sexta-feira, 13 de maio de 2016

Fala Meireles, fala MeireLLes...

Fala Meireles

Cecília Meireles
"...Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda..."

(Romanceiro da Inconfidência)

Fala MeireLLes

Edição do dia 13/05/2016
13/05/2016 08h28 - Atualizado em 13/05/2016 10h45
Meirelles dá primeira entrevista depois da posse como ministro da Fazenda.
Ele aponta para "medidas duras, porém necessárias"; confira a entrevista.



O Bom Dia Brasil conversou ao vivo em Brasília com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Miriam Leitão e Fábio William participaram dessa entrevista, a primeira do novo ministro depois da posse.
Miriam Leitão: O senhor fará questão de nomeações técnicas e profissionais para os bancos públicos?

Henrique Meirelles: Absolutamente. Em primeiro lugar, as nomeações têm que ser técnicas, profissionais. Não serão nomeados profissionais que não passem em um crivo pessoal meu. Esta é uma área que eu conheço bem, trabalhei muito tempo em bancos, conheço bem, e acredito que teremos condições de ter uma administração técnica e profissional. Em segundo, você disse a palavra-chave: isto não é instrumento de política. Isto é instrumento, sim, de crédito, de poupança. E, portanto, os bancos públicos têm que ser administrados como entidades financeiras públicas – que estão aqui para financiar o consumo e a produção. E isto é o que será feito.
Fábio William: Tem uma proposta de volta da CPMF no Congresso. O senhor vai manter isso lá ou vai retirar essa proposta?

Henrique Meirelles: Isso é exatamente o que estamos discutindo no momento. É exatamente o tipo de exemplo daquilo que eu estava falando: não adotar uma medida ou uma opinião precipitada antes de fazermos exatamente uma análise completa da situação. O que existe no momento de despesas ou de encargos ainda não conhecidos? Vamos levantar tudo isso. Qual é a trajetória prevista? Que medida vamos tomar de fato para cortar despesas ou para evitar aumento? Com isso, teremos um quadro claro. Essa trajetória de dívida é sustentável sem o aumento do imposto? Isso é preferível, por uma outra razão, que você mencionou: a carga tributária é muito elevada. Então, preferencialmente não se deveria haver aumento de imposto. No entanto, existe uma prioridade – que é o equilíbrio das contas públicas. Então, tem que se analisar se é necessário um imposto temporário, de um prazo determinado, ou idealmente que não haja. Mas a ideia é que essa decisão não seja tomada precipitadamente.

Fábio William: O que o senhor está dizendo, então, é que enquanto vocês fazem esse estudo, a proposta continua, vocês não retiram do Congresso?  
Henrique Meirelles: Por enquanto, não. De novo: é importante que medidas anunciadas sejam implementadas com sucesso. Muitas vezes, adiantar três dias, quatro dias, e depois ter que mudar, e depois não ser a atitude melhor, nós temos uma experiência a essa altura que já mostra que não é o caminho que nós devemos seguir. Não vamos persistir nesse tipo de erro. Vamos agora fazer as coisas como devem ser feitas. Isto é, todo mundo faz isso na sua vida pessoal, na sua vida profissional – ou deve fazer: analisar a situação. Dentro de mais alguns dias teremos então todo o diagnóstico. Afinal de contas, estamos entrando hoje, e aí tomamos a decisão.
Alexandre Garcia: Ministro, o presidente em exercício Temer falou ontem em reforma da Previdência para salvar as aposentadorias. O senhor está abrangendo agora a Previdência, está sob o seu comando, a Previdência tem rombo e tem pouco futuro, do jeito que anda. Não é uma questão de governo, é uma questão de país. O que que o senhor pretende fazer?

Henrique Meirelles: Certamente, a reforma da Previdência é fundamental. Exatamente pelas razões que você mencionou. O mais importante é assegurar a aposentadoria no futuro dos brasileiros. Não é estarmos prometendo valores e coisas que não podem ser cumpridas, porque não são financiáveis. Uma das questões que nós temos que entender é a seguinte: despesa pública é sempre paga pela população. E o sistema previdenciário também. Isto é, eu estava discutindo há pouco tempo com uma pessoa que estava defendendo tudo ser mantido como está na Previdência. E defendeu todas as vantagens, etc., é talvez o mais generoso do mundo o sistema. Eu disse: ‘Muito bom. Isto de fato é excelente. Agora a minha pergunta é a seguinte: quem paga? Quem paga é a população. Então nós temos que estar, de novo, criar uma Previdência Social que garanta a aposentadoria no futuro para todos aqueles que têm direito.

Alexandre Garcia: Uma das saídas seria elevar a idade mínima. Está se pensando nisso?

Ana Paula Araújo: Vamos ter idade mínima para aposentadoria?

Henrique Meirelles: Sim, haverá uma idade mínima de aposentadoria. O que estamos estudando é exatamente quais são as regras de transição, qual é exatamente isso. De novo: existem muitos grupos que já têm estudos bastante avançados disso, inclusive no governo. Não é uma novidade. Tudo isso é conhecido. O que precisa agora é uma determinação de governo: “Vamos fazer”. E consolidar todos esses estudos e exatamente apresentar à sociedade uma proposta que seja factível. Mas o caminho está claro: idade mínima com uma regra de transição. E que seja eficaz. De um lado, não seja tão longo que não faça efeito. De outro lado, não seja tão curto que seja inexequível.
Assista à entrevista completa do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ao Bom Dia Brasil no vídeo acima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário