terça-feira, 30 de julho de 2019

Sociopatia na teoria e prática




“5 sinais para identificar um presidente sociopata:
1. Dificuldade em sentir empatia
2. Manipulador e mentiroso compulsivo
3. Falso encanto
4. Extremamente impulsivo
5. Extremamente egocêntrico”


- Patético. Total falta de compostura. Quero meu voto de volta.

- Pra votar no impoluto Collor?? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

- Não, babaca. Para votar na tua mãe. Depois de tirar ela do puteiro.


Fonte: TRIBUNA DA INTERNET Sob o signo da Liberdade


Significado de Psicopata
O que é Psicopata:
Psicopata é um indivíduo clinicamente perverso, que tem personalidade psicopática, com distúrbios mentais graves.
Um psicopata é uma pessoa que sofre um distúrbio psíquico, uma psicopatia que afeta a sua forma de interação social, muitas vezes se comportando de forma irregular e anti-social. Em sentido mais amplo, uma psicopatia é uma doença causada por uma anomalia orgânica no cérebro. Em sentido restrito, é um sinônimo de psicose (doença mental de origem neurológica ou psicológica).
Geralmente os psicopatas são do sexo masculino, mas também atinge as mulheres, em variados níveis, embora com características diferenciadas e menos específicas que a psicopatia que atinge os homens. A doença do psicopata é denominada como sinônimo do diagnóstico do transtorno de personalidade antissocial.
Alguns indivíduos com psicopatia mais leve não normalmente não tiveram um histórico traumático, porém o transtorno - principalmente nos casos mais graves, tais como sádicos e serial killers - parece estar associado à mistura de três principais fatores: disfunções cerebrais/biológicas ou traumas neurológicos, predisposição genética e traumas na infância como abuso emocional, sexual, físico, negligência, violência, conflitos, separação dos pais etc.
De maneira geral, nos homens, o transtorno tende a ser mais evidente antes dos 15 anos de idade, e nas mulheres pode passar despercebido por muito tempo, principalmente porque as mulheres costumam ser mais discretas e menos impulsivas que os homens, e geralmente o transtorno acompanha ambos o sexos por toda a vida.
Como alguns psicopatas são serial killers, existe o erro comum de assumir que todos os psicopatas são pessoas violentas ou assassinos. No entanto, muitos psicopatas não são assassinos. Os psicopatas frequentemente fingem ter sentimentos genuínos em relação a outras pessoas.
Tendo em conta algumas das características de psicopatas, como a capacidade de manipulação e de conquistarem facilmente a simpatia das pessoas, muitas vezes ocupam cargos relevantes onde exercem poder.
Apesar de ser uma condição com difícil tratamento, a psicoterapia ou a prescrição de medicamentos podem melhorar o quadro clínico de um psicopata.
Muitas vezes se confundem psicopata com sociopata. Os psicopatas nascem com características como impulsividade e ausência de medo, o que faz com que busquem condutas de riscos e perigo, terminando muitas vezes em atitudes antissociais, uma vez que são incapazes de se estabelecerem corretamente nas normas sociais. Já o sociopata, apresenta um temperamento um pouco mais "normal" que os psicopatas.
Caraterísticas de um psicopata
Um psicopata é caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, narcisismo, egocentrismo, falta de remorso e de culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições.
Saiba também quais são os 5 Traços que permitem identificar um psicopata.




5 Traços que permitem identificar um psicopata
As estatísticas dizem que aproximadamente 4% da população é formada por psicopatas e, em média, cada um de nós esbarramos em pelo menos 15 deles ao longo da vida!
Você seria capaz de reconhecer um psicopata caso encontrasse algum? Melhor, será que VOCÊ não é um?
Para te ajudar a responder estas perguntas, separamos 5 traços que são comuns na maioria das pessoas com psicopatia e que você provavelmente não sabia. Confira se algum deles te soa familiar…
1. Pouca ou nenhuma empatia
Alguns cientistas acham que os psicopatas são totalmente indiferentes e insensíveis aos sentimentos alheios. No entanto, neurocientistas da Universidade de Groningen, na Holanda, alegam que não é bem assim… Na verdade, os psicopatas conseguem escolher quando sentir empatia, como se existisse um pequeno interruptor em suas cabeças e que usam para definir o momento que desejam sentir “pena” de outras pessoas.
Como também são mentirosos e manipuladores, a falta de empatia dos psicopatas pode não ser facilmente percebida, visto que eles conseguem facilmente enganar as pessoas com as suas “lágrimas de crocodilo”, se assim desejarem.

Empatia: A capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação por ela vivenciada. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.


Um dos métodos para conseguir identificar essa característica em alguém que você conhece, por exemplo, é observar como essa pessoa reagiria a um fato trágico e de comoção geral. Não ficou minimamente comovido no velório do melhor amigo? Não chorou de alegria ou festejou o resgate de um bebê que estava a beira da morte? Bem, então pode ser que você esteja com um psicopata diante dos seus olhos!
Um outro exemplo: aquela pessoa que adora dirigir aos 200 km/hora e fazendo manobras arriscadas na estrada, sem demonstrar respeito ou preocupação com os demais motoristas e pedestres, pode ter SIM algum nível de psicopatia, como justificativa para este comportamento.
2. São bastante impulsivos

Sente-se dominado por um impulso?
Quer parar e não consegue?
  
Os psicopatas não suportam ser contrariados e têm muita dificuldade em lidar com a rejeição e a frustração. Por este motivo, essas pessoas costumam ser bastante teimosas, agressivas e apresentar comportamentos explosivos, tomando atitudes de modo impulsivo, sem levar em consideração os sentimentos das outras pessoas.
3. Psicopatas costumam ter o olfato ruim



Devido ao baixo funcionamento dos córtices orbitais de seus cérebros, os psicopatas, de acordo com estudos da Universidade de Macquarie, na Austrália, podem apresentar dificuldades em descrever alguns tipos de aromas.
Faça um teste: apresente para o seu “amigo suspeito” vários aromas diferentes e faça-o adivinhar. Se os erros forem muito maiores do que os acertos… Bem, então é melhor você ficar de olho nessa pessoa.
4. Não assumem responsabilidades



Os psicopatas são egocêntricos e megalomaníacos e, por isso, nunca acham que estão errados, colocando a culpa de todas as coisas nas costas dos outros.
Como também não sentem medo, essas pessoas não têm receio das punições que suas ações possam acarretar. E é nesta parte que volta a entrar a manipulação, pois os psicopatas são capazes de armar grandes espetáculos para mostrar como estão arrependidos de seus erros, chegando até mesmo a comover algumas pessoas desavisadas.
A questão é: o psicopata nunca vai reconhecer que está errado e, consequentemente, não irá sentir remorso de qualquer coisa que tenha feito, pois esta é a sua natureza.
Sabe aquela pessoa que sempre inventa uma desculpa e que nunca assume a responsabilidade por nada que tenha feito? Mais um motivo para você ficar de olho aberto…
5. O que os psicopatas comem?

  
De acordo com um estudo feito pela Universidade de Innsbruck, na Áustria, as pessoas que apresentam tendências antissociais, sádicas ou mesmo psicopatas gostam de comer alimentos amargos, como chocolates (com alto índice de cacau), café, água tônica, frutas cítricas, entre outras comidas e bebidas do gênero.
A explicação, segundo os pesquisadores, remonta ao processo de evolução do ser humano. O sabor amargo não é tão apreciado pela maioria das pessoas por que ativa uma zona cerebral de alerta, pois este gosto ao longo dos anos passou a estar associado ao veneno. Então, como os psicopatas não têm o mesmo senso do medo que as pessoas normais, não há uma “repulsa” tão acentuada pelo amargo.
Mas calma, antes de sair de perto do seu colega de trabalho que está devorando uma barra de chocolate 80% cacau, melhor fazer o teste observando os outros itens mostrados neste artigo.
Ah, e mesmo estes sendo fortes indícios de psicopatia, somente um profissional qualificado (psicólogo) poderá diagnosticar a pessoa com este tipo de transtorno. Isso significa que você não deve sair por aí apontando o dedo para os seus colegas e gritando aos sete ventos: “PSICOPATA! PSICOPATA!”. Você pode acabar pagando um grande mico e ser o primeiro a parar na ala psiquiátrica, ok?
E lembre-se: psicopatia não é loucura, mas sim um grave transtorno de personalidade que não tem cura.
Saiba mais sobre o significado de psicopata.



Referências

https://www.significados.com.br/psicopata/
http://lounge.obviousmag.org/checkin/assets_c/2016/01/Empatia-thumb-800x600-137680.jpg
http://lounge.obviousmag.org/checkin/2016/01/ta-faltando-empatia.html
https://www.psic.com.pt/wp-content/uploads/2016/09/psic-img-impulsividade.jpg
https://www.psic.com.pt/comportamentos-impulsivos/
https://img.gentside.com.br/article/300/saude/olfato-ruim_84a56c15be71cb1995bc06ec4120a6a61299e65b.jpg
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRlysy_KsYD2KXzd3DVbdgowi3LhsmxNS_5BPvZ8_b1YawA_5gN4w
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRRx7uj-RcDM3A8GSd2gSKKwbUn1dCumvAELBEam1wM_vQ6cYiaMQ
https://www.significados.com.br/como-identificar-um-psicopata/

Nenhum comentário:

Postar um comentário