quinta-feira, 11 de julho de 2019

Aquarelas do mundo




‘(...)"Aquarela do Brasil" é mais ou menos isso que Ary Barroso pretendeu fazer: uma declaração de amor ao Brasil, através de uma bela composição. (...)’

‘(...)Ary Barroso inscreveu "Aquarela do Brasil" no concurso de sambas para o carnaval de 1940, vencido por "Ò seu Oscar" (1°), "Despedida de Mangueira" (2°) e "Cai, cai" (3°). Considerando-se injustiçado, Ary rompeu com Villa-Lobos, presidente da comissão julgadora, com quem só se reconciliaria em 1955.’


Ó Seu Oscar
Roberto Silva



Cheguei cansado do trabalho
Logo a vizinha me chamou:
Ò seu Oscar
Tá fazendo meia hora
Que a sua mulher foi embora
E um bilhete deixou

O bilhete assim dizia:
Não posso mais. eu quero é viver na orgia!
Fiz tudo para ver seu bem-estar
Até no cais do porto eu fui parar
Martirizando o meu corpo noite e dia
Mas tudo em vão: ela é da orgia. (parei!)
Composição:




Despedida de Mangueira
Francisco Alves
      


Em Mangueira na hora da minha despedida
Todo mundo chorou, todo mundo chorou
Foi prá mim a maior emoção da minha vida
Porque em Mangueira e meu coraçao ficou

Quis falar aos amigos que me abraçaram
O soluço, porém, minha voz embargaram
E os meus olhos na minha tristeza sem fim
No meu silêncio falaram por mim

A maior emoção que se tem nesta vida
É a dor que assinala uma triste partida
E foi esta emoção que eu também já senti
E nunca mais de Mangueira esqueci.
Composição: Aldo Cabral / Benedicto Lacerda




Despedida de Mangueira
Alcione



Em Mangueira na hora da minha despedida
Todo mundo chorou, todo mundo chorou
Foi prá mim a maior emoção da minha vida
Porque em Mangueira e meu coraçao ficou

Quis falar aos amigos que me abraçaram
O soluço, porém, minha voz embargaram
E os meus olhos na minha tristeza sem fim
No meu silêncio falaram por mim

A maior emoção que se tem nesta vida
É a dor que assinala uma triste partida
E foi esta emoção que eu também já senti
E nunca mais de Mangueira esqueci.
Composição: Aldo Cabral / Benedito Lacerda




Cai Cai (Cae Cae)
Carmen Miranda



Cai cai cai cai
Eu não vou te levantar
Cai cai cai cai
Quem mandou escorregar?

Cai cai cai cai
Eu não vou te levantar
Cai cai cai cai
Quem mandou escorregar?

Cai a chuva no telhado
Teu olhar caiu no meu
Cai a cinza do passado
Sobre um sonho que morreu

Cai a chuva no telhado
Teu olhar caiu no meu
Cai a cinza do passado
Sobre um sonho que morreu

Cai cai cai cai
Eu não vou te levantar
Cai cai cai cai
Quem mandou escorregar?

Cai cai cai cai
Eu não vou te levantar
Cai cai cai cai
Quem mandou escorregar?

Muita gente cai atoa
Muitos caem com razão
A saudade é uma garoa
Caindo no coração

Muita gente cai atoa
Muitos caem com razão
A saudade é uma garoa
Caindo no coração

Cai cai cai cai
Eu não vou te levantar
Cai cai cai cai
Quem mandou escorregar?

Cai cai cai cai
Eu não vou te levantar
Cai cai cai cai
Quem mandou escorregar?

E, cai alguém por simpatia
Por amor cai outro alguém
Se Deus quisesse eu caia
De amores por meu bem

E, cai alguém por simpatia
Por amor cai outro alguém
Se Deus quisesse eu caia
De amores por meu bem

Cai cai cai cai
Eu não vou te levantar
Cai cai cai cai
Quem mandou escorregar?

Cai cai cai cai
Eu não vou te levantar
Cai cai cai cai
Quem mandou escorregar?
Composição: Roberto Martins






Aquarela Do Brasil (Ary Barroso) - Sílvio Caldas

Aquarela Do Brasil
Silvio Caldas


Aquarela Do Brasil
Silvio Caldas


Brasil
Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, pra mim
Pra mim, pra mim
Ah, abre a cortina do passado
Tira a Mãe Preta do cerrado e
Bota o Rei Congo no congado
Brasil, pra mim
Pra mim, Brasil
Deixa cantar de novo o trovador
À merencória luz da lua
Toda canção do meu amor
Quero ver a Sá Dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil, pra mim
Pra mim, Brasil
Brasil, terra boa e gostosa
Da minhna sestrosa
De olhar indiscreto
O Brasil, verde que dá
Para se admirar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, pra mim
Pra mim, pra mim
Oh, esse coqueiro que dá coco
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil, pra mim
Pra mim, Brasil
Ah, ouve essas fontes murmurantes
Ah, onde eu mato minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah, este Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Pra mim, Brasil
Brasil, pra mim.
Composição: Ary Barroso




Referências

https://youtu.be/fjctP3df8w4
https://www.letras.mus.br/roberto-silva/1928425/
https://youtu.be/fhZRplpto2E
https://www.letras.mus.br/francisco-alves/1312610/
https://youtu.be/MnZPfTQ4KK4
https://www.letras.mus.br/carmen-miranda/1569879/
https://youtu.be/vxwZYw_nQ3Q
https://youtu.be/7rQePVEN5Vs
https://www.letras.mus.br/silvio-caldas/1766721/

Nenhum comentário:

Postar um comentário