quinta-feira, 30 de novembro de 2023

MEDALHAS DOS AFOGADOS

Antônio Almeida, Dorival Caymmi e Jorge Veiga, com premonições do futuro concreto 🎶 ------------- ------------ Paralamas do Sucesso Lanterna Dos Afogados LETRA I LYRIC LETRAS LYRICS ---------
---------- ____________________________________________________________________________________ Art. 2º A Medalha do Pacificador com Palma será concedida aos militares e aos civis brasileiros que, em tempo de paz, no exercício de suas funções ou no cumprimento de missões de caráter militar, tenham se distinguido por atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, com risco de vida. ___________________________________________________________________________________
----------- ------------ Vera Rosa: Sem maioria no Congresso, Lula terá de fazer aceno ao Centrão Estadão 31 de out. de 2022 A colunista do Estadão participou do último episódio do Eleição na Mesa desta temporada e apontou o desafio do presidente eleito de lidar com um parlamento conservador e manter unido o amplo arco de alianças que o apoiou. --------- Vera Rosa - O dilema de Lula na Esplanada O Estado de S. Paulo Falta de segurança afeta avaliação do governo e presidente planeja recriar Ministério em 2024 --------- ____________________________________________________________________________________ Lula, Messias e o ministro do STF Gilmar Mendes se reencontraram neste mandato, em outros papéis. Gilmar, que barrou a ida de Lula para a Casa Civil, hoje o ajuda: apoiou a indicação de Dino e foi fiador de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República. E como ficou Messias nessa história? “Sou terrivelmente pacificador”, diz ele, que, por coincidência, é evangélico. ____________________________________________________________________________________ -----
---------- Wilson Gomes* - O papel dos memes na política Folha de S. Paulo As formas expressivas e concisas são parte da língua franca da era digital Memes são parte fundamental da vida digital. Logo, da vida. Mesmo os que professam estranhas sentenças como "não tenho redes sociais", durante conversa em alguma mídia social, reconhecem que vivemos em ambientes sociais digitais. No final dos anos 1990, os primitivos que por lá viviam ainda separavam os mundos em "real" e "virtual" enquanto diziam coisas hoje incompreensíveis como "entrar na internet". Sucessivas ondas de transformação digital, porém, unificaram a nossa experiência social. Já não há um "fora" da conexão digital; você, no máximo, modula o quanto ainda quer de vida desconectada e reza para dar certo. Ora, se ambientes digitais oferecem hoje os recursos fundamentais para a interação, a integração e a informação, funções sociais decisivas, era de se esperar que novas linguagens surgissem e se consolidassem. Os memes, formas expressivas concisas, condensadas e que se fixam na memória coletiva, são parte da língua franca da era digital. Assim como as sonoras lapidares eram um recurso precioso na era da televisão, as frases de efeito, os chistes e as tiradas espirituosas eram admirados na esfera pública aristocrática ou da alta burguesia. Meme é um pouco disso tudo. Afinal, qualquer coisa pode ser um meme desde que seja capaz de se fixar na camada mais acessível da memória coletiva, de ser reconhecida e de comunicar de maneira rápida um conteúdo. Como uma sonora, o meme precisa ser facilmente replicável e reconhecido; como uma tirada, é bom que seja surpreendente e bem-humorado; como um chiste, convém ser irreverente, crítico. Curiosamente, nesta semana, duas figuras públicas falaram de memes em campanhas políticas: um marqueteiro e um comentarista de política. A acreditar-se no título das reportagens, há uma singularidade. O marqueteiro, Sidônio Palmeira, é contra os memes. O comentarista, Merval Pereira, a favor. Na verdade, a diferença entre Pereira e Palmeira é um pouco mais complicada. Merval, em O Globo, repercute uma entrevista de Pablo Nobel, o marqueteiro do argentino Milei, que diz dos memes que são a ponta de lança da comunicação eleitoral, vez que capturam a atenção dos jovens, dos menos politizados e menos engajados. Aliás, a mesma coisa que se dizia sobre usar redes sociais em campanhas desde os anos 2000. O elogio ao meme é novo, o discurso é velho. Surpreende um pouco mais a posição de Sidônio, que revela considerável desconforto com o uso de memes em entrevista dada a Samuel Lima no Estadão. Os memes de arminha de Bolsonaro, da motosserra de Milei e da peruca de Nikolas Ferreira foram explicitamente mencionados, o "faz o L" de Lula não o foi, mas poderia ter sido. A questão para ele é que se usam memes "em vez de". Em vez de uma discussão política substantiva sobre temas. Memes são uma forma de ganhar repercussão, cliques, acredita. "Isso termina simplificando, deixando muito raso o debate político". A contraposição entre a política com substância de antanho com a política de simulacro e aparências de hoje é um clássico nos estudos de comunicação eleitoral. Já se culpou por essa decadência a televisão, a sociedade do espetáculo e a internet. Parece que o meme sintetiza os culpados da vez. O que parece incomodar Sidônio Palmeira é visto com um problema por todo mundo: as campanhas não têm ajudado as pessoas a discutir com profundidade as questões políticas. O diagnóstico de que isso tem a ver com o uso de memes e, ele acrescenta numa conjunção injustificada, fake news, é que se pode discutir. Sim, fake news não são um recurso legítimo, mas o que memes têm a ver com isso? E por que o mero recurso a memes tornaria os debates rasos? As campanhas precisam se esgotar neles? Quando existiu essa campanha socrática em que oradores não precisavam de slogans, jingles, humor e outros recursos visuais, sonoros e conceituais para fixar uma identidade e uma ideia-chave na memória do eleitor? Por que na era dos palanques e na era da televisão nada disso era incompatível com uma campanha baseada em questões e na era digital passou a ser? As campanhas não conseguem mais vender ideias e discutir seriamente problemas e soluções? Concordo. O frenesi dos parlamentares para manter-se vistos e lembrados, sobretudo daqueles que usaram a sua presença digital para conseguir mandatos, é um problema que afeta seriamente as casas legislativas hoje em dia? Concedo. O uso de memes provoca algum desses efeitos? Certamente não. As causas devem estar em outro lugar. *Professor titular da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e autor de "Crônica de uma Tragédia Anunciada" ____________________________________________________________________________________ ---------------
------------ O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebe a Medalha do Pacificador com Palma Assessoria de Bolsonaro ---------- Naomi Matsui 5.dez.2018 (quarta-feira) - 14h10 atualizado: 5.dez.2018 (quarta-feira) - 15h34 Com moral alta na política e no meio militar, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu nesta 4ª feira (5.dez.2018) a Medalha do Pacificador com Palma. A cerimônia foi realizada no Quartel-General do Exército em Brasília. Teve a presença do Comandante das Forças Armadas, Eduardo Villas Bôas. A concessão foi justificada por Bolsonaro ter impedido 1 soldado do afogamento em 1978, durante uma instrução militar. Capitão do Exército na reserva, Bolsonaro tem uma boa relação com as Forças Armadas. A condecoração 40 anos após é realizada num momento em que Bolsonaro tem prestigiado as Forças por meio da nomeação de militares para ministérios e para outros cargos de alto escalão. autores Naomi Matsui REPÓRTER ____________________________________________________________________________________ ----------
----------- CPI dos Atos Antidemocráticos retira nome de G. Dias de relatório final Outras 134 pessoas foram indiciadas, entre elas policiais militares que atuaram no dia 8 de janeiro -------------- O general Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI Paulo Bomtempo/Enquadrar/Estadão Conteúdo Mariana Albuquerqueda CNN Brasília 29/11/2023 às 20:44 | Atualizado 29/11/2023 às 20:49 Os integrantes da CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) votaram, nesta quarta-feira (29), o relatório final da investigação criada para apurar os atos criminosos do dia 8 de janeiro. O texto original incluía o general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), na lista de indiciados. No entanto, de última hora, os parlamentares rejeitaram o indiciamento num placar apertado: quatro votos a três. O relatório final, elaborado pelo deputado Hermeto (MDB), pede o indiciamento de 134 pessoas. Entre elas, o ex-secretário interino de Segurança Pública do DF Fernando Souza de Oliveira; a ex-subsecretário de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública coronel Cíntia Queiroz de Castro; e ex-comandante do 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues. Leia Mais: Moraes mantém prisão de cúpula da PM-DF denunciada pelo 8 de janeiro Moraes mantém prisão de cúpula da PM-DF denunciada pelo 8 de janeiro Moraes concede liberdade provisória a mais um acusado de participação nos atos do dia 8 de janeiro Moraes concede liberdade provisória a mais um acusado de participação nos atos do dia 8 de janeiro Justiça Militar condena coronel da reserva que xingou colegas no 8 de janeiro Justiça Militar condena coronel da reserva que xingou colegas no 8 de janeiro O documento atribui aos três o crime de abolição violenta do Estado democrático de direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo à vítima; e deterioração de patrimônio tombado. O documento também faz recomendações ao governo do Distrito Federal, como a recomposição do efetivo da PMDF e do salário desses policiais; a equivalência da remuneração dos policiais civis com a dos policiais federais; a reestruturação da Polícia Civil; e a criação do Comando do Policiamento da Esplanada. O relatório da CPI será encaminhado ao Ministério Público (MP) e outros órgãos de fiscalização. No MP, há três caminhos possíveis: arquivar o relatório; usar o relatório integralmente; ou utilizar apenas parte do documento, pedindo para a polícia mais investigações. Somente após isso a denúncia é concretizada na Justiça contra as pessoas apontadas como responsáveis. Tópicos Tópicos 8 de Janeiro Distrito Federal Gonçalves Dias ____________________________________________________________________________________
----------- ____________________________________________________________________________________ Os press releases deverão estar acompanhados do lead que consiste em um pequeno texto que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema. O lead deve conter informação que responda às seguintes questões: “O quê” e/ou “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?”, e “Por quê?”. ____________________________________________________________________________________ Instruções para a elaboração de press release Versão Junho 2014 O press release ou comunicado de imprensa é um texto resumido sobre um artigo científico ou um número temático, publicado nos periódicos das coleções nacionais ou temáticas da Rede SciELO, que pode ser utilizado para promover os elementos principais de uma pesquisa em veículos de divulgação, sendo produzido pelos próprios autores dos artigos, por editores ou equipe editorial e por jornalistas. Por meio dos press releases, os jornalistas são informados sobre o desenvolvimento científico em determinado campo de pesquisa e deles se servem para escrever as matérias sobre ciência para jornais, revistas, sites, blogs e outros meios de comunicação. Estes comunicados de imprensa poderão ser lidos também por tomadores de decisão, outros cientistas, estudantes e pela sociedade como um todo. O press release constitui-se em um instrumento fundamental de popularização da ciência, que contribui para o processo de comunicação científica ao expor o trabalho de pesquisa de modo simplificado para a sociedade, ao destacar um resultado específico, ao promover o trabalho de uma instituição ou de um departamento, ao salientar o suporte financeiro de um patrocinador ou agência de fomento, beneficiando, desta forma, a comunidade científica. Seleção de artigos ou de temas para press release Algumas perguntas podem orientar o processo de seleção de artigos que justifiquem a redação de um press release: a pesquisa representa um avanço no conhecimento que merece ser divulgado para a sociedade? Contribui para a popularização do conhecimento científico? Apresenta inovações significativas? Pode ter impacto na sociedade ou na definição de políticas públicas? Além do público-alvo (jornalistas), o press release poderá ser utilizado também por tomadores de decisão, pesquisadores, estudantes e público em geral? A escolha de um a três artigos de um mesmo fascículo será suficiente para atrair atenção sobre os demais conteúdos. Deve-se evitar vários press releases de uma única edição. Além da publicação de press releases relacionados ao conteúdo dos artigos, pode se referir também aos temas do fascículo, sem se restringir a um resumo de cada um dos artigos que o compõe. Formato de apresentação do press release Para a submissão de press releases ao Blog SciELO em Perspectiva Humanas, deverão ser considerados os padrões expressos nos itens de 2.1 a 2.7. 2.1.Tamanho O texto deve conter o mínimo de 1.000 toques (contando os espaços em branco entre os caracteres) e o máximo de 2.500. 2.2. Linguagem A linguagem deve ser acessível e sem jargões, termos técnicos, abreviaturas e siglas. A elaboração do texto deve ser em tom jornalístico, adequando seu conteúdo ao leitor comum. O objetivo do press release é atrair leitores para o artigo científico, para tanto precisa despertar interesses e não ser conclusivo. 2.3. Idioma Os press releases poderão ser encaminhados nos idiomas português, inglês ou espanhol. 2.4. Título O título deve atrair a leitura, conter as palavras-chave mais importantes e ser conciso, com no máximo quinze palavras, resumindo o conteúdo a que se refere. Isto torna mais eficiente o resultado de ferramentas de busca em bases de dados. Deve ser escrito em negrito e num tamanho de fonte ligeiramente maior que a do texto. Apenas a primeira letra do título pode ser maiúscula (exceto quando há a inclusão de nomes próprios). 2.5.Corpo do texto O primeiro parágrafo do press release relata o cerne da notícia e os subsequentes são usados para desenvolver a notícia. A ordem dos tópicos é inversa àquela de um artigo científico: resultados e conclusão vêm antes da introdução, métodos vêm após o primeiro parágrafo e, no final, coloca-se o contexto da pesquisa, os antecedentes do trabalho e as informações geralmente contidas na introdução do artigo. O primeiro parágrafo deve responder às seguintes perguntas, se possível nesta ordem: Quem (está envolvido/ realizou a pesquisa)? O que (há de novo)? Onde (foi feita a pesquisa/ foi publicado)? Quando (ocorreu a descoberta/ foi publicado o resultado)? Por que (o resultado é inovador)? Por exemplo: “Cientistas da Instituição X (quem) sequenciaram o genoma do camundongo (o que) segundo artigo publicado esta semana (quando) na Revista X (onde) e descobriram que o grau de homologia com o genoma humano é muito maior do que se esperava (porque)”. O texto deve ser escrito na voz ativa: “Cientistas da Universidade X descobriram que A e B” e não “Foi descoberto que A e B por cientistas da Universidade X”. 2.6. Lead Os press releases deverão estar acompanhados do lead que consiste em um pequeno texto que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema. O lead deve conter informação que responda às seguintes questões: “O quê” e/ou “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?”, e “Por quê?”. 2.7. Imagens O press release deve ser acompanhado por imagem compatível com seu conteúdo, podendo ser a foto pertencente ao próprio artigo, uma imagem da pesquisa em andamento, um grafismo que aluda ao assunto principal ou o logo do periódico. A imagem é o primeiro foco de atenção do leitor, portanto precisa ser chamativa e de boa qualidade visual. Deve ser enviada em arquivo anexo (jpg ou gif) com boa resolução (acima de 100 KB) e estar livre para reprodução sem pagamento de direitos autorais. A autoria da imagem deve ser citada ao lado da mesma. Considerações sobre a autoria Os textos podem ser elaborados por autores das pesquisas, pelo editor do periódico ou equipe editorial. Se a equipe editorial contar com o apoio de um profissional de comunicação, os textos podem ser preparados pela equipe e enviados aos autores para aprovação. Ao submeter o press release ao Blog SciELO em Perspectiva Humanas, seu autor abre mão, automaticamente, de quaisquer direitos sobre a publicação, libera o trabalho de edição do texto e a reprodução do mesmo por outros veículos, sem pagamentos. Contudo, o nome e afiliação do autor devem estar descritos no texto. Os conteúdos publicados no Blog SciELO em Perspectiva Humanas são de inteira responsabilidade do autor,não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial ou do SciELO. Ética de pesquisa e divulgação O press release não pode soar como propaganda de um produto, do periódico ou do próprio artigo. Deve descrever os resultados objetivamente e transmitir dados científicos, sem