Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
terça-feira, 25 de abril de 2023
POLÍTICOS, JORNALISTAS E CONSTITUIÇÃO
***
Harry Belafonte - Day-O (The Banana Boat Song) (Live)
***
Harry Belafonte Television And Video Archive
1.957.662 visualizações 14 de jul. de 2021 #harrybelafonte #belafonte
Harry Belafonte - Day-O, excerpt from "Harry Belafonte in Concert (Japan, 1960)". Recorded live at Sankei Hall, Tokyo, 18 July 1960. From the album "Calypso" (1956).
***
***
Coração De Estudante
Milton Nascimento
***
***
Sônia Carneiro destaca papel da imprensa na Constituinte
***
TV Senado
16 de ago. de 2018
Sônia Carneiro era repórter da Rádio e Jornal do Brasil quando a Assembleia Nacional Constituinte iniciou seus trabalhos. Nesse Testemuinha da História, ela resgata as memórias daquele momento histórico e fala do papel crucial da imprensa para mobilizar a sociedade na elaboração da nova Carta.
Publicado na internet em 16/08/2018
https://www.youtube.com/watch?v=MYjbW_T1m3o
***************************************************
***
***
terça-feira, 25 de abril de 2023
Luiz Carlos Azedo - Lula precisa rever suas prioridades diplomáticas
Correio Braziliense
Empunhar a bandeira da paz não deve ser um reposicionamento estratégico do Brasil no mundo. Isso mudaria profundamente a correlação de forças políticas internas, principalmente no Congresso.
A compatibilidade entre a política externa e a política interna. Por exemplo, a entrega do Prêmio Camões ao compositor Chico Buarque, ontem, em Lisboa, pelo presidente Luiz Inácio da Silva, está em sincronia perfeita com o momento da política cultural brasileira, de valorização dos nossos artistas e da temática democrática, progressista e popular, que sempre foi uma característica do nosso cancioneiro.
Chico resumiu o mosaico nacional inspirado nos versos de Paratodos, uma de suas músicas: “O meu pai era paulista, meu avô pernambucano, meu bisavô mineiro e meu tataravô baiano. Tenho antepassados negros e indígenas, cujos nomes meus antepassados brancos trataram de suprimir da história familiar. Como a imensa maioria do povo brasileiro, trago nas veias o sangue do açoitado e do açoitador, o que ajuda a nos explicar um pouco”. Ao registrar que o Prêmio Camões levou quatro anos para lhe ser entregue, ironizou a grande mudança política na vida nacional:
“Quatro anos com uma pandemia no meio davam, às vezes, a impressão de que um tempo bem mais longo havia transcorrido. No que se refere ao meu país, quatro anos de governo funesto duraram uma eternidade, porque foi um tempo em que o tempo parecia andar para trás. Aquele governo foi derrotado nas urnas, mas nem por isso podemos nos distrair, pois a ameaça fascista persiste, no Brasil e por toda parte. Hoje, porém, nessa tarde de celebração, reconforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu Prêmio Camões, deixando seu espaço em branco para assinatura do nosso presidente Lula”.
Entretanto, não se pode dizer que a prioridade diplomática do presidente Lula esteja em sintonia absoluta com a política interna, a não ser que pretenda dar uma guinada à esquerda no seu governo, como já estão afirmando seus adversários, da extrema direita à centro-esquerda. A forma como Lula se engajou e priorizou a guerra da Ucrânia na nossa política externa está favorecendo a formação de uma frente ampla de oposição, ao contrário do que ocorreu no segundo turno da eleição, quando obteve o apoio das forças de centro.
O erro de conceito é tratar como iguais a Rússia e a Ucrânia. Foi o que revelaram suas declarações em Pequim, Dubai e, ao receber o chanceler russo Serguei Lavrov, em Brasília. O preço político desse equívoco diplomático está sendo muito alto. Por mais que no encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, Lula tenha retoricamente se reposicionado. Talvez o erro seja até estrategicamente mais grave: tratar a guerra da Ucrânia como prioridade, e não, como deveria ser, a questão ambiental. Na diplomacia presidencial, Lula perdeu a dimensão de que a questão da Amazônia é tão importante ou mais até do que a guerra da Ucrânia para a sobrevivência da humanidade.
O ex-presidente Jair Bolsonaro se tornou um “pária internacional” sobretudo por não compreender que seu apoio ao garimpo ilegal, ao contrabando de madeira e ao genocídio de ianomâmis catalisou a opinião pública mundial contra a sua gestão, vista como uma ameaça pela maioria dos governos do Ocidente, mais até do que sua aproximação com Putin, cujo regime iliberal lhe servia de espelho. A vitória de Lula reabriu todas as portas do Ocidente para o Brasil, porque foi compreendida como uma afirmação da democracia e o passo inicial para salvar a Amazônia e, com isso, conter drasticamente a velocidade do aquecimento global.
A posição do Brasil
A vocação natural do Brasil na divisão internacional do trabalho é a produção de commodities agrícolas e de minérios, inclusive semicondutores. Nos dois casos, como provedores de insumos básicos, isso nos insere por gravidade no mundo das novas tecnologias. Ao mesmo tempo, podemos recuperar nossa complexidade industrial com a produção de fármacos e eletrônicos, nos inserindo na reestruturação das cadeias globais de valor. Para isso, não podemos nos desconectar do Ocidente, principalmente dos Estados Unidos e da União Europeia. A China será cada vez mais o nosso maior parceiro comercial, mas, ao mesmo tempo, está engolindo o mercado interno e externo das nossas indústrias.
A hegemonia das relações comerciais entre Ocidente e Oriente é disputada pelos Estados Unidos e a China. Isso nos coloca diante das seguintes perguntas: qual é o grau de prioridade das nossas relações com o Mercosul e a União Europeia? Como administrar a complexidade da nossa participação nos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), novo eixo das relações entre a Ásia, a África e a América do Sul? Não podemos pôr tudo a perder por causa da guerra da Ucrânia. Empunhar a bandeira da paz não deve ser um reposicionamento estratégico do Brasil no mundo. Isso mudaria profundamente a correlação de forças políticas internas, principalmente no Congresso.
Ainda não sabemos se a transição da bipolaridade para a multipolaridade na política internacional se processará de maneira pacífica ou, pelo contrário, violenta, como se apresenta agora na Europa. Essa transição também acirra conflitos de interesses entre as grandes potências e as principais nações emergentes. Desde a Segunda Grande Guerra, os conflitos armados foram regionais ou étnicos, mas a guerra da Ucrânia adquire outra dimensão, está sendo comparada pelos países da Otan à ocupação dos Sudetos (cadeia de montanhas situada entre a Polônia, a antiga Tchecoslováquia e a Alemanha) pelas tropas de Hitler. Ao assinar o Acordo de Munique, a França e o Reino Unido chocaram o ovo da serpente da expansão do nazifascismo.
*********************
***
Ministro Dr. Miguel Reale Júnior: "Sou favorável à CPMI dos atos golpistas."
***
Marco Antonio Villa
https://www.youtube.com/watch?v=5WfIBqDBiik
************************************************
"MICHELELE BOLSONARO ADMITE TER VISTO 2º PACOTE DE JOIAS"
***
***
Michelle Bolsonaro sobre joias sauditas: O que eu tenho a ver com isso? | CNN 360º
***
CNN Brasil
25 de abr. de 2023 #CNNBrasil
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro falou, na tarde desta terça-feira (25), sobre o caso das joias sauditas, e questionou sua ligação com esta situação. #CNNBrasil
https://www.youtube.com/watch?v=GBKBcIIleqo
https://www.youtube.com/watch?v=GBKBcIIleqo
************************************************
***
Servidora diz à PF que Michelle Bolsonaro recebeu pacote de joias em mãos, segundo jornal
De acordo com reportagem, o conjunto foi entregue a ex-primeira dama no dia 29 de novembro de 2022 e conferido pessoalmente pelo então presidente Jair Bolsonaro
Por Valor, Valor — São Paulo
25/04/2023 12h49 Atualizado há 4 horas
No fim do ano passado, a então primeira-dama Michelle Bolsonaro recebeu em mãos o segundo kit de joias enviado pelo governo da Arábia Saudita e que entrou ilegalmente no Brasil.
De acordo com reportagem de “O Estado de S. Paulo”, o conjunto foi entregue a ela no dia 29 de novembro de 2022, no Palácio da Alvorada, e conferido pessoalmente pelo então presidente Jair Bolsonaro. A Polícia Federal já está em posse dessas informações, no âmbito do inquérito que apura o caso das joias.
O jornal informou que os detalhes foram narrados aos delegados em um depoimento prestado por uma funcionária do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH) que atuava no setor durante a gestão Bolsonaro. Esse departamento presta serviços ao Gabinete Pessoal da Presidência da República e é responsável pela recepção e triagem dos presentes oficiais.
O segundo kit de joias chegou ao Brasil pelas mãos da comitiva do então ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, em outubro de 2021, e entrou ilegalmente no País, burlando a Receita Federal. O estojo de cinco itens inclui um relógio da marca Chopard que custa cerca de R$ 800 mil, além de uma caneta, um anel, um par de abotoaduras e um rosário, todos em ouro cravejado de diamantes.
Desde que o escândalo foi revelado pelo Estadão em 3 de março, Michelle tem negado conhecimento sobre as joias presenteadas pelos sauditas.
Jair Bolsonaro tentou trazer ilegalmente colar e brincos de diamante de R$ 16,5 milhões para Michelle. Presentes foram dados na Arábia Saudita no final — Foto: Receita Federal
Comentários (2)
No fim do ano passado, a então primeira-dama Michelle Bolsonaro recebeu em mãos o segundo kit de joias enviado pelo governo da Arábia Saudita e que entrou ilegalmente no Brasil.
De acordo com reportagem de “O Estado de S. Paulo”, o conjunto foi entregue a ela no dia 29 de novembro de 2022, no Palácio da Alvorada, e conferido pessoalmente pelo então presidente Jair Bolsonaro. A Polícia Federal já está em posse dessas informações, no âmbito do inquérito que apura o caso das joias.
O jornal informou que os detalhes foram narrados aos delegados em um depoimento prestado por uma funcionária do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH) que atuava no setor durante a gestão Bolsonaro. Esse departamento presta serviços ao Gabinete Pessoal da Presidência da República e é responsável pela recepção e triagem dos presentes oficiais.
O segundo kit de joias chegou ao Brasil pelas mãos da comitiva do então ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, em outubro de 2021, e entrou ilegalmente no País, burlando a Receita Federal. O estojo de cinco itens inclui um relógio da marca Chopard que custa cerca de R$ 800 mil, além de uma caneta, um anel, um par de abotoaduras e um rosário, todos em ouro cravejado de diamantes.
Desde que o escândalo foi revelado pelo Estadão em 3 de março, Michelle tem negado conhecimento sobre as joias presenteadas pelos sauditas.
Mais lidas do Valor-Investe
1
Debêntures E Dívida Privada
Investimentos isentos de IR incluem 6 novas áreas. Mas como afetam o mercado de debêntures?
2
Empresas
Hurb (ex-Hotel Urbano) vai responder a processo na Secretaria Nacional do Consumidor
3
Gastar Bem
Mega-Sena 2586 pode pagar prêmio de R$ 50 milhões; veja como apostar e fazer bolão
4
Gastar Bem
Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2585 e prêmio vai a R$ 50 milhões; veja números sorteados
5
Moedas E Juros
Não sei quando os juros vão cair, diz Campos Neto ao Senado
Jair Bolsonaro tentou trazer ilegalmente colar e brincos de diamante de R$ 16,5 milhões para Michelle. Presentes foram dados na Arábia Saudita no final — Foto: Receita Federal
Jair Bolsonaro tentou trazer ilegalmente colar e brincos de diamante de R$ 16,5 milhões para Michelle. Presentes foram dados na Arábia Saudita no final — Foto: Receita Federal
por taboola
Conteúdo Publicitário
Mitsubishi Motors|Patrocinado
Mitsubishi Eclipse Cross 2023
ProVision|Patrocinado
Óculos militar é liberado no Brasil e vira febre entre pescadores e motoristas
Verisure|Patrocinado
Só este mês: câmera Wi-Fi sem fio com 40% de desconto
Sistemas solares e painéis | Links Patrocinados|Patrocinado
Juiz De Fora Painéis solares: veja quanto custará instalá-los (Ver preços)
Trimsher Pro|Patrocinado
Este barbeador é 10x mais potente do que as giletes
Implantes dentários | Links Patrocinados|Patrocinado
Preço de próteses dentárias fixas: lista de preços
Valor Investe
Moro se reúne com presidente do STF um dia após PGR pedir sua prisão
Valor Investe
Campos Neto diz que é injusto cobrar do governo cortes estruturais de despesas
Valor Investe
Lula fará em breve 1ª indicação na CVM
Meu Negócio por SafraPay
Link de pagamento: como receber sem a maquininha de cartão
Meu Negócio por SafraPay
Estratégias de como usar o TikTok para alavancar vendas
11 dicas para turbinar suas vendas no Dia das Mães
Comentários (2)
*************************************
***
Maria Christina Caldeira depõe contra Valdemar Costa Neto
***
Políticos Brasileiros
23 de jul. de 2013
Em 20 julho de 2005, Maria Christina Mendes Caldeira, ex-mulher do deputado federal Valdemar Costa Neto, foi à Comissão de Ética da Câmara dos Deputados para depor contra o ex-marido e implicá-lo no esquema do mensalão.
https://www.youtube.com/watch?v=SithiPCiPWg
****************************************************
***
Roda Viva | Ciro Nogueira | 24/04/2023
Roda Viva
1,64 mi de inscritos
Inscrito
1 mil
Compartilhar
27.803 visualizações Transmissão ao vivo realizada há 20 horas #RodaViva
O #RodaViva desta segunda-feira (24) entrevista o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas (PP).
O Congresso Nacional passa por um momento decisivo: discute o Arcabouço Fiscal proposto pelo governo Lula, tenta aprovar uma reforma tributária e avalia a abertura de uma CPMI sobre os ataques de 8 de janeiro. Como a oposição está se posicionando diante desses assuntos será apenas um dos enfoques da entrevista com o ex-ministro e presidente Nacional do Progressistas (PP).
A bancada de entrevistadores é formada por Mariana Haubert, repórter no Poder 360 em Brasília; Mariana Carneiro, editora da coluna do Estadão; Malu Gaspar, colunista do jornal O Globo; Ranier Bragon, repórter especial do jornal Folha de S.Paulo; e Iuri Pitta, analista de política na CNN Brasil.
A edição conta com desenhos do caricaturista Fernandes.
A apresentação do programa é de Vera Magalhães.
https://www.youtube.com/watch?v=cTdtUsqiwPc
**************************************************
***
Coração de Estudante - Milton Nascimento & Wagner Tiso
***
Letras:
Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor
Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
Nova aurora a cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor, flor e fruto
Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração
Juventude e fé
Letra de Coração de Estudante © EMI Music Publishing
Música Coração de Estudante
Artista Milton Nascimento/Wagner Tiso
Compositores: Milton Silva Campos Do Nascimento / Wagner Tiso Veiga
https://www.youtube.com/watch?v=d7FrBMdFXnM
*************************************************
***
Música | Nara Leão - Grândola Vila Morena (Portugal: Viva a Democracia!)
***
Grândola, Vila Morena
Zeca Afonso
Grândola, Vila Morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade
Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, Vila Morena
Em cada esquina, um amigo
Em cada rosto, igualdade
Grândola, Vila Morena
Terra da fraternidade
Terra da fraternidade
Grândola, Vila Morena
Em cada rosto, igualdade
O povo é quem mais ordena
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola, a tua vontade
Grândola, a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Composição: José M. Afonso.
********************************************
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário