quarta-feira, 17 de julho de 2019

Bordões, cajados e revólveres




“O Senhor é o meu pastor, nada me falta. Em verdes pastagens, me faz repousar.... Ainda que eu caminhe por vale tenebroso nenhum mal temerei, pois estás junto a mim. Teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo”. Salmo 23 de Davi


“Mas nos dias em que o Salmo 23 foi escrito, os apetrechos básicos do pastor eram apenas: um bordão e um cajado.”



“Dentro do contexto do Antigo Testamento, o bordão era um pedaço de pau, cuidadosamente esculpido pelo pastor, para adquirir uma forma arredondada, com uma ponta mais grossa do que a outra, e um comprimento que variava de 60 a 80 centímetros. Era usado, basicamente, como um extensor do braço do pastor.”






Bengala Cajado Cachorro Cão Bastão 90cm





William Allen Rogers's 1904 cartoon recreates an episode in Gulliver's Travels

I have always been fond of the West African proverb: "Speak softly and carry a big stick; you will go far."
Roosevelt (then Governor of New York) to Henry L. Sprague, dated January 26, 1900.[3] 



get the short end of the stick

to suffer the bad effects of a situation:
The people who get the short end of the stick are those whose income is just too high to qualify for help from the government.
(Definição de "get the short end of the stick" do Cambridge Advanced Learner's Dictionary & Thesaurus © Cambridge University Press)




De cajados a big stick passando por bordões ...

Passando por bordões

“Quando ouço alguém falar em cultura, saco o meu revólver” – esta frase, de uma peça antinazista de Hanns Jost, encenada em 1933, ano em que Hitler assumiu o poder, acabaria atribuída a Herman Göring, chefe da Gestapo e braço direito do Führer. Há uma variante, saída da boca de um magnata de Hollywood: “Quando ouço falar em cultura, puxo o meu talão de cheque.” E, na contramão, a paráfrase pacifista dos anos 1960, do “mago” francês Louis Pauwels: “Quando me falam em revólver, puxo a minha cultura.”
Cultura e Universidade Arnaldo Niskier

Disponível em: http://www.academia.org.br/abl/media/RB%20-%2048%20-%20PROSA.pdf
Acesso em: 17/07/2019


“(...) Por mais de quarenta anos a luta contra a expansão do comunismo dominou a agenda de Política Externa dos Estados Unidos. Mas a partir do fim da Guerra Fria revelaram-se os limites da estratégia de contenção diante da emergência de novos e complexos desafios. Na ausência de uma ameaça considerada vital, os EUA tiveram grande dificuldade para identificar e promover seus interesses nacionais. (...)” Flávio Contrera, Continuidades e mudanças na promoção dos interesses nacionais americanos no pós-guerra fria – São Carlos: UFSCar, 2013. 159f. Dissertação (Mestrado)

Disponível em:
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/1016/5294.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Acesso em: 17/07/2019


Mourão diz que foi pego de surpresa com indicação de Eduardo Bolsonaro à embaixada
Posted on 17 de julho de 2019, 13:10 by Tribuna da Internet


João Paulo Nucci
Estadão
O vice-presidente Hamilton Mourão disse ter se surpreendido com a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-PS) ao posto de embaixador nos Estados Unidos, na semana passada. Questionado pelo apresentador Pedro Bial, da TV Globo, se a notícia havia lhe provocado “surpresa ou susto”, Mourão respondeu que “foi mais surpresa”. “Susto não, porque na minha idade não dá mais pra tomar susto”, afirmou o vice, em entrevista gravada na terça-feira, 17, e exibida na madrugada desta quarta-feira, 18.
Apesar disso, o vice desejou “sucesso” ao filho do presidente, “se ele realmente for designado para o cargo”. E acrescentou:”O deputado Eduardo Bolsonaro, dentro do que a legislação prevê para pessoas fora da carreira diplomática, atende aos requisitos (para se tornar embaixador). E, óbvio, se é uma decisão do presidente, uma coisa eu coloco muito claramente: decisão não se discute”, afirmou.
OLAVO DE CARVALHO – Durante a entrevista, Mourão falou ainda das desavenças com o escritor Olavo de Carvalho – quem considera ter sido uma referência importante da direita nos anos 1990, mas que hoje aderiu ao “radicalismo”. “Quando entramos na vida política, isso aí faz parte do jogo. Ser atacado por Olavo ou seja lá quem for, faz parte do jogo. No caso aí, são palavras ao vento”, afirmou o vice.
Mourão também discutiu o papel que cabe ao vice-presidente – na opinião dele, é o de ser uma “linha auxiliar do presidente”, mas que entenda “quais são os limites” do cargo.
PEGANDO LEVE – Mourão evitou entrar em polêmicas com os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da Educação, Abraham Weintraub, ao ser questionado sobre a crise climática – que é negada pelo chanceler – e sobre os conflitos provocados pelo titular do MEC. “O clima mudou, simples assim”, disse o vice, sobre o aquecimento global. Weintraub, por sua vez, foi elogiado por Mourão. “O Abraham está no bom caminho.”
Sobre a crise na Venezuela, Mourão afirmou que recebeu carta branca do presidente, em fevereiro, como representante brasileiro no Grupo de Lima, para tentar
“evitar um conflito maior”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Do jeito que as coisas estão indo, Mourão vai acabar se indispondo com Bolsonaro e isso será altamente desgastante para o governo. O fato é que os filhos “envenenaram” Bolsonaro a respeito de Mourão. E o presidente entrou nessa “teoria conspiratória” dos rebentos. É pena, porque Mourão poderia ajudar muito o governo. (C.N.)

Disponível em: 
http://www.tribunadainternet.com.br/mourao-diz-que-foi-pego-de-surpresa-com-indicacao-de-eduardo-bolsonaro-a-embaixada/
Acesso em: 17/07/2019


                                                                                               

General Mourão entrevista com bial 17/07/2019
                                            
Conversa com Bial
Programa de 16/07/2019
1 hExibição em 16 Jul 2019
Pedro Bial conversa com Hamilton Mourão, general da reserva do Exército Brasileiro e atual vice-presidente do Brasil. Sobre seu papel no governo, Mourão diz que sua tarefa é auxiliar o presidente sem atropelar fatos e afirma que é necessária 'disciplina intelectual' para reconhecer seus limites

Disponível em: 
https://globoplay.globo.com/v/7770682/
Acesso em: 17/07/2019 




“(...) Olha um verso, olha o outro
Olha o velho, olha o moço chegando
Que medo você tem de nós, olha aí
O muro caiu, olha a ponte
Da liberdade guardiã (...)”
Pesadelo
MPB-4



Composição de Maurício Tapajós / Paulo César Pinheiro


Era tempo da Guerra Fria...,

em que o mundo podia acabar a qualquer momento, e da Guerra do Vietnã, que matava milhares de jovens em nome da geopolítica.

Os Beatles expressavam, em música, e comportamento os sonhos de alegria, liberdade e rebeldia da juventude.
(Nelson Motta)
Abaixo, na íntegra, a coluna de Nelson Motta no Jornal da Globo: http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/t/colunistas/v/beatles-sao-vistos-e-ouvidos-como-maior-fenomeno-da-historia-do-pop/2140796/








A Música de 1966 (18) – Revolver, O Melhor Disco Dos Beatles
Publicado por José Teles às 2:27







Referências

https://www.padrejoaocarlos.com/2018/01/junto-mim-teu-bastao-teu-cajado.html
https://medita-na-palavra.blogspot.com/2014/06/o-teu-bordao-e-teu-cajado-me-consolam.html
https://http2.mlstatic.com/bengala-cajado-cachorro-co-basto-90cm-D_NQ_NP_622209-MLB26246285171_102017-O.jpg
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1011635914-bengala-cajado-cachorro-co-basto-90cm-_JM
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1f/Tr-bigstick-cartoon.JPG/440px-Tr-bigstick-cartoon.JPG
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/get-the-short-end-of-the-stick
http://www.academia.org.br/abl/media/RB%20-%2048%20-%20PROSA.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/1016/5294.pdf?sequence=1&isAllowed=y
http://www.tribunadainternet.com.br/mourao-diz-que-foi-pego-de-surpresa-com-indicacao-de-eduardo-bolsonaro-a-embaixada/
https://youtu.be/TsZGeAuHAVg
https://globoplay.globo.com/v/7770682/
https://youtu.be/OOZ0TVSKBWU
http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/t/colunistas/v/beatles-sao-vistos-e-ouvidos-como-maior-fenomeno-da-historia-do-pop/2140796/
http://outros300.blogspot.com/2012/09/beatles-50-anos-por-nelson-motta.html
https://imagens3.ne10.uol.com.br/blogsjconline/toques/2016/08/revolver-3.jpg
https://imagens3.ne10.uol.com.br/blogsjconline/toques/2016/08/147037362480ae6460587825eacad0b6eb74157205-revolver-conta.jpg
https://jc.ne10.uol.com.br/blogs/toques/2016/08/05/musica-de-1966-revolver-o-melhor-disco-dos-beatles/

Nenhum comentário:

Postar um comentário