quinta-feira, 28 de maio de 2020

Esta estrambótica droga fatídica








Acende a luz




Oi Lia, risca o fósco
Acende a luz
Pegue na candeia
Vá chamar Mané da Cruz




Eu fui arrecrutado
Me chamaram prá revista
Meu nome tava na lista
Meu boné enumerado
Chegou o cabo da guarda
Me chamando com vexame
Mode prestar um exame
Na casa do capitão
Eu que ia no xibute
O pagamento, o fardamento a curriama






Fernando Henrique Cardoso: Cenário político e institucional brasileiro | 26/05




“Neste webinar da Casa JOTA, Fabio Zambeli recebe o ex- presidente Fernando Henrique Cardoso.

Este webinar da Casa JOTA foi transmitido ao vivo para os assinantes pela ferramenta Zoom e para todo o público neste canal.”















'Estrambólico e estrambótico’





Líder não é o que segue a maioria.




Líder é o que forma a maioria.




'Estrambólico, que significa «extravagante, esquisito, ridículo» (Dicionário da Porto Editora)'







'surge por alteração de um outro: estrambótico. Este, por sua vez, é derivado por estrambote + -ico e significa «que é singular, invulgar, diferente em todos os sentidos, excêntrico; que causa certa repugnância ou aversão, ridículo» (Dicionário Houaiss). '







'devemos optar por usar o termo estrambótico num contexto formal, sendo que é completamente aceite o termo estrambólico num contexto informal. '







PACIÊNCIAS HISTÓRICAS




“Todo mundo que tem responsabilidade, deve medir as palavras, porque a palavra pesa.”




“E a palavra de um presidente pesa muito mais...”




“Nos Estados Unidos o presidente Trump tem ideias estrambóticas também.”






Estas estrambólicas drogas fatídicas





O Drama de Angélica
Alvarenga e Ranchinho










Ouve meu cântico, quase sem ritmo
Que a voz de um tísico: Magro esquelético
Poesia épica, em forma esdrúxula
Feita sem métrica, com rima rápida
Amei Angélica: Mulher anêmica
De cores pálidas e gestos tímidos
Era maligna e tinha ímpetos
De fazer cócegas no meu esôfago
Em noite frígida, fomos ao Lírico
Ouvir o músico: Pianista célebre
Soprava o zéfiro: Ventinho úmido
Então Angélica ficou asmática!
Fomos ao médico: De muita clínica
Com muita prática e preço módico
Depois do inquérito, descobre o clínico
O mal atávico: Mal sifilítico!
Mandou-me célere comprar noz vômica
E ácido cítrico para o seu fígado
O farmacêutico, mocinho estúpido
Errou na fórmula: Fez despropósito!
Não tendo escrúpulo, deu-me sem rótulo
Ácido fênico e ácido prússico
Corri mui lépido, mais de um quilômetro
Num bonde elétrico de força múltipla
O dia cálido deixou-me tépido
Achei Angélica já toda trêmula
A terapêutica: Dose alopática!
Lhe dei em xícara de ferro ágate
Tomou num fôlego, triste e bucólica
Esta estrambólica droga fatídica
Caiu no esôfago, deixou-a lívida
Dando-lhe cólica e morte trágica!
O pai de Angélica, chefe do tráfego
Homem carnívoro, ficou perplexo
Por ser estrábico, usava óculos
Um vidro côncavo, o outro convexo
Morreu Angélica de um modo lúgubre
Moléstia crônica levou-a ao túmulo!
Foi feita a autópsia. Todos os médicos
Foram unânimes no diagnóstico!
Fiz-lhe um sarcófago assaz artístico
Todo de mármore da cor do ébano
E, sobre o túmulo, uma estatística
Coisa metódica como Os Lusíadas
E, numa lápide, paralelepípedo
Pus esse dístico terno e simbólico
Cá jaz Angélica: Moça hiperbólica
Beleza helênica. Morreu de cólica!
Composição: Alvarenga / M. G. Barreto.









