sábado, 10 de dezembro de 2022

Entendimento

*** “Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento.” Paulo (Romanos, 12:2) *** Quando nos reportamos ao problema da transformação espiritual, a comunidade dos discípulos do Evangelho concorda conosco, quanto a semelhante necessidade, mas nem todos demonstram perfeita compreensão do assunto. No fundo, todos anelam a modificação, no entanto, a maioria não aspira senão à mudança de classificação convencional. Os menos favorecidos pelo dinheiro buscam escalar o domínio das possibilidades materiais, os detentores de tarefas humildes pleiteiam as grandes posições e, num crescendo desconcertante, quase todos pretendem a transformação indébita das oportunidades a que se ajustam, mergulhando na desordem inquietante. A renovação indispensável não é a de plano exterior flutuante. Transformar­se­á o cristão devotado, não pelos sinais externos, e sim pelo entendimento, dotando a própria mente de nova luz, em novas concepções. Assim como qualquer trabalho terrestre pede a sincera aplicação dos aprendizes que a ele se dedicam, o serviço de aprimoramento mental exige constância de esforço no bem e no conhecimento. Ainda aqui, é forçoso reconhecer que a disciplina entrará com fatores decisivos.Não te cristalizes, pois, em falsas noções que já te prejudicaram o dia de ontem. Repara a estrutura dos teus raciocínios de agora, ante as circunstâncias que te rodeiam. Pergunta a ti próprio quanto ganhaste no Evangelho para analisar retamente esse ou aquele acontecimento de teu caminho. Faze isto e a Bondade do Senhor te auxiliará na esclarecedora resposta a ti mesmo. 167 Entendimento http://grupoama.org.br/books/Chico%20Xavier%20(Emmanuel)%20-%20Pao%20Nosso.pdf ********************************************************************************
*** Sacramento – Estação Ferroviária do Cipó | ipatrimônio ***
*** UMA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA E OS PRIMEIROS NÍQUEIS *** - "Guarde, mãe, para o dia em que a senhora não tiver pão em casa." EURÍPEDES O HOMEM E A MISSÃO CORINA NOVELINO p. 30 https://www.ipatrimonio.org/sacramento-estacao-ferroviaria-do-cipo/ *************************************************************************** *** Prece em Ação de graças por haver escapado a um perigo. CPE. Cap 28 - II- 36 e 37. E. S. E. - Gelson Vibrações de Paz e Luz https://www.youtube.com/watch?v=mJljr97SICI *************************************************
*** Domine-se. Quando o impulso mau é contido, um impulso bom lhe ocupa o lugar. Ação de graças por haver escapado a um perigo 36. Prefácio. Pelo perigo que tenhamos corrido, mostra-nos Deus que, de um momento para outro, podemos ser chamados a prestar contas do modo por que utilizamos a vida. Avisa-nos, assim, que devemos tomar tento e emendar-nos. 37. Prece. – Meu Deus, meu anjo de guarda, agradeço-vos o socorro que me proporcionastes no perigo de que estive ameaçado. Seja para mim um aviso esse perigo e me esclareça sobre as faltas que me hajam colocado sob a sua ameaça. Compreendo, Senhor, que nas tuas mãos está a minha vida e que ma podes tirar, quando te apraza. Inspira-me, por intermédio dos bons Espíritos que me assistem, o propósito de empregar utilmente o tempo que ainda me concederes de vida neste mundo. Meu anjo guardião, firma-me na resolução que tomo de reparar os meus erros e de fazer todo o bem que esteja ao meu alcance, a fim de chegar menos onerado de imperfeições ao mundo dos Espíritos, quando Deus determine o meu regresso para lá. https://febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/obras/evangelho-guillon.pdf ***************************************************************************************
*** "Na ciência, a melhor política é ser o mais conservador possível, e só fazer ampliações se as observações forem inexplicáveis de outro modo." *** "(...) ¿Qué opinas tú sobre esto, Niels?» «Lo primero de todo, no acabo de ver—respondió Niels— que la elección entre una u otra posibilidad tenga tanta importancia en el estado actual de la ciencia. (...) En las ciencias naturales es siempre excelente política el ser tan conservador como sea posible, y sólo, ante el apremio de observaciones que no tienen explicación, llevar adelante las nuevas ampliaciones». (...)" Diálogos sobre la física atómica www.librosmaravillosos.com Werner Heisenberg p. 191 "(...) O que você pensa sobre isso, Niels? - Antes de mais nada - disse Niels - , não consigo ver por que uma escolha entre esses pontos de vistas haveria de ser uma questão de tamanha importância para a ciência, em seu estado atual. (...) Na ciência, a melhor política é ser o mais conservador possível, e só fazer ampliações se as observações forem inexplicáveis de outro modo. (...) CONTRAPONTO A PARTE E O TODO HEISENBERG *************************************************
*** «Hay biólogos que opinan que esta necesidad existe—objeté yo—; que juzgan que la teoría darwiniana en su forma actual: mutaciones al azar y selección mediante el proceso eliminatorio, no basta para explicar la pluralidad de formas orgánicas existentes en la tierra. (...) «Esta es puramente una cuestión que ha de plantearse a escala del tiempo—dijo Niels—. La teoría darwiniana en su forma actual contiene dos afirmaciones independientes. La primera dice que en el proceso de la herencia se prueban incesantemente formas nuevas, la mayoría de las cuales en las circunstancias del medio ambiente son, a su vez, eliminadas como inservibles; sólo algunas, pocas, las aptas, se conservan. Desde un punto de vista empírico, esto puede ser acertado. Pero en un segundo momento se presupone que las nuevas formas se producen por perturbaciones fortuitas de las estructuras genéticas. Esta segunda tesis es más problemática, aun cuando difícilmente podamos imaginarnos una cosa distinta. El argumento de Neumann pretende poner en claro que, en efecto, transcurrido un tiempo suficientemente largo, casi todo puede originarse por casualidad, pero que en semejante explicación fácilmente se llega a tiempos tan absurdamente largos, que en la naturaleza ciertamente no aparecen. En resumidas cuentas, sabemos por las observaciones físicas y astrofísicas que desde el origen de los más primitivos seres vivos sobre la tierra pueden haber transcurrido a lo sumo unos cuantos miles de millones de años. En ese tiempo tiene que haberse desarrollado toda la evolución desde los seres vivos más primitivos hasta los más desarrollados. El que el juego de las mutaciones fortuitas y de las eliminaciones por el proceso selectivo haya sido suficiente para conducir durante tal tiempo hasta los complicados organismos más desarrollados, depende en realidad de los tiempos biológicos que se necesitan para el desarrollo de las nuevas especies. En mi opinión, sabemos hoy día demasiado poco sobre tales tiempos para poder dar una respuesta segura al problema. Por esto habrá que dejarlo por el momento tal como está». (...) «Un argumento más—continué yo—que se aduce a veces en favor de la necesidad de ampliar la teoría cuántica es la existencia de la conciencia humana.(...)" (...) «Este argumento—dijo Niels—parece, a primera vista, muy convincente. Dentro de los conceptos físico-químicos no podemos encontrar nada que ni de muy lejos tenga que ver con la conciencia. Sabemos que la conciencia existe solamente porque nosotros mismos la poseemos. La conciencia es, por tanto, también una parte de la naturaleza, o, en términos más generales, de la realidad; y debemos poder describir y entender, al lado de la física y de la química, cuyas leyes están abarcadas en la teoría cuántica, otras leyes de esencia totalmente distinta. Pero no sé a este respecto si se precisa más libertad que la ya dada por el concepto de complementariedad. También aquí me parece que es poca la diferencia que existe entre un método que—como el de la interpretación estadística de la termología—incorpora nuevos conceptos a la mecánica cuántica y formula con ellos nuevas leyes, y un procedimiento que—como sucedió con la ampliación de la física clásica, que llevo a la teoría cuántica—debe ampliar la misma teoría cuántica con un formalismo más general para abarcar también la existencia de la conciencia. El verdadero problema es el siguiente: ¿Cómo puede concordar la parte de la realidad que comienza con la conciencia con aquella otra que se describe en la física y la química? ¿Cómo hacer para que no entren en conflicto las leyes propias de estas dos partes? Aquí se trata, evidentemente, de una estricta situación de complementariedad, que deberá analizarse, naturalmente, con mucha mayor exactitud, cuando, mas adelante, sean más amplios nuestros conocimientos biológicos». Diálogos sobre la física atómica www.librosmaravillosos.com Werner Heisenber *****************************************************************************************************
*** O Evangelho é uma forma de poesia. Eu amo você por causa do coração. *** *** Tim Maia Eu Amo Você (Legendado) HD *** Trilhas Sonoras by Luana Camara Compartilhar 16 de set. de 2013 No copyright