tentar engrandecer as possíveis descobertas com elogios ao pesquisador, à sua instituição e aos órgãos financiadores. Se houver possíveis conflitos de interesses ou patrocinadores envolvidos, eles devem ser explicitados. O texto deve se pautar pela ética, usualmente, aceita para as pesquisas científicas. Precisa ser cuidadoso ao informar sobre a utilização de seres humanos e animais nos experimentos e para não induzir à adoção dos resultados obtidos originalmente em modelos, bem como de dados que ainda estejam em fase investigativa. A redação deve ser sucinta e precisa com o número de palavras necessárias para descrever o fato, evitando adjetivos, como por exemplo, “a renomada Universidade X” ou o “premiado cientista Y”. Em geral, devem ser evitadas também expressões redundantes, tais como “pela primeira vez” e “nunca antes demonstrado”. No entanto, se de fato aquela descoberta nunca foi previamente demonstrada, isto deverá ser ressaltado com informação que demonstre o ineditismo. O texto pode incluir citações entre aspas do artigo publicado, mas não citações literais, ou seja, transcrições de trechos inteiros. Antes de remeter o press release, revise a ortografia e gramática cuidadosamente. Envio e análise das contribuições Para a submissão de press releases ao Blog SciELO em Perspectiva Humanas, encaminhar e-mails para . As contribuições submetidas para publicação no blog passarão pela análise da Equipe Editorial e, se necessário, dos membros do Comitê Editorial. Em caso de alteração do texto original, a versão revisada será submetida à aprovação final do autor. Serão considerados os seguintes aspectos na análise dos press releases submetidos ao Blog SciELO em Perspectiva Humanas: Formato de apresentação: a apresentação do press release deve estar de acordo com os padrões definidos no item 2 deste documento. Contribuições fora dos padrões definidos serão devolvidas aos respectivos autores; Simultaneidade: a publicação de press release deve acontecer, simultaneamente, à publicação do artigo na Coleção SciELO Brasil. Admite-se, entretanto, que uma eventual defasagem no cronograma de edição do comunicado possa atrasar a publicação em, no máximo, um mês após à publicação do artigo. Fica a critério do Corpo Editorial do Blog SciELO em Perspectiva Humanas a aceitação, ou não, de comunicados que excedam esse intervalo de tempo. ____________________________________________________________________________________ ------------ ----------- Maria Bethânia - Pano Legal / Café Soçaite (1973) YayaMassemba 8,36 mil inscritos Inscrever-se 99 Compartilhar Download 12.539 visualizações 2 de jan. de 2009 Maria Bethânia canta o medley Pano Legal / Café Soçaite, número que ela apresentava originalmente no Recital da Boite Barroco, em 1968. ------------ Café Society - Jorge Veiga ----------- Rádio Batuta (Miguel Gustavo) _________________________________________________________________________________________ -------------- Doutor de anedota e de champanhota, Estou acontecendo no Café Society Só digo "enchanté", Muito merci all right, Troquei a luz do dia pela luz da light. Agora estou somente Com outra dama de preto, Nos dez mais elegantes eu estou também. Adoro Riverside, só pesco em Cabo Frio, Decididamente eu sou gente bem. Enquanto a plebe rude na cidade dorme Eu ando com Jacintho Que é também de Thormes. Teresa e Dolores falam bem de mim, Eu sou até citado na coluna do Ibrahin. E quando alguém pergunta: "como é que pode?" Papai de black tie jantando com Didu, Eu peço outro uísque, Embora esteja pronto. Como é que pode?! Depois eu conto. Canção "Café Society", de Miguel Gustavo ------------ O Que É Que Eu Dou? Jorge Veiga O que é que eu dou? O que é que eu dou a essa mulher? Se eu dou carinho, diz que não, Se eu dou dinheiro, ela não quer! Eu já fiz tudo, Fiz tudo pra lhe agradar. Ela está sempre zangada, Sempre de cara amarrada. Será que ela quer pancada?! É só o que lhe falta dar! Ela quer apanhar! Composição: Antonio Almeida / Dorival Caymmi. ____________________________________________________________________________________ ------------- ------------ Café soçaite - Cyro Monteiro & Jorge Veiga -1971- De Leve ____________________________________________________________________________________

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