segunda-feira, 22 de julho de 2019

O CEMITÉRIO




Os cemitérios da Boêmia parecem jardins.

Para Franz, “O barulho tem uma vantagem. Em meio a ele não se ouvem as palavras.”
Para Sabina, “viver significa ver.”


Túmulo de Karl Marx em Londres é vandalizado novamente
Frases foram pintadas com tinta vermelha e placa foi novamente quebrada, em segundo ataque em duas semanas. Filósofo alemão está enterrado no cemitério de Highgate.
Por France Presse
16/02/2019 17h44  


Túmulo de Karl Marx é visto após novo ataque de vândalos, no cemitério de Highgate, em Londres, no sábado (16) — Foto: @maxwellmuseums via Reuters

O túmulo do filósofo alemão Karl Marx (1818-1883), no cemitério de Highgate, no norte de Londres, foi vandalizado pela segunda vez em duas semanas, anunciou neste sábado pelo Twitter a associação de gere o local.
Os vândalos escreveram "Memorial do holocausto bolchevique - 1917 1953 - 66.000.000 mortos" com tinta vermelha no monumento, bem como "Arquiteto do genocídio - terror e opressão - assassino em massa". A data de 1917 se refere à Revolução russa e a de 1953 à morte de Stálin.
A parte mais antiga e frágil do monumento, uma placa de mármore com os nomes das pessoas enterradas ali, foi quebrada, aparentemente atingida por um instrumento metálico contundente, como já tinha acontecido em 4 de fevereiro.
"Os vândalos voltaram ao memorial de Marx no cemitério de Highgate", escreveram na rede social os gestores da conta @HighgateCemeter. "Insensato. Estúpido. Ignorante. Pense o que quiser sobre o legado de Marx, mas não é esta a forma de impor seu ponto de vista", acrescentaram, ao lado de fotos mostrando os danos ao monumento.
O autor de "O Capital" é um dos moradores mais conhecidos do cemitério de Highgate.
Karl Marx se mudou para Londres em 1849 e morou na capital britânica até sua morte, em 1883.





Stroessner é enterrado sem honras em Brasília
17 de agosto de 2006 • 19h13 • atualizado às 20h24

Familiares se despediram do ex-ditador paraguaio no Cemitério do Campo da Esperança, em Brasília
Foto: AP


Sem honras nem homenagens oficiais, mas com vivas de amigos e parentes, o corpo do ex-ditador paraguaio Alfredo Stroessner foi sepultado nesta quinta-feira em Brasília, longe do país que ele governou com mão de ferro entre 1954 e 1989.

Sob sol forte, cerca de 40 pessoas foram ao cemitério Campo da Esperança para ver o caixão de Stroessner baixar à cova, envolto em bandeiras do Paraguai e do seu Partido Colorado, que permanece no poder. O ex-ditador morreu na quarta-feira, aos 93 anos, em Brasília, onde viveu como asilado desde o golpe que o derrubou, 17 anos atrás. Ele era considerado foragido pela Justiça do Paraguai, que o acusa de homicídios, desaparecimentos e torturas.

Em seu regime, Stroessner batizou ruas, escolas, avenidas e até uma cidade com seu nome, e chegou a declarar a data do seu aniversário como "a data feliz" do Paraguai. Com sua morte, todos os processos judiciais contra ele são extintos. "Deus saberá premiá-lo por tudo que você fez pelo país. Levamos com orgulho o seu nome," disse seu neto, também chamado Alfredo Stroessner, que lidera uma facção minoritária do Partido Colorado.

Stroessner passou os últimos dias de vida internado numa UTI de Brasília, com pneumonia. Pesava apenas 45 quilos, respirava com ajuda de aparelhos e estava sedado. O governo paraguaio não declarou luto oficial, mas alguns senadores colorados fizeram um minuto de silêncio em sua memória. A oposição abandonou o plenário, protestando.

Durante o funeral, Alfredo Stroessner disse que seu avô deu "um exemplo de patriotismo e amor à pátria" e garantiu que o túmulo no Brasil será apenas "uma morada temporária," pois "dentro de pouco tempo" o corpo será levado a Assunção, segundo ele.

"Vive o general Stroessner," gritou no enterro Darío Filártiga, um dos ex-funcionários do regime que acompanharam a cerimônia. "Viva," responderam filhos, netos e bisnetos do ex-governante, além de amigos e de alguns poucos paraguaios que vivem em Brasília.

Participantes o qualificaram também como "herói da Guerra do Chaco" (travada entre 1932-35 contra a Bolívia), "presidente constitucional" e "vencedor da anarquia." O túmulo ficará sem identificação nos próximos 60 dias, até que uma placa de bronze seja colocada no local.





Asilo amigo a amigo
http://mundovelhomundonovo.blogspot.com/2016/11/asilo-amigo-amigo.html


O CEMlTÉRlO
Os cemitérios da Boêmia parecem jardins. Têm as campas cobertas de relva e de flores de cores garridas e os seus humildes jazigos espreitam por entre a verdura da folhagem. À noite, o cemitério fica cheio de velinhas acesas como se os mortos estivessem a dar um baile infantil. Um baile infantil, sim, porque os mortos são inocentes como crianças. Por muito cruel que a vida seja, reina sempre a mesma serenidade no cemitério. Mesmo durante a guerra, mesmo no tempo de Hitler, mesmo no tempo de Stalin, mesmo sob qual quer outra ocupação. Quando se sentia triste, pegava no automóvel e ia para fora de Praga dar uma volta num dos seus cemitérios preferidos. Aqueles cemitérios campestres recortados sobre um fundo azulado de colinas eram belos como uma canção de embalar. Para Franz, um cemitério não é senão um imundo depósito de ossadas e cascalho.



Para Franz, “O barulho tem uma vantagem. Em meio a ele não se ouvem as palavras.”
Para Sabina, “viver significa ver.”

Por Milan Kundera em a insustentável leveza do ser na tradução de Teresa Bulhões de Carvalho da Fonseca para L’Insoutenable Légètereté de l’Être, com base na versão francesa de François Kérel. 

         


Valsinha - Quarteto de Cordas Carybé

Valsinha - Chico Buarque de Holanda Arranjo - Rafael Regilio QUARTETO CARYBE Guilherme Teixeira - Violino I Priscila Gabrielle - Violino II Jhonatan dos Santos - Viola Laís Tavares - Violoncelo Produção Geral - Thalita Alcantara Gravação e Mixagem - Pablo Moreno - Estúdio 12 por 8


"Garôto é extraordinário, e seu violão
é o coração do Brasil."
João Gilberto.



Valsinha de Aníbal Augusto Sardinha ou Garoto (São Paulo, 28 de junho de 1915 — Rio de Janeiro, 3 de maio de 1955) foi um compositor e violonista brasileiro.



Referências

https://s2.glbimg.com/UQpNZ3N8l4AoVIjb6yh86IcYvBg=/0x0:1700x1065/2524x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/v/T/XGR7srTrAI2SQtAb2IMw/2019-02-16t174507z-543784501-rc1e2fac3c80-rtrmadp-3-britain-cemetery-marx.jpg
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/02/16/tumulo-de-karl-marx-em-londres-e-vandalizado-novamente.ghtml
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI1099571-EI294,00-Stroessner+e+enterrado+sem+honras+em+Brasilia.html
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqOm3LZh82iVtbzXspqOyMPODRmD4xcTIeD_j0O69NHKmC5eVOrA5Bh09sgpzn5ABexa_ago7ML03R4GdvQx_BNxakoxGRYFtHiZ_hud8kDOeUTy3KT0CNArJKyufeWmJzYuG-tHiTn54-/s400/687+-+Alfredo+Srossner+%25282%2529.jpg
http://mundovelhomundonovo.blogspot.com/2016/11/asilo-amigo-amigo.html
https://www.ebah.com.br/content/ABAAAhPz4AL/a-insustentavel-leveza-ser-milan-kundera?part=11
https://youtu.be/4hysKj6w0dM
https://youtu.be/YZf_e8pYDTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário