segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Resposta ao Tempo


Dois recadinhos da OAB

Quem vestirá a carapuça?




XXVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Tipo 2 - VERDE
Ordem dos Advogados do Brasil
18 de novembro de 2018

Questão 9
Concebo, na espécie humana, dois tipos de desigualdade: uma que chamo de natural ou física, por ser estabelecida pela natureza e que consiste na diferença das idades, da saúde, das forças do corpo e das qualidades do espírito e da alma; a outra, que se pode chamar de desigualdade moral ou política, porque depende de uma espécie de convenção e que é estabelecida ou, pelo menos, autorizada pelo consentimento dos homens.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

Levando em consideração o trecho acima, assinale a afirmativa que apresenta a perspectiva de Rousseau sobre como se coloca o problema da desigualdade.

A) As desigualdades naturais são a causa das desigualdades morais, uma vez que as diferenças naturais se projetam na vida política.
B) As desigualdades naturais são inaceitáveis; por isso, o homem funda a sociedade civil por meio do contrato social.
C) As desigualdades naturais são aceitáveis, mas as desigualdades morais não o são, pois consistem em privilégios de uns sobre os outros.
D) Todas as formas de desigualdade consistem num fato objetivo, devendo ser compreendidas e toleradas, pois elas geram o progresso humano e produzem mais bens do que males.

Questão 10
Algo mais fundamental do que a liberdade e a justiça, que são os direitos dos cidadãos, está em jogo quando deixa de ser natural que um homem pertença à comunidade em que nasceu...
ARENDT, Hannah. As origens do Totalitarismo. São Paulo: Cia das Letras, 2012.

A situação atual dos refugiados no mundo provoca uma reflexão jusfilosófica no sentido do que já havia pensado Hannah Arendt, logo após a II Guerra Mundial, em sua obra As Origens do Totalitarismo. Nela, a autora sustenta que o mais fundamental de todos os direitos humanos é o direito a ter direitos, o que não ocorre com os apátridas.

Segundo a obra em referência, assinale a opção que apresenta a razão pela qual o homem perde sua qualidade essencial de homem e sua própria dignidade.

A) Ser privado de direitos subjetivos específicos previstos no ordenamento jurídico pátrio.
B) Viver sob um regime de tirania que viola a liberdade de crença e limita a liberdade de expressão.
C) Cumprir pena de privação da liberdade, quando executada em penitenciárias sob condições desumanas.
D) Deixar de pertencer a uma comunidade organizada, disposta e capaz de garantir quaisquer direitos.



Vestir a carapuça
Assumir a culpa; sentir-se atingido por alusão ou algum comentário. Essa expressão é proveniente do período da Inquisição onde os condenados eram obrigados a vestir uma carapuça. Acabou sendo incorporada ao português com o sentido de assumir a culpa, pois os culpados que a vestiam.
Exemplos
O idiota vestiu a carapuça e começou a troca de ofensas.


Recado
Gonzaguinha



Se me der um beijo eu gosto
Se me der um tapa eu brigo
Se me der um grito não calo
Se mandar calar mais eu falo
Mas se me der a mão
Claro, aperto
Se for franco
Direto e aberto
Tô contigo amigo e não abro
Vamos ver o diabo de perto
Mas preste bem atenção, seu moço
Não engulo a fruta e o caroço
Minha vida é tutano, é osso
Liberdade virou prisão
Se é amor deu e recebeu
Se é suor só o meu e o teu
Verbo eu, pra mim já morreu
Quem mandava em mim nem nasceu

É viver e aprender
Vá viver e entender, malandro
Vai compreender
Vá tratar de viver
Viver e aprender
Vá viver e entender, malandro
Vai compreender
Vá tratar de viver

E se tentar me tolher é igual
Ao fulano de tal que taí
Se é pra ir vamos juntos
Se não é já não tô nem aqui
Composição: Gonzaguinha



Surubinha de Leve (Resposta)
Carol & Vitoria



Só uma surubinha de leve
Surubinha de leve, com essas filhas da
Taca a bebida, depois taca a
E abandona na rua

Só uma surubinha de leve
Surubinha de leve, com essas filhas da
Taca a bebida, depois taca a
E abandona na rua

Agora vou te responder
Então vê se senta e escuta
Olha o que ela tem a dizer
Essa que tu chama de filha da

Pega a visão
An,an,an,an,an
Pega a visão
An,an,an,an,an

Pode vir sem dinheiro, mas traz papel e caneta
Pra ver se anotando, entra algo nessa tua cabeça
Abusar a mulher é crime! estupro é violência!
Tira as mãos de cima dela e coloca na consciência

Só um recadinho de leve
Recadinho de leve
Sociedade machista!
Não pensa que me ofende ao me chamar de feminista!

Só um recadinho de leve
Recadinho de leve
Pra quem fala o que quer
Não calo a minha voz pra defender uma mulher!
Composição: Carolina Marcilio / Vitória Marcilio



Resposta ao Tempo
Nana Caymmi



Batidas na porta da frente
É o tempo
Eu bebo um pouquinho
Pra ter argumento

Mas fico sem jeito
Calado, ele ri
Ele zomba
Do quanto eu chorei
Porque sabe passar
E eu não sei

Num dia azul de verão
Sinto o vento
Há folhas no meu coração
É o tempo

Recordo um amor que perdi
Ele ri
Diz que somos iguais
Se eu notei
Pois não sabe ficar
E eu também não sei

E gira em volta de mim
Sussurra que apaga os caminhos
Que amores terminam no escuro
Sozinhos

Respondo que ele aprisiona
Eu liberto
Que ele adormece as paixões
Eu desperto

E o tempo se rói
Com inveja de mim
Me vigia querendo aprender
Como eu morro de amor
Pra tentar reviver

No fundo é uma eterna criança
Que não soube amadurecer
Eu posso, ele não vai poder
Me esquecer

Respondo que ele aprisiona
Eu liberto
Que ele adormece as paixões
Eu desperto

E o tempo se rói
Com inveja de mim
Me vigia querendo aprender
Como eu morro de amor
Pra tentar reviver

No fundo é uma eterna criança
Que não soube amadurecer
Eu posso, e ele não vai poder
Me esquecer

No fundo é uma eterna criança
Que não soube amadurecer
Eu posso, ele não vai poder
Me esquecer
Composição: Aldir Blanc e Cristóvao Bastos


“E agora que vocês estão informados, durmam bem e ‘ademã’, de leve, porque eu vou em frente”.
IBRAHIM SUED REPÓRTER
EVOLUÇÃO


Referências

http://www.aguasdemare.com.br/wp-content/uploads/2015/09/download1.jpe
https://dpmzos25m8ivg.cloudfront.net/630/622822_CADERNO_TIPO_2_XXVII_EXAME.pdf
https://www.dicionariopopular.com/vestir-a-carapuca/
https://youtu.be/c81XsrIe334
https://www.letras.mus.br/gonzaguinha/280649/
https://youtu.be/nIAhupbZW2Q
https://youtu.be/1sYSsbW44O8
https://www.letras.mus.br/nana-caymmi/47557/
http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/programas-jornalisticos/ibrahim-sued-reporter/evolucao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário