sábado, 24 de dezembro de 2022

Olhos

*** O olho é uma estrutura complexa relacionada com nossa visão Olhos humanos - Brasil Escola *** *** O Pão Nosso de Cada Dia com André Luis Chiarini Villar | 641º Programa | 03/12/2022 *** TV A Caminho da Luz 3 de dez. de 2022 #espiritismo #paz #pãonosso O Pão Nosso de Cada Dia com André Luis Chiarini Villar Citação do dia: “Eles têm os olhos cheios de adultério.” (II Pedro, 2:14) “Olhos cheios de adultério” constituem rebelde enfermidade em nossas lutas evolutivas. Raros homens se utilizam dos olhos por lâmpadas abençoadas e poucos os empregam como instrumentos vivos de trabalho santificante na vigília necessária. A maioria das criaturas trata de aproveitá-los, à frente de quaisquer paisagens, na identificação do que possuem de pior. Homens comuns, habitualmente, pousam os olhos em determinada situação apenas para fixarem os ângulos mais apreciáveis aos interesses inferiores que lhes dizem respeito. Se atravessam um campo, não lhe anotam a função benemérita nos quadros da vida coletiva e sim a possibilidade de lucros pessoais e imediatos que lhes possa oferecer. Se enxergam a irmã afetuosa de jornada humana, que segue não longe deles, premeditam, quase sempre, a organização de laços menos dignos. Se encontram companheiros nos lugares em que atendem a objetivos inferiores, não os reconhecem como possíveis portadores de idéias elevadas, porém como concorrentes aos seus propósitos menos felizes. Ouçamos o brado de alarme de Simão Pedro, esquecendo o hábito de analisar com o mal. Olhos otimistas saberão extrair motivos sublimes de ensinamento, nas mais diversas situações do caminho em que prosseguem. Ninguém invoque a necessidade de vigilância para justificar as manifestações de malícia. O homem cristianizado e prudente sabe contemplar os problemas de si mesmo, contudo, nunca enxerga o mal onde o mal ainda não existe. 169 Olhos http://grupoama.org.br/books/Chico%20Xavier%20(Emmanuel)%20-%20Pao%20Nosso.pdf *******************************************************************************
Paz! João, o Evangelista (29) *** EM SANTA MARIA Na sexta-feira da Paixão do ano de 1904, Eurípedes convida seu amigo José Martins Borges para irem ambos assistir a uma sessão espírita, em Santa Maria. EURÍPEDES O HOMEM E A MISSÃO CORINA NOVELINO pp. 80-82 ************************************************************************************ *** Prevendo próxima a morte 40. Prefácio. A fé no futuro, a orientação do pensamento, durante a vida, para os destinos vindouros, favorecem e aceleram o desligamento do Espírito, por enfraquecerem os laços que o prendem ao corpo, tanto que, frequentemente, a vida corpórea ainda se não extinguiu de todo, e a alma, impaciente, já alçou o voo para a imensidade. Ao contrário, no homem que concentra nas coisas materiais todos os seus cuidados, aqueles laços são mais tenazes, penosa e dolorosa é a separação e cheio de perturbação e ansiedade o despertar no além-túmulo. 41. Prece. – Meu Deus, creio em ti e na tua bondade infinita e, por isso mesmo, não posso crer hajas dado ao homem a inteligência, que lhe faculta conhecer-te, e a aspiração pelo futuro, para o mergulhares no nada. Creio que o meu corpo é apenas o envoltório perecível de minha alma e que, quando eu tenha deixado de viver, acordarei no mundo dos Espíritos. Deus Todo-Poderoso, sinto se rompem os laços que me prendem a alma ao corpo e que dentro em pouco irei prestar contas do uso que fiz da vida que me foge. Vou experimentar as consequências do bem e do mal que pratiquei. Lá não haverá ilusões, nem subterfúgios possíveis. Diante de mim vai desenrolar-se todo o meu passado e serei julgado segundo as minhas obras. Nada levarei dos bens da Terra. Honras, riquezas, satisfações da vaidade e do orgulho, tudo, enfim, que é peculiar ao corpo permanecerá neste mundo. Nem a mais mínima parcela de todas essas coisas me acompanhará, nem me será de utilidade alguma no mundo dos Espíritos. Apenas levarei comigo o que pertence à alma, isto é, as boas e as más qualidades, para serem pesadas na balança da mais rigorosa justiça. E tanto maior severidade haverá no meu julgamento, quanto maior número de ocasiões para fazer o bem, que não fiz, me tenha proporcionado a posição que ocupei na Terra. (Cap. XVI, item 9.) Deus de misericórdia, que o meu arrependimento te chegue aos pés! Digna-te de lançar sobre mim o manto da tua indulgência. Se te aprouver prolongar a minha existência, seja esse prolongamento empregado em reparar, tanto quanto em mim esteja, o mal que eu tenha praticado. Se soou, sem dilação possível, a minha hora, levo comigo o consolador pensamento de que me será permitido redimir-me, por meio de novas provas, a fim de merecer um dia a felicidade dos eleitos. Se não me for dado gozar imediatamente dessa felicidade sem mescla, partilha tão só do justo por excelência, sei que me não é defesa para sempre a esperança e que, pelo trabalho, alcançarei o fim, mais tarde ou mais cedo, conforme os meus esforços. Sei que próximos de mim, para me receberem, estão Espíritos bons e o meu anjo de guarda, aos quais dentro em pouco verei, como eles me veem. Sei que, se o tiver merecido, encontrarei de novo aqueles a quem amei na Terra e que aqueles que aqui deixo irão juntar-se a mim, que um dia estaremos todos reunidos para sempre e que, enquanto esse dia não chegar, poderei vir visitá-los. Sei também que vou encontrar aqueles a quem ofendi. Possam eles perdoar-me o que tenham a reprochar-me: o meu orgulho, a minha dureza, minhas injustiças, a fim de que a presença deles não me acabrunhe de vergonha! Perdoo aos que me tenham feito ou querido fazer mal; nenhum rancor contra eles alimento e peço-te, meu Deus, que lhes perdoes. Senhor, dá-me forças para deixar sem pena os prazeres grosseiros deste mundo, que nada são em confronto com as alegrias sãs e puras do mundo em que vou penetrar e onde, para o justo, não há mais tormentos, nem sofrimentos, nem misérias, onde somente o culpado sofre, mas tendo a confortá-lo a esperança. A vós, bons Espíritos, e a ti, meu anjo guardião, suplico que me não deixeis falir neste momento supremo. Fazei que a Luz divina brilhe aos meus olhos, a fim de que a minha fé se reanime, se vier a abalar-se. Nota – Veja-se, adiante, o parágrafo V: “Preces pelos doentes e obsidiados.” https://febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/obras/evangelho-guillon.pdf ***************************************************************************************
*** Mario Sergio Cortella no Facebook **** O perdão alivia. Quem perdoa livra-se de ingerir o veneno da mágoa. ************************************************* *** Immanuel Kant e sua influência na concepção de ciência moderna | Aula 1 | Prof. Ricardo Alencar Prof. Ricardo Alencar Compartilhar 1.311 visualizações 7 de nov. de 2018 Nascido e “morrido” em Königsberg, 22 de abril de 1724 — Königsberg, 12 de fevereiro de 1804) foi um filósofo prussiano. Amplamente considerado como o principal filósofo da era moderna De uma modesta família de artesãos;- educação austera e pietista - professor secundário de geografia,- Estudou filosofia, física e matemática na Universidade de Königsberg - 1755 começa a ensinar Ciências Naturais. Em 1770, nomeado professor catedrático da Universidade de Königsberg Metódico, monotonamente pontual, dedicava-se aos estudos filosóficos. “Quer-me parecer que Kant da mesma forma prestou ao espírito humano um grande serviço concebendo a ideia da razão independente da experiência (muito embora a própria razão só se conheça através da experiência) e objetando antecipadamente aos sistemas modernos que nos teriam feito crer que a razão não é de modo algum imutável, que a razão é a serva da experiência e que poderia muito bem transformar-se se esta o exigisse. “ (Benda) Educação para Kant É somente a partir da educação que o homem pode alcançar, com plenitude, sua humanidade, pois a educação o “constrói”, fazendo com que ele seja capaz de gozar sua liberdade. Quatro aspectos: a disciplina, a cultura, a civilidade e a moralidade. Aos 16 anos Einstein já havia lido três das principais obras de Kant e durante seu curso de graduação na Politécnica de Zurique, Einstein matriculou–se no curso de “Teoria do Pensamento Científico” no semestre de inverno de 1897. a busca por saber O que posso saber? Como devo agir? O que posso esperar? E, por fim,O que é o ser humano? Duas escolas filosóficas, tradicionalmente, respondiam de formas diversas ao problema do conhecimento. Racionalistas (Platão, Descartes, Leibniz e Espinosa), todo conhecimento provém da razão. Empiristas (Aristóteles, Hobbes, Locke, Berkeley e Hume), ao contrário, somente os dados da experiência sensível forneceriam as bases para o conhecimento humano. Revolução Copernicana Constituiu-se no processo histórico que redundou na substituição do sistema geocêntrico (Geocentrismo) pelo sistema heliocêntrico (Heliocentrismo) que resolveu com mais economia o entendimento de como se comporta o sistema solar (universo). Resposta ao problema do conhecimento → A proposição de Copérnico ganhou substância graças à sua adequada fundamentação matemática e ao progresso tecnológico-científico subsequente. FAIR USE ▼ "Copyright Disclaimer Under Section 107 of the Copyright Act 1976, allowance is made for "fair use" for purposes such as criticism, comment, news reporting, teaching, scholarship, and research. Fair use is a use permitted by copyright statute that might otherwise be infringing. Non-profit, educational or personal use tips the balance in favour of fair use." No copyright infringement intended. https://www.youtube.com/watch?v=8XLQKo1jsdg **************************************************** 10 MECÂNICA QUÂNTICA E FILOSOFIA KANTIANA 1930-1932 Carl Friedrich respondeu, com muita ousadia, que o desenvovimento da ciência natural parecia justificar uma visão ligeiramente mais otimista: (...) Esta resposta, parcialmente baseada nos ensinamentos de Bohr, pareceu deixar Grete Hermann um pouco mais satisfeita. E todos ficamos com o sentimento de que havíamos apreendido melhor a relação entre a filosofia de Kant e a ciência moderna. pp. 146-147 CONTRAPONTO A PARTE E O TODO HEISENBERG **********************
*** "Na ciência, a melhor política é ser o mais conservador possível, e só fazer ampliações se as observações forem inexplicáveis de outro modo." *** Diálogos sobre la física atómica www.librosmaravillosos.com Werner Heisenber *** Capítulo 10 La mecánica cuántica y la filosofía de Kant (1930-1932) (...) Carl Friedrich respondió entonces de modo muy alentador que él en el desarrollo de las ciencias de la naturaleza encontraba justificación para una concepción algo más optimista: (...) Con esta contestación, que en parte era de Bohr, Grete Hermann pareció conformarse modestamente. Temamos la impresión de haber entendido mejor la relación de la filosofía kantiana con la ciencia moderna. *************************************************

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