano: "os fuzis europeus que arrasaram as fortalezas de Cantão
e logo abriram o caminho a Pequim fizeram mais do que aniquilar as barreiras do
isolamento da China. Socavaram a sua civilização, tiraram-na também de sua
órbita e puseram-na numa nova e perigosa posição no mundo, criando, assim, o
que hoje é o problema do mundo. (…) O destino de um quarto da raça humana
tem que afetar toda ela17 ".
Os japoneses tiveram uma história muito
diferente no seu encontro com o Ocidente. Souberam, após mais de dois séculos
de isolamento quase total, pôr-se à altura do Ocidente, sem abandonar sua
cultura, que é amplamente herdeira da chinesa: tecnologia ocidental e
mentalidade japonesa, como resume o subtítulo de uma obra sobre o tema18 . A mesma fórmula teria
podido, provavelmente, salvar os chineses de muitas misérias. Deve ter sido
isso o que pressentiu o almirante japonês em sua carta ao antigo amigo e então
adversário almirante chinês na guerra sino-japonesa de 1894: se vocês não
mudarem e não se abrirem ao Ocidente para aprender com ele, advertia, vão
afundar19 . E foi isso o que
aconteceu.
A queda do Império e a Primeira Guerra Mundial
constituíram um divisor de águas de acordo com dois demógrafos franceses:
"a China atravessava uma profunda crise que refletia em sua situação
demográfica. Os recursos proporcionados pelo solo pareciam ter chegado a seu
limite máximo, dando lugar a uma situação malthusiana. A solução podia residir
talvez na redução dos nascimentos combinada com a emigração ou em uma revolução
da economia que proporcionasse novos recursos e possibilidades de aumentar a
importação de alimentos paralela a elevação do número de empregos20 ". Isso, combinado
com a traumática entrada do país no que então ainda não se chamava de
"globalização", mas que já exigia adaptações bem difíceis, foi o
estopim estrutural do fim do Império, das guerras civis dos anos 20 a 40, da
queda de Chiang Kai-Shek e da revolução vitoriosa em 1949.
A China contemporânea, um gigante em marcha:
de Mao a Deng
Desde 1979 e sob a liderança do veterano
dirigente Deng Xiaoping falecido em 1997, a China começou a se colocar na
órbita da "modernização" e da economia "globalizada".
Porém, convém aqui lembrar que a China já tinha bastante experiência em
mudanças radicais: durante o século XX passou por mais revoluções que qualquer
outro país importante do mundo, desde o capitalismo semicolonial desenfreado
das primeiras décadas do século XX até a recente abertura, passando pelas
guerras civis, a guerra de libertação nacional contra o Japão, o regime de Mao
com suas coletivizações e a "Revolução Cultural".
Uma das grandes perguntas sobre a China
contemporânea é a da verdadeira herança dos 27 anos de Mao Zedong no poder. Com
seus êxitos, erros e aberrações e com todas as suas mudanças de rumo, essa
época em que a China era mais uma vez um país quase totalmente fechado preparou
o terreno para o país de hoje. Aliás, o que às vezes se esquece, segundo
avaliação oficial posterior, 70% da política implementada por Mao era correta e
só 30% errada. Mao tem lugar de honra, seja no museu de cera de Pequim, seja
com seu enorme retrato na Tienanmen(Porta da Paz Celestial), seja ainda
com um mausoléu na Praça de mesmo nome. A descrição que fez Alain Peyrefitte há
quase 30 anos em seu famoso livro21 pode ser, em muitas das
suas páginas, entusiasta demais, pois ele, como ministro do governo de De
Gaulle, foi um convidado especial a quem os organizadores mostraram
evidentemente os melhores aspectos do país. Todavia, o enviado do general foi
sem dúvida um bom observador e certamente não podia simpatizar com o maoísmo.
Ainda assim, no seu balanço da época, salienta os importantes progressos
realizados nas áreas de desenvolvimento industrial e agrícola, de educação e
cultura, nas infra-estruturas físicas e sociais, na situação da mulher, etc.
Para Gilbert Etienne, especialista em
temas indianos e chineses, a comparação entre ambos os países em 1989 era
favorável à China no desenvolvimento industrial, mas não na agricultura.
Acrescentou, contudo, que é difícil mensurar as perdas humanas, em ambos os
casos, por violência e miséria22 . Por sua vez, o
economista paquistanês Mahbub Ul Haq considerava a China como modelo à rejeição
do consumismo ocidental e aspiração a uma maior justiça social23 . De todo modo, cabe
perguntar se o enorme dinamismo chinês desde 1979 não deve muito à revolução
social e econômica das décadas anteriores que, apesar de suas falhas e até
desastres, significaram um "grande salto para frente" nos diversos
aspectos salientados por Peyrefitte. Nessa perspectiva, seria interessante
estabelecer algumas comparações com o Japão da época Meiji ou ainda com os
Estados Unidos do século XIX, quando medidas protecionistas, nation
building, construção de estradas de ferro, progressos em educação e
aprendizagem tecnológica, entre outros fatores, transformaram estes países em
grandes potências industriais e militares.
Para os autores espanhóis de um livro bem
documentado, o balanço do maoísmo é bem complexo: infra-estrutura, casas e bens
de consumo relegados ao segundo plano, razoável crescimento econômico e
transformação da China em um grande produtor de aço. "O gigante asiático
desenvolveu-se sem dependências exteriores e tornou-se uma grande potência
industrial. Em uma perspectiva social, logrou reduzir seu dramático nível de pobreza,
introduzir melhorias educativas e sanitárias, rompendo, ademais, com algumas
das ancestrais tradições chinesas. Por exemplo, cobrou-se importância do papel
da mulher e alentou-se sua participação política e social (...). Mao, apesar do
extremismo de suas idéias e de seu método, fez com que a economia crescesse a
um índice anual de 5%, unificou o país, tirou a China do legado feudal, das
míticas dinastias imperiais e assentou as bases para a modernização do país24 ".
Desde a chegada de Deng dois anos após a morte
de Mao, a economia chinesa, quase totalmente fechada desde 1949, abriu-se
rapidamente e mostrou uma das maiores taxas de crescimento do mundo, ao redor
de 10% por ano. Todos os observadores concordam que o nível de vida do chinês
médio melhorou substancialmente, especialmente entre os agricultores. Não só a
comida é hoje relativamente abundante, mas também as bicicletas, os aparelhos
de televisão e outros itens estão agora muito acessíveis à massa camponesa. A
eletrificação, indicador essencial da eliminação da pobreza, seria hoje
comparável à dos países mais adiantados, chegando a 98-99% da população. A
fome, muito presente nas primeiras décadas da República e ainda existente nos
anos de Mao – sobretudo como conseqüência do caos do "Grande Salto para
frente" que fez milhões de vítimas – parece ter desaparecido. A dieta dos
chineses, tão adeptos à boa comida, tem sido nitidamente diversificada.
As tensões derivadas desses mesmos progressos,
combinadas com uma estrutura política rígida de partido único, levaram a uma
séria crise política. Estudantes e intelectuais, em particular, reivindicaram
uma "quinta modernização", a da política. Apesar do massacre da Praça
da Paz Celestial em 1989 e as sanções ocidentais subseqüentes, os Investimentos
Externos Diretos (IED) – de fato, como veremos, a maioria destes não é tão
"estrangeiro" porque são provenientes de Hong Kong e Taiwan –
cresceram de apenas 3-4 bilhões de dólares por ano no início dos anos 90 para
dez vezes mais durante o resto da década. Isso se deve tanto às reformas como
ao contexto geográfico. A China está "na interseção de duas das mais
importantes tendências das últimas décadas do século XX: o colapso do comunismo
e o surgimento da Ásia oriental como o maior centro de produção industrial no
mundo25 ". Ilustrando este
último ponto, entre 1970 e 1990, a participação da China no mercado mundial
saltou de 0,6 para 2,0%, relativamente mais – a partir de um nível muito mais
baixo, é verdade – que o Japão e de maneira semelhante aos "quatro
tigres" que passaram, respectivamente, de 5,9 para 7,7 e de 2,5 para 7,0%26 .
Em 1995, a China já respondia por cerca de 3%
das exportações mundiais, mais do que Taiwan e a Coréia do Sul27. A participação chinesa nas exportações
mundiais de produtos manufaturados aumentou de 0,8 para 3,6% entre 1985 e 1995,
enquanto a da Coréia do Sul passou de 2,2 para 3,2% e a de Taiwan de 2,4 para
2,9%. Contudo, nessa década, o nível salarial da indústria permaneceu em apenas
1,5% daquele dos Estados Unidos, enquanto o dos "tigres" já oscilava
entre 10% e 40%, segundo estimativas do semanário britânico The Economist28 .
Não seria completo este panorama do
desenvolvimento recente da China sem uma breve referência aos
"tigres". Lembremos que dois deles são chineses, sem contar Cingapura
que, mesmo distante geograficamente, tem três quartos de população chinesa. O
êxito de Hong Kong, historicamente, está ligado mais à sua situação geográfica
que a outros fatores: "Hong Kong é uma das cidades-Estado mais
bem-sucedidas da história mundial. Deve seu êxito, contudo, não à sua
genialidade ou à sua visão de futuro, mas à boa sorte, a seu colonizador e à
revolução comunista na China. Os mais de 6 milhões de chineses de Hong Kong
fizeram um excelente uso das oportunidades oferecidas a partir de 1949. Nunca,
nem na Veneza da Baixa Idade Média ou na Amsterdã do século XVII, tanta riqueza
havia sido acumulada em tão pouco tempo. Hong Kong deve seu êxito à sinergia
entre a oportunidade e a capacidade de adaptação dos chineses com o rule
of law e a estabilidade do 'despotismo esclarecido' do domínio colonial
britânico.29 " O "modelo
econômico" propriamente dito foi – como salientam os que pretendem ver ali
um ilusório modelo a seguir – muito liberal, ao contrário dos demais
"tigres", mas não deixou, contudo, de incluir elementos dirigistas
essenciais: a administração colonial teve um papel bem ativo nos domínios dos
transportes públicos e na habitação, ambos particularmente importantes no
contexto de um território muito montanhoso, dividido em várias ilhas e uma
península e com uma densidade demográfica que ultrapassa atualmente os 6.000
habitantes por km2 . Por último, mas
sem esgotar a lista das causas do "milagre" local, devem ser levadas
em conta as tradições comerciais e portuárias, a afluência de mão-de-obra
barata assim como de know howempresarial entre os milhões de fugitivos da
República Popular que chegaram a Hong Kong.
Taiwan
esteve sob governo continental por mais de dois séculos, antes de 1895, e
apenas por quatro anos depois dessa data (1945-49). Suas "veleidades de
independência" têm, portanto, alguns fundamentos na história, não apenas
em seus êxitos pós-1949. Outros foram os fatores que fizeram da ilha
"formosa" – segundo seu velho nome português – uma pequena potência
industrial: importante ajuda inicial norte-americana nos planos militar e
econômico, reforma agrária radical, política de industrialização pragmática
baseada em uma sinergia entre mecanismos de mercado e fortes elementos de
orientação estatal, inclusive com um importante setor público, integração hábil
aos mercados mundiais em expansão, altas taxas de poupança e aprendizagem
tecnológica acelerada. Outro elemento explicativo pode ser o meio século de
colonização japonesa que deixou, como na Coréia, algumas infra-estruturas
(estradas de ferro, portos, etc.) e alguns setores produtivos relativamente
avançados. A própria precariedade da política exterior contribuiu para criar
uma pressão pela luta por uma maior competitividade econômica, semelhante a
países divididos como, por exemplo, a Coréia do Sul.
Problemas
e preocupações
Que
a época de Deng e de seus atuais sucessores foi muito bem sucedida em termos
gerais quase não resta dúvida, todavia, como nos outros países asiáticos que
mostraram um enorme dinamismo nas últimas décadas, nem tudo ocorreu do
melhor modo. Tentemos analisar, de maneira sucinta, os principais problemas que
acompanharam o progresso das últimas décadas e até que ponto eles poderiam
impor algumas mudanças de rumo.
a)
Desequilíbrios sociais e regionais
Obviamente,
os problemas sociais e regionais estão interligados, além de só poderem ser
analisados relacionados ao modelo de desenvolvimento e às posições da China
frente à globalização. Incidem também nas relações exteriores, por exemplo, por
meio das tensões entre governo central e a minoria muçulmana. Para apreciar as
suas dimensões globais, será útil aqui uma perspectiva histórica e comparativa.
Assim, Paul Kennedy lembra que nos Estados Unidos a diminuição da população
agrícola a seu atual nível de 3% da população total deu-se num contexto de crescentes
empregos alternativos ao longo de mais de um século. Entretanto, como seria
este processo na China ou na Índia, com cerca de 80% de população agrícola, se
houver aumentos acelerados da produtividade? Poderia haver então, adverte,
manifestações de descontentamento bem mais violentas nesses países que o que se
tem visto em outras partes30 . A abertura da China
poderia ter conseqüências imprevisíveis, o que explica sem dúvida sua prudência
no campo das importações agrícolas. Já se fala hoje em um desemprego virtual de
150 milhões na população agrária chinesa. Se os chineses representam uma
proporção importante entre os recentes refugiados econômicos na Europa, como
nas últimas vagas de sans papiers da França, isso tem que ver,
obviamente, com a situação nos seus lugares de origem.
Não
está claro, em todo caso, como se absorverá a enorme massa de mão-de-obra, que
continua crescendo em cerca de quinze milhões de pessoas por ano. Não está
claro se o geralmente ineficiente setor estatal que, em 1994, ainda cobria 74%
do emprego e 57% do investimento, mas participava com apenas 34% na produção
industrial, será reformado31 . A ineficiência
deve-se, sobretudo, ao fato de "as empresas estatais operarem em
indústrias pesadas e declinantes, estarem cheias de maquinarias e equipamentos
velhos e manterem pessoal inflado, impedindo-as de competir no mercado
livre"32 . É verdade que a
porcentagem das empresas estatais na produção industrial tem decrescido fortemente,
de 76% em 1978 para 28% em 199933 , mas não sem
crescentes problemas de desemprego urbano, agravados pela afluência de
camponeses pobres que fogem do campo para buscar melhor sorte nas cidades.
Porém, convém lembrar que, como descreve um conhecido autor estadunidense, a
tendência global, que ilustra diariamente as notícias sobre racionalizações e
fusões de empresas com milhões de empregos perdidos, é rumo à agricultura sem
camponeses, à indústria sem operários e aos escritórios sem empregados 34 .
O
êxodo rural acelerado faria crescer ainda mais as cidades, muitas das quais já
ultrapassam os cinco milhões de habitantes, aumentaria os problemas sociais e a
poluição atmosférica que já atinge níveis preocupantes: "a delinqüência
está crescendo, o crime organizado floresce, os casos de furto simples se
multiplicam e há algum tempo um verdadeiro banditismo tornam inseguras as
estradas de várias províncias (...), o excesso de força de trabalho sem
qualificação ameaça o equilíbrio social nas cidades", advertia já, há uma
década, um diário suíço liberal, sempre favorável às reformas desta orientação35 .
Embora
haja um aumento geral do nível de vida, essas pressões só vêm a agravar as
desigualdades sociais já bem pouco compatíveis com o ideal
"socialista", ainda que seja "socialista de mercado".
Segundo dados oficiais, o coeficiente Gini teria aumentado de 0,21 em
1978 para cerca de 0,45 atualmente. Isso provoca propostas, nesses mesmos
círculos oficiais, de aumentar fortemente os impostos para reduzir as
desigualdades36 . Por outro lado, ao
estimular o consumo interno, a política econômica muitas vezes facilita o
aumento do consumo supérfluo, como de carros de luxo, considerado necessário
para manter o dinamismo atual.
Entre
a cidade de Xangai e a província mais pobre de Guizhou no sul do país, a
diferença de renda per capita é de 10 para 1, e entre províncias
"ricas" e "pobres" a disparidade geral ultrapassa a relação
de 3 para 1. A região costeira, com cerca de 37% da população, aumentou, entre
1987 e 1994, sua participação de 51 para 60% na renda nacional, de 60 para 67%
na produção industrial e de nada menos que de 60 para 85% nas exportações.
Estes aumentos concentraram-se no período 1990-94, portanto nos anos de rápido
aumento dos IED. Houve, de fato, uma ligeira diminuição entre 1987 e 1990,
salvo o caso das exportações, o que se deduz que se acentuaram fortemente os
aspectos desequilibrantes do crescimento na fase mais recente. As diferenças de
renda entre os 20% mais ricos e os 20% mais pobres da população foram estimadas
recentemente pelas Nações Unidas a uma relação de 6,5 para 1, semelhantes às de
outros países asiáticos, porém maiores que na Coréia do Sul, na Índia e na
Indonésia, ainda que muito inferiores às dos países latino-americanos. Tais
diferenças teriam diminuído no período 1978-85 e logo aumentado
significativamente37 .
Os
desequilíbrios entre regiões costeiras e interiores são semelhantes àqueles
existentes entre agricultura e indústria. Alguns observadores pensam que estes
desequilíbrios entre as regiões do Sul costeiro, sede das novas atividades
industriais impulsionadas pelas reformas liberais e o pelo capital estrangeiro,
e as do interior, relativamente estagnadas e mais agrícolas, ameaçam seriamente
a unidade nacional. Por isso, no Ocidente supõe-se que essa unidade seja muito
frágil. O sinólogo alemão Oskar Weggel salienta, por outro lado, as diferenças
históricas entre ambas macro-regiões, caracterizadas por profundas distâncias
(cultura "amarela" e cultura "azul"), sendo a costeira por
tradição muito mais aberta às influências do exterior e aos intercâmbios
comerciais com outros países. Este contexto explica também, conjuntamente com
outros fatores, o dinamismo de Hong Kong e de Taiwan, hoje imitados pelas
regiões vizinhas das "zonas econômicas especiais" da China meridional38 .
Uma
das grandes preocupações chinesas, salientadas também no testamento de Deng
Xiaoping, é o futuro dos grupos étnicos minoritários que representam pouco mais
de 5% da população total, mas que ocupam a metade ocidental do país, em
particular o Tibet e Xinjiang. Os tibetanos budistas continuam afetando
negativamente a imagem da República Popular no mundo, que tende a acreditar
mais na dura crítica de Dalai-Lama que na versão oficial de uma coexistência
pacífica e progressista. O problema principal, contudo, parece ser o dos
uighures de Xinjiang, povo de língua aparentada do turco e de religião muçulmana,
frente à imigração, assim como no Tibet, dos chineses han majoritários
que já os reduziram nas últimas décadas de grande maioria regional para menos
da metade da população. Houve, nos últimos anos, crescentes tensões, com
enfrentamentos armados e atentados. Se a China entrou na aliança contra o
terrorismo internacional é devido a essa preocupação. Segundo ativistas
uighures que aspiram a um "Turquestão oriental" independente ou
alguma federação com os povos irmãos ex-soviéticos do outro lado da fronteira,
os uighures da China poderão enfrentar, com êxito, mais de um bilhão de
chineses han, a exemplo dos tchetchenos que, bem menos numerosos, têm
desafiado os 150 milhões de russos39 . Houve combatentes
originados dessa região chinesa como com os talibãs capturados no Afeganistão
pelos Estados Unidos, cuja extradição exige o governo chinês, até agora sem
êxito. Para os Estados Unidos, estes não são comprovadamente
"terroristas". E também por estas razões, e para diminuir os
crescentes desequilíbrios regionais constatados nos últimos 20 anos, as
autoridades de Pequim têm lançado recentemente vários grandes projetos com
vista a acelerar o desenvolvimento econômico do Oeste e melhor integrá-lo, como
a estrada de ferro ao Tibet e o gasoduto Xinjiang-Xangai, além do
aproveitamento do potencial hidroelétrico do Yang-Tze com a polêmica construção
da represa das Três Gargantas perto de Chongqing. Também se pensa, nesse
contexto, desviar no futuro parte das águas deste rio para as regiões
setentrionais sempre expostas às secas40 .
b)
Meio ambiente, agricultura, transporte e energia
O
meio ambiente nesse país tão densamente povoado na sua metade oriental
encontra-se, inevitavelmente, sob fortes pressões diversas e isso não pode
deixar indiferente o resto do mundo. Com 21% da população mundial, a China só
dispõe de cerca de 7% das terras cultiváveis. Passou a importar – apesar do
forte aumento de sua produção agrícola – grandes volumes de cereais. Agravam-se
a erosão dos solos e a contaminação do ar e das águas, já desastrosa em algumas
grandes cidades e com repercussão sobre a saúde dos habitantes. É como
salientou Lester Brown, diretor do Worldwatch Institute de Washington, há
vários anos: "Em uma economia mundial globalizada, os preços crescentes de
alimentos na China transformar-se-ão em preços crescentes para alimentos ao
nível mundial e a escassez de terras na China chegará a ser a escassez de terra
para todos ...41 ". Talvez esta
visão seja pessimista demais. Países como os do Mercosul terão, possivelmente,
boas oportunidades de elevar as exportações. Em todo caso, isso ilustra um dos
aspectos frágeis do "milagre chinês".
Paul
Kennedy, em suas previsões para o século XXI, advertia, há mais de uma década,
que o rápido aumento da produção de cereais parecia entrar em crise já no final
dos anos 80. Não que a política agrícola chinesa esteja em um beco sem saída,
salientou, "mas é difícil ver como pode a produção seguir aumentando para
acompanhar o crescimento demográfico sem que haja desenvolvimento tecnológico
que permita experimentar uma nova forma de revolução agrícola". E
acrescenta, aludindo às possíveis conseqüências sociais de uma modernização
acelerada: "No estado atual das coisas, os obstáculos estruturais à
semelhante revolução são gigantescos42 ".
Transporte
é um tema fundamental num país de extensão e de densidade demográfica como a
China, tanto entre as suas imensas cidades como dentro delas. Quanto tempo
suportará as grandes cidades chinesas, cujo rápido crescimento contribui,
aliás, para reduzir a área agrícola e para a aceleração do consumismo de tipo
ocidental, em particular a multiplicação dos carros particulares? Estes já
fizeram que o tempo de transporte dentro de cidades como Pequim crescesse muito
fortemente nos últimos anos, agravando a poluição do ar. Ao contrário dos
países da América Latina e de outros, a China de Mao e de Deng tinha desenvolvido
e modernizado maciçamente a sua rede de estradas de ferro – que se estendeu
desde 1949 a mais do triplo, chegando a 70.000 km – conjuntamente com os meios
de transporte por água e ar. Mas em tempos recentes, a construção de estradas
tomou a dianteira e o peso relativo das estradas de ferro, ainda bem alto,
diminuiu bastante. Segundo o ministério competente, entre 1990 e 2000, a
participação das estradas de ferro no tráfego de passageiros desceu de 46 para
39% e de 59 para 54% nos fretes43 . Em que condições de
distribuição da renda nacional poderá ocorrer uma maior expansão da utilização
do carro particular? E com que conseqüências ambientais? Não é o meio ambiente
o único problema, claro, mas contribui para uma problemática ecológica global
preocupante, que é salientada em todos os estudos sérios sobre a China atual.
Para
dois analistas estadunidenses, "a industrialização de um país com uma
população tão enorme como a China originará pressões sem precedentes sobre o
meio ambiente global. Imagine uma China onde a maior parte da população use
carros, ar condicionado e geladeiras. Hoje, a China já é o produtor de gases
causadores do efeito estufa de maior crescimento e seu crescimento econômico
agravará o aquecimento global provocando, provavelmente, o aumento do nível dos
mares e inundando assim outras regiões densamente povoadas como o delta de
Bangladesh. A industrialização da China aumentará os preços de energia em todo
o mundo e criará problemas de contaminação como as chuvas ácidas, que afetarão,
inclusive, países distantes44 ". Existem, assim,
previsões de que a China será em 2020, ou ainda antes, o primeiro emissor
mundial de dióxido de carbono, com aproximadamente 20% do total. Há meio século
só contava com algo em torno de 1% e pouco mais que 10% em 1990.
Assim,
embora se consiga travar o crescimento demográfico, o atual modelo chinês deve
causar profundos impactos sobre o resto da economia e principalmente sobre o
meio ambiente mundial. "O meio natural", diz um analista espanhol,
"tem sido uma das primeiras vítimas sacrificadas para assegurar um
vertiginoso desenvolvimento baseado no lucro em curto prazo, mas que em longo
prazo pode chegar a ser altamente desastroso45 ". Dois outros
autores espanhóis indicam como uma das causas do impacto ecológico do
crescimento chinês sua forte dependência, ainda, do carvão como fonte de
energia: a China é hoje o primeiro produtor mundial – sua produção passou de 30
para 500 milhões de toneladas entre 1949 e 1976, e para mais de 1.100 em 1990 –
e o carvão, que representa três quartos do consumo energético do país, tem um
alto componente de enxofre, contaminando fortemente o ar.46
No
que diz respeito ao abastecimento energético, a China é hoje também um grande
produtor de petróleo, mas não está entre os supergrandes – Rússia, Arábia
Saudita e Estados Unidos – e terá de importar volumes crescentes. Há vários
grandes produtores relativamente vizinhos, mas longe de suas regiões
industriais do Leste. O aproveitamento destes recursos implica, portanto, o
financiamento de custosas infra-estruturas como gasodutos. A China tornou-se
importadora nata de petróleo nos últimos anos e se prevê que o seu consumo
aumentará, entre 2002 e 2010, de 230 para 300 milhões de toneladas, o que
significaria aumentar de 6 para 8-10% do consumo mundial; ao mesmo tempo, o de
gás natural passaria de 20 para 75-100 bilhões de m3 .
Por isso, e para diminuir a sua relativa dependência do Oriente Médio, a China
precisa de uma relação construtiva com os Estados herdeiros da antiga URSS. Assim,
melhoraram notavelmente os laços com a Rússia de Putin e não quer ficar
implicada nos conflitos do Oriente Médio. Vê com reticência compreensível as
iniciativas dos Estados Unidos de reforçar o seu controle sobre as reservas de
petróleo e sua presença na Ásia central e ocidental. Também teme, por razões de
política interior já indicadas, o islamismo radical em terras vizinhas. Em todo
caso, uma interrupção do abastecimento ou um forte aumento dos preços causariam
problemas graves para seu dinamismo industrial, com conseqüências sociais
perigosas47 . Nesse contexto
de procura de diversificação das fontes energéticas, um contrato de 8,5 bilhões
de dólares acaba de ser assinado com a Indonésia para obter desse país enormes
volumes de gás natural 48 .
Em 2000, a demanda energética chinesa
já chegava a aproximadamente um bilhão de toneladas de equivalente-petróleo,
quase o dobro da demanda do Japão e o triplo da Alemanha. Enquanto a demanda
dos países europeus e do Japão pouco cresce devido a medidas de poupança
energética, a China continua aumentando a sua. Isso gerará, inevitavelmente,
pressões sobre o meio ambiente e sobre os preços de petróleo no mercado
mundial.
Enchentes desastrosas dos últimos
anos, como as de 1998 e de 2002, têm entre suas causas o desmatamento das
terras altas do interior. Mas o problema central do futuro será, ao contrário,
a escassez de água combinada com a da terra. Além disso, o capítulo dedicado à
China de uma obra editada por distintas ONGs asiáticas destaca os seguintes
problemas ambientais:
– a gigantesca represa das Três Gargantas
sobre o rio Yang-Tsé provocará, possivelmente, impacto negativo sobre o clima,
conseqüências incalculáveis no caso de terremotos, perdas importantes de terras
de cultura, contaminação de águas subterrâneas e de superfície, salinização de
terras, transformação de lagos em pântanos, etc.;
– acidentes industriais que, segundo
números oficiais, matam mais de 20.000 pessoas por ano e freqüentes incêndios
com numerosas vítimas;
– há também incontáveis problemas de
meio ambiente nas "modernas" fábricas de capital vindo de fora, não
poucas vezes com vítimas fatais, onde a saúde dos trabalhadores, em particular
das trabalhadoras, sofre as conseqüências de práticas que privilegiam o lucro
imediato49 .
c) Condições de trabalho, regime
político, corrupção e condição feminina
Estes últimos pontos nos levam a
outros problemas agudos como as condições de trabalho muitas vezes deploráveis
que, conjuntamente com outros fatores como um sistema político repressivo e uma
corrupção difundida, cria tensões importantes.
Quanto aos aspectos repressivos, a
China bate o recorde mundial em matéria de pena de morte e seu sistema
jurídico-policial está, como a sua estrutura política, certamente muito longe
das normas democráticas. Observadores falam de um sistema verdadeiramente
imperial onde há, no fundo, relativamente pouca diferença entre as últimas
dinastias do império Chiang Kai-Shek, Mao e Deng quanto à maneira autoritária
de dirigir os negócios do país. Não existem mais aqueles "senhores da
guerra" de então, mas sim existem os "pequenos imperadores"
locais que podem ser grandes delinqüentes e gozam de uma impunidade absoluta
por sua habilidade de administrar sem escrúpulos os fios do poder local. Mais
do que de "marxismo-leninismo", sugere um observador, poderia hoje se
falar de um "mercado-leninismo", quer dizer, de um capitalismo
desenfreado combinado com um sistema que continua sendo muito autoritário, como
o foi também, durante décadas, o de Taiwan50 .
As condições de trabalho, em
particular nas zonas econômicas especiais, lembram muitas vezes as descrições
da época do capitalismo das origens industriais européias. Jornadas
longuíssimas, inexistência, ou quase inexistência, de férias e de dias de
descanso, salários baixíssimos e falta de segurança são aspectos típicos do
trabalho em muitas dessas fábricas que sustentam o crescimento chinês. Como
resume um autor, os êxitos da China como país exportador nos anos 90 se devem
amplamente à "combinação de investimentos de Hong Kong e de Taiwan e
condições de trabalho neo-dickensianas nos territórios satélites de Hong Kong no
delta do Rio das Pérolas51 ". Essas
condições sugerem repor a velha questão: são apenas excessos de certos patrões
inescrupulosos ou necessidades intrínsecas da acumulação de capital, como na
Inglaterra de Charles Dickens e na França de Emile Zola? As fases iniciais dos
países industriais haverão sempre de fulminar a obra de caridade? Será
preferível ser explorado sem piedade por um patrão a não ser explorado por
ninguém? Pode-se supor que sim, se isso significa uma miséria pior e sem saída,
e aquilo uma melhora relativa que abre novas perspectivas, apesar de parecer
herético a uma esquerda que se opõe ao aggiornamento necessário52 . Mas é certo que
tais condições de trabalho criam tensões e pressões para permitir sindicatos
independentes e liberalizar o regime político.
A corrupção já era uma característica
típica da China nos séculos passados e foi um dos fatores centrais que
determinaram a queda da última dinastia e do regime de Chiang Kai-Shek. Nos
anos 70, Alain Peyrefitte achava que entre as qualidades principais atribuídas
aos dirigentes pela população salientava-se a sua honestidade. Mas, em tempos
recentes, a partir da política de abertura, as coisas devem ter mudado
radicalmente, porque o fenômeno tomou, segundo todos os observadores, uma
dimensão extraordinária. Para um dos mais bem informados deles, o movimento
reprimido em junho de 1989 na Praça da Paz Celestial foi sem dúvida tanto
"pró-democracia" como "anticorrupção". "Se o Partido
Comunista Chinês sofrer um colapso", acrescenta, "a corrupção será
seguramente a razão principal. Ademais, ela floresceu com a liberalização
econômica e chegou a estar tão imbricada que em algum momento pode causar-lhe
sérios danos. Se for possível que a China continental consiga manter seu
milagre econômico e transformar-se em uma grande Taiwan, também é possível que
a corrupção e o regionalismo a transformem em uma outra Nigéria". Às
vezes, acrescenta, a China aparece hoje mais como uma verdadeira cleptocracia
que como uma autocracia53 . Não seria o
único caso de associação estreita de corrupção com abertura exterior: na
América Latina há casos particularmente eloqüentes.
As mulheres tiveram na China, sabe-se,
uma existência bastante triste em tempos imperiais. Com a chegada de Mao, houve
nesse plano melhoras realmente revolucionárias. As conseqüências das políticas
dos anos 80 e 90 foram várias. A política não exatamente liberal do filho
único, imposta brutalmente para reduzir o crescimento demográfico, fez aumentar
o número de nascimentos de crianças do sexo masculino em relação às do sexo
feminino até em 15 a 20% em algumas províncias. É fácil prever no futuro um
agravamento de situações já hoje espantosas de tráfico de mulheres, raptos,
etc. "Seria demasiado simplista dizer inequivocamente que as mulheres
chinesas tenham perdido terreno nos anos 80 e 90", resume uma observadora
estadunidense de origem chinesa. "A economia de mercado lhes deu novas
oportunidades e em alguns casos também independência. Mas, no total, parece-me
que se as mulheres ganharam em uma escala absoluta, perderam, contudo, terreno
relativo frente aos homens. Quando o Partido deixou de lutar pela igualdade,
atitudes tradicionais voltaram a manifestar-se com maior força". Isso
levou, por exemplo, a que no Politburó, onde havia duas mulheres em 1978, não
haja nenhuma desde fins dos anos 80. No Comitê Central, sua proporção diminuiu
de 11,1 para 7,5% 54 . Nos últimos
anos, com certeza, anunciaram-se medidas que tendem a suavizar a política do
filho único.
A "Área Econômica Chinesa"
É importante salientar, em relação ao
contexto regional e internacional da China, a cada vez mais estreita imbricação
do que alguns autores chamam de "triângulo de crescimento da China
meridional" ou de "Área Econômica Chinesa" que inclui as novas
"regiões administrativas especiais" de Hong Kong e de Macau, assim
como Taiwan. Com a incorporação de Hong Kong, o território da China aumentou
0,01% e a sua população 0,5%, mas seu PIB cerca de 20% em dólares correntes (e
quase 5% em paridades de poder aquisitivo). Com Taiwan, seria mais um aumento
em torno de 40% (ou de quase 10%). Em dólares correntes, o PIB conjunto desta
"Área Chinesa" era, já em 1995, de 900 bilhões, pouco menos que o da
Itália ou da Grã Bretanha, mas, calculado em paridades de poder aquisitivo,
seria de quase 3,6 bilhões (quase 3,2 para a R. P. da China), contra 6,8 dos
Estados Unidos e 2,7 do Japão55 .
Os vínculos entre a República Popular,
Hong Kong e Taiwan cresceram aceleradamente como conseqüência da abertura
chinesa. Das exportações de Taiwan, a porcentagem destinada a Hong Kong passou
de menos de 10% em 1980 para mais de 20% em 1993, ultrapassando em 1995 as que
se dirigiam aos Estados Unidos. Desde 1995, uma manobra administrativa permite
contornar a proibição de laços comerciais diretos pela criação bastante
artificial de um porto off-shore em Taiwan, teoricamente fora do seu
território aduaneiro. Ironicamente, após as eleições dos Presidentes Lee
Teng-hui e Chen Shui-bian em 1996 e 2000 – consideradas ambas como provocações
a Pequim e acompanhadas por fortes tensões bilaterais, inclusive militares –,
as relações continuaram a intensificar-se ainda muito mais, não sem provocar
temores em Taiwan de uma crescente dependência da ilha frente, a Mainland
China, que tem quase 60 vezes mais habitantes e que nunca renunciou a seu
"direito" de reconquistar a ilha, se necessário pela força. Algo
semelhante passou com as exportações de Hong Kong, onde o mercado chinês
superou o norte-americano no início dos anos 90. A China, que exportava porcentagens
similares para Hong Kong e para o Japão em 1980, enviava mais de 40% do total
ao enclave inglês em 1992, contra pouco mais de 10% ao Japão. No total, os três
elementos desta "área chinesa" somavam 5,9% das exportações mundiais
em 1994, deslocando a França para o quarto lugar, ainda descontando, como se
deve, as reexportações da China que constituem o grosso dos envios de Hong Kong
ao exterior. Resumindo, a crescente interconexão de Taiwan, Hong Kong e a
República Popular pelo comércio e os investimentos mútuos fazem surgir,
independentemente das tensões políticas recorrentes, um gigante econômico que
supera amplamente as cifras que correspondem apenas à China. A maior parte dos
investimentos "estrangeiros" na China provém de Hong Kong e, em muito
menor escala, de Taiwan. Por outro lado, a China Popular já é o primeiro
investidor exterior em Hong Kong há vários anos56 .
Um analista holandês não hesita em falar
de uma forma de "Sociedade Anônima China, Hong Kong, Taiwan". Como
outros autores, refere-se à província de Guangdong, vizinha de Hong Kong, como
um "quinto tigre", e prevê a integração dos sistemas com a erosão do
comunismo e a implantação de um sistema misto, entre a liberalização
capitalista e outras alternativas neoautoritárias, neonacionalistas e
neoconfucianas57 .
Outros observadores também insistem na
função do delta do Rio das Pérolas, com Macau por um lado e Hong Kong pelo
outro, assim como Guangzhou (Cantão) a uns cem kilometros águas acima, como o
motor regional da China meridional. Analizam os crescentes vínculos estreitos
entre estes territórios, as "zonas econômicas especiais" adjacentes
de Shenzhen e Zhuhai e o resto da província de Guangdong, assim como os enormes
trabalhos recentes de infra-estrutura – entre os quais, além de várias pontes e
auto-estradas, os novos aeroportos internacionais de Hong Kong e de Macau,
inaugurados em 1998 e 1995, respectivamente – na perspectiva das fórmulas de
"regiões de administração especial" acordadas para Hong Kong a partir
de 1997 e Macau a partir de fins de 1999. Estimam que esta região tem, e continuará
tendo, grandes vantagens comparativas para o futuro previsível58 .
Um pesquisador taiwanês confirma a
tendência para a convergência entre as economias insular e continental no
contexto regional do pós-Guerra-Fria: desde os antigos sistemas orientados,
respectivamente, por uma "via chinesa Smith-Keynes" e uma outra
"via chinesa marxista-leninista", resume, o futuro irá para um
"Smith-Marxist-Chinese model59 ".
Entretanto, também é certo que, no campo político, com a queda do velho
Guomindang como partido de governo em 2000-01 e até com revoluções divergentes,
as coisas serão mais complicadas, sempre perigosas para a paz regional.
Uma das questões controvertidas é se o
centro mais dinâmico da China futura será Xangai ou Hong Kong, e também se uma
parte das funções desta cidade será transferida para Cingapura. A resposta
talvez seja a seguinte: o ex-enclave britânico, com as instituições da
"região administrativa especial" em princípio asseguradas até 2047,
manterá, provavelmente por bastante tempo, uma importância primordial como
centro comercial, financeiro, portuário e terciário da dinâmica região Sul e
porta principal de entrada da China. Na medida em que o ambiente se torna
pessimista, Cingapura poderia retomar algumas das suas funções internacionais.
Xangai, em uma China que se abre mais ao mundo e onde mais pessoas começam a
falar inglês, poderá, progressivamente, mas seguramente não em curto prazo, ser
uma concorrente feroz. Num prazo previsível, ficará o enorme e moderno centro
industrial e econômico que já é hoje, na parte Leste do país, muito mais perto
de Pequim e outras cidades importantes; mas deveria, se Hong Kong não mostrar
muita capacidade de se adaptar novamente às mudanças, pôr em risco cada vez
mais a situação privilegiada da cidade do Sul. Um comentário suíço recente
salienta que estão saindo dali postos de trabalho terciários para a vizinha
cidade de Shenzhen e que deixam de afluir os IED, tendência que deveria ser
reforçada pela adesão da China à OMC. Hong Kong, resume, "não ficou parada
nos últimos anos, mas a dinâmica da China continental tem reduzido as vantagens
relativas da cidade", embora sua acelerada integração à província de
Guangdong, origem de aproximadamente 40% das exportações chinesas, poderá
melhorar as suas perspectivas no futuro60 .
A China no mundo do século XXI – novo
parceiro ou elemento perturbador?
A longa trajetória de isolamento e de
humilhações recebidas do Ocidente nos séculos XIX e XX e fatores como o seu
imenso peso demográfico e sua cultura original fazem com que a China
dificilmente seja um "parceiro normal" na ordem mundial. Terá suas
próprias respostas aos desafios da globalização liberal que podem ajudar a
corrigir certas aberrações da atual realidade mundial. Com efeito, na medida em
que a China tenderá – por sua dupla condição de país já bastante industrial mas
ainda "em desenvolvimento" – a compreender melhor que as outras
grandes potências as necessidades dos países pobres, pode-se esperar que vá
tomar posições mais favoráveis a estes no cenário internacional, como na OMC,
ainda dominada pelos países ocidentais61 . Seria
imaginável, em médio prazo, uma forma de aliança anti-hegemonia norte-americana
dirigida pela China e integrada por outros países do "Terceiro Mundo"
como o Brasil, frente à qual a Europa, associada à Rússia, teria talvez uma
posição de mediação entre o Norte e o Sul.
Para o sinólogo francês Lucien Bianco,
Deng mudou mais a China em seus 18 anos no poder que Mao em 27, e em um sentido
muito positivo de aproximação ao Ocidente. Mas o país não deixa de ser
inquietante "para o resto do planeta, porque, se tiver êxito, deverá contar,
em muito pouco tempo, não só com um mercado gigantesco mas também com a
emergência de uma superpotência provavelmente despótica, imperialista e
contaminadora62 ".
O armamentismo chinês – ou o que se vê
de fora, pois os chineses salientam sempre o caráter defensivo das suas
despesas militares – e seus numerosos conflitos com países da região,
combinados com seu perfil de gigante frente a um grande número de países de
dimensões mais modestas, não deixam, efetivamente, de preocupar muitos
asiáticos. Se as tensões internas reclamassem um inimigo externo para desviar a
atenção da população desses problemas, não seria difícil de encontrá-lo.
"Em um mundo cheio de afirmações nacionalistas de pequenos Estados e
grupos étnicos, (Deng) tem legitimizado novamente o nacionalismo de um país
muito grande", adverte um outro especialista francês, François Godement.
"Com seus sucessores, as democracias terão que cooperar para permitir que
a China leve a término sua modernização econômica e assegurar ao mesmo tempo
que a clarificação de seus objetivos nacionais continue sem gerar ameaças para
o resto da Ásia63 ".
Também, dois jornalistas
norte-americanos especializados em temas chineses escrevem que o país, que já
tem o maior exército do mundo, "está utilizando seu boom econômico para
financiar um desenvolvimento militar que poderia desestabilizar toda a Ásia. A
China mantém, com efeito, desacordos sobre suas fronteiras marítimas ou
territoriais com nove de seus vizinhos, combateu com quatro deles no último
meio século e parece estar reivindicando como seu todo o Mar da China
meridional, incluindo nesse as rotas marítimas de maior importância como a do
petróleo do Oriente Médio para o Japão. A China está se transformando em uma
superpotência regional dominante de todo o continente (...) O Ocidente, em
poucas palavras, ainda não começou a levar em conta as conseqüências da
transformação da China em uma nação moderna: imaginem um outro Japão, mais com
uma população superior em uma dúzia de vezes mais as armas nucleares64 ". Houve,
também, uma aproximação notável entre a Rússia e a China, os dois gigantes
territoriais da Ásia, o que deixa Pequim com uma margem de manobra bem maior
nas suas relações com seus vizinhos do Sul. Mas em 2002, se há tensões
perigosas na Ásia, elas certamente não provêm da China, e se o desenvolvimento
chinês provoca preocupações para o meio ambiente mundial, o Ocidente, e
particularmente os Estados Unidos, teriam interesse em mostrar o bom exemplo.
Perspectivas e conclusões
O aumento do comércio exterior e a
afluência dos IED ainda continuaram, após a crise asiática iniciada em 1997,
com apenas uma ligeira desaceleração. Em 1999 e 2000, os IED desceram do
patamar de 45 bilhões de dólares para o de 40 bilhões, voltando ao anterior e
ainda superando-o, com um recorde de 46,8 bilhões em 2001. O total dos anos
1979-2001 chegou assim a cerca de 400 bilhões. As exportações só aumentaram, de
183 para 195 bilhões entre 1997 e 1999, para logo saltar a 249 e 266 bilhões em
2000 e 200165 . O êxito parece
inquestionável e a locomotiva ainda continua a todo vapor. Mas as duas grandes
perguntas, a primeira formulada há mais de uma década e a segunda a partir de
1997, continuam, contudo, sendo as seguintes: poderá o híbrido da
"economia de mercado socialista" de Deng Xiaoping sobreviver sem
maiores alterações de seu arquiteto66 e seus sucessores
imediatos? E como evolucionarão as diversas crises ao nível asiático e mundial?
Segundo a Unctad, ainda no contexto da
atual crise mundial, a China continuou atraindo quase uma quarta parte dos IED,
praticamente o dobro que o México que tinha substituído o Brasil como primeiro
destinatário da América Latina67 . Em 2001, as
exportações chinesas atingiram umas quatro vezes mais do que uma década atrás,
um aumento de quase 50% desde os anos 1997-98. Houve um ligeiro decréscimo no
comércio mundial durante esse ano, conseqüência da recessão nos países
industriais, da implosão da new economy bubble e dos vôos do 11 de
setembro. Em 2002, segundo estimativas da OMC, ano em que o comércio mundial
deveria voltar a crescer, mas apenas 2% em valor (1% em volume), as exportações
chinesas já aumentaram no primeiro semestre a uma taxa impressionante de 17,5%,
frente ao aumento de 14,5% das suas importações68 . Um dos
principais setores é o de têxteis e vestuário, onde as possibilidades de
expansão são ainda enormes69 . Alguns se
perguntam se a China não se tornará o alfaiate do mundo.
A entrada na OMC deveria reforçar
estas tendências. Implica a liberalização não só das importações, mas também
dos IED (acordos sobre serviços – GATS – e propriedade intelectual – TRIPS –
etc.) na participação em diversos setores até então fechados a estes, como
telecomunicações, seguros, bancos, distribuição comercial e turismo, onde se
pode esperar modificações importantes na eficiência e na estrutura de
propriedade, assim como na legislação concernente aos serviços e a propriedade
intelectual.70 Deve-se salientar,
porém, que esta abertura aos IED se faz de uma maneira muito gradual, prudente
e seletiva, ao contrário do que se fez por exemplo na Argentina dos anos 90.
Estes acordos interessaram, em particular, a União Européia que pretende
concluir o seu acordo prévio à adesão da China, como explica o Comissário
competente no capítulo sobre estas negociações, cujo título otimista é
eloqüente: "O futuro está na China".71
A crise de 1997-98 tinha provocado uma
queda catastrófica dos PIBs dos "tigres" da segunda geração e também
da Coréia, mas só, como se viu, uma ligeira desaceleração na China. Este
contraste tem a ver com o tamanho do país e a sua menor abertura financeira.
Mas ainda assim existem perigos exteriores, não só no abastecimento energético,
para a continuidade deste dinamismo. Uma recessão persistente nos principais
mercados, asiáticos e outros, não poderia deixar de afetar as perspectivas de
crescimento, apesar de prosseguir, como nos últimos anos, a expansão do mercado
interno.
Um especialista espanhol fornece
índices que ilustram a menor vulnerabilidade da China frente às crises exteriores
recentes: a dívida externa em curto prazo, favorecida pela abertura financeira
e a especulação, chegou a ser bem superior (entre 1,5 e 2 vezes,
aproximadamente) às reservas de divisas na Tailândia, na Indonésia e na Coréia
às vésperas da crise de 1997, mas só a uma oitava parte das reservas no caso da
China; a eficiência dos novos investimentos era bem maior na China que na
Malásia e na Tailândia e a sua moeda tinha se depreciado menos72 ; quanto ao peso
das exportações ao Japão e aos Estados Unidos, elas constituíam apenas 7,5% do
PIB chinês em 2000, contra 10 a 20% na Coréia, na Indonésia, na Tailândia e nas
Filipinas, e mais de 40% na Malásia; todos estes países, ao contrário da China,
dependem, particularmente, das exportações de semicondutores e de outros
produtos das tecnologias de informação, o que lhes deu, nos últimos anos, uma
vulnerabilidade exterior muito grande. Assim, o gigante da Ásia oriental
conseguiu manter as altas taxas de crescimento das suas exportações e continuou
atraindo capitais do exterior, mesmo se reorientando com êxito para um maior
investimento e para o consumo interno.73 .
Tamanho do país, tradições culturais,
localização geográfica em uma região dinâmica, política econômica, passado
feudo-imperial e capitalista-semicolonial, herança das filosofias do
confucionismo e do taoísmo, assim como do revolucionário Mao, do reformador
Deng e do manager Jiang Zemin – tudo isso contribui para explicar o
resultado atual. A "economia de mercado socialista" levou, por
exemplo, a uma presença de capitais estrangeiros cuja utilidade às vezes pode
parecer enigmática, como nos casos da produção de chá frio – por uma
subsidiária da cervejaria japonesa Santory – ou de água purificada – pela Coca
Cola – que são consumidos em quantias astronômicas em garrafas de
plástico no calor do verão, sem falar da presença dos incontáveis McDonalds e
Kentucky Fried Chicken em concorrência com a deliciosa comida local. Se nas
cidades do país, o visitante pode crer que já não existe chinês sem telefone
celular e se multiplicam os números de turistas estrangeiros como os
cybercafes, isso também é sinal de abertura. A entrada de capitais estrangeiros
nas grandes empresas estatais, que parece ter lugar segundo uma lei de outubro
de 2002 que permite o controle majoritário destes, deverá significar um passo importante
para aumentar a eficiência e, portanto, uma iniciativa essencial para utilizar
a adesão à OMC em vista a reforçar a modernização74 .
O problema principal talvez esteja
justamente no plano interno, em relação ao modelo de desenvolvimento que cria
tensões crescentes, muitas vezes perigosas. De acordo com Paul Kennedy,
"como a China e a Índia possuem uma vantagem tecnológica sobre muitas sociedades
em desenvolvimento, caberia ser otimista sobre suas perspectivas, mas com duas
dúvidas importantes. A primeira, o núcleo do problema, é se o potencial
para o incremento do nível de vida per capita não será aniquilado por
milhões de crianças que nascem a cada ano. A segunda questão supõe um cruel
dilema: o que é mais sensato para países que possuem entre 500 milhões e um
bilhão de camponeses, tentar hoje seguir 'as etapas do crescimento industrial'
estabelecidas pela primeira vez nos países de tamanho médio da Europa ocidental
há cento e cinqüenta anos ou imitar a revolução de alta tecnologia que surge
das muito diferentes estruturas socioeconômicas da Califórnia e do Japão?75 "?
Como manter o precário equilíbrio
entre cidade e campo, regiões dinâmicas e estagnadas, além da combinação
perversa do regime de Partido Comunista, baseado ainda num amplo setor de
empresas públicas na indústria, com um capitalismo do tipo selvagem? A
inquietude cresce no próprio partido sobre o abismo cada vez mais profundo
entre regiões costeiras e interiores. A necessidade crescente, segundo as
previsões, de importar cereais, assim como os problemas ambientais cada vez
mais agudos, são fontes de outras preocupações sérias na China: segundo Lester
Brown, diretor do Worldwatch Institute, há realmente razões para isso: "Se
a China seguir fundamentalmente na via da industrialização copiada do Japão, da
Coréia do Sul e de Taiwan, e se esta diminuição das terras cultiváveis
continuar, terá perdido cerca da metade destas terras em 2030. Se a população
continuar crescendo como previsto em 490 milhões de almas entre 1990 e 2030, a
superfície produtora de cereais por pessoa terá passado de 0,08 hectares em
1990 para 0,04 em 203076 .
Para outros autores, esta previsão é
malthusiana demais. De todo modo, "o intenso desenvolvimento que estão experimentando
as frutíferas zonas costeiras traduz-se em uma perda de auto-suficiência,
enquanto que o incremento no consumo de carne se reflete em maiores
necessidades de pastos e cereais para alimentação do gado. Analistas ocidentais
afirmam que a superfície dedicada à produção de grãos perde anualmente entre
100.000 e 300.000 hectares, sendo a China, atualmente, importadora de trigo,
arroz, milho e soja77 ". Lembremos
que só 10 ou 15% das terras chinesas são aptas para a agricultura.
Se a China teve, sem dúvida, grandes
êxitos em termos de crescimento econômico, em flagrante contraste com a Rússia
e os outros países da Europa Oriental pós-perestroika, isso foi, com certeza,
não só por "ter tido sorte" ou por ter rejeitado a terapia de choque
proposta pelo establishment ocidental. Foi precisamente por ter
empreendido suas reformas liberalizantes de forma gradual e não tão brusca como
aqueles países. Assim opinam dois especialistas espanhóis que salientam o
entorno geral diferente: "Enquanto a China não sofria graves
desequilíbrios macroeconômicos, tinha uma alta proporção de agricultores e
efetuava já a maior parte do seu comércio exterior com países de economia de
mercado, os países da Europa Oriental e a antiga União Soviética tiveram que
fazer frente a um grave descontrole das macro-magnitudes, a uma considerável
superindustrialização e à perturbação externa que supôs o colapso do COMECON.
Ademais, a China pôde contar com sua pertinência à Ásia oriental, a região mais
dinâmica do planeta, com dois pólos de desenvolvimento, Hong Kong e Taiwan,
assim como com as contribuições dos chineses de ultramar. Pelo contrário, as
economias da Europa central e oriental iniciaram sua transição em uma época de
vacas magras no Ocidente e não conseguiram atrair tanto investimento
estrangeiro78".
Os êxitos do último quarto de século
dão à China melhores perspectivas para enfrentar os desafios que não são
poucos. Mas o êxito principal terá sido, sem dúvida, o de ter definido seu
próprio ritmo e sua própria maneira de realizar reformas, rejeitando receitas
vindas de fora que tantos desastres têm provocado em outras partes. A China
soube entrar na globalização aproveitando as possibilidades de uma economia
mundial mais aberta sem cair nas ilusões de um ultraliberalismo ingênuo ou
hipócrita, nem acreditar nas ilusões de mercados mundiais "livres"
movidos pela "mão invisível" de Adam Smith e uma suposta
racionalidade universal. Entendeu que as "vantagens comparativas" de
David Ricardo podem servir de orientação de base, mas devem ser interpretadas
de forma realista – tendo em conta que o mercado real é mais regido por grandes
empresas multinacionais que pela concorrência perfeita ou pela "mão
invisível" – e em uma perspectiva dinâmica. Se um país atrasado quer
progredir, como fizeram outros países asiáticos, requer uma combinação de
mecanismos de mercado com sólidas medidas de orientação estatal, sendo esta uma
receita muito melhor que aquela confiante nas "funções auto-reguladoras do
mercado", ainda constitui o credo básico de instituições como o FMI79 .
As experiências asiáticas posteriores
a 1997 – após a crise que em boa parte foi resultado da política do FMI,
sobretudo por sua insistência dogmática na abertura dos mercados financeiros
que causou uma especulação nefasta – mostram também que as receitas posteriores
de austeridade e de ainda maior abertura foram erradas80. Os países em questão
recuperaram-se posteriormente e, tanto radicalmente como rapidamente,
rejeitaram estas receitas, como ilustram os casos da Malásia e também da Coréia
do Sul. O Banco Mundial tinha reconhecido no seu famoso estudo de 1993,
realizado por iniciativa japonesa, que os êxitos asiáticos se explicavam,
sobretudo, pelo intervencionismo estatal combinado com mecanismos de mercado,
apesar de sua explicação ser baseada em uma distinção pouco convincente entre
intervenções favoráveis ao mercado, portanto recomendáveis, e outras que não o
seriam81 . Um especialista
filipino descreveu como essa verdadeira "associação ao capital"
(estrangeiro) devido à afluência de capitais especulativos causou problemas
graves que tenderam a levar estes países de volta ao "Terceiro Mundo82 ".
O ensaio recente do antigo
economista-chefe do Banco Mundial, Joseph Stiglitz, mostra que o Consenso de
Washington é crescentemente questionado mesmo dentro do establishment mundial.
Juntou-se a ele até o especulador-filósofo George Soros, que denuncia a
incoerência, a hipocrisia e a irracionalidade do sistema mundial. As práticas
muitas vezes protecionistas dos países ricos são, efetivamente, muito bem
ilustradas, em 2002, pelos próprios Estados Unidos, campeões do liberalismo, na
agricultura e no setor siderúrgico. Pode-se concluir com o autor que,
independentemente das suas enormes vantagens potenciais, a globalização, na
forma em que hoje avança, simplesmente "não funciona", nem para os
pobres do mundo, nem para o meio ambiente, nem ainda para a estabilidade da economia
internacional83 .
Em uma linha paralela, o especialista
espanhol citado no início destas páginas conclui seu artigo recente sobre o
acordo de Doha: "Com todas essas limitações, a existência da OMC e da
Declaração de Doha servem novamente para evitar que o exercício da hipocrisia
multilateral que às vezes supõe o debate livre comércio-protecionismo se
converta em uma guerra comercial aberta e que jogue no lixo um dos pilares da
'globalização humana' a que hoje devemos aspirar tendo em vista os problemas
causados pelo fundamentalismo de mercado84 ".
Uma guerra econômica aberta certamente
faria vítimas, em particular, e, sobretudo, nos países periféricos. Mas uma
abertura radical e reformas liberais podem levar ao desenvolvimento, como
também a graves crises ou ao desastre pela fragilidade externa resultante. A
globalização oferece grandes possibilidades aproveitáveis para aumentar a
produtividade e prosperidade de um país, mas também implica enormes perigos e
problemas. Quem, como os "tigres", se aventura muito longe nessa via
pode alcançar taxas de crescimento impressionantes e êxitos também fora dos
indicadores puramente econômicos, mas corre riscos. Pode aumentar a sua
autonomia, mas também chegar a ser "re-subordinado", adverte um
economista filipino, ou ainda, nos tempos de pós-Guerra Fria, até ser vítima de
"re-colonização", como acrescenta um veterano observador indiano de
temas internacionais85 .
A questão que fica em todo caso aberta
é a de quais serão os custos e benefícios da integração acelerada na
globalização. A especialização internacional traz, teoricamente, benefícios
evidentes para todos, mas na prática para alguns, talvez muitos, mas certamente
não para todos. Os benefícios são, em todo caso, desigualmente distribuídos
entre nações desiguais, levando em consideração uma série de circunstâncias
complexas86 , apesar de
existirem "clubes de convergência87 " como a
União Européia ou, segundo espera o establishment mexicano, o NAFTA.
A China, por sua própria força, poderá talvez reduzir os custos e maximizar os
lucros, mas isso depende de sua política e de suas respostas concretas aos
problemas antes resumidos. Não deveria esquecer que as realidades da
globalização são muito distantes dos discursos oficiais predominantes, tendo
mais a ver com relações de força, capacidade de inovação, oligopólios,
orientação estatal, etc., do que com uma idílica concorrência perfeita onde
todos ganham e ninguém perde88 .
A crescente presença chinesa
constitui, por outro lado, uma concorrência que deveria aumentar a
vulnerabilidade exterior dos outros países asiáticos, apesar de também poder
oferecer-lhes novas oportunidades de especialização. "A maneira que respondem
seus vizinhos à chegada da China", resumem dois especialistas,
"determinará se vão prosperar ou não na nova ordem na qual a Ásia estará
crescentemente organizada em torno da China89 ".
Também para outras regiões
relativamente subdesenvolvidas como América Latina ou Europa oriental, a maior
presença da China no comércio mundial – e a conseqüente redistribuição dos
fatores produtivos em nível mundial – pode ser perigosa, diminuindo as suas
possibilidades de exportar têxteis e outros produtos industriais, mas podendo
lhes oferecer aumento das exportações de produtos agropecuários, entre outros,
à China. Para a Europa e os Estados Unidos, a conseqüência deveria ser,
sobretudo, uma maior possibilidade de lucros comerciais e de voltar a
equilibrar sua balança comercial atualmente muito deficitária90 . Isso não exclui,
evidentemente, que certos setores nesses países possam sofrer duramente o
impacto, acelerando a queda de atividades tradicionais e agravando as tensões
sociais. A União Européia, por exemplo, opõe-se há muito tempo ao que considera
"concorrência desleal" da Coréia quanto à construção de barcos.
Relativamente à China, resta ainda a
pergunta de como continuará sua característica de oscilação permanente entre a
admiração, o ódio ou desprezo, frente ao "outro" ocidental como
afirma um especialista francês: "Por um lado, Pequim tira proveito de
forma massiva dos investimentos dos chineses de ultramar e também se beneficia
da boa vontade dos diplomatas asiáticos. Mas a China não perde nunca a ocasião
de salientar sua desconfiança frente ao Japão e seu desprezo frente aos
pequenos países do Sudeste da Ásia. De fato, os dirigentes chineses professam
sentimentos muito complexos frente aos seus vizinhos, estabelecem relações com
eles quando necessitam, mas, na realidade, não lhes perdoam por terem tido
razão".
"No fundo, os sucessores de Deng
Xiaoping vão enfrentar uma situação paradoxal, mas compreensível: a crescente
abertura de sua sociedade reforça a integração com a Ásia e o mundo; por outro
lado, conserva a hostilidade de numerosos chineses frente aos países
estrangeiros. Se a economia progredir, as dores da transição serão atribuídas
ao estrangeiro. Se deteriorar, também será por culpa da abertura. Nessas
condições, saberão os sucessores de Deng Xiaoping realmente como atuar para
estabilizar a relação intelectual e política do estrangeiro na China, e, em
especial, a do Ocidente? Ou, ao contrário, encorajarão o desenvolvimento do
nacionalismo para compensar seu déficit ideológico91 "?
É certo que estes sentimentos
xenófobos têm profundas causas históricas e que as reticências frente a uma
globalização ultraliberal, ou somente liberal, têm também outros motivos:
"O governo chinês considera a alimentação da população uma questão de
segurança nacional e existe, por isso, um certo temor quanto à dependência
externa, especialmente com respeito aos Estados Unidos. Este receio fica
plasmado na negativa da China de incluir o setor agrícola no projeto que
liberaliza a área comercial Ásia-Pacífico, discutido na terceira cimeira da
APEC celebrada em Osaka em novembro de 1995. A partir desta perspectiva, a
China se encontra em uma difícil encruzilhada. Tem de optar pela liberalização
e a importação ou impor medidas protecionistas semelhantes às estabelecidas
pelo Japão e pela Coréia do Sul para proteger seus agricultores. Se a opinião
majoritária se inclinar pela proteção, esta decisão entraria em claro conflito
com a atual dinâmica liberalizante do bloco asiático, assim como com o
cumprimento das condições de acesso à Organização Mundial do Comércio ...92". Isso foi escrito
há poucos anos, e a atitude da China frente à OMC aceitando uma abertura
parcial e gradual do seu setor agrícola parece refletir sua acostumada
tendência ao pragmatismo, apesar de que só o futuro dirá se as precauções terão
sido suficientes.
Por último, fica ainda aberta a
questão fundamental das vantagens e desvantagens de um sistema político mais
aberto. Os êxitos do Japão se deram primeiro sob o regime autoritário, mas
constitucional, de Meiji que logo se transformou num sistema militarizado
aliado à Alemanha de Hitler, e, após 1945, sob uma democracia
liberal-conservadora de estilo ocidental imposta pelos vencedores. Os
"tigres" imitaram o Japão em muitos aspectos, mas com regimes que não
tinham nada de democráticos, apesar de terem feito reformas que levaram a uma
distribuição da renda não muito desigual. Outros regimes autoritários como os
das Filipinas ou do Paquistão não chegaram a produzir o take-off econômico,
criando ou agravando os abismos sociais e tensões regionais que põem em risco a
própria coesão nacional. Mas o que se passou na Índia, praticamente o único
país da região com instituições democráticas, que se mostrou bem mais estável
do que todo o mundo pensava há algumas décadas? Muitos indianos dizem que o seu
sistema político não só lhes preservou de graves violações de direitos humanos,
de guerras civis ou interétnicas, mas também de aberrações gigantescas – como
na China de Mao durante a Revolução Cultural – e de autoritarismos estéreis
como os de alguns países vizinhos, e talvez lhes ofereça, em definitivo,
melhores perspectivas de longo prazo que os regimes autoritários de outros
países asiáticos, inclusive aqueles que têm ostentado altas taxas de
crescimento econômico. Os maiores "tigres" Coréia e Taiwan, e em
menor medida outros países da região, já se orientaram há vários anos, como
corolário do seu desenvolvimento econômico, para um regime político de tipo
ocidental.
Na China, este caminho parece ainda
longo e difícil, sobretudo na medida em que o regime mantém certa legitimidade
por seu próprio êxito econômico e também devido ao atraso ainda muito grande em
termos de "consciência democrática" (ocidental) nas regiões
majoritárias, fora dos enclaves modernizantes e arredores, onde foi aparecendo
uma crescente, mas ainda muito heterogênea, classe média, isto é, em regiões
que contam com uns 400 milhões de habitantes93 . A ignorância
ainda quase total da língua inglesa na China de hoje – que muito lentamente vai
diminuindo – reflete essa relativa desconexão do mundo, incomparável
internacionalmente, exceto talvez com a Coréia do Norte. Segundo o politólogo
estadunidense Robert Dahl, contudo, o êxito econômico da China tem criado ali
também as precondições de tal sistema político: classe média, educação e uma
maior demanda de informação. "E quando um governo cria estas condições não
pode seguir se impondo sem destruir seus próprios objetivos; quer dizer, se
frente a uma sociedade que gera demandas de democratização o regime governante
se obstina a se impor de modo autoritário, não lhe resta outro caminho que o de
destruir esta sociedade94 ". Pode ser
demasiado contundente esta afirmação, mas reflete, sem dúvida, a grande
interrogação política que é a da "quinta modernização", a do sistema
político da China no começo do século XXI.
Notas
1 GRANELL, Francesc. Doha, China y la
OMC. Del pesimismo al diálogo multilateral. Política Exterior 85. Madrid,
p.25-31, jan.-fev. 2002.
[ Links ]
3 Ilustração eloqüente da nova
atitude, a televisão chinesa mostrava com freqüência durante a estada do autor
na China em agosto de 2002 destruições de CDs e outros produtos pirateados
diante de representantes das autoridades empenhadas em acabar com as práticas
tão criticadas como violação de direitos de propriedade intelectual. Todavia,
isso não impedia que se pudesse comprar em toda parte excelentes CDs das
músicas de Mozart, dos Beatles, etc., pelo módico preço de um ou dois dólares.
4 CHIENG, André. La Chine à
l'OMC: promesses, risques et arrière-pensées. Sociétal. Paris, n. 36, 2º
trimestre, p.20, 2002. [ Links ]
5 Após o Japão, apareceram, nos anos
60, os dinâmicos "quatro pequenos tigres" – no início chamados de
"dragões" (Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong), e a partir
dos anos 70 outros países como Malásia e Tailândia (v. SUKUP, V. Ásia Oriental
e Sudeste Asiático – modelos para América Latina? Revista Brasileira de
Política Internacional, No. 40 (2), p. 27-48, 1997 e Asia frente al siglo
XXI – [ Links ] ¿de
los "milagros" a las "debacles"? Buenos Aires:
Corregidor, 2000. [ Links ]
6 MADDISON, Angus. La economía
mundial, 1820-1992. Análisis y estadísticas. Perspectivas OCDE. Paris:
1997. [ Links ]
7 FERRER, Aldo. Historia de la
Globalización. Orígenes del orden económico mundial Buenos Aires: FCE de
Argentina, 1996, p. 270.
[ Links ]
8 FOK, Kai Cheong. Estudos sobre
a instalação dos portugueses em Macau. Lisboa: Ed. Museu Marítimo de Macau e
Ed. Gradiva, sem data, p. 12.
[ Links ]
9 INTRODUÇÃO. Visões da China na
literatura ibérica dos séculos XVI e XVII. Antologia documental. Revista
de Cultura. Macau, n. 31, dedicado ao tema, abril-junho 1997.
[ Links ]
10 Parece que os jesuítas propuseram a
Roma a adaptação da simbologia do cristianismo, substituindo o pão pelo arroz e
o vinho pelo chá, para atrair os chineses para a religião cristã, mas o
Vaticano se opôs a essa idéia, impedindo o possível êxito dos esforços dos
missionários que sempre foram vistos mais como vanguarda do colonialismo
europeu que como mensageiros da palavra de Deus. Uma maior flexibilidade da
hierarquia católica teria talvez mudado o rumo da história.
12 PINON, René; DE MARCILLAC,
Jean. La Chine qui s'ouvre. París: Librairie académique Perrin & Cie,
5a éd, 1900, p. 1. [ Links ]
13 Citado por REMER, C. F. The
foreign trade of China. Shanghai: The Council Press, 1928, p. 17.
[ Links ]
14 Ibid., p. 245.
15 Ibid., p. 233.
16 CHESNAIS, Jean-Claude. La
revancha del Tercer Mundo. Buenos Aires: Sudamericana, 1987, p. 63.
[ Links ]
17 PEFFER, Nathaniel. China: the
collapse of a civilization. Londres: George Routledge & Sons, 1931, p. 5.
[ Links ]
18 MORISHIMA, Michio. Por que ha
"triunfado" el Japón. Tecnología occidental y mentalidad japonesa.
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43 Neue Zürcher Zeitung, 23-9-02.
44 KRISTOF & WUDUNN, op. cit.,
p. 15. O fato bem conhecido que os Estados Unidos, com menos de um quarto da
população da China, contribuem muito mais que ela aos problemas ambientais do
mundo não impede que as conseqüências do desenvolvimento chinês também sejam
objeto de preocupações legítimas.
45 RÍOS, Xulio. China,
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51 VAN KEMENADE, W. op. cit., p.
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53 KRISTOF & WUDUNN, op. cit.,
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54 Ibid., p. 222.
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57 VAN KEMENADE, W. op. cit.
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Revista Brasileira de Política
Internacional
Print version ISSN 0034-7329On-line version ISSN 1983-3121
Rev. bras. polít.
int. vol.45 no.2 Brasília July/Dec. 2002
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-73292002000200005
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292002000200005
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