infringement intended. For fan entertainment purposes only #TrilhasSonorasbyLuanaCamara Tema Nacional de Além do Tempo Eu Amo Você Tim Maia Trilha Sonora Legedando HD Site Oficial: http://www.timmaia.com.br... Letra: Toda vez que eu olho Toda vez que eu chamo Toda vez que eu penso Em lhe dar Ah! Ah!... O meu amor Oh! Oh! Meu coração (Pensa que não vai ser possível!) De lhe encontrar (Pensa que não vai ser possível!) De lhe amar (Pensa que não vai ser possível!) De Conquistá - la Eu amo você, menina Eu amo você! Eu amo você, menina Uh! Uh! Eu amo você!... Toda vez que eu olho Toda vez que eu chamo Toda vez que eu penso Em lhe dar Ah! Ah!... O meu amor Oh! Oh! Meu coração (Pensa que não vai ser possível!) De lhe encontrar (Pensa que não vai ser possível!) De lhe amar (Pensa que não vai ser possível!) De conquistá-la Ah!... Eu amo você, menina Eu amo você! juro! Eu amo você, menina Uh! Uh! Eu amo você!... Eu te amo! Eu te amo! Música MÚSICA Eu Amo Você ARTISTA Tim Maia ÁLBUM Eu Amo Você https://www.youtube.com/watch?v=jmp3WqtfNGw *************************************************** "Provavelmente, é tudo uma questão de escala temporal correta - sugeriu Niels - (...)" (...) (...) "Desconfio que sabemos muito pouco sobre isso para fornecer uma resposta confiável. Logo, é melhor suspender o juízo por enquanto." CONTRAPONTO A PARTE E O TODO HEISENBERG **************************************
*** “Em um mundo desesperado, o Evangelho é poesia.” Entrevista com Carlos Castillo, arcebispo de Lima “Em 1924, Pablo Neruda escreveu ‘Vinte poemas de amor e uma canção desesperada’. Agora, no mundo, vivemos uma situação oposta. Ouvimos muitas ‘canções desesperadas’, mas também existe um poema de amor: é o Evangelho que pede para entrar no mundo.” Dom Carlos Castillo, arcebispo de Lima e primaz do Peru, mesmo no exercício de seu ministério episcopal, continua a reflexão teológica que é bem conhecida na Itália há muito tempo e, em particular, desde que foi publicado há cerca de 20 anos um livro que apresenta o que ele chama de “teologia da regeneração”. Trata-se de uma chave para acessar o anúncio do Evangelho no mundo contemporâneo, ainda mais em um tempo particular como o que vivemos, marcado pela guerra, pela pandemia e por muitas situações de crise, que afetaram e afetam de forma particularmente impactante, devido à desigualdade crônica e ao avanço do narcotráfico, o continente latino-americano. https://www.ihu.unisinos.br/categorias/622112-em-um-mundo-desesperado-o-evangelho-e-poesia-entrevista-com-carlos-castillo ************************ *** PODCAST Ep.5 - Vinte poemas desesperados de amor e uma canção amorosa de esperança Fundação Joaquim Nabuco Compartilhar Estreou em 23 de abr. de 2021 O tema e título do quinto episódio – “Vinte poemas desesperados de amor e uma canção amorosa de esperança” – evoca o título do livro de poemas do chileno Pablo Neruda: “Vinte poemas de amor e uma canção desesperada”, publicado pela primeira vez em 1924. A atriz Gheusa Sena Leal lê poemas de Bruno Seabra, Ascenso Ferreira, Alceu Wamosy, Mário de Andrade, Geraldino Brasil, Aldemar Paiva, Mario Faustino, Alvarenga Peixoto, Maciel Monteiro, Olavo Bilac, Luís Vaz de Camões, Laurindo Rabelo, Hilda Hilst, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade, Augusto dos Anjos, Alphonsus de Guimarães e de Pablo Neruda. Para finalizar o episódio, a premiadíssima Maria Valéria Rezende, uma das vozes mais importantes da literatura em língua portuguesa, lê uma canção amorosa de esperança: o célebre poemoração de Teresa D’Ávila. O podcast “As muitas vozes do livro” integra a II Festa Digital do Livro. O projeto da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco celebra nesta série o Dia Mundial do Livro. São seis blocos temáticos que buscam ampliar a reflexão sobre o livro no mundo e o mundo do livro, pensar no papel do livro na atualidade e no futuro, num mundo cada vez mais povoado de informações e de formas de entretenimento. https://www.youtube.com/watch?v=eAtUjDrtYe4 https://www.academia.edu/34524419/NERUDA_P_Vinte_Poemas_de_Amor_e_uma_Canc_a_o_Desesperada_trad_C%C3%ADntia_Eto_ ************************************************************ NERUDA, P. Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada (trad. Cíntia Eto) Profile image of Cíntia EtoCíntia Eto 2017, Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada Tradução brasileira de Veinte Poemas de Amor y una Canción Desesperada (1924), de Pablo Neruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário