Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023
PECADO CAPITAL
"Quem não pode com mandinga
Não carrega patuá"
***
***
Meu Lugar
Arlindo Cruz
***
***
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023
Fernando Gabeira - Mentiras, juros e esperança
O Globo
Só posso dizer sobre taxa de juros que é preciso uma discussão inteligente e civilizada, assim como um avanço na política econômica
Muitos temas competiram na minha cabeça. Escrever sobre o que nesta semana? Originalmente pensei num artigo sobre um Santos dos nossos dias, o deputado republicano George Santos, de origem brasileira.
Ele é sem dúvida o maior mentiroso dos últimos tempos. Nos programas de TV americanos, basta citar seu nome para que a plateia ria. Lembra-me algumas histórias de criança, Pinóquio, Barão de Munchausen.
Minha ideia era mostrar que, apesar de mentir sobre tudo, ele mentiu com tanta maestria que conseguiu se eleger pelo Terceiro Distrito de Nova York. Aos republicanos, apresentava suas credenciais de trabalho no mercado financeiro, na Goldman Sachs; aos liberais democratas, apresentava sua falsa origem, avós escapados dos campos de concentração. Ele se fazia de duro ou de vítima, de acordo com as bolhas da internet.
Estava pensando no tema quando surgiu a história do Team Jorge, o grupo de Israel que criou um exército de perfis falsos nas redes, falsificou documentos e fez guerra psicológica para intervir em mais de 30 campanhas eleitorais pelo mundo.
O grupo foi descoberto por um grupo de jornalistas investigativos e comprova como um número maior de sofisticadas empresas tecnológicas trabalha para sabotar a democracia no mundo.
Pensei nesses temas, em interligá-los talvez. Mas vivo uma semana especial, em que celebro mais um aniversário. Tenho de tomar cuidado com a competição de muitos temas na cabeça. Aliás, estou pedindo aos amigos que não se esqueçam de me avisar, quando deixar de dizer coisa com coisa. Nada de grave: estou me preparando para voltar ao trabalho de imagens, em que a noção de nexo tem latitude muito maior.
Foi nesse momento da semana que experimentei uma inflexão temática. O motorista do táxi me disse que queria trocar de carro, mas não podia porque os juros estavam muito altos.
Caí de novo na realidade brasileira. Já tinha afirmado algumas vezes que não consigo sozinho determinar a taxa de juros num determinado momento histórico. Cheguei a perguntar a meu novo assessor, o ChatGPT, a quem pago um salário mensal de R$ 29. Pelo menos, não delirou como costuma fazer em algumas respostas: teria de ver a inflação, a atividade econômica, a disponibilidade da moeda, a conjuntura internacional.
Nada me garante que ao fim dessa pequisa descubra a taxa correta. Sei apenas que, assim como o motorista de táxi, estou esperando o Brasil crescer. Recebi de amiga professora um bilhete dizendo que sonha com a reconstrução das escolas, assim como muita gente está à espera de realizar operações atrasadas nos hospitais.
No fundo, só posso dizer sobre taxa de juros que é preciso uma discussão inteligente e civilizada, assim como um avanço na política econômica (reforma tributária, âncora fiscal) para que a gente chegue logo a algum lugar.
Para mim, esse lugar é aquele que pode atrair investimentos internacionais, por causa do meio ambiente, de nossa energia limpa e de outros fatores que abrem para nós uma grande oportunidade.
Na verdade, estou esperando o momento da verdadeira recuperação e desenvolvimento sustentável da Amazônia. Tenho falado muito de um livro sobre economia, da americana Mariana Mazzucato, chamado “Mission economy”. Ele mostra como a conquista da Lua uniu governo e iniciativa privada num esforço econômico de grande alcance.
Não me importa se o dinheiro estatal é curto ainda; as possibilidades de uma campanha não oficial pela Amazônia podem contribuir para resolver o problema. E o problema da Amazônia para mim é da mesma dimensão da conquista da Lua. Só a batalha para salvar os ianomâmis está abrindo inúmeras frentes. A compensação pelos estragos da usina de Belo Monte no Xingu é outra tarefa de grande alcance. Ela foi construída em 2011 e, em 2022, o STF reconheceu que não cumpriu as exigências legais.
Por isso disse ao motorista de táxi: precisamos resolver logo esse problema, não só pelo seu carro novo, mas porque o carro de todos precisa voltar a andar.
***************************************************************************
***
Só Com a Ajuda do Santo
Nelson Sargento
***
Vem Mangueira, vem Mangueira
Mais uma alvorada no meu coração
Vem Mangueira, vem Mangueira
Minha religião
Santo de casa faz milagre sim sinhô
Na estação primeira
Eu rezo forte carregando o andor
O mau-olhado eu isolo na madeira
Eu não sou santo mas o santo me ajudou
Vou à igreja mas também bato tambor
Um copo d´água à mesa
A vela sempre acesa
Tem mascarado na divina romaria
Eu já provei que sou o rei nesta folia
E preparei a capelinha de melão
Balões no céu em noite de João
Levo oferendas, senhora do mar
Pulo sete ondas pra sorte chegar
Já desci o morro sambando no pé
Pra mostrar a minha fé (acredite se quiser)
Axé! Amém! Na verde e rosa todo santo vem
Antônio, o casamenteiro
É Clara, Francisco, Tião padroeiro
E Jorge que é ponta de lança
Fiel ordenança do nosso terreiro
Olha a gira de caboclo okê okê
Firma ponto no gongá
Saravá meu orixá
Salve todos os eres
Boiadeiro vai laçar
Quem não pode com mandinga
Não carrega patuá
Composição: Arlindo Cruz / Cosminho Vida / Gustavo Louzada / Jorginho Bernini / Nelson Sargento / WAGNER SANTOS.
************************************************************
***
"Mangueira querida", de Pedro Caetano, em 1947.
***
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023
Ruy Castro - Não é só isso que se vê
Folha de S. Paulo
Quantos de fora do Rio saberão que a Mangueira é muito mais que o endereço do seu barracão?
Quando a Mangueira pisar o Sambódromo na madrugada desta segunda-feira, levantará a avenida, como faz em todos os Carnavais. Sua torcida é imensa e nacional. Quantos de fora do Rio, no entanto, sabem que, assim como as outras escolas cariocas, Mangueira não é só o endereço de um barracão, mas uma comunidade que já se via e se sabia como tal desde o século 19, muito antes do primeiro tamborim? E que como tal foi cantada em samba e verso por muita gente boa? Exemplos.
"Em Mangueira, na hora da minha despedida/ Todo mundo chorou, todo mundo chorou/ Foi pra mim a maior emoção da minha vida/ Porque em Mangueira o meu coração ficou...", de Benedito Lacerda e Aldo Cabral, no Carnaval de 1940. "Mangueira/ Onde é que estão os tamborins, ó nega/ Viver somente de cartaz não chega/ Põe as pastoras na avenida/ Mangueira querida", de Pedro Caetano, em 1947.
"Aquele mundo de zinco que é Mangueira/ Desperta com o apito do trem/ Uma cabrocha, uma esteira/ Um barracão de madeira/ Qualquer malandro em Mangueira tem...", de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, em 1952. "Fala, Mangueira, fala/ Mostra a força da tua tradição/ Com licença da Portela, Favela/ Mangueira mora no meu coração...", de Mirabeau e Milton de Oliveira, em 1956. "Levanta Mangueira/ A poeira do chão/ Samba de coração/ Mostra a sandália de prata da mulata/ A voz da cuíca e o tamborim/ Mostra que o samba nasceu em Mangueira, sim...", de Luiz Antonio, em 1959.
Mas como superar este samba de 1968? "Vista assim do alto/ Mais parece o céu no chão/ Sei lá, em Mangueira a poesia, feito um mar, se alastrou/ E a beleza do lugar, pra se entender/ Tem que se achar/ Que a vida não é só isso que se vê/ É um pouco mais/ Que os olhos não conseguem perceber/ E as mãos não ousam tocar/ E os pés recusam pisar/ Sei lá, não sei/ Sei lá, não sei...".
De Hermínio Bello de Carvalho e do portelense Paulinho da Viola.
***
***
Sei Lá, Mangueira
Velha Guarda da Mangueira
***
Vista assim do alto
Mais parece um céu no chão, sei lá
Em Mangueira a poesia fez um mar,
Se alastrou e a beleza do lugar,
Pra se entender tem que se achar
Que a vida não é só isso que se vê
É um pouco mais
Que os olhos não conseguem perceber
E as mãos não ousam tocar
E os pés recusam pisar
Sei lá não sei...
Sei lá não sei...
Não sei se toda beleza de que lhes falo
Sai tão somente do meu coração
Em Mangueira a poesia, num sobe e desce constante
Anda descalça ensinando, um modo novo da gente viver
De sonhar, de pensar e sofrer
Sei lá não sei, sei lá não sei não
A Mangueira é tão grande
Que nem cabe explicação
***********************************
Eu não aprendi economia na universidade. Respeito muito quem aprendeu. Mas eu aprendi com uma mãe analfabeta que conseguiu criar oito filhos
8:59 PM · 16 de out de 2017
***
***
***
Samba Do Crioulo Doido
Demônios da Garoa
***
Foi em Diamantina
Onde nasceu JK
Que a Princesa Leopoldina
Arresolveu se casá
Mas Chica da Silva
Tinha outros pretendentes
E obrigou a princesa
A se casar com Tiradentes
Lá iá lá iá lá ia
O bode que deu vou te contar
Lá iá lá iá lá iá
O bode que deu vou te contar
Joaquim José
Que também é
Da Silva Xavier
Queria ser dono do mundo
E se elegeu Pedro II
Das estradas de Minas
Seguiu pra São Paulo
E falou com Anchieta
O vigário dos índios
Aliou-se a Dom Pedro
E acabou com a falseta
Da união deles dois
Ficou resolvida a questão
E foi proclamada a escravidão
E foi proclamada a escravidão
Assim se conta essa história
Que é dos dois a maior glória
Da. Leopoldina virou trem
E D. Pedro é uma estação também
O, ô , ô, ô, ô, ô
O trem tá atrasado ou já passou
compositores: Sergio Porto
álbum
Recordando - Demônios da Garoa
Gravadora: WM Brazil
Ano: 2014
Faixa: 14
***************************
IDENTIFICAÇÃO
***
Tom Zé
***
Identificação
Identificação
RG 1231232 São Paulo
CIC 743748747-00
ISS 1231558-06
INPS 452749-748
Ordem dos Músicos do Brasil 0840 Bahia
CGC 958.74210000-001
Títulos protestados, 7
Impulsos de medo, 1.106
Sintomas neuróticos, 36
Horas semanais de catequização pela TV, 16
Ôô, 16, êê, 16, ôô, 16, êê, 16
Impulsos de amor, de amor, 3
Propaganda consumida, 1.106
Alegrias, alegriazinhas espontâneas, 2
Idas ao banheiro para atividades diversas, 36
Ôô, 36, êê, 36, êê, 36, êê, 36
Tempo de vida previsto para o cidadão
Tempo de vida previsto para o cidadão
600 mil horas de vida, de vida, de vida
Abatimento pelo consumo de alimentos envenenados
Refrigerantes, remédios e enlatados, 1.125 horas
Abatimento pelo desgosto que se padece
Naquela filado INPS, 1.125 horas
Abatimento por ficar só no desejo
Daquela mulher bonita que aparece na propaganda
de cigarro, 1.125 horas
Pelo medo de doenças incuráveis
Como cólera, câncer e meningite, ê ê ê
1.125 horas
Abate aqui
Abate ali
Abate isto
Abate aquilo
E jaz pela cidade
Um zumbi sem sepultura
Classificado, numerado
É o cidadão bem-comportado
Composição de Tom Zé
"Abatimento pelo consumo de alimentos envenenados"
"Compre só o que o seu dinheiro pode pagar."
"Tá bem, eu faço desconto."
"Isso é uma contingência do próprio processo de desenvolvimento."
Ministro Delfim Netto, Milagre Econômico, 1973
"- Então veja, eu tenho confiança na minha...no meu aprendizado que a Dona Lindu - que a minha mãe era analfabeta - que me ensinou que a gente não pode gastar mais do que a gente ganha. A gente só pode gastar mais do que a gente ganha, se a gente faz uma dívida para investimento que possa ser lucrativo, ou investimento que traga algum benefício pra sociedade. Isso eu não aprendi na universidade não. Eu aprendi com minha mãe de que a gente só pode gastar aquilo que a gente tem. E se você tiver que fazer alguma dívida, cê faça pra produzir algo que seja rentável, algo que faça valorizar a...o até patrimônio público. É isso que nós vamos tratar com muita responsabilidade. Por que eu não quero enfiar o Brasil numa dívida impagável."
"- Tem uma fórmula em mente?
***
Assista à integra da entrevista de Lula à CNN
Presidente anunciou novo salário mínimo e disse que reavaliará autonomia do Banco Central no fim do mandato de Roberto Campos Neto; petista também falou sobre ministros do STF
***
***
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu nesta quinta-feira (16) entrevista exclusiva à âncora da CNN Daniela Lima. O petista anunciou que o novo salário mínimo será de R$ 1.320 e que irá elevar a faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 2.640.
Lula também afirmou que o governo irá reavaliar a autonomia do Banco Central ao término do atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto, em dezembro do ano que vem.
A respeito dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que, no passado, defenderam a Operação Lava Jato –que condenou Lula– o presidente afirmou que cabe “à justiça divina” julgar os magistrados.
Veja a íntegra da entrevista no vídeo acima.
(Publicado por Fábio Munhoz)
Tópicos
Luiz Inácio Lula da Silva (Lula)
*********************************************
***
Carol Todeschini Psi
"isso, chamamos de busca de aprovação."
facebook
***
“Muitas vezes a gente acata.” Foi assim que Lula cresceu. “Porque a sociedade brasileira vai ser, nos próximos 4 anos, preparada para acreditar naquilo que é verdade e não naquilo que é mentira.” ‘Obrigado a você, querida.’
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/assista-a-integra-da-entrevista-de-lula-a-cnn/
************************************************************************************
***
Análise: Taxa de juros aumenta se você tiver demanda, diz Lula | WW
***
CNN Brasil
16 de fev. de 2023 #CNNBrasil
Em entrevista exclusiva à âncora da CNN Daniela Lima, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre a questão dos juros e a política monetária. Na visão dele, não há razão para subir os juros se não houver demanda. Os analistas da CNN Raquel Landim e Caio Junqueira, o diretor editorial da CNN em Brasília, Daniel Rittner, e o comentarista Felipe Moura Brasil comentam a fala de Lula.
https://www.youtube.com/watch?v=sAHFKYtpGVw
**********************************************
***
Paulinho da Viola - Pecado Capital (1975)
***
ARQUIVO MUSICAL - SUA MÚSICA ESTÁ AQUI
Paulinho da Viola - Pecado Capital
Dinheiro na mão é vendaval
É vendaval
Na vida de um sonhador
De um sonhador
Quanta gente aí se engana
E cai da cama
Com toda a ilusão que sonhou
E a grandeza se desfaz
Quando a solidão é mais
Alguém já falou
Mas é preciso viver
E viver não é brincadeira não
Quando o jeito é se virar
Cada um trata de si
Irmão desconhece irmão
E aí dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão
Dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão
Dinheiro na mão é vendaval
É vendaval
Na vida de um sonhador
De um sonhador
Quanta gente aí se engana
E cai da cama
Com toda a ilusão que sonhou
E a grandeza se desfaz
Quando a solidão é mais
Alguém já falou
Mas é preciso viver
E viver não é brincadeira não
Quando o jeito é se virar
Cada um trata de si
Irmão desconhece irmão
E aí dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão
Dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão, e solidão, e solidão, e solidão, e solidão, e solidão.
Compositor: Paulinho Da Viola
Música
MÚSICA
Pecado Capital
ARTISTA
Paulinho da Viola
ÁLBUM
Pecado Capital
Música
https://www.youtube.com/watch?v=dRERYY4QPW4
**************************************************
***
Fernando Gabeira: “A extrema-direita não voltará para a garrafa”
***
Marco Antonio Villa
Estreou há 4 horas
acesse www.professorvilla.com.br
**********************************************
***
Odete Amaral - SEI LÁ, MANGUEIRA - Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho
***
luciano hortencio
Clipe
11 de nov. de 2011
Odete Amaral interpretando SEI LÁ, MANGUEIRA, de Hermínio Bello de Carvalho e Paulinho da Viola.
Álbum: Fala Mangueira!
Ano de 1968.
Vista assim do alto,
Mais parece o céu no chão.
Sei lá,
Em Mangueira a poesia
feito o mar se alastrou,
E a beleza do lugar...
Pra se entender, tem que se achar,
que a vida não é só isso que se vê,
é um pouco mais.
Que os olhos não conseguem perceber,
E as mãos, não ousam tocar,
E os pés, recusam pisar.
Sei lá, não sei, sei lá, não sei
Só sei que toda a beleza de que lhes falo,
Sai tão somente do meu coração.
Em Mangueira a poesia,
Num sobe e desce constante,
Anda descalço ensinando,
Um modo novo da gente viver,
De pensar e sonhar, de sofrer.
Sei lá, não sei, sei lá, não sei lá,
A Mangueira é tão grande
Que nem cabe explicação.
Música
MÚSICA
Sei Lá Mangueira
ARTISTA
Odette Amaral
ÁLBUM
Sei Lá Mangueira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário