sábado, 24 de setembro de 2016

GARBO, TERRA BRASILIS

Como dizia Tom Jobim, velho amigo e grande parceiro de Chico, "se existe uma coisa que o brasileiro não perdoa, esta é o sucesso". A reinvenção e o veneno



Depoimento de Eike Batista à Lava Jato


Publicado em 22 de set de 2016
Categoria
Notícias e política
Licença
Licença padrão do YouTube




Depoimento de Eike Batista à Lava Jato - Parte 2


Publicado em 22 de set de 2016
Declarações foram prestadas em 20 de maio de 2016
Categoria
Notícias e política
Licença
Licença padrão do YouTube



Os 60 mais poderosos do país



Do movimento sionista carioca ao candomblé da Bahia




Governador tem fama de bom negociador e de bom bombeiro, hábil na difícil tarefa de contornar crises





Jaques Wagner não é da Bahia. É do Rio. Perseguido pelo regime militar, abandonou a cidade. Chegou a Salvador depois de uma temporada escondido em Minas. Desde então nunca mais saiu do Estado onde iniciou sua trajetória profissional e se especializou na política




Na estreia, no 60º lugar do ranking que radiografa o poder e a influência de grandes nomes do País, está Eike Batista



Getty Images
Eike Batista é o 60º colocado no ranking

O iG publica, a partir desta segunda-feira (29), a série especial “Os 60 mais poderosos do País”. A cada dia, o internauta poderá ler o perfil de uma personalidade brasileira que atualmente é capaz de ir além do prestígio e do reconhecimento na política e na economia do País. 
Na estreia, o perfil com a trajetória, os avanços e recuos e detalhes da vida e do trabalho do 60º nome mais poderoso do País, o empresário Eike Batista. A identidade das personalidades ranqueadas a seguir só será revelada no dia da publicação.
Leia o perfil de Eike Batista
São nomes com poder para interferir nos rumos dos negócios, da política, da mídia e dos programas governamentais que afetam o desenvolvimento econômico e social. 
A série exibe o ranking preparado pelo iG para definir quem são os personagens com maior influência no Brasil. 
O ranking foi elaborado a partir de quatro indicadores: Econômico, Político, Midiático e Social. Somados, esses índices radiografam quem são, o que fazem e como fazem os principais artífices da política e da economia brasileira. Com eles, o internauta estará melhor informado sobre a capacidade de influência de grandes personagens da República. O ranking tem a presença de políticos, autoridades de governo e do Judiciário, empresários e economistas.
Nomes que, com sua tomada de decisão, suas declarações e atitudes públicas e privadas, geram notícia, despertam admiração, crítica, aplauso ou desprezo. Eles ganharão perfis elaborados, que serão publicados a cada dia a partir do início da série. O iG publicará um perfil por dia, de segunda a sexta, até chegar ao número 1. Os leitores só serão informados de todo o ranking no último dia da série, com a publicação do perfil do nome mais poderoso do País. São textos produzidos com a marca de excelência do iG : bem informados, inventivos, criativos, instigantes.


Herói, anti-herói ou vilão?


O que é um Herói:
Herói é o termo atribuído ao ser humano que executa ações excepcionais, com coragem e bravura, com o intuito de solucionar situações críticas, tendo como base princípios morais e éticos.
Além de bravura e coragem, um ato é reconhecido como genuinamente heroico quando a pessoa desempenha ou toma determinada atitude de modo altruísta, ou seja, sem motivos egoístas ou que envolvam o seu ser, mas apenas o bem-estar ou segurança de terceiros.

Descubra mais sobre o conceito de altruísmo e o que significa ser uma pessoa altruísta.

De acordo com a mitologia grega, os heróis eram vistos como semideuses, figuras míticas que se destacavam por serem supostamente filhos dos deuses.
Para os gregos, uma atitude baseada num pensamento e lógica não egoísta era considera “sagrada”, excedendo os limites das capacidades e dons humanos.
Aliás, etimologicamente, o termo herói se originou a partir do grego hrvV, que mais tarde foi adaptado para o latim heros.

A partir desta etimologia, o herói também serva para designar o protagonista de uma história, seja obra literária, teatral, cinematográfica e etc.
As grandes narrativas gregas, como a Odisseia e a Ilíada, contam histórias de importantes personagens consideradas como heróis gregos, como Aquiles,
Teseu e Hércules, por exemplo.
Saiba mais também sobre o significado de Ética e Moral.
Super-herói
Atualmente, a figura dos super-heróis são bastante populares entre as pessoas de todas as idades e em todo o mundo.
Os super-heróis são personagens fictícios que foram popularizados graças as histórias em quadrinho, principalmente nos anos que se seguiram ao pós-Guerra.
Dotados de poderes especiais, os super-heróis vistos nos quadrinhos têm o dever de salvar a humanidade de todos os tipos de perigos e inimigos. Normalmente, as histórias são permeadas pela constante luta entre o bem e o mal (herói contra vilão).
Entre os super-heróis mais populares está o Superman, o Batman, o Homem-Aranha, os X-Men, entre muitos outros.


  

vi·lão
(latim *villanus, habitante de uma casa de campo)

adjetivo
1. Relativo a vila.
2. [Figurado]  Rústico, grosseiro.
3. .Abjeto, baixo, sórdido, vil.
adjetivo e substantivo masculino
4. Que ou quem nasceu ou habita em vila.
5. Que ou quem habita uma zona rural. = CAMPONÊS
6. Que ou quem não pertence à nobreza.
7. Que ou quem tem qualidades morais negativas.
8. Que ou quem é desprezível.
substantivo masculino
9. Personagem de uma obra de ficção que representa a maldade ou o lado mau.
10. Antiga dança popular.
11. [Portugal: Açores]  Mascarado que faz parte das mouriscas.
12. [Portugal: Trás-os-Montes]  Chouriço especial trasmontano.
Feminino: vilã ou viloa. Plural: vilões, vilãos ou vilães.

"vilão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, 

 [consultado em 24-09-2016].




an·ti·-he·rói
(anti- + herói)
substantivo masculino
Pessoa ou personagem de ficção à qual faltam os atributos físicos ou morais geralmente atribuídos aos heróis. ≠ HERÓI
Feminino: anti-heroína. Plural: anti-heróis.

"ANTI-HERÓI", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,  [consultado em 24-09-2016].


O que é Garbo:
Garbo significa elegância, distinção, graça, boa aparência, bom porte,galhardia. Ser garboso é ser esbelto, bem apessoado, ter porte vistoso, elegante, é se vestir bem, é ser impecável.
Garbo é um substantivo masculino, com origem no italiano “garbo”, que significa “molde”, “modelo”.
Ter garbo é ser sutil na maneira de vestir, na maneira de agir, é saber se comportar de forma elegante, demonstrando educação e distinção.
Ter garbo é também ter cavalheirismo, ter gentileza, ter distinção de maneiras, ser amável e ter delicadeza de expressão.
Ser garboso é ser uma pessoa que tem sentimentos de dignidade, de brio, decoro, de classe e cordialidade.
A expressão “O pelotão desfila com garbo” é usada para fazer referência à postura militar, onde os soldados desfilam com um porte suntuoso e elegante.






Greta Garbo quem diria acabou no Irajá


Enviado em 12 de dez de 2011
Cena inicial da peça de teatro , ironia pura
Imagens : TV Cultura
Vídeo : Geso S
Categoria
Entretenimento
Licença
Licença padrão do YouTube



25 a 27 de maio de 2010 – Facom-UFBa – Salvador-Bahia-Brasil

RASURAS DE GRETA GARBO: UMA LEITURA DE "GRETA GARBO, QUEM DIRIA, ACABOU NO IRAJÁ", DE FERNANDO MELO

 Arivaldo Sacramento de Souza1

Resumo: Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá é uma texto dramático escrito por Fernando Melo que aborda a questão da solidão gay na metrópole carioca em tempos ditatoriais. A trama, dita naturalista, passa-se no subúrbio, num apartamento que vale a citação: “é o barroquismo da cafonice”. O dono dele é Pedro, um homossexual, quarentão que se subjetiva em Greta Garbo, famosa atriz sueca que brilhou no cinema hollywoodiano. O enredo é tão simples que remete a uma cena muito constante nas grandes metrópoles (os encontros episódicos): numa noite chuvosa, quando voltando de uma festa, Pedro encontra Renato – jovem sonhador, recém-chegado à cidade do Rio de Janeiro cujo sonho é ser médico – e o leva para casa. Renato passa a ser sustentado por Pedro, num clima de bastante chantagem e exploração. Feita a ambientação do objeto, pretende-se estudar, pelas leituras de cena da peça, as estratégias de apropriação investidas na “construção de si” (FOUCAULT, 1984) que esmaecem e borram a construção da identidade do sujeito Pedro/Greta Garbo.

Palavras-chave: Identidade, Estudos de Gênero, Dramaturgia.

Encenada em Salvador, embora ambientada no Rio de Janeiro, Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá foi censurada pelo Departamento de Censura e Diversões Públicas, tendo sida aprovada, com cortes, quase sempre das cenas em que a relação homoafetiva se dá com maior intensidade.

 O texto de Fernando Melo possui três atos, que abordam a questão da solidão na metrópole carioca. A trama, dita naturalista, passa-se no subúrbio carioca, num apartamento que vale a citação: “é o barroquismo da cafonice”. O dono dele é Pedro, um homossexual, quarentão, solitário, que se subjetiva em Greta Garbo, famosa atriz sueca que brilhou no cinema hollywoodiano. O enredo é tão simples que remete a uma cena nada insólita nas grandes metrópoles: numa noite chuvosa, quando voltando de uma festa, Pedro encontra Renato – típico jovem sonhador, recém-chegado à cidade do Rio de Janeiro cujo sonho é ser médico – e o leva para casa. Renato passa a ser sustentado por Pedro, fazendo, inclusive, diversas exigências, dentre as quais as drogas!

Com isso dito, pretende-se estudar, pelas leituras de cena da peça, as estratégias de apropriação investidas na “construção de si” (FOUCAULT, 1984) que esmaecem e borram a construção da identidade do sujeito Pedro/Greta Garbo.

1 Universidade Federal da Bahia; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. arisacramento@gmail.com














GRETA GARBO: TCM Documentary (Spanish subtitles)


Publicado em 16 de out de 2015
85 Minute documentary, narrated by Julie Christie and made for Turner Classic Movie channel to celebrate Garbo's 100th Anniversary. From legendary documentarian Kevin Brownlow, "Garbo" offers an intimate look at the life and career of Greta Garbo. Brownlow's unique portrait of the enigmatic actress is drawn through rare footage, new and vintage interviews with biographers and admirers, plus many of the friends, relatives and associates who came closest to penetrating the lonely star's veil of solitude. Her career is illustrated with clips from all her movies, ranging from her early film work in Sweden to such Hollywood triumphs as Anna Christie, Grand Hotel, Camille, Ninotchka and her swan song in 1941's Two-Faced Woman.

Written and Directed by Christopher Bird and Kevin Brownlow
Music by Carl Davis
Video and audio copyright by Turner Classic Movies (TCM)
Categoria
Música
Licença
Licença padrão do YouTube











Antonio Carlos Jobim - Terra Brasilis (1980) - Full Album



Caozeiro (part. Arlindo Cruz)
Mumuzinho





Publicado em 8 de jul de 2014
Disco 1
Dreamer (Vivo sonhando) (Tom Jobim)
Canta mais (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Olha Maria (Amparo) (Chico Buarque/Vinicius de Moraes)
Samba de uma nota só (Newton Mendonça/Tom Jobim)
Dindi (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira)
Quiet nights (Corcovado) (Tom Jobim)
Marina Del Rey
Off key (Desafinado) (Newton Mendonça/Tom Jobim)
Você vai ver (Ana Jobim/Tom Jobim)
Estrada do Sol (Dolores Duran/Tom Jobim)
Disco 2
Garota de Ipanema (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Chovendo na Roseira (Tom Jobim)
Triste (Tom Jobim)
Wave (Tom Jobim)
Se todos fossem iguais a você (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Falando de amor (Tom Jobim)
Two kites (Thighs in the skies)
Modinha (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Sabiá (Chico Buarque/Tom Jobim)
Estrada branca (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)

Músicas de Antonio Carlos Jobim

Arranjos e regência: Claus Ogerman
Produção: Aloysio de Oliveira
Desenho da capa: Paulo Jobim
No detalhe: tatuetê, tatu-verdadeiro, tatu-galinha.

Na contracapa, Tom indica Newton Mendonça como autor das letras de "Samba de uma nota só" e "Desafinado". Não é provável que tenha sido assim: o pouco que se sabe sobre a parceria Tom / Newton é que cada um deles contribuía tanto para a música como para a letra.
Newton também era pianista e compositor, e muitas vezes os dois amigos disputavam o banco do piano enquanto compunham.

http://www.jobim.com.br/
Categoria
Pessoas e blogs
Licença
Licença padrão do YouTube
Música
"One Note Samba" por Antonio Carlos Jobim ( • )


REFERÊNCIAS


























http://www.correio24horas.com.br/detalhe/categoria/noticia/jaques-wagner-vai-comandar-a-fundacao-luis-eduardo-magalhaes/?cHash=18a4c6f6d10fd810851fcca08e983476

Nenhum comentário:

Postar um comentário