quarta-feira, 25 de maio de 2016

Na Escolinha do Professor Temer

Virando a página com mesóclise e batida de mesa

Aqueles que quiserem esbravejar façam-no o quanto quiserem mas pela via legal, pela via democrática. Até com nosso aplauso.

Nós somos como JK. Nós não temos compromisso com equívoco.

Meus caros, quando eu perceber que houve um equívoco na fala, um equívoco na condução do governo, eu reverei essa posição.

Não tem essa coisa de não errei, não aceito errar.

Posso ter errado.

Procurarei não errar.

Mas se o fizer consertá-lo-ei.



Nat King Cole Fascination Legendado


Virando a página


Trailer Oficial - Virando a Página - estreia em 25/6 em SP e no RJ


Batida de mesa


batida de mesa



Mesóclise


Colocação Pronominal (Próclises, ênclises e mesóclises) - Parte 3



Edição do dia 24/05/2016
24/05/2016 20h42 - Atualizado em 24/05/2016 21h05
Ele passou por seu primeiro teste no Congresso: votação da meta fiscal.
Presidente em exercício convocou ministros a não cair em provocações.


Clique para assistir a reportagem no link a seguir:



O presidente em exercício, Michel Temer, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciaram nesta terça-feira (24) uma série de medidas para tentar recuperar a economia. O anúncio foi feito numa reunião com aliados políticos.

Temer aproveitou para falar também sobre o governo dele, e repetiu que não vai interferir nas investigações da Lava Jato.
A reunião foi no Palácio do Planalto. Uma conversa do presidente em exercício com deputados e senadores de partidos aliados. Temer pontuou que seu governo é de coalizão, no dia de seu primeiro teste no Congresso: a votação da nova meta fiscal.

“E esse será o primeiro teste, de um lado do governo, de outro lado, do Legislativo, para relevar aos brasileiros que nós estamos trabalhando, e que nós estamos exercendo regularmente as nossas funções. É que as coisas estão postas de uma maneira que todos querem testar as instituições nacionais. Lamento dizer que muitos que até propuseram a modificação da meta, hoje anunciam que vão tentar tumultuar os trabalhos para impedir a votação. Isso revela aos olhos de quem vê o país como uma finalidade, e não um governo ou um partido político, revela a absoluta discordância com a tranquilidade institucional do nosso país”, afirmou Temer.
O presidente em exercício convocou seus ministros a não cair em provocações e manter o foco:

“Nós temos sido vítimas de agressões. Eu sei como funciona isso, uma agreessão psicológica para ver se amedronta o governo. Nós não temos a menor preocupação com isso. Nós não temos que dar atenção a isso, nós temos que cuidar do país. Aqueles que quiserem esbravejar façam-no o quanto quiserem, mas pela via legal, pela via democrática, até comm o nosso aplauso”.
Entre os parlamentares, o senador Romero Jucá, afastado na segunda (23) depois do vazamento de um áudio em que, entre outras coisas, comenta que o impeachment de Dilma pararia com a sangria provocada pela Operação Lava Jato. Diante dele, Temer rebateu o discurso de que seu governo busca dificultar investigações. 
“Nós não vamos impedir a apuração com vistas à moralidade pública, à moralidade administrativa. Ao contrário, nós vamos sempre incentivá-la. Eu tenho dito isso com uma frequência inaudita, mas, por mais que diga, eu vejo que muitas vezes sai uma notícia: ‘Ah, tem um esquema pra fazer isso, pra fazer aquilo’. Nós não queremos isso, ninguém quer. Penso que nem os nomes que de vez em quando são apontados também o querem. Desejam sim, no estado democrático de direito, em defesa, farão sua defesa, mas nada que o governo possa interferir”, declarou Temer.
O presidente em exercício lamentou também a intolerância que prejudica o Brasil:
“Nós precisamos pacificar, harmonizar o país. O país não pode ficar nessa situação, porque ‘ah, porque acontece isso, porque eu faço isso, faço aquilo’, não pode, não. Eu acabei de ressaltar as vantagens da oposição, mas não podemos permitir a guerra entre brasileiros, a disputa quase física. Isto é inadmissível. Nós temos os olhos voltados para toda a comunidade nacional. Não é sem razão. Em muitas e muitas ocasiões, eu tenho reiteradamente afirmando que, enquanto houver pobreza no país, nós temos que ter os nossos olhos voltados precisamente para esta categoria”.
Antes de pontuar as primeiras medidas de seu governo, Temer reafirmou o compromisso com o diálogo e disse que não tem compromisso com o erro.

“As pessoas se acostumaram a quem está no governo não pode voltar atrás. Quem está no governo, se errou, tem que ter compromisso com o erro. Nós somos como JK, nós não temos compromisso com o equívoco; portanto, quando houver algum equívoco governamental, nós reveremos este fato, de modo que eu vi aqui: ‘Bom, mas o Temer está muito frágil, coitadinho, não sabe governar’. Conversa! Eu fui secretário da Segurança Pública duas vezes em São Paulo, e tratava com bandidos. Então eu sei o que fazer em um governo, e saberei como conduzir. Agora, meus caros, quando eu perceber que houve um equívoco na fala, um equívoco na condução do governo, eu reverei essa posição. Não tem essa coisa eu não errei, eu aceito ter errado. Eu posso errar, mas se o fizer, consertá-lo-ei”, disse.

Em 13 dias de governo, Michel Temer tem provado que é bastante capaz de recuos. Por insustentável, abriu mão de Romero Jucá no ministério; por causa de protestos, desistiu de acabar com o Ministério da Cultura; criticado, se apressou em nomear duas mulheres em sua equipe. Mas toda essa flexibilidade tem a ver com a urgente necessidade de apoio popular e de votos no Congresso. Agora, mais do que nunca, para garantir a aprovação das medidas de enfrentamento da crise econômica.














Descalço com Kim Novak


"Ninguém mais antipresidencial. Ele trouxe a gargalhada para a presidência. Nenhum outro chefe de Estado, no Brasil, teve essa capacidade de rir – e nos momentos mais inoportunos, menos indicados. Dir-se-ia que ele tinha sempre um riso no bolso, riso que ele puxava, escandalosamente, nas cerimônias mais enfáticas. Os outros presidentes têm sempre a rigidez de quem ouve o Hino Nacional. Cada qual se comporta como se fosse a estátua de si mesmo. Não Juscelino. Quando ele tirou os sapatos para Kim Novak (que achado genial! que piada miguelangesca!), ele foi o antipresidente, uma espécie de cafajeste dionisíaco. Eu diria que jamais alguém foi tão brasileiro. O novo Brasil é justamente isso: – um presidente que tira os sapatos para uma beleza mundial." (Nelson Rodrigues no jornal Brasil em Marcha, 10/2/1961)






Informal, mas nunca vulgar, Juscelino Kubitschek tinha hábitos simples – um dos quais, tirar os sapatos, fazia a delícia dos fotógrafos. Teria, quando jovem, machucado um dedo, e sempre que podia liberava os pés – os pés que lhe valeram fama de exímio dançarino. Mesmo que fosse em presença de uma beldade como a atriz americana Kim Novak, em cuja companhia foi fotografado – ambos descalços, numa cena que inspirou bela página do escritor Nelson Rodrigues.
Filho de Diamantina, adorava serenata, em especial quando se cantava o "Peixe vivo", canção folclórica que acabou se convertendo numa espécie de hino com que Juscelino era saudado em toda parte. Em 1968, por iniciativa do amigo e antigo assessor Serafim Jardim, gravou texto de apresentação para um disco – JK em serenata – de seresteiros diamantinenses. Gostava do "Apesar de você" de Chico Buarque. E de "Fascinação", que pediu para Nat King Cole tocar e cantar para ele no Palácio do Catete, certo dia de 1959.
Flexível, não se acanhava de mudar de idéia quando necessário: "Não tenho compromisso com o erro", insistia. E, se alguma coisa não dava certo – sua tentativa de entrar para a Academia Brasileira de Letras, por exemplo –, não se deixava abater: "Vamos virar essa página", dizia. Virou muitas.



Significados

Significado de mesóclise
s.f. Gramática Colocação de pronomes pessoais átonos, presos por hífens, entre o infinitivo e as desinências, no futuro do presente e no futuro do pretérito: ajoelhar-me-ei, informá-lo-ia, dar-vo-la-íamos, falar-te-á. (Sin.: tmese.)
Fonte: Dicio





"Não adianta só virar a página, muitas vezes precisamos rasgá-la."









Batida na mesa

Eu vi isso no filme Lucky You com o Eric Bana e Robert Durvall. Assim que um jogador que perdeu todas as fichas sai da Mesa, o que ganhou dá 2 batidas/socos e o que perdeu retorna com 1 batida. Qual o significado?
Atualizar: Vou detalhar: Eu sei que quando alguém dá batidas/soquinhos na mesa, está dando "Check" ou passando. Porém, no filme "Luck you", creio que seja algo dos americanos mesmo, pois quando 2 jogadores vão pra "All In" por exemplo, depois de já ter ganho todas as fichas, o ganhador dá 2 batidas na mesa, e o jogador que perdeu retorna com apenas uma batida. Creio que seja um sinal de respeito ou de boa jogada.





Lucky You Trailer (2007)



Lucky You

There's a little girl
in this little town
with a little too much heart
to go around
Live forever,
never say never
You can do better,
that's what she says

Mama named her Lucky
on a starlight night
A rabbit foot in her pocket,
she dances in spite of
The fact that she's different
and yet she's the same
And she says do do do do do do
do do do do do do do do
do do do do do do do do
Lucky you, lucky you
Do do do do do do do do

She sings her little songs
She walks a long a little
Halfway headed for the skies
Left to travel,
lives they unravel
Mind over matter,
that's what she says

Mama named her Lucky
on a starlit night
A rabbit foot in her pocket,
she dances in spite of
The fact that she's different
and yet she's the same
And she says do do do do
do do do do do do do do
do do do do do do do do do do do
Lucky you, lucky you, lucky you
do do do do do do do do do
do do do do do do do do do do do

Maybe she'll sing you do do do
Maybe she'll bring you
into the skies
Honey, she'll love you
Funny how some view
angels above you,
aint so far away.

Mama named her Lucky
on a starlit night
A rabbit foot in her pocket,
she dances in spite of
The fact that she's different
and yet she's the same
And she says do do do do
do do do do do do do do
do do do do do do do do do do
Lucky you, lucky you

Sorte Sua

Há uma pequena garota
Nesta pequena cidade
Com um coração muito pequeno
Para ir em volta
Vive para sempre
Nunca diz nunca
Você pode fazer melhor
Que é o que ela diz

Mãe chama ela de Sorte
Em uma noite estrelada
Um pé de coelho em seu bolso
Ela dança em rancor
O fato que ela está diferente
E ainda ela está a mesma
E ela diz do do do do do do
Do do do do do do do do
Do do do do do do do do
Sorte sua, Sorte sua
Do do do do do do do do

Ela canta suas músiquinhas
Ela anda um longo um pequeno
Meio caminho conduzida pelo céu
Deixe viajar
A vida deles é desenredar
A mente novamente se importa
Que é o que ela doz

Mãe chama ela de Sorte
Em uma noite estrelada
Um pé de coelho em seu bolso
Ela dança em rancor
O fato que ela está diferente
E ainda ela está a mesma
E ela diz do do do do do do
Do do do do do do do do
Do do do do do do do do
Sorte sua, Sorte sua
Do do do do do do do do
Do do do do do do do do do do do

Talvez ela cantará você do do do
Talvez ela trará você
No céu
Querido, ela te amará
Engraçado como alguma vista
Anjos em cima de você
Não é tão longe

Mãe chama ela de Sorte
Em uma noite estrelada
Um pé de coelho em seu bolso
Ela dança em rancor
O fato que ela está diferente
E ainda ela está a mesma
E ela diz do do do do do do
Do do do do do do do do
Do do do do do do do do
Sorte sua, Sorte sua



Chico Buarque - Apesar de Você (com Letra)




The very best of Nat King Cole

Nenhum comentário:

Postar um comentário