Como
dizia Tom Jobim, velho amigo e grande parceiro de Chico, "se existe
uma coisa que o brasileiro não perdoa, esta é o sucesso". A
reinvenção e o veneno
Depoimento de Eike Batista à Lava
Jato
Publicado
em 22 de set de 2016
Categoria
Notícias
e política
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Depoimento de Eike Batista à Lava
Jato - Parte 2
Publicado
em 22 de set de 2016
Declarações
foram prestadas em 20 de maio de 2016
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Notícias
e política
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Os 60 mais poderosos do país
Do movimento sionista carioca ao
candomblé da Bahia
Governador
tem fama de bom negociador e de bom bombeiro, hábil na difícil tarefa de
contornar crises
Jaques
Wagner não é da Bahia. É do Rio. Perseguido pelo regime militar, abandonou a
cidade. Chegou a Salvador depois de uma temporada escondido em Minas. Desde
então nunca mais saiu do Estado onde iniciou sua trajetória profissional e se
especializou na política
Na estreia, no 60º lugar do ranking
que radiografa o poder e a influência de grandes nomes do País, está Eike
Batista
Getty Images
Eike Batista é o 60º colocado no
ranking
O
iG publica, a partir desta segunda-feira (29), a série especial “Os 60
mais poderosos do País”. A cada dia, o internauta poderá ler o perfil de uma
personalidade brasileira que atualmente é capaz de ir além do prestígio e do
reconhecimento na política e na economia do País.
Na
estreia, o perfil com a trajetória, os avanços e recuos e detalhes da vida e do
trabalho do 60º nome mais poderoso do País, o empresário Eike Batista. A
identidade das personalidades ranqueadas a seguir só será revelada no dia da
publicação.
Leia
o perfil de Eike Batista
São
nomes com poder para interferir nos rumos dos negócios, da política, da mídia e
dos programas governamentais que afetam o desenvolvimento econômico e
social.
A
série exibe o ranking preparado pelo iG para definir quem são os personagens
com maior influência no Brasil.
O
ranking foi elaborado a partir de quatro indicadores: Econômico, Político,
Midiático e Social. Somados, esses índices radiografam quem são, o que fazem e
como fazem os principais artífices da política e da economia brasileira. Com
eles, o internauta estará melhor informado sobre a capacidade de influência de
grandes personagens da República. O ranking tem a presença de políticos,
autoridades de governo e do Judiciário, empresários e economistas.
Nomes
que, com sua tomada de decisão, suas declarações e atitudes públicas e
privadas, geram notícia, despertam admiração, crítica, aplauso ou desprezo.
Eles ganharão perfis elaborados, que serão publicados a cada dia a partir do
início da série. O iG publicará um perfil por dia, de segunda a sexta, até
chegar ao número 1. Os leitores só serão informados de todo o ranking no último
dia da série, com a publicação do perfil do nome mais poderoso do País. São
textos produzidos com a marca de excelência do iG : bem informados, inventivos,
criativos, instigantes.
Herói, anti-herói ou vilão?
O que é um Herói:
Herói
é o termo atribuído ao ser humano que executa ações excepcionais, com
coragem e bravura, com o intuito de solucionar situações críticas, tendo
como base princípios morais e éticos.
Além
de bravura e coragem, um ato é reconhecido como genuinamente heroico quando a
pessoa desempenha ou toma determinada atitude de modo altruísta, ou seja,
sem motivos egoístas ou que envolvam o seu ser, mas apenas o bem-estar ou
segurança de terceiros.
Descubra
mais sobre o conceito de altruísmo e o que significa ser uma pessoa
altruísta.
De
acordo com a mitologia grega, os heróis eram vistos como semideuses, figuras
míticas que se destacavam por serem supostamente filhos dos deuses.
Para
os gregos, uma atitude baseada num pensamento e lógica não egoísta era
considera “sagrada”, excedendo os limites das capacidades e dons humanos.
Aliás,
etimologicamente, o termo herói se originou a partir do grego hrvV, que
mais tarde foi adaptado para o latim heros.
A
partir desta etimologia, o herói também serva para designar o protagonista de
uma história, seja obra literária, teatral, cinematográfica e etc.
As
grandes narrativas gregas, como a Odisseia e a Ilíada, contam histórias de
importantes personagens consideradas como heróis gregos, como Aquiles,
Teseu
e Hércules, por exemplo.
Saiba
mais também sobre o significado de Ética e Moral.
Super-herói
Atualmente,
a figura dos super-heróis são bastante populares entre as pessoas de todas as
idades e em todo o mundo.
Os
super-heróis são personagens fictícios que foram popularizados graças as histórias
em quadrinho, principalmente nos anos que se seguiram ao pós-Guerra.
Dotados
de poderes especiais, os super-heróis vistos nos quadrinhos têm o dever de
salvar a humanidade de todos os tipos de perigos e inimigos. Normalmente, as
histórias são permeadas pela constante luta entre o bem e o mal (herói contra
vilão).
Entre
os super-heróis mais populares está o Superman, o Batman, o Homem-Aranha, os
X-Men, entre muitos outros.
vi·lão
(latim *villanus, habitante de uma casa de campo)
(latim *villanus, habitante de uma casa de campo)
adjetivo
1. Relativo a vila.
2. [Figurado] Rústico, grosseiro.
3. .Abjeto, baixo, sórdido, vil.
adjetivo
e substantivo masculino
4. Que ou quem nasceu ou habita em vila.
5. Que ou quem habita uma zona rural. = CAMPONÊS
6. Que ou quem não pertence à nobreza.
7. Que ou quem tem qualidades morais negativas.
8. Que ou quem é desprezível.
substantivo
masculino
9. Personagem de uma obra de ficção que representa a maldade ou o lado mau.
10. Antiga dança popular.
11. [Portugal:
Açores] Mascarado que faz parte das mouriscas.
12. [Portugal:
Trás-os-Montes] Chouriço especial trasmontano.
Feminino:
vilã ou viloa. Plural: vilões, vilãos ou vilães.
"vilão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,
[consultado em 24-09-2016].
an·ti·-he·rói
(anti- + herói)
(anti- + herói)
substantivo
masculino
Pessoa ou personagem de ficção à qual faltam os atributos físicos ou morais geralmente atribuídos aos heróis. ≠ HERÓI
Feminino:
anti-heroína. Plural: anti-heróis.
"ANTI-HERÓI", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 24-09-2016].
O que é Garbo:
Garbo
significa elegância, distinção, graça, boa aparência, bom porte,galhardia.
Ser garboso é ser esbelto, bem apessoado, ter porte vistoso, elegante, é se
vestir bem, é ser impecável.
Garbo
é um substantivo masculino, com origem no italiano “garbo”, que significa “molde”,
“modelo”.
Ter
garbo é ser sutil na maneira de vestir, na maneira de agir, é saber se
comportar de forma elegante, demonstrando educação e distinção.
Ter
garbo é também ter cavalheirismo, ter gentileza, ter distinção de maneiras, ser
amável e ter delicadeza de expressão.
Ser
garboso é ser uma pessoa que tem sentimentos de dignidade, de brio, decoro, de
classe e cordialidade.
A
expressão “O pelotão desfila com garbo” é usada para fazer referência à postura
militar, onde os soldados desfilam com um porte suntuoso e elegante.
Greta Garbo quem diria acabou no
Irajá
Enviado
em 12 de dez de 2011
Cena
inicial da peça de teatro , ironia pura
Imagens : TV Cultura
Vídeo : Geso S
Imagens : TV Cultura
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Entretenimento
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25
a 27 de maio de 2010 – Facom-UFBa – Salvador-Bahia-Brasil
RASURAS DE GRETA GARBO: UMA LEITURA
DE "GRETA GARBO, QUEM DIRIA, ACABOU NO IRAJÁ", DE FERNANDO MELO
Arivaldo
Sacramento de Souza1
Resumo:
Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá é uma texto dramático escrito por
Fernando Melo que aborda a questão da solidão gay na metrópole carioca em
tempos ditatoriais. A trama, dita naturalista, passa-se no subúrbio, num
apartamento que vale a citação: “é o barroquismo da cafonice”. O dono dele é
Pedro, um homossexual, quarentão que se subjetiva em Greta Garbo, famosa atriz
sueca que brilhou no cinema hollywoodiano. O enredo é tão simples que remete a
uma cena muito constante nas grandes metrópoles (os encontros episódicos): numa
noite chuvosa, quando voltando de uma festa, Pedro encontra Renato – jovem
sonhador, recém-chegado à cidade do Rio de Janeiro cujo sonho é ser médico – e
o leva para casa. Renato passa a ser sustentado por Pedro, num clima de
bastante chantagem e exploração. Feita a ambientação do objeto, pretende-se
estudar, pelas leituras de cena da peça, as estratégias de apropriação
investidas na “construção de si” (FOUCAULT, 1984) que esmaecem e borram a
construção da identidade do sujeito Pedro/Greta Garbo.
Palavras-chave:
Identidade, Estudos de Gênero, Dramaturgia.
Encenada
em Salvador, embora ambientada no Rio de Janeiro, Greta Garbo, quem diria,
acabou no Irajá foi censurada pelo Departamento de Censura e Diversões
Públicas, tendo sida aprovada, com cortes, quase sempre das cenas em que a
relação homoafetiva se dá com maior intensidade.
O texto de Fernando Melo possui três atos, que
abordam a questão da solidão na metrópole carioca. A trama, dita naturalista,
passa-se no subúrbio carioca, num apartamento que vale a citação: “é o
barroquismo da cafonice”. O dono dele é Pedro, um homossexual, quarentão,
solitário, que se subjetiva em Greta Garbo, famosa atriz sueca que brilhou no
cinema hollywoodiano. O enredo é tão simples que remete a uma cena nada
insólita nas grandes metrópoles: numa noite chuvosa, quando voltando de uma
festa, Pedro encontra Renato – típico jovem sonhador, recém-chegado à cidade do
Rio de Janeiro cujo sonho é ser médico – e o leva para casa. Renato passa a ser
sustentado por Pedro, fazendo, inclusive, diversas exigências, dentre as quais
as drogas!
Com
isso dito, pretende-se estudar, pelas leituras de cena da peça, as estratégias
de apropriação investidas na “construção de si” (FOUCAULT, 1984) que esmaecem e
borram a construção da identidade do sujeito Pedro/Greta Garbo.
1
Universidade Federal da Bahia; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da
Bahia. arisacramento@gmail.com
GRETA GARBO: TCM Documentary
(Spanish subtitles)
Publicado
em 16 de out de 2015
85
Minute documentary, narrated by Julie Christie and made for Turner Classic
Movie channel to celebrate Garbo's 100th Anniversary. From legendary
documentarian Kevin Brownlow, "Garbo" offers an intimate look at the
life and career of Greta Garbo. Brownlow's unique portrait of the enigmatic
actress is drawn through rare footage, new and vintage interviews with
biographers and admirers, plus many of the friends, relatives and associates
who came closest to penetrating the lonely star's veil of solitude. Her career
is illustrated with clips from all her movies, ranging from her early film work
in Sweden to such Hollywood triumphs as Anna Christie, Grand Hotel, Camille,
Ninotchka and her swan song in 1941's Two-Faced Woman.
Written and Directed by Christopher Bird and Kevin Brownlow
Music by Carl Davis
Video and audio copyright by Turner Classic Movies (TCM)
Written and Directed by Christopher Bird and Kevin Brownlow
Music by Carl Davis
Video and audio copyright by Turner Classic Movies (TCM)
Categoria
Música
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Antonio Carlos Jobim - Terra
Brasilis (1980) - Full Album
Caozeiro (part. Arlindo Cruz)
Mumuzinho
Publicado
em 8 de jul de 2014
Disco
1
Dreamer (Vivo sonhando) (Tom Jobim)
Canta mais (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Olha Maria (Amparo) (Chico Buarque/Vinicius de Moraes)
Samba de uma nota só (Newton Mendonça/Tom Jobim)
Dindi (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira)
Quiet nights (Corcovado) (Tom Jobim)
Marina Del Rey
Off key (Desafinado) (Newton Mendonça/Tom Jobim)
Você vai ver (Ana Jobim/Tom Jobim)
Estrada do Sol (Dolores Duran/Tom Jobim)
Disco 2
Garota de Ipanema (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Chovendo na Roseira (Tom Jobim)
Triste (Tom Jobim)
Wave (Tom Jobim)
Se todos fossem iguais a você (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Falando de amor (Tom Jobim)
Two kites (Thighs in the skies)
Modinha (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Sabiá (Chico Buarque/Tom Jobim)
Estrada branca (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Músicas de Antonio Carlos Jobim
Arranjos e regência: Claus Ogerman
Produção: Aloysio de Oliveira
Desenho da capa: Paulo Jobim
No detalhe: tatuetê, tatu-verdadeiro, tatu-galinha.
Na contracapa, Tom indica Newton Mendonça como autor das letras de "Samba de uma nota só" e "Desafinado". Não é provável que tenha sido assim: o pouco que se sabe sobre a parceria Tom / Newton é que cada um deles contribuía tanto para a música como para a letra.
Newton também era pianista e compositor, e muitas vezes os dois amigos disputavam o banco do piano enquanto compunham.
http://www.jobim.com.br/
Dreamer (Vivo sonhando) (Tom Jobim)
Canta mais (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Olha Maria (Amparo) (Chico Buarque/Vinicius de Moraes)
Samba de uma nota só (Newton Mendonça/Tom Jobim)
Dindi (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira)
Quiet nights (Corcovado) (Tom Jobim)
Marina Del Rey
Off key (Desafinado) (Newton Mendonça/Tom Jobim)
Você vai ver (Ana Jobim/Tom Jobim)
Estrada do Sol (Dolores Duran/Tom Jobim)
Disco 2
Garota de Ipanema (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Chovendo na Roseira (Tom Jobim)
Triste (Tom Jobim)
Wave (Tom Jobim)
Se todos fossem iguais a você (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Falando de amor (Tom Jobim)
Two kites (Thighs in the skies)
Modinha (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Sabiá (Chico Buarque/Tom Jobim)
Estrada branca (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Músicas de Antonio Carlos Jobim
Arranjos e regência: Claus Ogerman
Produção: Aloysio de Oliveira
Desenho da capa: Paulo Jobim
No detalhe: tatuetê, tatu-verdadeiro, tatu-galinha.
Na contracapa, Tom indica Newton Mendonça como autor das letras de "Samba de uma nota só" e "Desafinado". Não é provável que tenha sido assim: o pouco que se sabe sobre a parceria Tom / Newton é que cada um deles contribuía tanto para a música como para a letra.
Newton também era pianista e compositor, e muitas vezes os dois amigos disputavam o banco do piano enquanto compunham.
http://www.jobim.com.br/
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Música
"One
Note Samba" por Antonio Carlos
Jobim ( • )
REFERÊNCIAS
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