Estrambótica Anastasia
Chenoa









si, volvera a mentir, lo se
volvera a engañarme y yo caere en su trampa
dulce estafa que me encanta
si, volvera a disimular
otra historia, otro olor en su camisa
que disfraza y falsifica
y lo se, no puedo mas lo se
pero a sus besos y a su cuerpo
yo me siento maniatada
y tal vez, en un rincon tal vez
quiera acceder y abandonar esta
prision que me encadena a el
Debo dejarle
y no puedo evitarle
como un iman que me
aleja y me atrae
Debo dejarle
y no puedo escaparme
tu eres mi calma
en tu cruz me clavaste (bis)
en tu cruz...
si, atrapada estoy por el
capturada en su pasion que me
desvela en estas sabanas de seda
si, (asi) una lucha de poder
una guerra entre mi amor y mi paciencia y
en el centro mi conciencia
y lo se, no puedo mas lo se
pero a sus besos, y a su cuerpo
yo me siento maniatada
y tal vez, en un rincon tal vez
quiera acceder y abandonar esta
prision que me encadena a el
Debo dejarle
y no puedo evitarle
como un iman el me
aleja y me atrae
Debo dejarle
y no puedo escaparme
tu eres mi calma
en tu cruz me clavaste (bis)
en tu cruz...
debo dejarle y no puedo evitarle
como un iman el me aleja y me atrae
debo dejarle y no puedo escaparme
tu eres mi calma en tu cruz me clavaste
debo dejarle y no puedo escaparme
tu eres mi calma en tu cruz me clavaste
(RAP: SIGNZ)
Signz... you know how I be
baby, just listen lady
Signz here drivin' you crazy
You want me don't keep me waitin'
arrow through your heart
Now you talk about gettin' married
I'm with you till I get buried
I know you wanna kick it
but check it
see girl don't wreck it
I'm true to you so don't fake it
You pouring you heart out me
Baby girl listen
I'm not just gonna pick it up then shake it
I'm not just gonna pick it up then break it
Lady it's time to sing
Get a cup and start drinkin' gin
Party gonna begin'
Call up your friends...

















acende a luz ( com letra ) Jararaca e Ratinho




“Acende a luz - Música gravada por volta de 1931.”








CULTURA
RODA VIVA | CELSO LAFER | 25/05/2020

“No Roda Viva, a jornalista Vera Magalhães recebe o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, Celso Lafer tem mestrado e doutorado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Na Universidade de São Paulo (USP), foi professor e chefe do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito. Celso Lafer ocupou em duas ocasiões o cargo de Ministro das Relações Exteriores. Em 1992, no governo de Fernando Collor, e de 2001 a 2002, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Na primeira, foi responsável pela organização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio-92, que reuniu no Rio de Janeiro mais de cem chefes de Estado, empenhados em buscar meios de conciliar o desenvolvimento econômico com a defesa do meio ambiente. A conferência tornou-se um marco na política ambientalista de dezenas de países, além de organizações internacionais. #RodaViva”










Referências


https://youtu.be/7HFIDLcz-qI
https://www.youtube.com/watch?v=7HFIDLcz-qI
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/estrambolico-e-estrambotico/34894 [consultado em 28-05-2020]
 https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/estrambolico-e-estrambotico/34894 [consultado em 28-05-2020]
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/estrambolico-e-estrambotico/34894 [consultado em 28-05-2020]
https://youtu.be/Pi6HTjal_XY
https://www.letras.mus.br/alvarenga-ranchinho/442708/
https://youtu.be/USMThC6vgKw
https://www.letras.mus.br/chenoa/344290/
https://youtu.be/3fF-X2pbI5Y
https://www.youtube.com/watch?v=3fF-X2pbI5Y
https://youtu.be/Zeho-h1bvXY
https://tvcultura.com.br/videos/75095_roda-viva-celso-lafer-25-05-2020.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário